Estamos praticamente entrando em dezembro e nos preparando para finalizar o ano de 2013 e , ao mesmo tempo, para receber o próximo ano, o 2014.
É , portanto, um bom momento para analisarmos como foi o ano de 2013 e projetarmos o que queremos de 2014.
Para que façamos isso de modo bem prático e objetivo podemos contar com uma ferramenta de coaching que é a Roda da Vida.
Como usar a Roda da Vida ?
Olhando para o seu ano de 2013 e em uma escala de 0 a 100 % você anota em cada pedaço da roda como foi aquele aspecto de sua vida.
Exemplo:
Digamos que no aspecto do lazer e do divertimento o ano de 2013 atingiu 50%, isso é, foi um ano que pudemos ir ao cinema ou no teatro de forma satisfatória, lemos livros, saímos para jantar ou tomar chá com amigos.
No aspecto do dinheiro foi um ano abençoado de modo que consideramos 80% na escala de 0 a 100%
No aspecto do romance é preciso melhorar. Não houve tempo para namorar o marido ou a esposa. Só passeios familiares, sem jantares a luz de velas, sem viagens a dois e daí que consideramos este aspecto 40% .
O aspecto do ambiente físico tem a ver como o lugar em que está a morar ou o local de trabalho.
O relacionamento com os familiares mais distantes e próximos, os amigos.
E assim sucessivamente até completarmos a Roda da Vida de 2013.
De modo que podemos ter um mapeamento do que ocorreu em todos os aspectos de nossa vida.
A partir desta tomada de consciência podemos, então, planejar o nosso 2014, verificando em qual área da nossa vida devemos investir mais , mantendo aquelas que já são satisfatórias.
No exemplo acima, o vermelho é o que planejamos melhorar em 2014: investir mais no desenvolvimento pessoal, assumindo a meta de participar de algum congresso ou fazer um curso, ou ainda, investir em aprender algo novo como música, desenho, dançar, etc.; diminuir a carga de trabalho , passando de 80% para 50% e assim sucessivamente.
Esta é uma ferramenta muito interessante porque nos faz analisarmos a nossa vida de modo objetivo, possibilitando que façamos a nós mesmos propostas de mudanças visando uma melhor qualidade de vida.
Então, comecemos a nos preparar para este novo ano e para uma nova vida.
ÒTIMO ARTIGO. PARABÉNS