O Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Campinas, incluindo toda a rede de ensino pública (estadual e municipal) subiu de 5,2 para 5,7 para os anos iniciais superando a meta projetada. No entanto, manteve os mesmos 4,3 para os anos finais do Ensino Fundamental.
Na rede pública de ensino estadual houve uma queda significativa em todo o Ensino Fundamental .
Por outro lado, a rede municipal apresentou um aumento significativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental ,com um pequeno declínio nos anos finais.
De modo que o aumento do Ideb 2011 de Campinas se deve ao empenho dos educadores de cada unidade escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal, apesar de toda a crise política sofrida pela cidade.
Campinas está longe , muito longe de apresentar um ensino público de qualidade apesar de contar com universidade e centros de pesquisas de ponta a níveis nacional e internacional. Por isso, índices tão baixos nos espanta a todos.
De modo que é preciso reconhecer o grande esforço que os educadores da rede pública municipal das séries iniciais fizeram para dar salto significativo na qualidade do ensino, mesmo contando com unidades escolares que não apresentaram nenhuma transformação importante.
Nossas esperanças continuam depositadas na próxima administração pública municipal e que ela saiba conduzir a educação escolarizada com maior respeito e valorização.
O problema nas escolas municipais de campinas é que há verbas destinadas para melhoria dos prédios, para serem usadas por “diretores engenheiros” das escolas, que não sabem nem o que é cimento. Dentre obras supérfluas, estão os toldos e grades, que são para encobrir a imagem de um ensino catastrófico, haja vista que alunos do 9º ano ainda não sabem ver as horas em relógio analógico, que aliás, os professores usam muito para marcarem o tempo de caírem fora para outra escola. No entanto, as escolas estão sendo cobertas por esses toldos por todos os lados, além de estar diminuindo o acesso de alunos nos pátios, com grades e cadeados, para proteção de gestores despreparados. Mas continuam os buracos por todos os lados de pátios e quadras no interior das escolas. Além disso, há vigilantes que de nada servem para proteção dos alunos, a não ser proteção do azul dos prédios, que em época política são colocados maior número de vigilantes terceirizados, para demonstrarem segurança, não se sabe de que ou de quem. E a GM só aparece em épocas políticas para tomarem cafezinho nas escolas. Então, é fácil deduzir, dentre muitos descasos públicos à educação, a próxima ou próximas notas que Campinas terá do ideb (índice do descaso educacional brasileiro).