Assista o vídeo Por que as crianças são menos criativas na escola do que no Jardim da Infância?
Interessante porque de fato ao chegar no ensino fundamental não há mais atividades lúdicas em quantidades significativas, as crianças de fato estão separadas em fileiras e as brincadeiras são escassas, limitadas as aulas de educação física ou nos minutos do recreio.
Transcrição:
Os pesquisadores Dr.George Land e Beth Jarman descrevem um estudo fascinante onde oito testes foram conduzidos para avaliar o pensamento divergente, uma capacidade essencial para a criatividade.
Os participantes foram milhares de crianças de idades entre 3 e 5 anos e quando testadas 98% foram consideradas gênios. Esse mesmo grupo de crianças foi avaliado 5 anos mais tarde e enquanto estudantes na escola a criatividade havia caído para 70%.
Mais tarde duzentas mil pessoas de 25 anos e acima foram avaliadas usando os mesmos testes , estes adultos estes adultos foram considerados gênios criativos enquanto que crianças demonstraram 2% de sua criatividade.
Então, podemos ver que ao sair da Educação Infantil a nossa criatividade morre praticamente por completo porque há uma queda acentuada na habilidade criativa de pensar da pessoa de maneira inventivas não-padronizadas.
Pensemos sobre isso:
Na Educação Infantil as crianças brincam juntas. Elas brincam , cantam, caminham juntas, juntas elas descobrem os meios naturais ao seu redor.
Elas sentam-se em círculos e têm discussões uma com as outras e com seus instrutores e juntas se tornam mais sábias.
Na escola, estudantes sentam-se atrás da carteira escolar ,cada um na sua própria , com suas próprias canetas, seus próprios livros, suas próprias mochilas.
Trinta ou quarenta alunos sentam-se separadamente do professor . Ora à sua frente não há jogo , nem união, somente tarefas esgotantes para seguir e só uma resposta certa.
Uma verificação constante das suas notas e exames, então na escola e ainda mais no Ensino Médio estamos a ser desenhados como indivíduos separados e como resultado aos 25 anos de idade somos todos verdadeiros individualistas, não sobra para pensar criativamente.
Este é um paradoxo , mas é um fato que o pensamento criativo e inventivo sobe acentuadamente quando o processo educativo ocorre como acontece na Educação Infantil , isto é, alegremente , sem competirmos uns com os outros e em vez disso crescendo juntos.