Sou professora pioneira em cursos livres e online porque tudo começou em 1996 no momento no qual entrei em contato pela primeira vez com a internet e fiquei maravilhada com as possibilidades. Na época eu já era consultora educacional em uma escola particular e ministrava cursos de formação para professores.
Daí para pensar em criar um ambiente virtual de aprendizagem foi um pulo. Eu desenhei o esquema que queria no papel e uma agência de informática fez uma primeira versão. Hoje trabalho com a terceira versão, porque ao longo do tempo houve necessidade de inserir novos recursos que na época não eram disponíveis, tais como vídeos, mesmo porque o Youtube não havia sido criado e o Google ainda engatinhava.
A minha primeira turma de professores em curso de formação a distância e online foi em 2001 com o curso Projetos Interdisciplinares na escola. Foi ótima a experiência e de lá para cá foram inúmeros professores que passaram pelos cursos que criei e lecionei.
Eu sempre fui entusiasta das novas tecnologias e sempre apostei no ensino a distância, porque eu acho que o conhecimento pode ser construído de várias maneiras e uma delas é online.
Eu mesma participo de um curso online, cujos professores estão nos Estados Unidos e a turma é composta de pessoas de todos os cantos do mundo.
De modo que acho sensacional estudar,aprender e ensinar pela internet, razão pela qual invisto meu tempo e dinheiro na iniciativa de manter cursos livres e online para profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
E este meu entusiasmo acabou contaminando profissionais da área da construção civil quando fechamos uma parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura – IBDA.
O arquiteto Eduardo Salmar com o curso Terra Crua:especificações para projetar em blocos e painéis monolíticos e os engenheiros eletricista Emílio Carlos Bortolucci com o curso Eficiência Energética em Edificações-simuladores e civil Mauro Lozano com o curso Muro de Arrimo em Solos Refoçados: noções básicas entraram nesta experiência e com sucesso já estão batendo a marca de quatro anos na rede.
A ideia que temos é fazer com que profissionais experientes em uma determinada área elaborem seus cursos oferecendo para outros profissionais que precisam daquele conhecimento para dar um upgrade na carreira ou nos serviços que prestam. E tem dado resultado.
Os cursos que leciono na área da educação possuem algumas modalidades: 100% online e semi-presenciais. Quando são semi-presenciais é utilizado os conteúdos que estão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem como apoio aos encontros presenciais e este é um modo muito positivo de ensinar/aprender porque o professor em geral pouco acostumado em lidar com as novas tecnologias, aproveita a oportunidade para aprender também a utilizar estes novos recursos pedagógicos.
Os cursos que leciono no momento a distância, online:
A escrita e a leitura na perspectiva vygotskyana
Cultivando as Virtudes nos Primeiros Anos da Escolarização
Projetos Interdisciplinares na escola
É uma grande aventura deste século XXI ensinar/aprender em salas de aulas virtuais, com alunos de todos os cantos do país e tão próximos do conhecimento.
1 Comentário