AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
Depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
Depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
Muito obrigada.
com certeza se eu precisar entro em contato sim, você me ajudou bastante.
boa tarde.
tenho um filho com 08 anos, e foi diagnosticado TDAH. ja enviei o atestado para a escola comprovando isso ja estamos providenciando o tratamento, mas como dependo de SUS tudo e meio lento.
ja passei para a professora, mas infelizmente parece que não quer entender, fica mandando recado de reclamação dizendo que ele não acompanha as atividades, se distrai com qualquer coisa. pedi para ela mandar recado quando ele não fizer a atividade em sala que iremos acompanhar ele em casa. quando sentamos junto com ele e com paciencia pedimos para ele ir lendo os problemas a serem resolvidos ele entende certinho e faz sem nem um problema, percebemos que ele tem dificuldade na leitura e na junção das silabas, e a professora apenas dita a pagina a ser efetuado a tarefa e as crianças tem que ler e responder.acho injusto o que ela vem fazendo pois ao mesmo tempo que ela da coraçãozinho estrelinha dizendo que ele foi bem no dia, no caderno de recado manda um monte de reclamação deixando ele meio confuso. ja ocorreu dias em que ela mandou recado dizendo que ele não tinha feito nada na sala de aula e descrevendo as paginas, e quando fui olhar para que fosse feitas, estava tudo certo e feito e para completar corrigidos por ela.
gostaria de saber se tem alguma providencia a ser feita junto a escola para tentarmos ajuda-lo.
e se não for resolvido quem devo recorrer?
Sandra,
Sim.
Escrever um documento endereçado para a direção da escola (em duas vias, uma entrega na secretaria e outra protocola e guarda para que tenha uma prova) explicando a situação e solicitando que façam com ele um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual https://www.soniaranha.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-pdi/ para assisti-lo em sua necessidade educacional especial.
Esse PDI é previsto na lei federal n.13.146/2015 , artigo 28, inciso VII http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
Se a escola não compreender o que é um aluno com necessidades educacionais especiais com laudo médico você deve recorrer ao Conselho Tutelar e se não resolver ao Ministério Público do seu Estado , área de educação.
Tudo por escrito sempre com cópia protocolada para que se faça um processo e siga junto com o documento atual.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa noite, em 2010 eu estudava em um colégio particular e ano passado descobri que existe mensalidades atrasadas. Gostaria de saber quem fica responsável por essa dívida. Eu ou minha mãe?
Mariana, a dívida é do responsável financeiro. Quem assinou o Contrato de Prestação de Serviço com a escola é o responsável financeiro e , portanto, responsável pela dívida. abraços
Moro no estado de São Paulo, em Matão no interior. Ele estuda no colégio Anglo.
Ana Maria, voltar para o 2o ano não pode. O que é preciso fazer é compreender o que é o TDAH, dislexia e discalculia. A escola terá que fazer um PDI https://www.soniaranha.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-pdi/
Leia: O que é TDAH? https://www.soniaranha.com.br/tdah-o-que-e/
Abraços
Meu filho de 8 anos (completará 9 anos agora dia 12/03) está encontrando muita dificuldade na escola, ele cursa o 4˚Ano do Ensino Fundamental, e tem diagnosticado pelo médico que o acompanha a 3 anos: TDHA, Dislexia (em fase de reabilitação) e Discalculia (grave). Ele vem sendo aprovado desde então, passando pelo ano letivo com todas as dificuldades que ele enfrenta por conta dos Disturbios de déficit de atenção. Ele tem o acompanhamento de Psicopedagoga e professora particular, mesmo assim, ele vem sofrendo com os estudos, e agora está cada vez mais difícil para ele entender esses assuntos mais complexos do 4˚Ano, ele está pegando uma certa aversão à escola e chora muito! Gostaria de saber se poderia voltar ele para o 2˚Ano do Ensino Fundamental, pois seria o conteúdo que mais se enquadra no que ele é capaz de compreender.
Obrigada,
Ana Maria
Ana Maria, não, não pode voltar.
O ensino que não está adequado a ele, por isso que ele não está bem.
A escola tem que fazer um Programa de Desenvolvimento Individual específico para ele https://www.soniaranha.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-pdi/ e deve ensiná-lo de forma diferenciada.
Qual é o seu Estado? Escola particular ou pública?
Obrigada por ter enviado esse material que por mim será muito utilizado como suporte pedagógico!
Bom dia Sônia.
Há algum tempo estava pensando em fazer um contato com você. Fiz o curso de judicialização das relações escolares e gostei bastante, embora não consegui terminar bem. Coincidiu com o final do ano onde as demandas são bastante grandes.
Bem, aprendi muito e fiquei bastante interessada em aprofundar este fenômeno da judicialização escolar, na verdade experimento na pele alguns problemas relacionados a isto.
Bem, estou iniciando o mestrado em educação e gostaria de estudar mais este assunto relacionando-o com uma gestão democrática. O que você acha? Será que conseguiria material suficiente para elaborar um pre-projeto em vista da Tese? Você poderia me fornecer alguma orientação neste sentido?
Se puder me dar uma LUZ vou agradecer muito.
Obrigada pelo envio de muitas informações interessantes.
Atenciosamente, Cecilia
Oi Cecilia, que bom que gostou do curso Judicialização das Relações Escolares: como evitá-las. Estou com as inscrições abertas para a Turma 6 http://www.centrodestudos.com.br/Ead/Aberto/DetalheCurso.aspx?Codigo=29
Acho o tema muito oportuno para o mestrado porque é um fenômeno pouco estudado na área educacional.
Penso que vc poderia começar terminando o curso. Ficou faltando um pouco a 5a avaliação e o Projeto de Gestão Democrática que já poderia ser o seu pré-projeto para o mestrado e assim finaliza o curso recebendo o certificado.
Se fizer desse modo estarei aqui para ajudá-la já que faz parte do curso eu orientar e ler o projeto que é a avaliação final do curso.
É o que posso fazer porque seu orientador poderá não aceitar duas orientações e infelizmente no Brasil a co-orientação não é usual.
O tema é vasto e vc poderá usar como recorte a sua própria cidade pois a pesquisa de campo entrevistando diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e particulares poderá ser viável e promissor…
Enfim… acho que é um bom tema para o mestrado.
Quanto a bibliografia terá que construí-la sobretudo fazendo pesquisa em jurisprudência e encontrando ações judiciais.
Você poderá começar pelo curso que você tem continua com o acesso liberado, ok?
Você pode entrar em contato comigo usando o centrodestudos@centrodestudos.com.br !
Abraços