Em seu blog Mãe de Crianças Superdotadas, a Advogada Claudia Hakim, mãe de duas crianças superdotadas e sócia do ConBraSD desde 2010, foi ao STJ, no último dia 30 de maio, para participar de uma reunião com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Seu objetivo era o de “pedir agilização no julgamento de uma ação que está parada no Supremo há 5 anos, sobre a questão da idade /corte e o direito de progressão de série das crianças que têm aptidão psico pedagógica de progredir, mas, ficaram impedidas por conta das Deliberações dos Conselhos Nacional e Estaduais de Educação de alguns Estados, entre eles São Paulo.”
Sua atitude é resultado da negligência com que os sistemas de ensino vem agindo em relação aos direitos assegurados aos alunos superdotados desde 1996, quando da publicação da LDB.
Seja pela negação do reconhecimento de que crianças precoces têm a necessidade de matrícula antecipada nos anos iniciais quando já demonstram competências superiores de leitura e/ou escrita, já que são processos independentes de aprendizagem.
Leia a respeito em:
Blog Mãe de Crianças Superdotadas http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2012/06/advogada-e-mae-de-criancas-superdotadas.html
CONBRASD – Conselho Brasileiro de Superdotação
http://www.conbrasd.org/index.php?pg=conteudo_consulta.php&id=160&tipo=2