Inicio a construção do conceito e da metodologia do que chamo aqui de pedagogia ecológica.
Apresentando o que Fritjof Capra diz sobre a visão sistêmica de mundo.
Capra que o padrão básico de organização de todo e qualquer sistema que vive é manifestado por intermédio de uma rede. Por exemplo: ecossistemas são redes de organismos; organismos são redes de células; células ,por sua vez, são redes de moléculas. A característica chave das redes de vida é a autogeração. Isso significa dizer que em uma célula todas as estruturas biológicas são produzidas, reparadas e regeneradas de forma contínua por uma rede de reações químicas.
Assim, diz ele, redes vivas em comunidades humanas são as redes de comunicação. A comunicação, que a meu ver seria melhor dizer linguagem, cria pensamentos e significados, constituindo sujeitos e por eles sendo constituída de forma continua e ininterrupta. “ À medida que comunicações continuam a se desenvolver na rede social, eventualmente produzirão um sistema compartilhado de crenças, explicações, valores – um contexto comum de significados, conhecidos como cultura o qual é continuadamente sustentado por comunicações adicionais. É através da cultura que os indivíduos adquirem identidade como membros da rede social.”
Então, para compreender o que significa visão sistêmica precisamos entender que sistema tem a ver com rede.
Se pegarmos uma rede de pesca, ou até mesmo uma teia, e olharmos atentamente perceberemos as interconexões e o como é difícil ou mesmo impossível precisar o ponto inicial da teia ou da rede ou o ponto que as finalizou. Além disso, teias e redes são complexas, portanto, não são lineares.
Não linearidade, complexidade, interconexões, teias ou redes , são alguns conceitos básicos que constroem o pensamento sistêmico.
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