O fundamento de um Eco-Escola, parece-me, é a pedagogia ecológica. Não conheço nenhuma. Tenho conhecimento de empresas ou ONGs cujo objetivo é a educação ambiental e que se denominam Eco-Ecolas porque prestam serviços para instituições escolares por intermédio de programas de ensino.
Quando faço referência a uma Eco-Escola estou pensando em uma instituição escolar de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) que tenha matriz curricular, plano escolar, proposta pedagógica apoiada em uma pedagogia ecológica, de acordo com a LDB , cuja estrutura arquitetônica e funcionamento dos espaços/tempos estejam de acordo com uma comunidade sustentável.
Se nesses moldes ainda não encontrei nenhuma por aí, resta-me (e lhe convido a fazer o mesmo) pensar em como seria possível construir uma escola ecológica ou Eco-Escola apoiada na pedagogia ecológica ou quem sabe em uma eco-pedagogia, por que não ?
Para nos ajudar a ter idéias, apresento aqui o Centro de Ecoalfabetização , uma organização sem fins lucrativos, localizada em Berkeley, Califórnia, EUA, cujos diretores são: David Orr e Fritjof Capra. O objetivo deles é (na região em que se encontram, Área da Bahia) dar suporte a escolas que queiram oferecer experiências sobre o mundo natural para crianças, através de subvenções, atividade educacionais e um programa de publicações, visando enfrentar o desafio de criar comunidades sustentáveis, ou seja, comunidades que são projetadas de tal modo que os seus modos de vida, negócios, economias, estruturas físicas e tecnologias, não interfiram com a inerente habilidade da natureza para sustentar a vida.
É possível encontrar esclarecimentos do trabalho do Centro de Ecoalfabetização por intermédio do livro Ecoalfabetização, preparando o terreno Neste livro os diferentes autores, ligados ao Centro, abordam temáticas interessantes, nos dando indicações para uma possível efetivação da pedagogia ecológica em uma EcoEscola.
O primeiro objetivo do trabalho educacional do Centro de Ecoalfabetização é oferecer recursos para que seja construído o entendimento a respeito dos princípios da organização dos ecossistemas que sustentam a teia da vida. Isso é designado por eles de alfabetização ecológica ou ecoalfabetização, dizendo de um outro modo, o importante é ensinar os princípios da ecologia que para Fritjof Capra estão contemplados nos seguintes conceitos:
“ Redes = Todos os membros de um ecossistema são interligados em uma vasta e intricada rede de relacionamentos: a teia da vida.
Sistemas Alinhados = Através da natureza, nós encontramos vários níveis de estruturas de sistemas aninhados dentro de outros sistemas. Cada sistema forma um todo integrado com uma fronteira, ao mesmo tempo em que cada um faz parte de um todo maior.
Ciclos= As interações entre membros de uma comunidade ecológica envolvem a troca de recursos em ciclos contínuos, de forma que todo resíduo é reciclado por cooperação generalizada e incontáveis formas de parcerias.
Fluxos= O fluxo constante de energia solar sustenta a vida e dirige os ciclos ecológicos.
Desenvolvimento= O desdobramento da vida, que é manifestado como desenvolvimento e aprendizagem a nível individual e uma evolução ao nível das espécies, envolve uma interação de criatividade e adaptação mútua, na qual organismos e meio ambiente evoluem em conjunto.
Equilíbrio Dinâmico=Todos os ciclos ecológicos agem como um “círculo de realimentação”, de forma que a comunidade ecológica continuamente regula e organiza a si própria.”
Isso tudo tem a ver com uma visão de mundo por sistemas. Os tais conceitos de complexidade, multiplicidade, rede ou teia, não linearidade, interconexões estão contemplados nos acima citados por Capra.
Para resumir, teríamos que começar nossa pedagogia ecológica e , portanto, nossa Eco-Escola com uma frase: ver o todo no um !
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