Jovens adultos que ingressam no serviço público, por intermédio de concurso, são empossados e depois ficam sabendo que o certificado de conclusão do ensino médio é inválido.
Esta situação de horror é bastante frequente quando se trata de concurso para a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Parece que são milhares de jovens adultos que optam pelo ensino à distância, efetuam a matrícula em um “polo” (mas acham que é uma escola) em sua cidade do Estado de São Paulo, mas que na verdade não passa de uma tapeação, porque quando a escola entrega o certificado este foi expedido por uma escola do Estado do Rio de Janeiro. O desavisado, efetiva pagamento do valor do ensino, mas não recebe a documentação ou quando recebe ela não é válida porque não tem visto confere ou porque o período da emissão do certificado a escola já estava extinta.
A tapeação vai longe… o “polo” às vezes entrega uma declaração e a publicação no Diário Oficial, mas não entrega o certificado ou o histórico escolar, portanto, estes certificados não são aceitos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para ingresso na carreira de militar.
O desespero bate porque mesmo atingindo os objetivos do concurso o jovem não pode ser empossado e quando é de imediato é exonerado porque não tem Certificado de Conclusão do Ensino Médio regular.
É comum esta situação lamentável.
Trata-se de um golpe e com vítimas que ficam a ver navios.
O modo de resolver pode ser : 1) Refazer o Ensino Médio ; 2) Processo Administrativo na SEEDUC; 3) Ação Judicial, dependerá do caso porque é preciso analisar os documentos escolares para encontrar o melhor caminho.
Se está passando por algo assemelhado consulte-me, entre em contato com centrodestudos@centrodestudos.com.br ou saranha@mpcnet.com.br , analisaremos o seu caso e lhe daremos um caminho para resolver o problema, ok? (a consulta não é gratuita)
Boa noite! Td bem?
Me chamo Rulian e estou com dificuldades de validar meu certificado de conclusão do Ensino médio.
No ano de 2009 fiz o Ensino médio pelo CEJABRASIL. Fiz a prova em Joinville -SC
Até aí achei que estava tudo certo. Em 2021 comecei um curso de graduação pela Unopar. Agora em Dezembro de 2023 concluo o curso e recebi um e-mail da Unopar solicitando o visto confere no certificado e Histórico que enviei a eles.
Entrei em contato com o CEJABRASIL e falaram que a Faculdade não poderia exigir e me instruiu a entrar com uma ação contra a faculdade.
Entrei em contato com a Secretaria de educação de Santa Catarina. Preenchi um formulário solicitando uma declaração de autenticidade do certificado. Em 7 dias a Secretraria me respondeu falando que o CEJABRASIL na época em que aínda estava funcionando não enviou a eles as documentações dos alunos. Sendo questionados deram várias informações trocadas . Sendo assim a secretaria de educação me falou que não pode validar meu certificado já que não recebeu em um documento meu pelo CEJABRASIL.
Preciso do diploma do Superior por questão de trabalho com risco de perder o emprego.
Oque me aconselha?
Rulian, isso mesmo.. o CEJABRASIL foi extinto pela Resolução n. 074/2010/CEE, de 07 de dezembro de 2010, se você estudou nesta escola antes desta data , em 2009, 2008 tem chance de acionar a Justiça contra a Secretaria de Educação e o Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina para dar visto confere em sua documentação.
Mas o caminho mais barato, porém mais demorado é você refazer o Ensino Médio via Encceja ou via CEJA em SC https://www.sed.sc.gov.br/servicos/etapas-e-modalidades-de-ensino/29-modalidade-de-ensino/6617-educacao-de-jovens-e-adultos
No entanto, depois terá que convalidar os estudos junto a órgão público por causa do conflito de datas.
Caso queira saber melhor os encaminhamentos entre em contato: saranha@mpcnet.com.br e faça uma consulta comigo enviando a sua documentação escolar para eu analisar, certo?
abraços
E essa escola CEJA BRASIL em alguma época já chegou a ser reconhecida pelo MEC? Pois em 04-12-2006 eu conclui o ensino médio nela, em um polo localizado em Brasília, e anos depois, em 2015, eu cursei faculdade na UNIP e o diploma foi aceito tanto é que já conclui o curso. Outra pergunta será se vão aceitar no concurso que eu passar? como faço pra saber? Vai que a faculdade aceitou só pra ter eu como aluno. Hoje eu pesquisei e não acho ela na listagem do MEC, será se na época que eu fiz era credenciada? Serei muito grato ao sanar essas dúvidas! fico no aguardo!
ABRAÇÃO
Bom dia! Meu filho cursou um curso superior num faculdade em sp. Terminou 2019. A faculdade emitiu a declaração para ele fazer o registro na área de atuação. Quando foi pegar o diploma, a faculdade exigiu o certificado do ensino médio.
E ele fez o finalizou o ensino médio numa escola do rio de Janeiro, a qual não existe mais. E assim, não consegue pegar o certificado. E ele descobriu que essa escola teve vários problemas na justiça.
Agora esta com pendência na faculdade. Se não tem o certificado, apenas o histórico e viu que o nome foi publicado no diário oficial.
O que deve ser feito?
Ele pode refazer o ensino médio em outro?
Pq ele estudou numa faculdade em sp. E está morando na Bahia.
Rozilda,
Infelizmente o seu filho não concluiu o Ensino Médio.
Terá que prestar o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
e depois, quando estiver com o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, válido, em mãos, terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação porque a data de término do Ensino Médio será posterior a data de ingresso no Ensino Superior, o que é ilegal e a faculdade não emitirá o diploma sem que o Conselho Nacional de Educação e o MEC convalidem os estudos posteriores.
ok?
abraços
BOM DIA! E essa escola CEJA BRASIL em alguma época já chegou a ser reconhecida pelo MEC? Pois em 04-12-2006 eu conclui o ensino médio nela, em um polo localizado em Brasília, e anos depois, em 2015, eu cursei faculdade na UNIP e o diploma foi aceito tanto é que já conclui o curso. Outra pergunta será se vão aceitar no concurso que eu passar? como faço pra saber? Vai que a faculdade aceitou só pra ter eu como aluno. Hoje eu pesquisei e não acho ela na listagem do MEC, será se na época que eu fiz era credenciada? Serei muito grato ao sanar essas dúvidas! fico no aguardo!
ABRAÇÃO
André,
1) O MEC não é responsável por escolas de Ensino Médio. Quem supervisiona e fiscaliza as escolas Médias são as Secretarias de Educação dos Estados.
2) O CEJABRASIL esteve credenciado e autorizado para a oferta de Educação de Jovens e Adultos, níveis de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade à distância, até a data de 06 de dezembro de 2010, pelo Parecer nº 077/2009 – PCEE 156/078, de 10 de março de 2009, cujos efeitos foram cessados pela Resolução nº 074/2010/CEE,
3) Você deverá buscar informação do CEJABRASIL do pólo de Brasília junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal, eles lhe dirão quando esta escola foi credenciada para esse pólo específico.
4) Esta escola era credenciada, mas informa-se a respeito junto ao CEDF , certo
5) Se você tem o diploma de graduação emitido pela UNIP acredito que deva estar tudo correto, porque a UNIP é bem rigorosa na emissão de diploma, mas não custa obter informação junto ao CEDEF.
abraços
Olá boa noite. Estou fazendo um curso técnico..levei o GDEA que a escola pediu,mas conta no GDEA o nome de outra pessoa.. não e o meu ..como resolver..fui na escola eles falaram nada ..como resolver??? Será que preciso refazer cieja.
Fabiana, abra um processo administrativo junto a Secretaria de Educação para saber como é possível um GDAE com nome trocado…
Oiiii!!! Preciso de uma ajuda, por favor…
A faculdade não está aceitando meu histórico escolar de conclusão do Ensino médio e a Declaração de Conclusão . Devido ao fato de ele ter data superior à data que ingressei na faculdade, em 2018 e, concluí o Ensino Médio em 2020 (porém questão de 2 meses, mais ou menos de diferença, somente)…
__ e, devido a essa “falta” de documento ,que precisam estar completos a lista de docs no sistema; presumo que eles, devido a isso, não poderão expedir o meu diploma.
Todavia, na época da Inscrição na faculdade, não fui informada, eu não sabia(Afinal, por causa de míseros meses com certeza eu teria esperado concluir Pra poder ingressar) , apenas tinha eu o desejo de começar a faculdade; fizeram minha matrícula normalmente, e agora não aceitam meu histórico .(Obs: em termos de notas e de frequência mínima No último ano do Ensino médio Já estava tudo Ok)….e a facul tiveram, no decorrer do curso contato com minhas documentações, histórico e declaração de ensino médio(tanto de conclusão, quanto a de matrícula, assim que fiz minha inscrição, no ano de 2018)…
..
Haja vista que, com exceção do Enade que estou pendente; com as demais coisas da faculdade, em termos de notas e de mensalidades eu não tenho pendência nenhuma. Só me resta mesmo receber o meu diploma (assim que, em setembro eu regularizar com o Enade).
..
__Cabe ressaltar que, sou concurseira com data de prova marcada para dezembro desse ano; e tenho medo que, mesmo com a situação do Enade(única coisa que falta) regularizada então, em setembro, eu não poder tomar posse, caso eu passe, justamente devido a essa provável enrola para expedir o meu diploma.
Kelly, infelizmente terá que socorre-se do Conselho Nacional de Educação para que seja convalidado os seus estudos realizados com data posterior a data de ingresso na faculdade.
Sem a convalidação de estudos do CNE a faculdade está impedida de emitir o seu diploma.
Corra porque poderá não tomar posse.. tem que convalidar ok?
abraços
Sou de São Paulo em 2012 conclui o supletivo na Microlinsa participava das aulas presenciais com provas em 2013 recebi o certificado de uma escola do Rio de Janeiro com tudo legalizado diploma diário oficial tudo ok em dei entrada em um curso técnico de enfermagem tudo direito sendo que me formei em 2021 colei grau estágios tudo certo agora a diretora não quer entregar meu diploma alegando que meu certificado e falso sendo que receberam meu diploma não falaram nada esperaram eu terminar o curso para me jogarem essa bomba não sei o que fazer pois a escola desse diploma foi extinta em 2017 sendo que preciso desse diploma para dar entrada no Coren.
Thereza Carolina,
INfelizmente terá que refazer o Ensino Médio.
Busque o CEEJA , em São Paulo há vários, mas recomendo o Clara Mantelli.
É público, gratuito, flexível (não precisa frequentar) e rápido, basta você agendar as avaliações.
Após receber o seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio , terá que convalidá-lo junto ao Conselho Nacional de Educação. Este processo administrativo eu faço mas cobro honorários, quando estiver com o novo Certificado de Conclusão do Ensino Médio (CEEJA) em mãos poderá me procurar: saranha@mpcnet.com.br
Não resolve a via judiciária.. infelizmente a saída é dolorida mas resolver, refaça o Ensino Médio e depois convalide junto ao CNE.
abraços
Boa tarde! Em 2021 conclui o ensino médio no Intituto Monitor, por conta da pandemia, as aulas estavam sendo ministradas de forma online, meu nome foi publicado no Gdae de SP, sou de Montes Claros, MG. Estudei em escola pública até o 2 ano do ensino médio, apenas conclui o 3 ano no Monitor. Por desconfiar e me precaver, tmb conclui o ensino médio pelo Grupo Ceped que fica localizado em Brasília, ambos foram no mesmo período e nas mesmas condições, por conta da pandemia. Gostaria de saber se são validos?
Fernando,
Olha , só posso lhe informar que o Instituto Monitor tem credenciamento e se você tem GDAE então é válido o seu Ensino Médio realizados no Instituto Monitor, ok?
abraços
Boa tarde! Em 2021 conclui o ensino médio no Intituto Monitor, por conta da pandemia, as aulas estavam sendo ministradas de forma online, meu nome foi publicado no Gdae de SP, sou de Montes Claros, MG, gostaria de saber se nesse caso o meu certificado e válido? Estudei em escola pública até o 2 ano do ensino médio, apenas conclui o 3 ano no Monitor.
Terminei a conclusão do meu ensino medio em 2009 pela EPEC/ AVM CNPJ: 05.040.790/001-52 e agora não estou conseguindo engressar no ensino superior no meu histórico escolar consta: Amparado pela lei 9.394/96, anterior a lei federal 11.274/2006 e que estou apta ao ensino superior, tinha um polo dessa escola aqui em SP no Tatuapé, aonde fiz diversas provas, alguém pode me ajudar?
Juliana,
A EPEC/AVM não tinha autorização do Conselho de Educação do Estado de São Paulo para atuar em São Paulo. Esta escola tinha, antes de ser extinta, credenciamento apenas no território do Estado do Rio de Janeiro.
Recomendo que refaça o Ensino Médio, no CEEJA Clara Mantelli, é público, flexível (não precisa frequentar, basta agendar as avaliações) é lícita e rápido.
ok?
abraços
Ola, o meu certificado do ensino médio tem o Reconhecimento através do parecer n°362/05 CEE/SC DE 06/12/2005, meu certificado é do ano de 2009 publicação no Diário oficial de SC n° 18.823 de 09/04/10 página 55
Eu passei no edital da PMSP e estou prestes a entregar os documentos para análise e me deparei que no meu certificado do ensino médio não tem o visto confere, não tem reconhecimento no GDAE e nem no MEC, o que devo fazer ? Existe alguma solução ?
Moacyr,
1) Apenas alunos paulistas possuem o número do GDAE que é um cadastro de alunos do sistema da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2) Se o seu certificado não foi emitido por escola do Estado de São Paulo, não tem GDAE.
3) O MEC não credencia escolas de Ensino Médio, somente de Ensino Superior.
4) Pelo número dos documentos citados em seu post são de Santa Catarina então, você é um aluno do Estado de Santa Catarina.
4) parece de que trata de escola CEJABRASIL – se for esta a escola que você está se referindo… problemas…
Em Parecer CEE/SC n. 147/2012 – O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina diz:
1. ratificar que o CEJABRASIL esteve credenciado e autorizado
para a oferta de Educação de Jovens e Adultos, níveis de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade a distância, até a data de 06 de dezembro de 2010, pelo Parecer nº 077/2009 – PCEE 156/078, de 10 de março de 2009, cujos efeitos foram cessados pela Resolução nº074/2010/CEE, de 07 de dezembro de 2010;
2. fazer cessar toda e qualquer oferta de Curso de Educação de Jovens e Adultos que por ventura ainda esteja sendo realizada pelo CEJABRASIL, em Joinville;
Então, você precisa saber a data que o seu certificado foi emitido e a da sua conclusão para saber se você está com documento lícito ou não.
Infelizmente parece que terá problema porque este certificado será questionado pela Política Militar de São Paulo e mesmo que consiga entrar poderá ser exonerado posteriormente.
Não vejo o que dá para fazer neste momento…
Quando um aluno do Estado de São Paulo recebe um certificado de outro Estado sem que a escola do outro Estado tenha autorização de funcionamento junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a da Secretaria de Educação do Estado de origem não há legalidade.. e nada a ser feito…
Exceto refazendo o Ensino Médio e se você é morador do Estado de São Paulo refazer o Ensino Médio em escola pública para não ser mais alvo de estelionato.
Recomendo o CEEJA Clara Mantelli porque é pública, flexível e rápido, porém não tão rápida que possa conseguir apresentar documento comprobatório de conclusão do Ensino Médio para o seu concurso…
sinto muito…
Olá, é uma pergunta que não tem muito haver com o post, mas que eu preciso muito de sua ajuda, eu fui na minha reunião escolar (ontem dia 5), porquê ja sou maior de idade, e creio eu que posso ir assinar, o inspetor não deixou eu entrar e ainda me fez passar vergonha dizendo que eu estava enganando ele, que eu disse que minha mãe não tinha vindo (ela foi, mas ela ia entrar na reunião do meu irmão que é menor de idade), eu não disse nada disso, so falei que sou aluna e tenho 18 anos, eu posso entrar na reunião? Eu li sobre a lei do direito de ir e vir do aluno. Estou desde ontem mal por conta da vergonha que passei.
Emilli, você tem razão com relação a idade.
Ao fazer 18 anos você é considerada legalmente capaz.
Código Civil de 2002 em seu Art.5o diz:
Art. 5 o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
De modo que você pode ir sozinha a uma reunião de pais, a receber boletim e outros documentos, enfim.. pode tudo o que um adulto pode fazer e com responsabilidade.
Escreva documento para a direção da escola explicando que você sendo maior de idade (indique a sua data de nascimento e anexe ao documento cópia da sua certidão de nascimento ou RG ) poderá assistir as reuniões de pais já que a sua mãe estará priorizando a sua irmã menor. Peça no documento para que a diretora informe o inspetor escolar que durante o ano de 2021 é você que participará das reuniões. Assine e faça a sua mãe assinar o documento como testemunha e entrega para a direção da escola visando a ciência dela, ok?
Abraços