TRANSFORMAÇÕES E INCLUSÃO EM FOCO
A recente palestra de David Rodrigues, professor na Universidade Técnica de Lisboa desde 1980 e autor de mais de trinta livros sobre educação inclusiva, em visita ao Conselho Estadual de Educação de SP, no 28 de Agosto de 2024, trouxe uma visão atualizada sobre as mudanças no modelo educacional, sublinhando a necessidade de evolução contínua e a importância da inclusão.
Rodrigues iniciou sua apresentação lembrando que este ano marca o quincentenário do nascimento de Luís de Camões, citando um de seus sonetos que reflete sobre a constante mudança:
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”.
Rodrigues abordou a transformação da educação, destacando a transição de um modelo de transmissão uniforme de conhecimento para um que fomenta a construção do espírito crítico. Segundo ele, o atual foco é considerar a diversidade dos alunos e adaptar o ensino às suas necessidades específicas, em contraste com o antigo modelo de padronização
Rodrigues abordou a mudança do modelo de ensino tradicional para um ecológico que promove ambientes de aprendizagem inclusivos. Ele também destacou o relatório da UNESCO de 2022, que propõe um novo contrato social para a educação, visando corrigir injustiças e criar um sistema mais equitativo, superando o modelo de Rousseau.
A palestra destacou que a inclusão deve ser um valor constante e não uma prática ocasional. Rodrigues criticou a visão limitada da inclusão e ressaltou que, segundo o Comitê dos Direitos Humanos da ONU de 2019, a inclusão é um “direito multiplicador” que expande o acesso a outros direitos.
Rodrigues concluiu sua palestra destacando a contínua necessidade de reforma e aprimoramento do sistema educacional para melhorar a experiência e o aprendizado dos alunos, enfatizando que a inclusão deve ser uma prioridade permanente no processo educativo.
“A Inclusão não é o problema: a Inclusão é a melhor resposta que a Educação pode dar aos problemas sociais caudados pela desigualdade e pela exclusão. Não se deve confundir o remédio com a doença.”
Sou a Profa.Sônia Aranha,pedagoga, consultora educacional e bacharela em Direito atuando com direito do aluno com vistas a caminhos pedagógicos mais promissores. Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br