Por : Dra.Claudia Hakim
A suspensão da frequência das atividades da classe não pode ser aplicada em período de provas. Como o aluno tem direito à educação, conforme disposição da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente, não pode ele sofrer prejuízo em seu aprendizado escolar.
A medida de suspensão não significa que o aluno está proibido de comparecer à escola, pois é direito seu receber o conteúdo programático que o professor está ministrando aos demais alunos dentro da sala de aula. Tal punição consiste na proibição do educando de assistir as aulas junto com seus colegas por um determinado tempo, mas durante este tempo, deve ser colocado em um local adequado dentro da escola, como por exemplo, na biblioteca, sala do diretor ou sala dos professores, onde este aluno deverá desenvolver atividades semelhantes às desenvolvidas na sala de aula, através de pesquisas e redações, competindo ao professor avaliar o aluno, a fim de aferir seu rendimento escolar.
A suspensão, em última análise, implica apenas no fato de que o aluno não pode assistir às aulas juntamente com os seus companheiros, mas tal fato, como vimos, não o autoriza a ficar em casa durante o período da punição, o que seria um prêmio ao aluno indisciplinado como castigo, terá ele que estudar em um local separado dos demais, além de se sujeitar a avaliações, para verificação do aprendizado.
A punição disciplinar de um aluno que é suspenso em dia de prova e é impedido de realizar a prova por sua escola, consiste numa penalidade dupla pelo mesmo fato (penalidade comportamental e pedagógica) e não pode ser acatada.
O aluno que for impedido de realizar provas em decorrência de uma suspensão tem o direito de ingressar com ação judicial para exigir que a escola aplique a multa e o aluno tenha o direito de ser avaliado pedagogicamente. A sanção disciplinar não pode afetar o lado pedagógico do aluno.
Consulte sempre um advogado !
Oieee, Meu nome é Janaina, fui suspensa por que a prof disse: Esta achando ruim sai da sala, ela disse que ia fazer um boletinho de Ocorrência, isso pode ser possível, tire minha duvida por favor.
Janaína, é muito difícil eu lhe dizer se é ou não possível apenas por esse relato.
1) É possível a professora suspender o aluno porque o professor é autoridade máxima em sala de aula.
2) Fazer Boletim de Ocorrência na escola ou na Delegacia de Polícia?
3) O Boletim de Ocorrência na escola não é uma suspensão, e sim um registro de uma ocorrência para que em uma próxima vez tenha registrado que já teve um problema de comportamento com você.
4) Para ser suspensa a professora terá que levar o caso para a direção, se vc é menor de idade deve chamar os seus responsáveis legais e também ouvir a sua versão dos fatos. Você tem direito de ampla defesa e do contraditório,ok?
abraços
Muitíssimo Obrigada
São Paulo Capital
Olá Ana Carolina,
As escolas públicas do Estado de São Paulo possuem Regimento Escolar comum.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ccs/002/28.pdf
Seu filho não pode ser transferido compulsoriamente … ele não pode ficar sem escola..
Você deve recorrer a Justiça gratuita.
Alternativas:
1) Procuradoria da Infância e da Juventude
2) Ordem dos Advogados do Brasil OAB e pegar um estagiário para lhe ajudar
3) Impetrar mandado de segurança via Defensoria Pública.
Agora você terá que agir via Justiça, ok?
Além de mantê-lo na escola , aproveita e exija um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para ele pois tem dislexia, ok?
É o que eu lhe recomendo.
Boa sorte!!
Oi Boa Tarde Sônia
Me esclareça uma dúvida?
Meu Filho estuda em uma instituição de ensino da rede pública
E teve alguns ato de indisciplina, tais como não fazer lições de casa, trabalhos todos ligados a conteúdo escolar
E a mais ou menos um mês atrás ocorreu um mal entendido, dentro da sala de aula, com o aparelho celular do mesmo, e por esse motivo ele foi suspenso é proibido de fazer o provão do bimestre , e por esse mesmo motivo foi levado ao conselho e pediram a transferência compulsória! Eu como Mãe pedi para que respeitasse ao mínimo o término do 2 bimestre e o conselho não quis aceitar, sendo que ele vai entrar em conflito com outra escola, por já chegar vindo expulso e por falta de conteúdo! Me ajude como devo agir nesse caso! Grata
Ana Carolina, qual é o seu Estado?
Preciso saber para verificar o Regimento Escolar.
Se for do Estado de São Paulo é preciso que a escola tenha feito vários procedimentos porque o aluno tem direito a ampla defesa e ao contraditório.
Aguardo, ok?
Boa tarde! Tenho um filho de 07 anos cursando o 2 ano do ensino fundamental. Hoje recebi uma ligada de coordenação q ele já tem umas advertência verbal q de acordo com o ‘estatuto’ acho q deles a próxima vez ele for chamado pegarar uma suspensão. Gostaria de saber se e correto, pois ao meu ver essas crianças não tem conhecimento para tanto, os mesmos estão na faze do conhecimento. Gostaria q vc me esclarescese. Desde já agradeço.
Obs. Qual a idade de falar em suspensão?.
Marlis, é correto.
No Regimento de todas as escolas consta os direitos e deveres do aluno e as punições. E é uma norma muito séria o Regimento que deve ser respeitado.
Agora, se a escola não ensina para os alunos o significado de Regimento, e não ensina que na escola há normas e que se forem burladas há sanções, daí é uma falha da escola , porém, não a impede de fazer valer o Regimento.
A idade de falar de suspensão são todas as idades a partir do momento que estão na escola que é uma instituição regida por regras.
Veja que no Brasil parte da sociedade está querendo reduzir a maioridade penal.. então.. isso significa que quanto mais jovens mais serão punidos. É essa, infelizmente para mim, a sociedade atual.
Recomendações:
1) Escreva um documento para a direção da escola declarando a sua preocupação com relação a atitude da escola junto aos alunos de 7 anos quanto a punição, sem que tenha sido feito um trabalho com eles a respeito do Regimento Escolar e dos direitos e deveres dos alunos.
2) Inclua nesse documento que a criança é sujeito de direito constitucional e que todos , sobretudo, profissionais da área de educação devem fazer de tudo para ensiná-los a convivência democrática.
3) Diga ainda que antes de suspender o seu filho que a escola respeite o princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório e que você deverá ser chamada, juntamente com o Conselho de Classe para que o caso seja investigado.
4) Conclua que você não aceitará uma suspensão (e que esta não significa ficar em casa, mas sim com atividades educativas na escola) sem ter ocorrido na escola um trabalho instrutivo do significado de ruptura de normas, de direitos e deveres e de punição que são processuais.
5) Adiante no documento que se houver uma suspensão de seu filho sem a devida gravidade, sem você ter sido chamada para defendê-lo você buscará via judicial os direitos de seu filho.
Em casa:
Converse com o seu filho o que é um Regimento Escolar, o que são regras sociais, e o que ele pode e o que não pode fazer na escola e que se ele fizer terá sanções.
Presto serviço de escritura do documento caso precise , fundamento com a legislação, mas cobro honorários,ok? Contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá ,Sônia
Eu e mais 2 amigos somos bem agitados já chamaram nossos pais na última sexta e ela disse que somente eu vou ser suspenso e que eu vou ter que mudar de sala não sei porque somente eu ,mas um dos amigos é sobrinho de uma professora e o outro é muito rico mesmo
A escola é particular estou no 9º ano
Se eu for suspenso amanhã eu vou perder a prova de recuperação de química sábado e ser eu for suspenso semana que vem eu vou perder provas de rec também
Muito obrigado pela atenção
Att Lucas
Ai Lucas, bem agitados é ótimo! rsrs
Bem, problema, heim?
Você peça para um responsável legal seu elaborar um documento explicando que muito embora a sua conduta tenha sido inadequada (vocês devem ter feito alguma coisa, não?) a escola não pode suspender o aluno de modo sumário, sem que o aluno tenha direito a ampla defesa (você foi ouvido? seus pais? ).
Peço para que leiam http://blog.centrodestudos.com.br/regimento-escolar-e-as-sancoes-disciplinares/
De modo que você poderá ficar suspenso da aula, mas não em casa, realizando alguma atividade no próprio colégio e não pode perder as provas porque daí seria dupla punição,ok?
Eu presto serviço de escrever o documento caso precisem, mas cobro honorários por isso.Entre em contato saranha@mpcnet.com.br
Agora, recomendo Lucas, veementemente, que pare com essa agitação,ok?
Não queira reprovar no 9o ano do ensino fundamental!! É muito frustrante uma reprovação em término de etapa.
E a escola reprova.
E se vc precisar de Conselho de Classe não vai ter porque os professores não irão ajudar.
De modo que penso que já deu heim… Estamos em Maio e se a agitação não acabar, quem vai levar a pior será você reprovando de ano.
Estudar, estudar , estudar.
Foco, foco, foco!!
Dinheiro jogado no lixo também… paga maior grana em escola particular para quê? Não é?
Ok!! Abraços!!
ola, meu filho tem 14 anos e estuda em um colégio militar do estado de Goiás, e quero saber se ele tem direito a fazer outra prova, porque ele tirou zero. ja procurei uma resposta e não consegui nada de concreto essa e minha dúvida.
Luciene, colégio militar é complicado, heim? Há normas muito específicas e em geral a Secretaria de Educação tem pouca supervisão.
A lei federal n.8069/90, em seu artigo 53, inciso III , diz que criança e adolescente tem direito a contestar critérios avaliativos em instâncias superiores.
De modo que você , sendo o aluno menor de idade, elaborar documento para o diretor da escola dizendo que não compreende os critérios avaliativos adotados pelo professor que fez seu filho obter zero na avaliação e que pede uma explicação dos critérios visando estudos mais adequados em casa e uma recuperação para que seu filho não fique prejudicado.
Insira a lei federal e verifique o que diz o Regimento Escolar, ok?
abraços
Olá.
Meu filho tem 14 anos e cursa a 8ª série em uma instituição públiaca em Goiânia.
Tem uma professora de ciências que impede os alunos de assistirem sua aula caso tenham esquecido o livro.
Como ele tem TDAH (sendo o fato de conhecimento da escola) isso já aconteceu mais de uma vez.
Sei que ela é a única que o impede de assistir aula por esse motivo. Mesmo que ele não tenha o mesmo rendimento sem o livro, acho que a escolha deveria ser dele de assistir a aula mesmo sem o livro, pois é melhor que ele ficar ocioso no pátio da escola ou mesmo na coordenação.
Reclamei com a coordenadora da escola, mas ela parece concordar com a atitude da professora, pois respondeu que no primeiro dia de aula a mesma apresentou à turma um contrato de aula, que já seria de conhecimento de todos da turma.
Gostaria de saber se ela tem realmente o direito de impedir seu acesso à sala de aula e que legislação posso usar no meu argumento.
Grata.
Cristina
Cristina, eu recomendaria que você elaborasse um documento para a direção , explicando o ocorrido e que sendo o seu filho diagnósticado com TDAH esse tipo de episódio ocorrerá e que ele não pode ser impedido de frequentar a aula em função de um livro didático.
A professora está ferindo a lei federal n.9394/96 que diz que:
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
V – respeito à liberdade e apreço à tolerância;
Como também o artigo 5o da lei federal n.8069/90
“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.
Além disso há uma Carta de Princípios sobre TDAH da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA):
V – Educadores têm responsabilidades e direitos
1) A responsabilidade de conhecer os sintomas de TDAH, a principal causa de encaminhamento para serviços especializados da infância e adolescência, alertar familiares ou cuidadores e indicar serviços ou profissionais que ofereçam aconselhamento e tratamento.
2) A responsabilidade de proporcionar aprendizado levando em consideração as particularidades do aluno portador de TDAH, sem comprometer as necessidades dos demais alunos.
3) O direito de ter diálogos abertos e construtivos com familiares, cuidadores e profissionais de saúde sobre as necessidades específicas do aluno portador de TDAH.
4) O direito de solicitar apoio da instituição educacional, familiares, cuidadores e equipe de profissionais responsáveis pelo aluno com vistas a estabelecer um planejamento acadêmico adequado.
Você escreve o documento em duas vias, protocola um na secretaria da escola, endereçado a direção solicitando devolutiva por escrito das providências e reunião.
O que você pedirá é a retirada do critério que sem livro, sem aula, imposto pela professora de Ciências. O aluno tem direito de assistir as aulas com ou sem livro.
Você poderá propor também que ficará atenta para que ele não esqueça o livro mas impedi-lo de entregar na aula é inaceitável.
Anexe laudo médico a respeito do TDAH, ok?
Oi , Sou aluno de uma escola pública, tenho 19 anos, e estudo no turno da noite, tive uma breve discussão com uma professora, ai vai a sinópse da hist… ” a professora estava vendo quem estava em rec. na área dela e foi dizendo um por um, quando chegou em mim , disse que eu nem mesmo tinha direito a uma recuperação, pois eu não tinha nenhum trabalho com ela, que eu não tinha o que recuperar, e eu brincando disse : mas eu entreguei sim, e dei um sorriso irônico, e ela disse se tu reperir isso eu te tiro da aula , e eu repeti o que eu tinha dito .. e me recusei a sair da aula dela , alegando que eu queria assistir a aula, e que nao iria sair, discussão pra lá , discussão pra cá … disse que so sairia se o diretor da escola viesse me buscar (conversar) cmg na sala de aula , diz ela..se nao sai tu saio eu e vai discutir com a senhora sua mãe. ” Conversei com a vice diretora, ela disse a versão da professora sobre o acontecido, e eu disse o meu, me recusei a assinar a ata, ( nao vou assinar uma coisa contra mim mesmo , ngm chega a esse ponto não é msm ?) bom uma professora assinou como testemunho, e no final a vice disse só voltas segunda , ela me deu 2 dias de suspenção , vou vir sim , e ela disse vamos ver então .. (só pra ter uma noção) , queria eu saber que direitos eu tenho ? o que devo fazer, posso ir nos dias de suspenção ?
Igor,
Você desafiou o poder constituído que é a professora, máxima autoridade em sala de aula, e a vice diretora de sua escola.
Como você é maior de idade não cabe a chamada de seus pais na escola.
A diretora ouviu a sua versão dos fatos e ouviu a da professora e deliberou a sua suspensão.
O que é recomendável:
1) Verificar no Regimento Escolar quais são os procedimentos até chegar a suspensão.
2) Se no Regimento Escolar constar que deve haver um procedimento (advertência oral, advertência escrita e depois suspensão ) e se esse procedimento não foi feito você poderá recorrer da suspensão alegando que o Regimento Escolar não foi aplicado no seu caso. O documento deve ser por escrito encaminhado para a direção da escola.
3) No entanto, terá que cumprir a penalidade e depois discuti-la porque não há como discutir antes.
Veja, o seu procedimento foi inadequado. A professora errou completamente com você, mas o seu desafio irônico resultou na suspensão. O correto seria você ter ouvido e depois feito um documento para a direção dizendo que a professora o constrangeu diante de seus colegas ao dizer que você não merecia a recuperação, enfim.. você precisa conhecer o Regimento Escolar para saber como se dá o procedimento da recuperação e discutir baseando-se na norma.
Desafiar de peito aberto o professor resulta em penalidade. Nunca afronte autoridade, principalmente policial, ok? Engole e friamente use a inteligência, a escrita e as normas, daí sim vc consegue alterar a situação e fazer valer seus direitos de aluno.
Se precisar de ajuda para entender o Regimento Escolar me avise, ok? abraços
minha filha foi suspensa por um dia por causa de uma brincadeira feita com uma aniversariante e colega dela, esta brincadeira foi feita em uma praça e não dentro da escola, mas todos estavam fardados, mais uns foram e outros não dos que participaram, achei uma atitude por parte da direção muito rude, já que esses alunos não são mal comportados, foi uma brincadeira e não houve reclamação por parte da mãe da menina, até por que a mesma concordou com a brincadeira, detalhe essa suspensão veio com mais de uma semana do ocorrido. a postura da escola foi correta?
Juliana,
1) Em geral, no Regimento Escolar há um procedimento a ser seguido: advertência oral, 3 advertências por escrito, suspensão e pedido de transferência. É preciso ler no Regimento Escolar qual é o procedimento de punição que a escola adota.
2) Não se pode punir com suspensão sem ter chamado os pais e ouvido o lado do aluno. O aluno tem direito constitucional da ampla defesa e do contraditório.
3) A suspensão deve ser feita de imediato após ouvir todas as partes envolvidas. E só pode passar por cima das etapas anteriores se o caso for muito grave.
Você mãe não estando de acordo com a suspensão deve escrever um documento para a direção da escola alegando o seu descontentamento fundamentando-o com o Regimento Escolar e com o princípio do amplo direito de defesa.
Agora, sempre alertar que brincadeira que ofende não é brincadeira, mesmo que a vítima da brincadeira não diga nada, não diga não (talvez por ser tímida) não deve ser feita. Brincadeira é quando todos se divertem. Quando um é mote de zombaria e os outros riem, não é brincadeira.
É preciso alertar quanto a isso porque as crianças e/ou adolescentes são perversos, gostam de zombar dos colegas, pegar nos pontos fracos (magro demais, gordo demais, baixo demais, alto demais, nert, etc…) infelizmente é a condição humana rebaixar o Outro para subir… isso acontece com todo mundo.. e a educação é feita para corrigir esse tipo de conduta.
Mas isso poderia ter sido explicado para todos os alunos de forma pedagógica, inclusive para os pais dos envolvidos. A suspensão não corrige este tipo de comportamento, porque não é educativa é apenas punitiva.
ok? Abraços
Olá, doutora Sônia. Eu me chamo Henderson e gostaria de saber se um professor tem o direito de proibir um aluno de refazer a recuperação de uma prova que o aluno venha a tirar zero?
Henderson, sim de acordo com o Regimento Escolar.
Digamos que no Regimento Escolar, há no capítulo de avaliação que o aluno que não atingiu os objetivos faça a recuperação. E a nota que tirar na recuperação é o que está a valer.
Pronto. O professor poderá proibir o aluno de refazer a recuperação que tirou zero.
Agora seria bacana a escola como um todo compreender o significado de recuperação ? Com certeza, porém o que está a valer é o que diz o Regimento Escolar.
Entenda que o direito do aluno está expresso no Regimento Escolar e se no Regimento estiver dizendo que após a recuperação não há nova chance.. não haverá ok?
Daí nem é um problema com o professor, mas da escola , do Regimento da Escola.
abraços
Olá, doutora Sônia. Meu nome e Bárbara tenho 16 anos e eu e meu colegas fomos suspensos injustamente pois alguém que não sabemos quem foi jogou um ” fedozinho” na sala de aula e por isso querem nos suspender em plena a semana de prova. Essa atitude não é errada pois não somos culpados e vamos perde notas?
Bárbara, sim, perderão nota se não fizerem as provas.
1) Reúnam os pais (porque vocês são menores) e relatem o que aconteceu.
2) De forma coletiva (os pais) elabore um carta coletiva endereçada ao diretor da escola esclarecendo o ocorrido e que vocês tem o direito constitucional (de nossa Constituição Federal, lei maior do país) ao princípio do contraditório, isto é, serem ouvidos e que embora possam ser punidos, não podem ser punidos duas vezes (não ir a escola e perderem as provas).
3) Leia este artigo: http://blog.centrodestudos.com.br/regimento-escolar-e-as-sancoes-disciplinares/
Vocês poderão constituir advogado para representá-los junto à escola (posso indicar um) ou poderão contratar os serviços de elaboração do documento (posso fazer isso) = saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa tarde. Meu filho tem 10 anos. Estuda em escola particular em SP. Faz tratamento com fono e psicologa com conhecimento da escola. O ano passado levou duas suspensões por briga e ficou impedido de fazer provas. A escola não cedeu. Esta semana, após um aluno tirar uma foto dele chorando e postar na rede social dentro da escola, ele acabou dando um tapa no menino e foi suspenso novamente e perdendo prova. A direção ameaçou expulsar, pois diz que ele é descontrolado e diz que o constrangimento da foto exposta e coisa de criança e não tem como provar. Mas temos a foto e eles sabem quem tirou. Eles podem expulsar meu filho? As suspensões são cumulativas? Isto não seria bullyng? grata
Claudia, eles podem expulsar sim,mas vc também poderá contestar.
1) Verifique o que diz o Regimento Escolar. Nele há um procedimentos em níveis:
1 – advertência
2 – advertência escrita
3 – suspensão de 3 dias
4 – transferência compulsória.
Mas para a escola dar a transferência compulsória será preciso convocar o Conselho de Classe, chamar os pais, vocês junto ao Conselho ouvir o que a escola tem a dizer, vcs em defesa do aluno enfim… há um processo.
A escola não pode efetivar uma transferência sem ouvir seu filho e vocês.
Eu recomendo que constitua um advogado para intermediar uma relação no sentido de haver uma conciliação.
Seu filho pode ser levado, mas cabe a escola encontrar um meio para conduzi-lo com o apoio dos pais.
Se precisar posso indicar um advogado.
Leia também http://blog.centrodestudos.com.br/regimento-escolar-e-as-sancoes-disciplinares/
Abraços
Boa tarde,
Atuo como coordenadora pedagógica numa escola pública no Pará, onde temos um alto índice de indisciplina, violência e uso de drogas. Diariamente atendo esses alunos e preciso desenvolver com eles atividades pedagógicas que os levem a refletir sobre sua comportamento, as consequências dos seus atos, etc. Gostaria de receber orientações sobre quais atividades são mais eficazes nesses casos? Que tipo de atividades preciso desenvolver com eles? Não sei se estou fazendo o que é mais adequado a estas situações.
Preciso de orientações
Alda Carvalho,
Eu estarei ministrando um curso online que iniciará em 27/04 cujo título é Judicialização das Relações Escolares: como evitá-la http://www.centrodestudos.com.br/Ead/Aberto/DetalheCurso.aspx?Codigo=29
E que considero um bom estudo para você porque terá como conteúdo toda a legislação (CF, ECA,Regimento, etc.) e a avaliação final é a elaboração de um Projeto Pedagógico de Ação Democrática.
Porque é preciso envolver toda a comunidade escolar no sentido de compreenderem que a violência, indisciplina estão ligados a ausência de entendimento de direitos e deveres.
É preciso também que os professores entendam que a criança e o adolescentes são prioridade absoluta.
Eu estive recentemente em uma escola municipal daqui de Campinas em uma palestra para professores de anos iniciais do ensino fundamental e fiquei estarrecida, pois quando eu falei de direito do aluno os professores perguntaram e os direitos deles, professores.
Se os professores que são adultos e profissionais , que possuem supostamente um sindicato para reivindicar seus direitos trabalhistas se colocam de igual tamanho aos alunos a guerra está declarada.
Então, a violência não está nos alunos, mas está, a meu ver, instalada na estrutura mesma de poder da escola e os alunos refletem isso com a indisciplina.
De modo que conhecer a legislação para não sofrer uma ação judicial e também promover um trabalho pedagógico que vise uma ação democrática na comunidade , envolvendo a todos acredito ser o caminho.
Aguardo você no meu curso e poderemos trocar muitas experiências, ok?
Abraços
boa tarde Prof. Sonia ontem recebi um comunicado da
direção da minha universidade, dizendo que fui suspenso
por um período de 3 dias mais eu tenho uma prova hoje e uma
na segunda feira que são os dias em que foi sentenciado a suspensão queria saber se a universidade tem esse direito de
me prejudicar nas datas de provas ?
Obs. motivo pelo qual fui suspenso: pelo ar condicionado
que a prof não gosta e eu tenho um controle.
Victor, ai..ai..ai… que situação de colégio heim? Faculdade é outros quinhentos…
Bem, você tem o direito ao contraditório, isto é, tem direito de ser ouvido , de poder se defender antes de uma suspensão , pode ser suspenso, mas não pode perder as provas.
Eu recomendo que você constitua um advogado que possa notificar a faculdade que não se pode perder a prova.
Recomendo ainda que você escreva um documento para a coordenação do seu curso retratando-se do ocorrido e se comprometendo a não mais agir de forma a atrapalhar a aula.
É o que posso lhe dizer. Se precisar de indicação de advogado me avise que lhe indico por e-mail. abraços
Tenho um amigo que foi suspenso por 2 dias e ele irá perder duas provas. O contrato da escola diz que em caso de suspensão o aluno não poderá realizar a prova, tem alguma coisa que ele possa fazer para ter direito a realizar a prova?
Bruno , sim, constituir um advogado para notificar a escola que ele tem direito de fazer a prova, ok?
Leia também http://blog.centrodestudos.com.br/regimento-escolar-e-as-sancoes-disciplinares/
O direto de uma escola estadual tem direito de tirar pontos dos alunos por uma falta ? tiro de todos aos alunos que não foram no devido dia ele tem esse poder ?
Nino, não, não tem.
Mas vamos verificar direito o que aconteceu.
1) Tirou pontos do que ?
2) Quem tirou pontos? O professor? A direção?
3) Qual Estado?
4) O que tinha de tão importante neste dia ?
aguardo
Bom. Meu nome e Iolene, e estudo na escola João XXIII no ensino medio. Por ter faltado na terça feira (31/03) fui proibida de fazer prova na segunda e terça (07/04 e 08/04) por nao ter participado de uma programação da escola. Q era ir a uma igreja. Posso fazer algo sobre essa questão?
Lennynha, sim , com certeza pode.
Leia: http://blog.centrodestudos.com.br/regimento-escolar-e-as-sancoes-disciplinares/
Recomendo que constitua advogado para intermediar esta questão. Posso indicar se for de São Paulo ou região metropolitana.
abraços
O professor pode me da advertência porque não fiz o deve de casa ?
Yago, mas que tipo de advertência?
Dependerá do que está expresso no Regimento Escolar . Cada escola tem um Regimento Escolar e nele constam os direitos e deveres dos alunos e as penalidades.
Como foi essa advertência? Oral? Por escrito? Foi a primeira?
A princípio pode mas dependerá de como ocorreu a advertência e se tem respaldo no Regimento Escolar, ok?
abraços
na minha escola querem fazer semana de prova, estou no ensino médio as escolas ainda podem fazer semana de provas.
Hiago, você está perguntando ou afirmando?
Se for afirmação ok.
Se for uma pergunta sim, podem fazer uma semana de provas pois são autônomas para escolherem as estratégias pedagógicas que considerarem mais adequadas, ok?
abraços