Um ambiente virtual de aprendizagem é acessado pela internet por intermédio de uma senha e login do usuário e possui área de aluno, de professor e de administração. Em 2000 eu e meus sócios, Lúcia e Marcel, criamos o SitEscola.com em um momento em que o ensino a distância via internet ainda engatinhava para se tornar uma nova modalidade de ensino/aprendizagem.
Uma escola presencial de Educação Básica pode se valer de um ambiente virtual de aprendizagem para contribuir com inúmeras atividades escolares, por isso, deixo aqui cinco formas pouco conhecidas para usar um ambiente virtual de aprendizagem e em especial o SitEscola.com , é claro!
1) Lição de Casa: com o uso de tablets, laptop e cada um com o seu computador fazer lição de casa em apostila é muito de mode . Então, oferecer aos alunos um ambiente virtual de aprendizagem composto de textos, vídeos e exercícios é muito mais convidativo e motivador. É possível monitorar o tempo que o aluno ficou plugado e averiguar acertos e erros cometidos no exercício que podem ser considerados como uma avaliação parcial e em processo.
O professor também tem uma área exclusiva e por meio dela poderá acompanhar todas as suas turmas, enviar mensagens de incentivo, como também, de esclarecimento de dúvidas.
A lição de casa desta forma fica bem mais interessante e apropriada para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2) Aulas de Reforço e/ou Recuperação Paralela: as escolas em geral possuem bastante dificuldade de programar de forma contínua aulas de reforço e/ou recuperação paralela para todos os alunos que necessitam. Virtualmente é bem mais fácil, pois o professor poderá oferecer aos alunos conteúdos específicos e de acordo com a dificuldade de um cada aluno, monitorando a assiduidade no ambiente virtual. Após um período de uma semana ou um pouco mais o professor de reforço encontra presencialmente com o aluno para trocar informações e tirar as dúvidas que ainda existem. Estas aulas contam também com avaliações periódicas e exercícios visando sanar as dificuldades. Ideal para o Ensino Médio ou os últimos anos do Ensino Fundamental.
3) Ampliação enriquecimento da Matriz Curricular: o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo por intermédio da Deliberação CEE N.77/2008 e da Indicação N. 77/2008 permite que se use 20% dos componentes curriculares de forma remota. A indicação diz:
“O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para o ensino a distância no ensino fundamental pode ser utilizado apenas como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. Não se trata aqui de propor o uso do ensino a distância para fazer frente às mudanças do currículo básico do ensino fundamental e médio. Trata-se de chamar a atenção para uma metodologia que pode e deve ser estimulada para promover a melhor aprendizagem dos alunos, complementando conhecimentos com contextos mais reais e dinâmicos; promovendo a oferta de alternativas para recuperação, reforço e avanços de alunos e até mesmo para promover a aprendizagem de uma segunda e terceira língua estrangeira ou de orientação e de educação profissional. Enfim, trata-se de diversificar e oferecer oportunidades para que os alunos possam optar por módulos complementares de estudos.
O Plano Nacional de Educação definiu que o ensino superior pode fazer uso de metodologias a distância, limitando-o a 20% da carga horária do curso, sem necessidade de autorização ou credenciamento. Nada impede que este Colegiado estabeleça o mesmo para a educação básica, na mesma proporção prevista para o ensino superior, visando incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada (art. 80 da LDB).”
De modo que a escola poderá ampliar sua carga horária sem, no entanto, disponibilizar de novos turnos de aulas e/ou novas salas. Por exemplo:
uma escola possui 800 horas no 1º ano Médio significando 5 horas de aula por dia , cinco vezes na semana.Esta escola hipotética quer ampliar esta carga horária para atender as novas exigências a Deliberação CEE N.77/2008 que em seu artigo 2º apresenta enquanto que solicita que a matriz curricular precisa ser composta pelo menos: português, matemática, inglês, espanhol, filosofia, sociologia, química, biologia, física, artes, educação física, história e geografia. De modo que não é possível contar apenas com 5 horas/aulas dia para dar conta de todas essas disciplinas é preciso ampliar a carga horária e fazer isso como se a escola não tem como ampliar turno devido a restrição de número de salas? Uma boa opção é fazer isso lançando mão de um ambiente virtual de aprendizagem , por exemplo o SitEscola.com, de modo que o aluno poderá contar com mais componentes curriculares, mas estudando em casa.
Sugestão de como fazer aqui.
4) Aulas extra-curricular: a escola também poderá utilizar o ambiente virtual de aprendizagem SitEscola.com para oferecer aos alunos aulas extra-curriculares de diferentes áreas enriquecendo deste modo o currículo.
5) Formação continuada para os professores: por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem SitEscola.com a escola também poderá oferecer ao seu quadro docente cursos de formação a distância visando a contínua e ininterrupta aquisição de conhecimentos pedagógicos importantes para a prática de ensino.
O SitEscola.com é muito amigável e comporta conteúdos formados por textos, vídeos e ilustrações com avaliações de múltipla escola e dissertativas.
Quando a escola inova e se aproxima dos alunos estes se sentem valorizados retribuindo com uma boa performance e com satisfação.