Estou tendo a oportunidade de conhecer a proposta de educação e qualidade de vida Amor Exigente destinada a pais, orientadores e professores como forma de prevenir e solucionar problemas, sobretudo, com os jovens, mas não só.
O programa Amor-Exigente nasce nos Estados Unidos, mas floresce em Campinas pelas mãos do Pe Haroldo J.Rahm SJ , jesuíta americano que vive no Brasil desde 1964.
O Amor Exigente é um grupo de apoio as famílias de jovens ou adultos dependentes químicos que se faz por intermédio de grupos de apoio que se reúnem uma vez na semana , coordenados por voluntários :
“ Como grupo de apoio, os pais se ajudam a examinar cuidadosamente os diferentes aspectos de sua vida e a orientar-se mutuamente.
– Os pais ajudam os filhos a redirecionar seus rumos.
O Amor-Exigente :
– encoraja a pessoa a agir, em vez de só falar;
– constrói a cooperação familiar e comunitária;
– desencoraja a agressividade , a violência.” (pg.29 – O que é Amor-Exigente)
Justificativa do Amor-Exigente
Para ajudar filhos, netos, sobrinhos , esposas , esposos,namorados, enfim, nossos queridos a se desvencilhar das drogas lícitas ou ilícitas o Amor-Exigente quer e pode ajudar.
Para quem é o Amor Exigente?
Para você
Para o casal
Para os pais na prevenção de problemas
Para os pais com problemas
Para os jovens ou adultos
No Grupo de Apoio somos recebidos com um cartaz que nos diz:
O que você ouve aqui …
O que você diz aqui…
Quem você vê aqui …
Aqui permanece…
O trabalho no Grupo se baseia em 12 princípios básicos e 12 princípios éticos a saber:
Princípios Básicos de Amor-Exigente
1º Princípio
RAÍZES CULTURAIS
Os problemas da família têm raízes
na estruturação atual da sociedade.
2º Princípio
PAIS TAMBÉM SÃO GENTE
3º Princípio
OS RECURSOS SÃO LIMITADOS
4º Princípio
PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS
5º Princípio
CULPA
A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.
6º Princípio
COMPORTAMENTO
O comportamento dos filhos afeta os pais;
O comportamento dos pais afeta os filhos.
7º Princípio
TOMADA DE ATITUDE
Tomar atitude precipita crise.
8º Princípio
CRISE
Da crise bem administrada, surge a possibilidade
de mudança positiva
9º Princípio
GRUPO DE APOIO
Na comunidade as famílias
precisam dar e receber apoio
10º Princípio
COOPERAÇÃO
A essência da família repousa na cooperação,
Não só na convivência.
11º Princípio
EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA
A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e
organizar nossa vida e a de nossa família.
12º Princípio
AMOR
O amor com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também
um amor que orienta, educa e exige.
Boa tarde! sou Nalú moro em Boa vista estado de Roraima, e gostaria de saber, se aqui em Boa vista existe esse grupo, pois gostei do video e preciso de apoio também, e quem sabe futuramente fundar o grupo caso não tenha aqui. desde já agraço. Nalú
Nalu,
Em Boa Vista tem um Grupo (95) 8114-1245 = Escolinha Maternal (Particular) Santa Luzia – R.Antonio Agustinho Martins, 52 – Reunião às terças-feiras às 19:00.
http://amorexigente.com.br/localize/
http://amorexigente.com.br/
abraços!!
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, . Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Boa Noite Profª Sônia, descobri q meu filho de 17 anos esta fumando maconha, estou a ponto de enfartar, ele me disse q tem somente 2 meses, mas não acredito, meu marido e muito tranquilo e isso esta me matando de angustia. E ele briga comigo o tempo todo, diz q estou apavorando a toa….Mas não sei como lidar com a situação, meu filho esta muito triste, mas as vezes acho q esta com raiva de mim…quinta feira vou na reunião aqui em Brasília. Mas me de alguma luz.
Obrigada Rizia
Olá Rizia, boa noite!
1) Não se apavore, fique tranquila e vá na reunião do Amor-Exigente;
2) Não se apavorar, não significa deixar de ficar atenta a situação;
3) Quando eles dizem que faz pouco tempo que estão a fumar, na verdade, já estão bem mais tempo do que estão a afirmar;
4) Na reunião do Amor-Exigente perceberá que terá uma sustentação, porque o grupo de apoio (todos pais voluntários) nos dão uma mão enorme;
5) A reunião é composta de uma parte de espiritualidade pluralista, outra de palestra dos doze passos e por último em grupos pequenos as partilhas e um conta para o outro o que está acontecendo e um apoia o outro, além das metas que é uma estratégia importantíssima;
6) São doze princípios bem interessantes e que se colocados em prática dão certo;
7) Neste mês de Abril eu acho que estão estudando o 4o princípio:
4º Princípio: Pais e filhos não são iguais
Os pais precisam ser pais para que os filhos possam ser filhos. Pai é guia, orientador, legislador: deve conduzir o filho, criando regras, que sejam respeitadas e que vão prepará-lo para enfrentar o mundo. Não estamos pregando o autoritarismo. Falamos de autoridade de adultos coerentes, competentes, que querem o melhor para o desenvolvimento completo da personalidade do filho. Estamos tratando da disciplina ministrada por pais que dirigem o lar com firmeza e sabedoria, buscando proteger e orientar o filho, alicerçados em valores éticos e morais nos quais acreditam.
8) Depois que você frequentar por um tempo convide o seu marido e outros filhos se tiver e o seu filho de 17 anos;
9) É importante que você e ele falem a mesma língua porque o seu filho irá jogar um contra o outro.. isso é de praxe.. todos fazem assim;
10) Pode não ser nada grave, mas prevenir é melhor do que remediar;
11) Nem todo mundo que bebe vira alcoólatra. Nem todo mundo que fuma vira um fumante inveterado . O mesmo acontece com a maconha. Tem gente que fuma um baseado e tem vida normal. Mas tem gente que a maconha é a porta de entrada para outras drogas e vira um viciado. Não é possível saber quem se tornará um viciado sem controle;
12) Para você saber a profundidade da situação, verifique o comportamento dele: vai mal nos estudos, não gosta de ficar com a família, é reservado , mente;
13) Mas tudo isso que estou a lhe dizer você aprenderá no grupo do Amor-Exigente;
14) O Amor-Exigente é qualidade de vida.. perseverança é tudo.
Eu participei do Amor-Exigente por um ano e meio, sem faltar, em função de uma sobrinha minha que estava usando cocaína. Foi uma época muito difícil, chorei muito, mas perseverando nas reuniões entendi que era eu que tinha de mudar e quando eu mudei, ela mudou..
Hoje está bem,com as suas três filhas, trabalhando e se ajeitando na vida e eu na minha, porque eu não sou responsável pela felicidade de ninguém, cada um tem o seu caminho, foi isso que aprendi.
Não é fácil, o caminho é longo, mas vale a pena. E não faça sermão.. não resolve, ok? Estude, participe do grupo, sem ansiedade ,um passo de cada vez, se fortaleça, aprenda e as coisas se resolvem, mas sermão .. entra por um ouvido e sai pelo outro.
Recomendo que assista essas palestras, eu adorei:
http://blog.centrodestudos.com.br/dr-fernando-de-freitas-entrevistado-pelo-amor-exigente/
beijos no seu coração!! Sucesso garantido!!
Boa Tarde
Sonia
Meu irmão está internado faz um mês, por motivo de Drogas. Eu e minha família queremos frequentar o grupo do amor Exigente, para ajudar ele quando ele sair.
Gostaria de saber se tem o grupo do Amor Exigente em Paulínia-SP?
Abraço
Olá Jane, não sei lhe informar.
Sei que há em alguns lugares em Campinas com diferentes horários. Fone: (19) 3252-2630
Recomendo que vá antes do seu irmão sair da clínica.
É importante que todos participem.
Vocês verão como é interessante e como ajuda, ok?
abraços
Boa noite!
Infelizmente meu filho de 21 anos vem fumando maconha todos os dias. Observo que a vida dele está em torno disso. Comprar, fumar, amigos que fazem a mesma coisa. Passou pra Faculdade federal, mas não leva à sério. Mata aulas pra comprar e fumar maconha. Não aguento mais essa situação. Pensei até em interná-lo. Ofereci ajuda pra ele se tratar num bom psicólogo. Percebo que ele necessita. Deu a entender que usa, pois assim se sente bem. Esquece tudo. Praticamente anda vegetando na via. Estou me sentindo um fracasso enquanto mãe e preciso de ajuda para poder ajudá-lo. Moro no Rio de janeiro, na Ilha do Governador.
Desde já agradeço.
Vera Lúcia, não sei lhe informar se há um núcleo em sua cidade, mas segue o telefone para você pedir informações: Fone: (19) 3252-2630
O Amor Exigente é muito interessante porque o foco muda. Ao invés do seu foco se depositar em seu filho ele será voltado para você. Muda você e depois o seu filho muda.
Não há outro jeito. Funciona , digo por experiência própria , mas não é fácil.
abraços
Bom dia!
Um dos meus irmãos casados me pediu para pesquisar sobre amor exigente, gostei muito.
Não sou viciada em drogas e nem a minha família, mais vivemos em muitos conflitos.
Moro em Campos dos Goytacazes – RJ, gostaria de saber como posso participar.
Necessito muito de ajuda.
Desde já agradeço pela atenção.
Olá Maria Salgado R Castro..
Infelizmente na sua cidade eu não encontrei grupo.. o mais próximo daí fica em Macuco.
http://amorexigente.com.br/localize/
Mas tente entrar em contato com a Regional do Rio de Janeiro para saber se há algum grupo mais próximo ok?
http://amorexigente.com.br/
abraços!!
Olá! Prof. Sonia, preciso de uma orientação, frequento o Amor exigente, a uns dois meses, e me vi na difícil decisão de internar meu filho, de 17 anos, involuntariamente. Não tive tempo de estar com nenhum profissional, para me preparar para a primeira visita, que será na próxima semana. Sei que ele irá pedir pra que eu desista, e tenho que resistir, pois sei que no momento, este é o melhor cuidado que ele pode ter. mas é muito duro, suas irmãs querem ir a esta primeira visita, uma tem 22 e outra 15, tenho duvidas se a ida delas, fará bem, tanto para elas, quanto para ele. Pode me orientar, neste momento tão díficil?
Olá Silvana,
Não sou coordenadora do Amor Exigente, apenas participei das reuniões por um ano de modo que posso lhe dizer o que eu ouvia dos coordenadores
1) Não ceda. Se você confiou na clínica deixe que a internação ocorra até o previsto. Os adictos são manipuladores e farão de tudo para saírem da clínica.
2) Eu recomendo que as suas filhas participem também do Amor Exigente e só depois de 6 reuniões é que terão condições de visitar o irmão. Vocês precisarão falar a mesma língua, caso contrário, ele encontrará o elo fraco e conseguirá manipular.
Se você internou involuntariamente é porque a situação era muito grave e ele corria risco de vida.. de modo que é muito pouco tempo que está internado e todo cuidado é pouco.
Recomendo ainda que entre em contato com o coordenador do seu grupo do Amor Exigente.. eles são bem experientes e saberão lhe dar melhor orientação do que eu. Pode telefonar para eles que lhe atenderão, ok?
Mas eu faria isso.. iria sozinha , neste primeiro momento e resistiria porque ele certamente quererá sair.
Não deixe de ir nas reuniões do AE são super importantes para ajudar na sua mudança porque o mais importante é a sua mudança que é codependente e não a dele .. com mais tempo no AE entenderá melhor do que estou dizendo…
Recomendo as palestras do Dr. Fernando de Freitas, segue o link abaixo.. sobretudo a Entrevista 3 que fala de irmãos,ok?
https://www.soniaranha.com.br/amor-exigente-entrevista-dr-fernando-de-freitas/
abraço
Profa. Sônia,eu e meu marido frequentamos o AE há dois anos e meio mais ou menos, somos voluntarios e ajudamos com as leituras dos princípios e textos.No início, fomos buscar ajuda qdo descobrimos, q nosso filho na época com 17 anos era usuário de drogas. Consultamos uma psicóloga e ela se dispõs a fazer acompanhamento terapêutico com ele todas as tardes, durante um ano. Mas foi o , Amor Exigente que nos ajudou e norteou os nossos caminhos, aplicamos os princípios e ele pediu ajuda para internação. Corremos e intermamos.ele namora uma menina q vale ouro, durante a internação ele pediu ela em noivado, as famílias concederam. ele ficou seis meses internado , e ja esta limpo há um ano e tres meses, está fazendo faculdade, frequenta igreja evangélica e está bem. E nós continuaremos á frequentar o grupo para ajudar quem vai buscar ajuda e partilhar essa benção, que é possível recuperar um dependente químico se voce o amar e com a ajuda do grupo de Amor Exigente. só temos a agradecer !!!
Eliade, agradeço o testemunho!
É uma bênção as reuniões … vale a pena!
Abraços fraternos!
Sou mãe de um adicto comecei a fazer parte do AE semana passada tô começando a sair da codependencia ainda está muito difícil pra mim mais sei que eu vou conseguir sei tbm que é um pouco demorado mais eu tenho fé que meu filho tbm vai sair das drogas
Oi Clara,
Eu frequentei o Amor Exigente por um ano e meio!!
No meu caso era a minha sobrinha. Foi muito difícil para mim reconhecer o que me pertencia. Aceitar que nós que amamos esses maravilhosos filhos ou sobrinhos , somos gente também. E que precisamos agir para romper com o círculo vicioso.
É bem difícil, mas possível. Minha sobrinha está em uma fase muito boa, sem drogas e caminhando.
Perseve Clara! Não desista! Não deixe de ir as reuniões porque é fundamental participar. O seu filho é a ponta do icebierg é preciso saber o que está além.
A parte espiritual é muito importante, recomendo que busque algo como a seicho-no-ie que ensina a perdoar, a agradecer e a ver em cada um a perfeição de Deus.
Um forte abraço!
Gostaria de saber se o grupo recebe pessoas com problemas familiares que não envolvem drogas lícitas ou Ilícitas? Meu irmãofrequenta ium grupo em Natal e me orientou a buscar ajuda com vcs. Obrigada
Erica, sim o grupo recebe. A maioria dos participantes possuem problemas com familiares dependentes químicos mas a intenção maior é a qualidade de vida e a prevenção de modo que qualquer pessoa pode e deve participar. É muito bacana porque ajuda a compreendermos melhor a nós mesmos.. porque ninguém muda ninguém mas podemos mudar a nós mesmos.. vá.. vale a pena.. abraços
Profa. Sônia, obrigada por ajudar a divulgar o Amor Exigente.
Temos um casal de filhos, de 19 e 16 anos. Procuramos o grupo para aprender a educá-los melhor; frequentando o grupo há 17 anos, eu e meu marido somos testemunha de que Amor Exigente funciona. Aprendemos a fazer prevenção, tem dado certo, na educação dos nossos filhos e na vida.
Somos voluntários. Convido a todos, venham conhecer, vai valer a pena.
Força, fé e alegria.
Paz e bem.
Eliana, é uma benção o Amor Exigente!
Parabéns pelo voluntáriado!
Se quiser escrever algo a respeito disponibilizo o meu blog para isso ,ok?
Abraços
Olá Sonia, boa noite!
É muito bom ver uma profissional da educação, divulgar e incentivar as mães e familiares , qualquer pessoa que tenha problemas com relacionamento, a frequentar o Amor Exigente, pois ele é um programa muito abrangente.
Frequento o amor exigente a 10 meses e estou aprendendo muito com o programa.
Meus parabéns!
Quando mais pais e profissionais da educação o conhecerem e aplicarem em suas vidas e famílias, com certeza terem os uma nova sociedade .
Olá Lúcia!
Seja bem-vinda!
É o amor tem que ser exigente, não é mesmo?
E com a partilha vamos nos informando e vamos modificando a nós mesmos.
Obrigada!
E parabéns pelos 10 meses de programa! A perseverança é fundamental!
Bjs!!
Olá meu nome é cintia meu marido esta em uma clínica pois o mesmo teve uma recaida e ao q ficar na clínica um mes o que devo falar para ele fica mais tempo la
Olá Cintia,
Não ouça o que ele diz.
Todo início de tratamento eles dizem que querem sair, que a clínica não é boa, enfim… você terá que ser firme.
Peça auxílio e orientação para os coordenadores conversarem com ele. No mínimo de 6 a 8 meses. Antes disso é bobagem porque não resolve.
Você pode usar o argumento de que você o ama, mas não aceita o modo de vida que ele está levando e que se ele não fizer todo o tratamento correto você está desistindo da relação.
Não esmoreça porque os adictos, infelizmente, são bastante manipuladores e nós somos co-dependentes.
Recomendo que você frequente reuniões do Amor Exigente de sua cidade, porque ajuda muito a libertarmos da co-dependência.
Se puder compre e leia o livro Co-dependência nunca mais de Melody Beatie é uma leitura fundamental.
É isso! Toda a força para você! Abraço
Olá Sônia, paz e bem!
Como vai você? Cada vez melhor?
É assim que sinto a cada dia, cada vez melhor… também inicio minhas aulas com o 4º Ano com essa frase que faz muita diferença em nossas vidas…
No próximo dia 10 (terça – feira), vamos ter a primeira mostra dos trabalhos realizados em nossa escola no segundo semestre. O resultado está sendo positivo, para o próximo ano vamos capacitar mais profissionais da educação para trabalhar o PQV – AE na escola…
Um forte abraço.
Maria Regina (Pouso Alegre)
Olá Maria Regina!
Estou cada vez melhor porque hoje é o primeiro dia da minha nova vida!!
Parabéns pelo trabalho ! E avante!
Forte abraço
Descobri há poucos meses que meu filho 20 anos se envolveu com drogas ( cocaina ) além de fazer uso de bebida alcoolica. Como ele mesmo disse tudo começou com amigos dizendo que usar a cocaina juntamente com a bebida nós pais não iríamos perceber o uso exacerbado de bebida e assim começou…. Ele usa nos finais de semana mas o que notei é que a agressividade está aumentando e o uso tb… Não sei como agir o que falar como conduzi-lo já que pedi para que se não parasse com issso iria interná-lo mas sem sucesso. O que devo fazer???????
Olá Alessandra,
Eu recomendo para você o grupo de Amor Exigente. http://www.amorexigente.org.br/.
É um grupo para familiares de dependentes químicos. Vale a pena , porque lá você encontrará respaldo para agir com o seu filho.
As reuniões ocorrem em diferentes lugares por 2 horas e você poderá compartilhar as mesmas dificuldades.
Eles trabalham com doze princípios e éticos e cada mês é estudado um deles.
Eu recomendo que você vá. Se o seu marido ou outros filhos não adictos quiserem ir também é melhor ainda, porque toda a família junta ajuda muito na recuperação de seu filho. Mas se só você estiver disponível, vá você sozinha mesmo,oK?
Assista o programa do Amor Exigente no canal Rede Viva com a D.Mara fundadora do Amor Exigente:
http://www.youtube.com/watch?v=KoJHjJqXN-8 parte I
http://www.youtube.com/watch?v=pq3Dg9X7Xgg parte II
http://www.youtube.com/watch?v=B_7ry7861cg parte III
http://www.youtube.com/watch?v=nW8OVwWldxs parte IV
http://www.youtube.com/watch?v=YC9tX9p88Yo parte V
Força! Fé! Alegria!
Boa tarde!!!
Tenho um sobrinho q a dois meses esta internado em uma clinica de recuperação dependentes químicos. Foi muito difícil separar dele pois nunca se distanciamos. Foi um choque muito grande quando soube e vi a situação de perto. Ele ali dias e dias fora de casa fumando sem parar e chegando a furtar para se sustentar no crack. Tive que tomar a atitude de interna lo contra sua vontade pois já não tinha forças mais para suportar tudo o que estava vivendo e presenciando. Um menino que sempre teve tudo e entrar para essa vida e virar um lixo.
Hoje ele esta la na clinica já fugiu 2 vezes não aceita diz que não precisa estar ali que consegue parar sozinho. Mas sei que sem ajuda não é possível. Sabe para mim que criei ele doí ver ele ali, mas sei que é para o seu bem. Tomara a Deus que de tudo certo. Que consiga sair dessa com esse tratamento e que quando sair de la seje uma nova pessoas com boas atitudes.
Olá Jaqueline,
Agradeço por ter compartilhado aqui a sua vivência com dependente químico. Isso ajuda outros que estejam vivendo a mesma coisa.
Se você participa do Amor-Exigente em sua cidade sabe que a sua atitude foi acertada e que deverá mudar a sua atitude.
No Amor-Exigente aprendemos que precisamos deixar de ser co-dependentes e para isso precisamos mudar a forma como agimos.
Não é fácil mas é um caminho . Mudando a nós mesmo ajuda nossos desafios a mudar.
Termino com a frase que falamos todo final de partilha: FORÇA! FÉ! E ALEGRIA!
Bom dia Sônia, paz e bem!
Sônia, iniciamos o PQV – AE na Escola está sendo muito bom primeiro para nós professores e especialistas. Os colega que se mostravam resistentes a proposta , já estão mudando de ideia, estão gostando e acreditando na proposta…. estamos plantando a semente com certeza outros colherão bons fruto o nosso trabalho… um forte abraço e muita paz …
Com carinho, Maria Regina
Olá Maria Regina!
Que boa notícia!
Sucesso e um forte abraço!!
Sonia
Gostaria de saber onde encontrar amor exigente em Brasília. Obrigada.
Prezada Maria Aparecida,
PASTORAL DA SOBRIEDADE- AMOR-EXIGENTE BRASÍLIA
Paróquia São Francisco de Assis
SGAN 915 – Módulo AB Sala 03
Asa Norte
Segunda-feira 20:00
Reunião de Jovens também é no mesmo local e mesmo dia e horário -Segunda-feira 20:00
BALBINA IRENE ARAÚJO ANGELI (61) 3477-6859
—————————————————
GRUPO DE AJUDA MÚTUA – GAM
BRASÍLIA
Paróquia São Camilo
EQS – 303 – lote A – Asa Sul
Plano Piloto
Quinta-feira 20:00
Reunião de Jovens – mesmo local-Quinta-feira 20:00
ROBERTO VIEIRA CAVALCANTI
(61) 3226-0300
ae.bsbdf@gmail.com
Vá porque funciona! Forte abraço!!
Frequentei este grupo durante anos, ele fez de mim outra pessoa, aprendi a agir com meus filho dependente quimico, ele largou as drogas,mudamos de vida somos felizes, ele casou-se me deu uma neta linda, trabalha, luta muito com a vida, vive honestamente. Eu recomendo para todos os filhos amados de Deus, este grupo dá resultados.
Marlene, que lindo seu depoimento!
Que Deus dê forças a todos que continuam e ,sobretudo, aos voluntários, pessoas preciosas que tanto anparam aqueles que chegam no grupo.
Abraços e obrigada por compartilhar!
muito bom, passei a conhecer o amor exigente amei uma grande ajuda para todos nós.
Sou voluntária do Grupo Pacto, aqui em Pouso Alegre, sul de MInas Gerais. Sou muito feliz em ter conhecido a metodologia e a filosofia do Amor Exigente. Sou professora da Rede Municipal e aplico os 12 Princípios Básicos e Éticos na Escola com os alunos , nas reuniões com os pais e com os colegas, quando necessário… Em agosto vamos iniciar o PQVAE na Escola. Estou muito entusiasmada, tenho certeza que vai dar certo, muito certo, só depende de mim… de nós todos…. aqui na escola…. vou participar do Congresso em Maceió…Abraços aos pioneiros do Amor Exigente no Brasil, ao PAdre Mário aqui em Pouso Alegre e aos milhares de voluntários espalhados por muitos países.
Paz e Bem !
Maria Regina
Bacana Maria Regina! Parabéns!
E se quiser usar este espaço para contar como está o programa na sua escola fique à vontade. Basta escrever eu posto neste blog para você!
Saudações !!