Conforme a Deliberação CEE 77/08 em seu artigo 2º, são componentes curriculares obrigatórios:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimento do Mundo Físico e Natural;
- Conhecimento da Realidade social, especialmente a do Brasil;
- Artes;
- Música;
- Educação Física;
- História do Brasil;
- Língua Estrangeira Moderna;
- Espanhol;
- História da África e dos Africanos;
- História da cultura e etnias, principalmente das matrizes indígena, africana e européia;
- Educação Ambiental;
- Filosofia e Sociologia;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Conhecimentos sobre o processo de envelhecimento.
O que a legislação está querendo dizer?
Que a escola pode ampliar sua matriz curricular utilizando do expediente da modalidade semipresencial no limite de 20% do total de horas destinadas ao curso.
Vamos compreender melhor:
O Ensino Médio de uma escola possui uma carga horária total de 3.840 horas, distribuídas nos três anos. De acordo com a Deliberação CEE 77/08 a escola poderá ampliar esta carga horária em 20% dos componentes curriculares na modalidade semipresencial representando um acréscimo de 720h, utilizando para isso de recursos tecnológicos de informação e comunicação remota, isto é, a distância e via internet.
Dessa forma, a escola resolve acrescentar na matriz curricular do Ensino Médio, os seguintes componentes curriculares com as respectivas cargas horárias:
COMPONENTE CURRICULAR |
1º M |
2º M |
3º M |
CARGA HORÁRIA40 semanas |
Direito da Criança e do Adolescente |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Música |
1 |
1 |
1 |
120 H |
História da África e dos Africanos |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Conhecimentos sobre os processos do envelhecimento |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Educação Ambiental |
1 |
1 |
1 |
120 H |
História da Cultura e Etnias |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Total |
6 |
6 |
6 |
720 H |
A carga horária de 720 h é inserida na matriz curricular de 3.840 h, ampliando para 4.200 h, porém com uma grande diferença: os alunos, de suas casas, poderão participar destas aulas a distância, via internet, realizando os exercícios propostos.
Qual a vantagem para a escola?
A vantagem é que a escola amplia sua matriz curricular sem, no entanto, ter que disponibilizar espaço físico que na maioria dos casos não é possível.
Por exemplo: se uma escola inicia suas aulas às 7h e termina às 12:35, portanto, 6 aulas de 50 minutos por dia, e quiser ampliar sua matriz curricular terá, necessariamente, que oferecer para os seus alunos também o período da tarde , pelo menos em alguns dias da semana. Na maioria dos casos, o prédio não possui salas de aulas disponíveis em um outro período, porque atende outros alunos.
E os professores?
Os professores responsáveis por estes componentes curriculares podem ser os mesmos que ministram outros similares e ganharão normalmente por esta carga horária. Contarão com o Diário de Classe para registro e com relatórios on-line. Periodicamente poderão reunir os alunos para realizarem síntese dos estudos e para efetuarem a avaliação. Estes encontros, por exemplo, poderão ocorrer aos sábados.
1a aula/1ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
2ª aula/2ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
Encontro no sábado |
Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre |
3ª aula/3ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
4ª aula/4ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
Encontro no sábado |
Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre |
E assim |
sucessivamente |