O procedimento de pesquisa que deve ser usado na escola é a OBSERVAÇÃO.
Uma sala de alunos é um coletivo , porém , ela é formada por cada aluno e observá-los em ação é uma tentativa de entendê-los e ajudá-los de modo individualizado a ter sucesso em sua trajetória escolar.
Os alunos que apresentam maiores dificuldades são os que nos chamam mais atenção e , portanto, devem ser os primeiros objetos de estudo da escola.
A observação possibilita saber o que causa no aluno: a lentidão de efetuar as tarefas nunca terminadas, a agressividade presente um com os outros, a distração, dentre outros.
É um recurso importantíssimo para traçar diagnósticos , como também, apresentar estratégias de ensino que minimizem ou sanem as dificuldades encontradas pelos alunos.
Critério para usar o recurso da Observação:
Queixa de professor em relação a sala de modo geral. Diz que a sala é muito indisciplinada e não consegue levá-la para um comportamento adequado para o estudo.
Queixa de professor em relação a um aluno específico : agitado demais, atrapalha os colegas, agressivo com todos, não faz tarefas etc..
Queixa dos pais em relação a um aluno , a classe como um todo ou do professor que não sabe lidar com a classe.
Prazo para a Observação:
Mínimo : 1 semana
Máximo: 4 semanas
Períodos:
Inicialmente todo o período de aula
Após 1 semana períodos alternados : início da aula, após o intervalo, no final da aula.
Início:
Reunir com o professor e comunicá-lo que o recurso da Observação será usado em sua sala de aula visando conhecer melhor a classe ou o aluno e a partir disso traçar estratégias para resolver as dificuldades encontradas.
Se a queixa partiu dos pais comunicá-los que a escola usará o recurso da Observação para entender melhor o que está acontecendo.
Quem faz a Observação:
– Pode ser um auxiliar de classe;
– Pode ser a Orientadora Educacional ou Coordenação;
– Pode ser um Monitor Pedagogo.
Procedimentos para a Observação:
– O observador deve contar com um caderno de campo no qual fará suas anotações de duas maneiras: relato de tudo o que está vendo acontecer e ,do outro lado, suas impressões ou dizendo de um outro modo, o que lhe passar pela cabeça a respeito do que está vendo.
No término da Observação todas as anotações comporão uma análise que resultará em um documento apontando as dificuldades e sugerindo estratégias de saná-las.
Haverá muitas surpresas ao fazer esse procedimento porque, em geral, as soluções são de fácil aplicação e muito simples ,sobretudo, quando se trata de problemas com toda a classe .