As entidades interessadas em habilitar suas rádios comunitárias podem fazer isso porque o Ministério de Comunicações lançou aviso de habilitação para 65 municípios.
Abaixo o Aviso extraído do Diário Oficial da União aqui
AVISO DE HABILITAÇÃO No- 8, DE 10 DE AGOSTO DE 2012
O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art. 13 do Regulamento do Serviço de Radiodifusão Comunitária aprovado pelo Decreto nº 2.615, de 3 de junho de 1998, RESOLVE tornar público o presente Aviso de Habilitação para inscrição das entidades interessadas em executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária nas localidadese canais constantes do Anexo 1, conforme a seguir especificado:
a) Prazo: o prazo para inscrição e apresentação da documentação
instrutória é de 60 (sessenta) dias;
b) Taxa de cadastramento: o pagamento da taxa no valor de
R$ 20,00 (vinte reais), relativa às despesas de cadastramento, deverá
ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil S.A, mediante
0, tendo como favorecido CGRL/MC, podendo ser realizado, conforme segue:
b.1) No guichê de caixa, em dinheiro.
b.2) Nos terminais de auto-atendimento – TAA (clientes do Banco do Brasil), usando as seguintes opções: – Transferência;- Tela de Instruções; – Outras Transferências e Conta corrente paraConta Única do Tesouro. Informar na identificação 1, o código identificador da GRU DEP., e na identificação 2, o CPF/CNPJ.
b.3) Na internet (Clientes do Banco do Brasil). No site www.bb.com.br, efetuando a transferência do valor a ser pago de sua conta para a Conta Única do Tesouro. Informar o valor, o código identificador de 17 algarismos da GRU e CPF/CNPJ.
c) Inscrição: a inscrição deverá ser feita mediante a utilização do formulário constante do Anexo2, que se encontra disponível na página do Ministério das Comunicações no endereço eletrônico www.mc.gov.br e no Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica da Secretaria deServiços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, nos endereços abaixo mencionados;
d) Locais de inscrição: a inscrição poderá ser feita via postal, endereçado à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, situada na Esplanada dos Ministérios,Bloco R – Anexo-B, Sala – 300, CEP 70044-900 – Brasília-DF; 2 – diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações em Brasília, DF, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Edifício Sede, Térreo.
e) Documentação instrutória: a documentação instrutória constante do Anexo 3, necessária à efetivação da inscrição, deverá ser encaminhada, via postal, à Secretaria de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações ou entregue diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações, nos endereços acima mencionados, no prazo fixado neste Aviso. Qualquer documento postado e apresentado, de forma voluntária, pela entidade, após o esgotamento do prazo, não será passível de análise, sendo considerado intempestivo. A apresentação da referida documentação é
obrigatória, acarretando a não apresentação, no prazo estabelecido, no indeferimento do pedido de inscrição. PAULO BERNARDO SILVA
ANEXO 1
Estado Município Canal*
AL Boca da Mata 285
AL Murici 200
AM Itacoatiara 285
BA Araci 285
BA Campo Formoso 285
BA Canudos 200
BA Caraíbas 200
BA Cocos 285
BA Guanambi 285
BA Itatim 200
BA Itororó 290
BA Manoel Vitorino 285
CE Camocim 254
ES Anchieta 253
GO São Miguel do Araguaia 285
GO Aparecida de Goiânia 200
GO São Simão 285
MG Centralina 285
MG Senhora dos Remédios 254
MG Visconde do Rio Branco 285
MG Luz 200
MG Pitangui 200
MG Santa Juliana 200
MS Amambaí 290
MT Juara 200
MT Juina 200
PA São Sebastião da Boa Vista 285
PB Pianco 200
PE Brejão 200
PE Cabo de Santo Agostinho 253
PE Gravata 253
PE Itapetim 285
PE Vicencia 253
PR Laranjeiras do Sul 200
PR Cambe 200
PR Cornélio Procópio 200
RJ São Pedro da Aldeia 200
RN Patú 200
RS Cachoeira do Sul 285
RS Cachoeirinha 200
RS Casca 200
SC Garopaba 252
SC Irineópolis 200
SC Indaial 252
SC Lages 200
SP Águas de Santa Barbara 200
SP Areiópolis 200
SP Cajamar 198
SP Cajurú 200
SP Campo Limpo Paulista 254
SP Casa Branca 200
SP Conchal 200
SP Fartura 200
SP Franco da Rocha 198
SP Guapiaçú 285
SP Guaraçaí 200
SP Itupeva 200
SP Jau 200
SP Lorena 300
SP Mirante do Paranapanema 285
SP São Roque 198
SP Lins 254
SP Nova Campina 200
SP Orlândia 290
TO Paraíso do Tocantins 285
* Os canais designados para os municípios poderão ser alterados em decorrência de atos futuros da Anatel, motivados por diversos fatores, inclusive por eventuais solicitações formuladas pelo Ministério das Comunicações, no intuito de viabilizar o maior número possível de estações.
O Anexo 2 consta da página 100 do Diário Oficial da União aqui
O Anexo 3 consta da página 101 do Diário Oficial da União aqui
ola boa tarde , estou entrando em contato , pois desde 2007 solicitamos a liberaçao de frequencia de fm em minha cidade e ate hoje nao tivmos retorno algum , sou da cidade de Batalha, AL , por favor nos de esse retorno a cidade toda desde entao so fala no assunto da radio , em nossa cidade sera mais uma ferramenta em prol da comunidade ou seja sera a voz do povo. Impetrante: nome fantasia , radio comunitaria BATALHA FM JOSE COIMBRA NETO .
Junior Lira, a questão das rádios comunitárias é uma questão política. Se agora que o país mergulha em um clima de autoritarismo e suspensão de direitos dos movimentos sociais fica difícil conseguir a liberação da frequência.
As comunicações em geral e a rádio em particular é um meio que a elite brasileira (a direita e a extrema direita) não toleram liberar porque não são afeitos a Democracia.
Infelizmente não conseguimos resolver o problema das comunicações e agora será muito mais difícil.
A voz do povo foi calada nas últimas eleições que foram ilegítimas.. Quem não entendeu ainda.. deve buscar entender.
abraços
estamos desde 2016.tambem aguardando nossa emissora tem uma aqui não paga imposto de nada esta no nome de um estranho de outro estado não paga imposto municipal nem alvara nos estamos pagando tudo como pede a leis
Rádios comunitárias podem estar nas mãos de políticos?
Rosana, leia a lei sobre radiodifusão comunitária:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9612.htm
abraços
boa tarde.gostaria de saber como faço pra abrir uma radio, pode ser comunitaria, ou comercial,ou educativa obs aqui na ninha cidade ja tem uma radio comunitara.eu nei sei por onde começar fico no aguardo eu estou no norte do paraná na cidade que quatigua população de 5 mil habitantes
Olá Silvio,
Acesse http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria/formulariospegue as informações que está precisando, ok?
Abraços
bom dia eu estou no aguardo de uma resposta ,sobre o canal de TV comunitaria ou como podemos participar da TV canal Aberto me envie um email meu nome é Francisco Batista , email ; e´fcobsilva2011@hotmail.com Abraço a todos e um bom ano novo cheio de paz alegria amor e muitas vitorias .
Olá Francisco,
Desculpe não ter lhe respondido … ainda…
Eu não tenho como lhe ajudar porque estou aqui apenas a passar a informação sobre a Habilitação das Rádios Comunitárias que extraí do Diário Oficial da União por considerar importante.
Mas não tenho ligações com o Governo e tampouco saberia lhe dizer como são feitos os processos.
Infelizmente não posso lhe ajudar nisso, ok?
Entre em contato com o Ministério de Comunicação eles saberão lhe informar a respeito.
Um feliz ano de 2013!
Gostaria de saber quanto tempo vai durar para ficar pronto o processo nosso , quando é que podemos começar executar o trabalho da radio digo funcionar a mesma colocar no Ar, pergunto ainda se depois nós podemos adquirir a tv comunitaria e o que é nessessario para fazer o processos da tv comunitaria , ou participar da tv Aberta em Lins SP, eu quero mesmo ´e a radio Comunitaria , ja enviei a documentação aviso O8 publicado no D,O da União de 10/08/2012 e estou no aguardo da liberação por parte do ministerio , o ministerio esta fazendo um grande trabalho no setor de radio e tv , Francisco Batista da Silva – presidente da Associação Cultural Diario FM de Lins – : Lins Estado de São Paulo -SP,
Sobre as rádios comunitárias , eu acho que o governo precisa parar de tantas exigências , a gente envia os documentos e eles ficam parados no setor de documentações os meus documentos chegaram no Ministério em Outubro deste ano e até agora só é protocolo e nada de número de processo foi entregue no prazo do Ministério estamos no aguardo e nada de respostas positiva , queremos a rádio e se possível a TV Comunitária também.
A TV Comunitária terá que ter um maior alcance na Cidade e se possível em outras da Região , aqui nós não temos nem um canal de TV local , séra uma grande alegria um canal deste aqui em Lins-SP , a nossa entidade é Associação Cultural Diario FM de Lins , se amanhã for liberada a TV para nós ela terá o mesmo nome da Rádio que é Radio Diário FM , a TV, será TV. Diário , ficamos no aguardo de contatos através do Ministerio das Comunicaçoes e da Secretaria de comunicação eletronica , respostas no meu Email , abraço de Francisco Batista da Silva -presidente da Associação Cultural Diario FM de Lins – existente no Municipio de Lins -SP. um abraço a todos .OK