Hoje recebi um comentário/carta de uma família que acompanha este blog e que ajudei a deslindar o problema da data-corte. Estamos nesta peleia desde agosto, acreditem se quiserem. Acompanhem:
Por um lado a carta/comentário me trouxe um presente de natal, a saber: elogios sobre este trabalho que venho realizando desde 2011 , mantendo este blog e o blog do CentrodEstudos a duras penas, buscando sempre informar aquilo que é escondido ou escamoteado no universo escolar. Afinal, pertenci a ele um dia e sei que a educação escolarizada tem um longo caminho a percorrer em busca da democratização .
Por outro lado fiquei pesarosa em saber que infelizmente alguns colégios se acham acima da lei, sendo intolerantes , menosprezando a sua missão que diz respeito a garantia de transmitir às futuras gerações o conhecimento historicamente acumulado e provocando nelas motivações necessárias para que continuem criando de forma coletiva e humanizadora.
Mas como bem disse esta família , à luta continua. São por estas e outras é que continuarei aqui , no passo a passo, ainda em 2014.
Abaixo o comentário/carta:
—————————————————————————————————-
Olá Profa.
Desde quando tivemos contato com seu trabalho não conseguimos mais deixar de acompanhar as publicações no seu site. Os assuntos são extremamente relevantes, em especial para quem possui filhos, sendo que, vale dizer, não encontramos em local nenhum a enorme gama de informações específicas veiculadas aqui, bem como a sua orientação foi decisiva, para ver o direito do nosso filho reconhecido. Quanto a isso, resta dizer que um simples obrigado é muito pouco para expressar nossa gratidão, mas já é alguma coisa:
MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO por todas as pertinentes orientações! Trilhamos um caminho que jamais teríamos conseguido sozinhos.
Porém………….. é com um misto de tristeza, ansiedade por um futuro desconhecido e revolta que voltamos aqui para falar do desfecho final do nosso caso.
Vamos lá: como está exposto em sites diversos na internet (basta acessar o Google e colocar os termos “MPF Bahia Mendel Vilas” que serão dispostos VÁRIOS endereços eletrônicos colocando a matéria publicada no site oficial do MPF-BA e aqui neste) tudo leva a crer que: o MPF orientou o Colégio e aí, tudo ok, não é isso? Deu tudo certo! NÃO………….ERRADO.(o mais engraçado: em nenhum momento, observe, por questão ética, nunca tínhamos revelado o nome do Colégio, para poupá-los, mas agora isso não faz mais diferença…)
Enfim, com base em tudo visto na internet e frente ao não recebimento, até a presente data, de qualquer documento que expresse se a intenção do Colégio é cumprir ou não a recomendação do Ministério Público, resolvemos nos antecipar ir até ao Colégio pessoalmente tentar verificar a possibilidade de finalmente ser efetuada a matrícula dos nossos filhos, acreditando, ingenuamente, que frente à repercussão do caso e pela possibilidade até de pagamento de multa, que o Colégio iria matricular nosso filho.
RESULTADO: em conversa com a Vice Diretora e com a Coordenadora Pedagógica elas voltaram a dizer que NÃO É A INTENÇÃO DO COLÉGIO ACATAR COM A RECOMENDAÇÃO, pois o Colégio tem um currículo estruturado para receber crianças até a data de 30 de março e que eles preferem perder a matrícula do novo aluno que não esteja engajado nessa data, bem como PREFEREM PERDER TAMBÉM NOSSO PRIMEIRO FILHO, QUE JÁ É ALUNO DO COLÉGIO, frente a nossa afirmação de que só matricularemos nossos filhos na mesma escola e que se isso não fosse possível, pediríamos transferência do mais velho. BIZARRO, NÃO?
Por fim: CANSAMOS.
SIM, CANSAMOS.
Apesar da luta até aqui, não vamos mais esperar nem mesmo a carta do MPF, com a resposta do Colégio, se negativa (o que tudo leva a crer) ou não. Se quiserem pagar multa paguem, se não, não importa mais…
O desgaste que todas essas conversas com a Direção do Colégio criaram em nós, pais, que apenas queremos ver um direito reconhecido, sendo dado a entender pelo Colégio que estaríamos é realizando um mero capricho (ou seja: querer matricular os dois na mesma escola, um no Grupo 2 e o outro no 3, para crescerem bem próximos, serem amigos, em virtude da pouca diferença de idade, etc…), nos fizeram perceber que esse Colégio, que tanto priorizamos matricular nossos filhos, dentre outras também boas opções nesta Cidade, não enxerga as crianças de modo individualizado, mas sim em um grande bloco, em que TODOS devem estar seguindo uma “receita de bolo”, o que se mostra confortável para a escola. Antes acreditávamos sinceramente que nosso filho (o que já estudou um ano lá) era visto como um ser único, com suas virtudes, dificuldades, etc, sendo aplicado a ele um processo de aprendizagem integrado (colégio-pais/professores-família), que promovia o seu crescimento de modo especial, o que se mostrou não ser verdade.
AMANHÃ estaremos solicitando a TRANSFERÊNCIA do nosso filho mais velho para outra escola do Município que, sabiamente aceitou matricular o mais novo no Grupo 2 (mesmo fora da data-corte) e o mais velho no Grupo 3. Não será um ano fácil, pois esse novo colégio também não é favorável ao ingresso de crianças fora da data-corte, PORÉM, nos disseram:
VAMOS MATRICULÁ-LO NO GRUPO 2 E OBSERVÁ-LO AO LONGO DO ANO (PSICOPEDAGOGIA) PARA VERIFICAR O SEU DESENVOLVIMENTO, FIM PERCEBER SE ELE TERÁ CONDIÇÕES DE CHEGAR ATÉ À EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA (A PARTIR DOS 4 ANOS) ENGAJADO NA TURMA, MESMO FORA DESSA DATA-CORTE.
Entenda: nessa nova escola, sob esta ótica, vão ACOMPANHAR o desenvolvimento de nossos filhos, ver como eles vão se desenvolver, em especial, o mais novo, com a peculiaridade de ser fora da data-corte, o que já nos cativou.
Portanto, graças a Deus existem profissionais e pessoas diferentes nessa vida…
O futuro é incerto: o mais velho gostará da nova escola? O mais novo se adaptará de fato ao Grupo 2? Respostas que só teremos na prática, mas uma coisa é certa: JAMAIS DEIXAREMOS de lutar pelo direito dos nossos filhos. Que venha 2014 para começar a “saborear” esses primeiros anos de vida escolar deles, os quais são decisivos na formação intelectual,mental, sendo nossa responsabilidade ajudá-los a crescer.
É isso. Obrigado mais uma vez por tudo! Continue com esse seu trabalho maravilhoso! Estamos sempre divulgando seu site. Abraços.