Recebo centenas de pedido de ajuda com relação a certificados de conclusão do ensino médio inválidos.
Mas o que é isso ?
O aluno não pode dar continuidade em seus estudos na época correta, o tempo passa e ele precisa concluir o Ensino Médio, afinal, sabemos que sem o Ensino Médio a vida profissional fica inviabilizada.
Então, o aluno recorre a modalidade de ensino a distância. Em geral, estas “escolas” dizem que basta fazer as provas , receber apostilas para estudo e pagar as mensalidades e receber o certificado. O aluno faz tudo isso,mas no final do processo, recebe um certificado de uma escola que ele não estudou e de um outro Estado.
Exemplo: o aluno estudou em uma “escola” em São Paulo, capital, mas ao receber o certificado verifica que foi emitido por uma escola que ele nunca viu na sua vida e que fica no Estado do Rio de Janeiro.
Qual problema configurado?
1) A escola para funcionar precisa de uma autorização da Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede, se ela não tiver autorização, isto é, credenciamento para funcionar, ela não é escola de fato,mesmo que tenha as portas abertas, carteiras e quadro negro;
2) A escola pode ter autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede e pode abrir um polo em um outro Estado e cidade, porém, para cada um dos polos terá que pedir autorização de funcionamento para as Secretarias de Educação de cada local que queira colocar um polo;
3) Sem estas autorizações estas “escolas” não são escolas de fato.
Se o aluno entrou em uma escola que não tem autorização, entrou em uma fria e recomendo que faça o ENCEEJA (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que ocorrerá em janeiro de 2018 ou supletivo, EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escola pública que é mais confiável, para conquistar o seu certificado válido de ensino médio.
Se o aluno recebeu um certificado das escolas cassadas e já está adiantado nos estudos da faculdade, as saídas são:
1) Trancar a faculdade, voltar para o supletivo concluir o Ensino Médio e somente depois retomar os estudos na faculdade;
2) Se o aluno tem certificado de conclusão do Ensino Médio, no verso do certificado tem o carimbo da Secretaria de Educação, assinatura do inspetor escolar, tem o nome publicado no Diário Oficial do Estado, e mesmo assim a faculdade não aceita o certificado, o jeito é buscar a Justiça.
De todo o modo, esta situação de ter um certificado de conclusão do Ensino Médio inválido é bem complicada, não é fácil de sair, mas cada caso é um caso. O melhor seria não cair nessas arapucas, uma vez que caiu, sair não é nada simples.
Caso queira fazer uma consulta comigo para eu analisar o seu caso e lhe dar caminhos possíveis para resolver o problema sem ter que acionar a Justiça, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br . O valor da consulta é R$ 65,00.
Mas se quiser quer resolver na Justiça, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br – posso indicar advogada que está obtendo êxito em casos assemelhados.
Boa noite, estou passando por problema similar. Terminei meu ensino medio em 2015, em 2017 fui publicada em diario oficial, tenho diploma com carimbo de um juiz (sem o carimbo do seeduc) , tenho historico tambem. Terminei pelo Podio. Antigo triunfo da minha cidade. Estou no sexto periodo da minha faculdade e ontem vi uns comentarios sobre de essa instituição esta irregular, estou preocupada pois entrei em contato com a faculdade pediram que eu corra atras do seeduc pelo carimbo, porem nao vejo relatos de pessoas que conseguiram. Perguntei a faculdade se eu posso fazer o enceja ou algo assim, eles disseram que nao tem possibilidade. O que eu posso fazer? Se eu fizer enceja meu nome nao dara duplicidade no doerj ? Por favor, aguardo um retorno.
Gabriela,
1) Você pode prestar o Encceja sim.. inscrição dia 11 a 21 de Janeiro e previsão de exame em 25 de Abril. Depois que for aprovada e conquistar a conclusão do Ensino Médio você solicitará junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos e a faculdade será obrigada aceitar e se não o fizer cabe ação judicial.
Não tem duplicidade no DOERJ
o melhor caminho é prestar o Encceja.. porque o importante é o Ensino Médio, depois dá-se um jeito nem que for pela via judicial, ok?
abraços
Boa tarde Sônia, li alguns posts seu e acredito que possa me ajudar.
Moro no estado de SP, fiz um supletivo aqui na época e em 2012 recebi meu diploma do colégio CFAC Centro de Formação Aplicação e Cultura cujo residia no estado do RJ, nome no Diário oficial da União correto, porém decidi fazer faculdade e agora no segundo ano estão me pedindo o visto confere, porém consegui entrar em contato com o SEEDUC do RJ e consegui uma certidão com força de certificado, porém mesmo assim a escola que estou estudando agora só aceita o visto confere, poderia me ajudar? Devo trancar a faculdade? Ou entrar na justiça?
Espero contato
Paulo Henrique,
Ora, se a SEEDUC que conferiu CERTIDÃO COM FORÇA DE CERTIFICADO, não tem motivo para a faculdade solicitar qualquer outro documento, afinal é a CERTIDÃO é o visto confere.
Não deve trancar a faculdade, continua, mas vai precisar de um advogado para mediar esta situação ou acionar a Justiça.
Posso lhe indicar um advogado, vou lhe enviar por e-mail.
abraços
Ola gostaria que me ajudasse em uma questão
Fiz supletivo em 2014 e logo ano seguinte 2015 passei vestibular e comecei a faculdade
Só que o tal supletivo sumiu, sem me da o certificado, deixou varias pessoas na mão e eu já estava na faculdade
Resolvi fazer outro supletivo mesmo estando no meio dos períodos da faculdade
Este supletivo agora me mandou tudo,já me formei e apresentei a faculdade,só que ate momento não me deram diploma estão em analise
Já tenho 1 ano de formado
Será que não podia ter feito isso?
Exemplo: Entrei na faculdade em 2015
E o diploma do supletivo só saiu em dezembro de 2016 como se eu estivesse terminado o supletivo neste ano 2016
Gostaria de saber se a faculdade não aprovará?
Pois a conflito na data que eu entrei na faculdade(2015) e a data que eu terminei conclusao do ensino medio (dezembro 2016) .
Pois preciso do diploma universitário pra renovar minha carteira do conselho
O que devo fazer?
Meu caso é dificil ?
Ajude-me!
Herberto,
A faculdade não emitirá o seu diploma porque há um conflito de datas. O Ensino Médio é pre-requisito para o ingresso no Ensino Superior e como a data do término do seu Ensino Médio será posterior a data do ingresso no Ensino Superior a faculdade não emitirá o diploma.
O que fazer?
Solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos. O CNE tem emitido pareceres favoráveis de modo que assim que o CNE emitir o parecer e publicá-lo no Diário Oficial da União a faculdade emitirá o seu diploma e se mesmo assim não o fizer caberá um mandado de segurança contra a faculdade.
Caso precise, eu presto serviço para elaborar o documento para o CNE .. o CNE demora uns 60 dias para publicar no D.O. de modo que o quanto antes você agir desta forma melhor.
Recomendo não acionar a Justiça antes de solicitar a convalidação de estudos para o CNE.
Mas , o seu novo supletivo tem que ser regular e , portanto, autorizado pela Secretaria de Educação do Estado, caso contrário, não resultará encaminhar ao CNE a solicitação de convalidação de estudos.
Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá Sônia, tenho histórico e Certificado de conclusão do ensino médio da data de março de 2012 no instituto latino de ciência e tecnologia do RJ, meu nome foi publicado no diário oficial e tudo na página descrita atrás do meu Certificado e tudo certinho.. mas agora vendo esses casos tenho medo que meu certificado tbem seja falso.. tem data de publicação do diário oficial, no verso do certificado mas não tem reconhecimento de firma do meu Certificado, apenas carimbos e assinaturas, nenhum reconhecimento de firma.. meu certificado pode ser falso??? Ainda ontem olhei no diário oficial RJ e meu nome continua publicado no Dou RJ como formanda de 2012.
Camila, boa tarde!
Difícil de opinar sem verificar a documentação!!
Firma reconhecida não quer dizer muita coisa.. o que precisa ter é o visto confere, seu nome publicado no Diário Oficial mas…. essa escola teve até certificado com nome de direção e de secretária falsos..
Se vocÊ mora no Estado de São Paulo terá problemas porque aqui as faculdades não emitem diploma de graduação com certificado desta escola , exceto se você conseguir junto ao SEEDUC uma certidão com força de certificado.
Eu recomendo que você refaça o seu Ensino Médio em um CEEJA ou prestando o Encceja.. para não ter problemas e não ter prejuízos financeiros e de tempo maiores do que já deve ter, ok?
abraços
Tenho uma dúvida, recebi meu certificado com os dados do historico escolar, não deveria ser coisas separadas? Será que é só o historico? Minha escola era particular e fechou ha 4 anos e não consigo encontrar os diretores. tem algum local onde ficam armazenados os dados das particulares? p onde vai a papelada.
Karla, quando uma escola fecha, a documentação escolar dos alunos passa para a guarda da Secretaria de Educação do seu Estado.
Você deverá verificar com a Secretaria de Educação do seu Estado, ok?
abraços
Olá professora Sonia tenho histórico e certificado de ensino médio do instituto latino de ciência e tecnologia, do ano de 2012, meu nome esta publicado no D.O Rj como formanda tudo bonitinho.. mas agora lendo suas matérias publicadas sobre escolas fraudulentas fiquei com medo do meu certificado ser falso.. tem essa possibilidade, como vou saber?? Tem a data da publicação, já consultei hoje e a publicação no diário oficial RJ continua lá, meu nome, ano de conclusão tudo certinho.. consta no verso do meu certificado data e números das folhas de publicação no diário oficial e bate exatamente com a publicação feira oficiante, mas não está reconhecido firma do certificado, há a obrigatoriedade de o certificado vir com firma reconhecida?? Estou muito apreensiva com a possibilidade de ser falso, já estou cursando ensino superior e morrendo de medo de ter que parar os estudos.. ou ser prejudicada mais a frente, estudo em São Paulo atualmente.
Daniele, infelizmente essa escola teve muitos problemas, incluindo nome e assinatura de direção e secretaria escolar em certificados falsos. Isto é, nunca a diretora e a secretaria que constam de alguns certificados trabalharam na escola..
Faculdade em São Paulo não emitirá o seu diploma com este certificado
Recomendo que refaça o Ensino Médio em um CEEJA (público e flexível) em São Paulo há vários mas recomendo o Clara Mantelli fica no Brás.
ou preste o Encceja
E depois terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Na ocasião, caso precise, me procure. Eu presto serviço de elaborar o documento de convalidação, mas cobro honorários. saranha@mpcnet.com.br
Não fique desesperada.. não precisa, basta resolver o problema com serenidade: fazer novamente o Ensino Médio em escola pública e flexível CEEJA que não será mais vítima de estelionato e depois convalidar os estudos para sanar o conflito de datas entre o término do Ensino Médio e a data de ingresso no Ensino Superior, ok?
abraços
Realizei supletivo a distância e meu certificado não tem visto confere, e nem declaração de autenticidade da secretaria de educação do estado que no caso é do Maranhão. Porém tem publicação no diário oficial que conclui o ensino médio mas mesmo assim uma instituição que estou terminando meu curso técnico quer o que disse que está faltando! O que eu devo fazer?
Junior, puxa.. você não concluiu o Ensino Médio. A publicação no Diário Oficial com certificado sem visto confere oficialmente não tem validade.
Recomendo que refaça o Ensino Médio, prestando Encceja ou CEEJA.
O que tem que ser entendido é que uma escola do Estado do Maranhão não tem autorização legal para certificar aluno de outro Estado que não seja o Maranhão. Este procedimento é ilegal por si só.
De modo que para não perder mais tempo atrás de algo que não terá solução, refaça o Ensino Médio em escola pública para não ter mais dor de cabeça.
Feito isso, certificado válido e em mãos , emitido por órgão público do seu Estado, você solicitará junto ao Conselho Estadual de Educação para convalidar os seus estudos porque haverá um conflito de datas já que para cursar o técnico é preciso antes ter cursado o Ensino Médio.
ok?
Vai lhe dar trabalho, mas resolver ,ok? Porque sem visto confere nem na Justiça … mas se quiser tentar na Justiça deverá ser na Justiça do Maranhão porque a escola está no Maranhão .. olha a dor de cabeça e a grana … então, pela minha experiência, você terá que recuar e refazer de forma correta e oficial e legal o Ensino Médio para resolver o certificado de conclusão do curso técnico.
bjs
Meu certificado de segundo grau e de supletivo emitido pelo estado, porém não possui língua estrangeira, e agora a faculdade não quer me deixar colar grau por causa disso, dizendo que e uma exigência do MEC. Isso e verdade, qual a lógica, porque não me proibiram de fazer o curso na matrícula ?
Giancarlo, hummm a sua faculdade está considerando que a sua documentação é falsa… Você precisa solicitar junto a Secretaria de Educação uma certidão com força de certificado ou um outro documento que diga para a faculdade que a Matriz Curricular exposta no seu histórico escolar é legítima.
Quem vai resolver o problema é a Secretaria de Educação do seu Estado,ok?
abraços
Bom dia, comecei a faculdade em 2018, e terminei o ensino médio no mesmo ano (EJA), mas quando retornei para buscar o certificado no ano 2020, me disseram que faltava um documento, entreguei, mas o certificado foi emitido com o ano em questão. Neste caso a Faculdade pode barrar o certificado?
Kellen, sim.. pode , daí você terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para que a faculdade , diante da permissão do CNE , emita o seu diploma de graduação.
Eu presto serviço de escrever este documento e orientar, mas cobro honorários para fazer isso.. caso precise contratar meus serviços entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Dra. bom dia, estou pra fazer um certificado por competência pelo instituto IETAAM como técnico de enfermagem,sou auxiliar a 20 anos, tenho receio de golpe,de não for aceito meu certificado, como posso saber se o instituto é sério?
Alex Alves, para ter certeza você precisa pedir informação junto a Secretaria de Educação do seu Estado que é o órgão que fiscaliza todas as escolas, ok?
abraços
Boa noite ! posso fazer a convalidação de grade voltando em outro curso ou tenho que permanecer no mesmo ?
Olá Diogo, a convalidação de estudos serve para resolver conflito de datas entre o término do Ensino Médio e a data de ingresso no Ensino Superior. Se mudar de curso terá uma outra data de ingresso e daí não tem necessidade de convalidar estudos.
O que vai fazer será aproveitamento de estudos junto da faculdade para poder usar o que já foi estudo , aproveitar o que já estudou .. mas não é convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.
ok?
abraços
Olá, preciso de ajuda em uma situação chata:
Então… Em 2016 conclui o ensino médio em uma escola pública na Bahia no colégio Estadual Luis Carlos Moreno Pereira onde o polo era em outra cidade próxima a minha (mesmo município), estudava em uma extensão desse colégio, quando recebi o meu certificado reparei que meu nome estava faltando uma letra e contia apenas o carimbo e a assinatura da diretora do polo do meu colégio, agora em 2020 quero me ingressar na universidade, só que quando fiz minha matricula no dia posterior eles me mandaram um e-mail avisando que o meu certificado foi reprovado. Como devo resolver essa situação por favor?
Bruna, somente na Secretaria de Educação do Estado da Bahia responsável pelo Colégio Estadual Luis Carlos Moreno Pereira ,ok?
abraços
Então eu fiz a EJA no Rio de janeiro em um pódio Educacional meu nome está no diário oficial e também tenho o histórico com conclusão do ensino médio ,mas não tenho o diploma e o pódio fechou por fraude …. O que eu faço para conseguir esse diploma?
Miriam, você pode solicitar ao SEEDUC que emita uma certidão com força de certificado. Você faz isso por intermédio do Fala br, mas se for do Rio de Janeiro ,em um Poupatempo.
ok?
abraços
Olá Professora tudo bem? Espero que sim.
Eu venho acompanhando as postagens e respostas na sua página. Eu estou com um impasse sobre meu certificado que, eu de boa fé à 6 anos atrás dei entrada numa Faculdade com ele e levei tudo que me pediram, certo foi? foi emitido pelo o estado de Rio de Janeiro e escola está extinta – EJA. E eu moro no Espírito Santo.
Nele veio: que autoriza pelo parecer n° tal, publicado no diário oficial em data tal, nos Termos da deliberação n° tal e tal do CEE.
Vem com: nome da Diretora, secretária ,Diretor Credenciado e inspeção Escolar – não vi carimbo da Secretaria Estadual de educação – primeiro ponto da questão.
Passaram-se 6 anos até a data de hoje dia 2 de agosto de 2020, e diante das enxurradas de reclamações que venho recebendo que, só no final do curso na hora de colar grau e certificação do Diploma, que, eles “olham novamente” e travam o aluno e não emitem o diploma.
Devido a isso, em momento algum agir de má fé e já enviei o e-mail para a Secretaria da Faculdade como um formalismo, para eles mais uma vez conferirem meu certificado. Caso eles neguem falando que não tem validade, eu agir de má fé? É da minha parte falsificação de documento? O prazo para término do curso está para ano de 2021. Estou antecipando não passar por vexame, tristeza no lugar da alegria. Cena vexatória perto de amigos e parentes.
Diante disso, lendo suas respostas dadas aos alunos que estão aflitos também, na dúvida, nas incertezas, eu mandei na página FALA BR. Todo o caso narrado e documentos. Pedindo para emitir uma certidão com força de certificado. Será que por lá tenho retorno? Eles enviam por lá? Ou, tenho que me deslocar do meu estado, gastar uma grana para eles enviarem? (Lembrando que não vou fazer isso por não ter condições para tal finalidade, já pago o PRAVALER).
Diante o exposto, a Faculdade ainda vai me retornar. Estou com muito medo claro, não agir de má fé. Mas caso eles neguem, não resta dúvidas que vou procurar meus direitos.
Agradeço pela sua colaboração Professora.
Sucesso na sua caminhada e que Deus nos abençoe com muita luz nos nossos caminhos. Que os anjos soprem nos ouvidos do pessoal da Seeduc/RJ.
Forte abraço!
Vanessa,
1) eu agir de má fé? Não. Se não comprou o certificado, não agiu de má-fé.
2) É da minha parte falsificação de documento? Não, se não falsificou.
3) Sim… A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em regra responde, mas demora.
4) No momento é melhor não ir ao Rio porque eles não estavam atendendo presencialmente. Pode ser feito o pedido também por Poupatempo. Mas tem resultado o Fala.br.
5) O que você deve pensar é que agiu de boa-fé. São milhares de pessoas que foram vítimas de processos escolares irregulares. Se a sua documentação escolar não estiver correta, terá que refazer o Ensino Médio em uma escola pública. Você pode prestar o Encceja ou buscar no Espírito Santo supletivo público e flexível para obter a conclusão do Ensino Médio de forma correta. Depois terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação, encaminhando para eles documento narrando o ocorrido e pedindo a convalidação de estudos para sanar o conflito de datas entre o término do novo Médio e a data de ingresso na faculdade e o CNE deferindo o seu pedido a faculdade emite o seu diploma de graduação.
ok?
Forte abraço e vai dar certo de um jeito ou de outro. Meus clientes todos conseguem resolver, é trabalhoso, demora um pouco mas resolve, no entanto, muitas vezes é preciso refazer o Ensino Médio, mas não perde o que estudou na faculdade, ok?
abraços e boa sorte!!
Boa noite ! Estou no último período da faculdade e descobrir que o histórico de conclusão de ensino médio que tenho é falso , eu cursei em um supletivo aqui na minha cidade Juiz de Fora Minas Gerais em 2015 mas veio em nome de uma escola do Rio de Janeiro que nunca fui na época eu debati com a mulher do supletivo e ela alegou que o polo principal era lá e eu muito inocente acreditei , e em 2016 iniciei meu curso mas agora no último período a faculdade me pede os documentos e me falam que precisam de uma publicação do diário oficial do Rio de Janeiro aí fui atrás mas não acharam meu nome lá , aí joguei o nome da escola na internet e vi que eles fizeram isso com um monte de gente o nome é instituto educacional Luminis e agora não sei o que faço estou muito chateado pois estão sendo 4 anos me matando e gastando dinheiro para pagar a faculdade sem contar condução para chegar no final e descobrir isso é muito triste !
Paulo Henrique,
Você pode cursar um supletivo em escola pública para não cair em outra armadilha…
Você pode buscar em Minas um supletivo flexível que não precisa frequentar todos os dias. Aqui em São Paulo tem chama-se CEEJA
Outra possibilidade é prestar o Encceja inscriçao em Maio e exame em Agosto.
Daí resolve um problema que é o mais importante o Ensino Médio.
Mas haverá um conflito entre a data de término do Ensino Médio e a do ingresso na faculdade, então, terá que fazer Convalidação de Estudos… junto ao Conselho Nacional de Educação…
mas cada passo de cada vez.. primeiro resolve o problema do Ensino Médio..
ok?
abraços
Sônia, bom dia.
Pesquisando pela internet, vi que você fala bastantes sobre esse tema. Gostaria de tirar uma dúvida, concluí meu ensino médio no “Centro de Formação Aplicação e Cultura”, pelo que eu pude verificar, olhando tanto a sua autorização do CEE bem como publicações no diário oficial, a escola estava com tudo ok até o final de 2013. Como me formei em setembro/2013, também estava resguardo no tocante a autorização de funcionamento. Retirei meu certificado de conclusão e diário oficial. Porém na época, n solicitei o meu histórico, e agora fiquei sabendo que a escola fechou… Vou me formar mês que vem na faculdade, e o único histórico que tenho é o que eles colocaram no certificado. Que é apenas do ensino médio, não tenho todo meu histórico em um único documento emitido por eles . Tenho de todas as escola que estudei, no ensino básico, fundamental e médio ou seja 3 históricos.
Poderia me responder, duas perguntas ?
1) Em geral faculdades podem exigir quebo histórico esteja todo concentrado em um único documento emitido pela última instituição que estudei ? Ou eles, podem e devem considerar também o meu caso, a entrega do meu histórico no caso são 3 das instituições onde cursei o ensino fundamental e medio.?
2) A Centro de Formação de Aplicação e Cultura, era uma escola autorizada, meu certificado é válido ? Vi você falando dela anteriormente. Poderia me confirmar isso ?
Joelson,
1) Não há 3 históricos escolares… há apenas 1 histórico e que traz todo a vida escolar registrada, por isso do nome.. é um documento com toda a história escola do aluno Ensino Fundamental e Médio.
Resposta Sim.
Se não há um único documento de histórico, há irregularidades.
2) Então, se você mora no Estado do Rio de Janeiro ou morou e estudou nesta escola que tinha autorização de funcionamento, o seu certificado tem o visto confere, o seu nome foi publicano no DOERJ e tem histórico escolar daí é válido. Mas se faltar algum desses itens e você mora em outro Estado, daí você terá um problema.
O que dá para fazer é solicitar para a SEEDUC uma certidão com força de certificado. A solicitação poderá ser feita por procuração mas sendo você ou um procurador tem que ir pessoalmente no Poupatempo ou em um dos locais abaixo Regional Metropolitana IV – Campo Grande – Rua Maria de Jesus Botelho, nº 100
Regional Metropolitana V – Rua Maria Luiza Reis, s/n – Parque Lafayete – Duque de Caxias
Regional Metropolitana VI – Rua Amaral, 30 – Tijuca.
Há outros…
Se você é do Estado de São Paulo, minha sugestão é refazer o Ensino Médio por intermédio do CEEJA , tem vários na capital e no interior, em escola pública, flexível, resolve rápido e daí terá o problema de conflito de datas junto a faculdade e terá que solicitar para o Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos.
ou ir até o Rio de Janeiro e fazer a solicitação do seu histórico e da certidão com força de certificado… para que faculdade paulista ou órgão público (concurso) aceite, ok?
abraços
Sônia, bom dia.
Primeiramente, obrigado pelo pronto atendimento e parabéns pelo trabalho, certamente você está fazendo diferença na vida de muitas pessoas.
Eu sou do Rio de janeiro, seguem as assinaturas que constam no meu certificado.
Publicado no DOERJ em 30/08/2013.
Emissão em 09 de setembro/2013.
Carimbo de diretor frente ( João Carlos tresse REG. 14827 )
Carimbo secretaria escolar frente ( Solange Pereira Carvalho REG. 782/99 )
Carimbo diretor verso ( João Carlos tresse REG. 14827 )
Secretaria escolar verso ( Solange Pereira Carvalho REG 782/99 )
Inspetora escola verso ( Márcia de oliveira vieira MATR. 942530-7 CR 26 metrô III )
Possuo o certificado, só que no meu caso, o histórico do ensino médio vem atrás do próprio certificado. (Será que tem problema ?)
Tenho uma amiga que cursou o ensino médio junto comigo e não teve problemas quanto a esse modelo.
Com um agravante, eu só estudei no CFAC no 2° e 3° ano. Na emissão do meu histórico, eles colocaram referência da outra escola que estudei porém não colocaram as notas. Entretanto, eu tenho o meu histórico do primeiro ano solicitando transferência. De tal forma, que para eu apresentar todo meu histórico do ensino médio para faculdade, precisarei entregar os dois.
Ainda não entreguei histórico na faculdade, com a sua experiência, você acha que isso pode ser um problema ?
Se sim, o SEEDUC emite histórico ?
Muito obrigado pela ajuda.
Abçs
Olá, se você é do Rio de Janeiro terá que solicitar para a SEEDUC emissão do histórico escolar ou uma certidão com força de certificado.
Como disse anteriormente histórico escolar é um documento que registra toda a sua história escolar, daí o nome histórico. Não há vários documentos, mas apenas um.
Mas, peça informação oficial junto a SEEDUC ou via Regional .. Metropolitana ou via Poupatempo, ok?
abraços
Sônia, boa noite.
Me senti no dever de comunicar para as pessoas que estão passando pelo mesmo problema que eu estava.
Pra aqueles que fizeram ensino médio na CFAC, ou até outras instituições. O caminho mais direto é indo pelo poupa tempo e solicitando a”Certidão com força de certificado” … Conforme orientação da Sônia, apesar de não ter tido problema com o certificado, resolvi acabar de vez com as minhas dúvidas, peguei todos os meus documentos escolares e fui até o poupa tempo e abri um processo no SEEDUC. Pessoal, dei entrada no processo dia 05/11/2019, e o despacho foi ontem e a “Certidão com força de certificado” foi emitida pelo SEEDUC. Estou muito feliz e satisfeito.
Sônia, muito obrigado pela orientação, certamente teria ficado perdido senão tivesse vistos dos seus posts na internet sobre esse temos tão delicado.
Forte abç
Joelson, obrigada por compartilhar!!
Forte abraço e sucesso!
Sônia,
Muito obrigado, amanhã mesmo estarei indo na SEEDUC que para minha sorte é bem próximo da minha casa.
Uma última pergunta, você conhece alguém que tenha conseguido recuperar o histórico e e o certificado realizando esses pedido pra SEEDUC ?
Abçs.
Joelson, não… infelizmente.
Olá! Eu terminei meu 2° grau em 2006. Em 2010, entrei na faculdade e me formei em 2014. Sendo que a escola ñ publicou o meu 2° grau no diário oficial. Não pude pegar o meu certificado da faculdade. Daí agora em 2019, eu fiz o CEJA. Gostaria de saber o que devo fazer. Pois estou sem poder exercer minha formação.
Jacqueline Gomes, você terá que solicitar para o Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos. Caso precise, eu presto serviço de escrever este documento e oriento posteriormente, mas cobro honorários. Se precisar, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Bom dia Sônia, comecei meu primeiro ano na faculdade e no meio do curso eles me disseram que meu histórico não foi aceito que precisava do meu certificado é que meu nome fosse publicado no diário oficial. Fui até o polo da minha cidade onde conclui meu ensino médio, eles me disseram que a escola onde conclui foi fechada e que iam solicitar o certificado e histórico de conclusão, só que vão me mandar o histórico como concluinte no rio de janeiro, com data diferente de quando conclui aqui e não souberam me informar nem o nome da escola do rio de janeiro. O que faço, me deram o prazo de 90 dias e já deu os 90 dias.
Oi tudo bem?fiz um supletivo em uma suposta escola em São Gonçalo que forneciam certificados do centro educacional pódio
tenho o certificado escolar e o nome publicado no diário oficial,ano passado me matriculei em uma escola técnica eles aceitaram toda a documentação fiz todo o curso mais quando fui entregar o TCC recusaram alegando que a problemas no certificado
disseram que podem até aceitar o TCC mais terei que assinar um termo de próprio punho.
já não sei o que fazer gostaria da ajuda de vcs desde já gradeço!
Robson, é preciso verificar se no verso do seu certificado de conclusão do Ensino Médio há visto confere da SEEDUC, se a data da emissão do certificado a Pódio tinha autorização de funcionar e se o seu nome foi publicado no DOERJ. Se tudo isso estiver correto daí dá para você ingressar com processo administrativo junto a SEEDUC, via Poupatempo (tem que ir ao Estado do Rio para fazer isso) e solicitar que a SEEDUC emita uma certidão com força de certificado.
Feito isso se a SEEDUC demorar muito para dar resposta você poderá acionar a Justiça. Mas para isso precisa ter todos os itens que relacionei acima corretos para ter chance de êxito.
Se , por outro lado, você não tem nada disso, daí tem que prestar o ENCEEJA ou cursar supletivo público (para não cair em uma nova armadilha) para obter um certificado válido.
Daí ainda terá problemas porque haverá um conflito de datas e poderá resolver ou via Justiça ou via Conselho de Educação do Estado da escola técnica para solicitar convalidação de estudos.
É complicado.. mas com calma vai desenrolando os nós.. ok?
abraços
Comecei fazer faculdade e meu certificado foi indeferido no final do segundo semestre, o mesmo não tinha reconhecimento pelo MEC, posso fazer o ejá e voltar fazendo o aproveitamento das grades que já cursei ou tenho que voltar da estaca zero?
Diogo, pode sim… mas se você é do Estado de São Paulo faça CEEJA em escola pública porque é flexível, não precisa frequentar e é bem rápido..
Mas depois.. terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos para que a faculdade emita o seu diploma.
Demora mas dá certo, pelo menos os meus clientes tem feito desta forma e tem resolvido.
ok?
Caso precise eu presto serviço de elaborar o documento para o Conselho Nacional de Educação com fundamentação legal, mas cobro honorários caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Ola, preciso de ajuda em uma situação:
Em 2007 conclui o ensino médio em Curitiba, pagando 6 parcelas de 150,00 na época. Eu estudava pela apostila e depois só ia fazer a prova (uma única prova).
No ano passado ingressei na faculdade de Comercio Exterior pelo Senac, e para minha surpresa hoje no penúltimo semestre do curso recebo um email pedindo a copia do Diario oficial, fui em busca e imagine minha cara quando não encontrei.
Anexo segue meu “certificado”, mesmo tendo feito em Curitiba ele é todo do Rio de Janeiro Niteroi.
Minhas duvidas, consigo que o Estado do RJ valide meu certificado?
Se eu trancar a faculdade esse fim de ano, faltando somente o ultimo semestre, concluir o ensino médio pelo ENCCEJA ano que vem, tendo o certificado na mão a faculdade Senac pode me deixar finalizar meu curso mesmo tendo estudado os 3 primeiros semestres com certificado invalido?
Preciso tanto de orientação, estou muito frustrada , em desespero pois não queria interromper meu cusro faltando tão pouco para me formar.
No certificado não fala nada de eu ter feito no Paraná, se eu alegar que cursei em Niteroi dentro do endereço onde estava estabelecida a instituição será que o Estado do Rio acolhe e valida?
Instituição de ensino Portinari, é o nome da instituição que esta tentando acabar com meus sonhos .
Lilian,
Sim, você deve prestar o ENCCEJA em 2020 ou cursar aí no Paraná Supletivo PÚBLICO (único confiável) muitas veze são flexíveis, deve buscar informação junto a Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
Tanto o ENCCEJA ou o CEJA irão lhe conferir um certificado válido.
Mas o problema não termina porque haverá um conflito de datas entre a data do término do Ensino Médio e a data de ingresso na faculdade Senac.
A previsão legal é que Ensino Médio é pre-requisito para o Ensino Superior. Então, o Senac não vai querer emitir o diploma mesmo que você apresente o certificado válido conquistado em institucional escolar pública no Paraná.
O que fazer? Você vai solicitar primeiro para o Senac Convalidação de Estudos e se mesmo assim o Senac não emitir o diploma, apelar ao Conselho Nacional de Educação solicitando Convalidação de Estudos.
Em Geral o CNE confere Parecer favorável, mas leva alguns meses para obter a resposta.
Se o Senac não implicar, você poderá finalizar o curso e ao mesmo tempo providenciando um certificado de conclusão de Ensino Médio válido (cuidado, qualquer supletivo particular é suspeito, de modo que recomendo instituição pública)
E depois com o novo certificado em mãos, você poderá solicitar a Convalidação de Estudos.
Eu presto serviço de elaborar o documento fundamentado na legislação. Na ocasião se quiser poderá contratar meus serviços. Cobro honorários para isso , valor de mercado do Estado de São Paulo.
Mas você mesma poderá escrever o documento.
Quanto ao certificado que você já tem… Você vai precisar que alguém verifique para você (pode ser advogada que entende de Direito Educacional, ou eu mesma) os seus documentos para saber se estes tem validade mesmo que no Estado do Rio de Janeiro.
Esta escola Portinari foi outra Joan Miró.. há muitas irregularidades. Se o seu documento (se você morasse no Rio de Janeiro) estiver dentro de condições legais, você poderá solicitar judicialmente no Estado do Rio de Janeiro que a SEEDUC emita uma certidão com força de certificado para validar mais uma vez o seu certificado.
Em geral instituições do Paraná não aceitam mais certificados do Estado do Rio de Janeiro.. principalmente desta escola que já foi objeto de Parecer do Conselho de Educação do Estado do Paraná que não reconhece estes certificados..
De modo que o melhor caminho para você , a meu ver, é refazer o Ensino Médio ou via Encceja ou CEJA em escola pública paranaense de supletivo , deve ter flexível, isto é, que não precisa frequentar.
ok?
abraços
Minha pergunta é a seguinte. Quando vc ingressa numa faculdade eles te pedem tds os documentos, inclusive o diploma do ensino fundamental e médio, se vc é aceito como eles vão te barrar no final da formação? O certo era para a faculdade descartar o aluno no início e não no final, como fazer caso isso aconteça?
Jovelino,
O problema é que quando recebem os documentos escolares de boa-fé, acreditam que os documentos escolares são regulares, verdadeiros.
Eles pegam os documentos e coloca no prontuário do aluno. Quando estiver no momento de emitir o diploma, pegam o prontuário e daí vão analisar os documentos, daí encontram certificados falsificados, irregulares e não podem emitir o diploma.
Se por um lado deveriam analisar logo no ato da matrícula, por outro, por boa-fé aceitam e isso prejudica uma ação judicial contra a faculdade , porque a faculdade poderá alegar que o aluno usou de má-fé ao apresentar documentação fraudulenta o que é crime.
ok?
abraços
Olá, sou o Michel!
Eu fiz supletivo em uma escola do Rio de Janeiro, porém descobri que a escola atuava de forma irregular após eu entrar na faculdade.
Com esta informação eu fiz o ENCCEJA após minha colação de grau, mas eu ainda não levei este novo certificado na faculdade, eu não sei nem como proceder…
Michel,
1) Você leva o novo certificado na faculdade e explica o que ocorreu.
2) Vai dar problema em função do conflito de data entre o término do Ensino Médio e o ingresso da faculdade
3) Daí você terá que solicitar Convalidação de Estudos dentro da faculdade e se mesmo assim a faculdade não emitir o diploma , você terá que buscar a solução junto ao Conselho Nacional de Educação.
Eu presto serviço de escrever o documento mas cobro honorários, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços