Tenho atuado junto a casos de ex-alunos do Ensino Médio que descobrem que foram enganados e que o certificado que eles receberam não foi emitido pela escola supletivo que frequentaram e , em geral, são de escolas do Rio de Janeiro que foram cassadas e não possuíam autorização de funcionamento pela Secretarias de Educação dos demais Estados.
É um momento muito frustrante para o aluno que já está na faculdade ou que pretende prestar um concurso saber que o seu certificado não vale nada e que foi enganado.
Nem todo caso é possível seguir para a Justiça, e quando isso não é possível, o melhor caminho e começar de novo e de um jeito certo, por isso tenho recomendado fazer o CEEJA – supletivo público e flexível , porque em pouco tempo resolve-se o problema. Outra possibilidade é fazer o ENCEEJA – Exame Nacional de Certificado de Educação de Jovens e Adultos, já que o ENEM não mais certifica.
Enfim, segue um testemunho de uma leitora deste blog e que conseguiu obter um certificado válido para não ter mais dores de cabeça:
“Há um tempo atrás deixei aqui minha dúvida em relação ao meu caso e, como muitos, eu conclui o Ensino Médio à distancia. Me matriculei em uma escola do mesmo Estado, mas quando meu certificado chegou percebi que era do Rio de Janeiro, eu moro em São Paulo.
Entrei na faculdade e não tive nenhum problema com o certificado, porém sempre fiquei com essa dúvida se meu certificado era verdadeiro ou não. Encontrei esse site e segui exatamente o que foi sugerido.
Consegui concluir o Ensino Médio, parcialmente pelo Enem e o restante pelo CEEJA e hoje estou me matriculando novamente na faculdade, agora com a tranquilidade de saber que não terei problemas futuros.Perdi um tempo, pois tranquei minha matricula e resolvi começar novamente, mas não me arrependo.
Só tenho a agradecer a toda equipe. (Angélica)”
Boa noite, terminei o segundo grau e nunca peguei o diploma. Quando fui pegar a escola tinha sumido sem deixar rastro. Aí fiz o supletivo em 2020 . Só que entrei na facul no exterior e agora estou no 7 período a data não bate o que fazer.
Thiago, não sei lhe dizer a respeito porque quando se trata de Ensino Superior no Exterior dependerá do país e cada um tem uma regra que desconheço.
Vou ficar lhe devendo essa..
abraços
Olá sara boa noite , eu conclui o ensino médio pelo andreas brunner em 2012 a distância no Rio de Janeiro tenho histórico e a publicação do diário oficial porém preciso do certificado mais a escola está estinta o que eu devo fazer ? Obrigada
Valeria, poxa.. difícil ..
Você poderá solicitar junto a SEEDUC uma certidão de escolaridade porque sendo a escola extinta não há mais como conseguir o certificado.
Para fazer isso acesse o site da Ouvidoria https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f – tem que fazer cadastro. Feito, clique em Solicitação.
Depois coloque Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC – e que você quer certidão com força de certificado ou certidão de escolaridade – dê os dados para que a SEEDUC possa encontrar o seu prontuário de aluno junto aos arquivos da escola extinta.
Se você for do Estado de São Paulo recomendo que refaça o Ensino Médio por meio do CEEJA ou preste em 2022 o Encceja.
ok?
abraços
Olá, bom dia ! Estou com dúvidas. Fiz o meu 1, 2 e 3 ano em escola privada, porém nao conclui o 3 ano por lá, fui reprovada por 4 matérias. Então fiz o CEEJA, onde obtive meu certificado de conclusão, gostaria de saber se eu tenho direito a cotas e também ao ProUni??
Larissa, bom dia,
Não há uma obrigatoriedade legal da faculdade ou universidade aceitar sistema de cotas ou o PROUNI.
De modo que você terá que solicitar essa informação junto a cada faculdade ou universidade que você pretenda estudar, ok? Elas poderão contar com o sistema de cotas ou não e o PROUNI ou não, elas tem o direito de adotar esses sistemas ou não adotar,ok?
abraços
Boa noite Sonia! Estou com um enorme problema… eu conclui o ensino médio pelo eja (pelo menos achava que era) , consegui o certificado normalmente e tudo certo. Agora indo pro 6º período de faculdade me falaram que meu diploma não é válido e que eu tenho que trancar a matrícula, que não posso continuar cursando com o diploma inválido! Mas o maior problema não é esse! Eu sou bolsista 100% do prouni e corro o risco de perder minha bolsa, fora que já estou até organizando formatura, não vou formar com a minha turma se eu não resolver e minhas aulas começaram hoje! Eu fui até um advogado mas ele me disse que não pode entrar com um mandato de segurança porque não tenho provas que fui enganada, que o juiz poderia me incriminar! fiquei até pasma com a resposta dele! Como se ele não acreditasse em mim! O que fazer?? Ficaria muito feliz se tivesse uma resposta sua! Obrigada
Geovanna, sim, o advogado tem razão.. o caminho não é esse..
O problema não é acreditar, o problema é de fato provar que você usou de boa-fé.. já fiz essa mesma pergunta para um professor meu de Penal e ele disse que era melhor não resolver o problema acionando a faculdade.
A faculdade alegará que ela usou de boa-fé e você de má-fé que apresentou documentação irregular ou falsa…
Infelizmente o seu caso não é o único. São centenas de jovens que caíram em uma arapuca de “escolas” e são vítimas … mas se o documento escolar é irregular ou falso não houve conclusão do Ensino Médio, de modo que terá que refazê-lo
Sei que é duro saber isso, mas é o caminho melhor a ser feito .. exceto se a documentação escolar for válida .. daí dá para acionar a Justiça, mas não contra a faculdade .. mas depende de onde estudou..
O caminho promissor é refazer o Ensino Médio via CEEJA. Em São Paulo recomendo a Clara Mantelli porque é público, gratuito e flexível, não precisa frequentar, basta agendar as avaliações e depois com o novo certificado válido em mãos terá que solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação em função do conflito de datas que será gerado.
Dá trabalho, mas resolve…
Eu presto serviço de analisar a documentação escolar para verificar se cabe outra solução, mas cobro honorários e também presto serviço para elaborar o documento para o Conselho Nacional de Educação, mas também cobro honorários. Caso queira contratar meus serviços entre em contato: saranha@mpcnet.com.br ou sonia@centrodestudos.com.br
ok?
Conclui minha graduação agora em 2020. Contudo, nesse mesmo período, pensando que estava correta as informações repassadas pela instituição em que estudei o ensino médio, descobri que não havia concluído o 3º ano. Aproveitei, corri atrás e fiz o EJA à distância pela escola do Rio Grande do Sul. Pesquisei e vi que essa escolha tem autorização para oferta de curso pelo https://www.ceed.rs.gov.br/inicial. Conclui o EJA, recebi o certificado e o histórico, nos mesmos há Qrcode para verificação da autenticidade e validade do certificado. Entreguei o diploma e o histórico, e a faculdade não questionou. Sou de BSB. Posso ficar tranquilo quanto a isso? A Faculdade tem o prazo de 60 dias para emissão do diploma.
Entrei em contato com a CEED que respondeu:
Prezado,
Ao cumprimentá-lo, e em atenção ao seu e-mail, informo-lhe que uma vez estando a Escola credenciada e autorizada a oferecer o curso pelo órgão competente, no caso este Conselho, a Escola tem a competência para certificar e emtir o documento que têm vaidade nacional, possibilitando o ingresso no ensino superior.
Vi que, conforme orientações repassadas, há uma necessidade de convalidação dos estudos?
Como fazer? A elaboração do documento é enviada pelo próprio site?
Poderia me passar seu contato?
O valor para isso é alto?
Luis,
Se a escola é de fato autorizada, você deve elaborar documento e encaminhar para o Conselho Nacional de Educação, depois que eles publicarem Parecer favorável no D.O.U – Diário Oficial da União você leva na faculdade e a faculdade emitirá o seu diploma.
Presto serviço de elaborar o documento e orientar o processo. Caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br ou saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá Sonia,
Me graduei agora no começo do ano. E o meu certificado do ensino médio não é válido, fiz a distância e procurei saber na prefeitura da cidade se era legal, e obtive a resposta que o certificado não é válido. Agora fiz o Eja e conclui o ensino médio. Teria como fazer uma convalidação do ensino médio para poder aproveitar a graduação?
Michael, tranquilo…
Você elabora documento para o Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos. Envia anexado cópia do certificado de conclusão Ensino Médio feito pelo EJA , cópia do histórico acadêmico da sua graduação e aguarda uns 40 a 50 dias para ter um parecer favorável do CNE.
O CNE sendo favorável ao seu pedido irá publicar no Diário Oficial da União e você leva na faculdade e a faculdade emitirá o seu diploma, ok?
Eu presto serviço para elaborar o documento, mas cobro honorários pelo serviço. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Prezada sônia!
Me chamo Ana silva sou de minas e atualmente cursando faculdade,fiz supletivo em 2001 e com meu certificado fiz vários outros cursos,atualmente com um problema e graça as minhas pesquisas no google encontrei você.
Pedi para uma prima que é diretora para verificar o meu certificado e para minha surpresa não consta como concluinte,
fiquei desesperada pois já estou prestes a me formar.A faculdade não verifica esses documentos no ato da matrícula?
E como proceder nesse caso,devo parar,começar novamente a estudar e voltar do zero?Ou posso fazer o enceja e começar de onde parei?
Desde de já agradeço.
Att;Ana silva
Ana Silva,
Respondendo:
1) A faculdade não verifica esses documentos no ato da matrícula? Deveria mas muitas faculdades privadas não verificam e só irão analisá-los no momento da emissão do diploma e se encontrarem irregularidades não emitem o diploma.
2) Pode fazer Encceja ou se for do Estado de São Paulo pode fazer também CEEJA. Outros Estados também oferecem programas de Ensino Médio mais facilitados para os alunos. Verificar.
3) Continua a faculdade e concomitantemente faça CEEJA ou preste Encceja. Quando obtiver um certificado válido se possível emitido por escola pública (porque a maioria das particulares tem irregularidades) você terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para que a sua faculdade diante do deferimento do CNE emita o diploma mesmo com o conflito de datas do término do Ensino Médio e do ingresso no Ensino Superior.
Não perde nada do que estudou na graduação, mas terá que refazer o Ensino Médio, ok?
Caso precise, presto serviço de elaborar o documento para o Conselho Nacional de Educação quando necessitar solicitar a convalidação, mas cobro honorários. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Obrigada sônia!
Voçê é um anjo!
Assim q concluir o ensino médio entrarei em contato com você.
Buscarei uma escola particular devido a data do enceja,aqui em BH tem um curso pré puc que é seguro.
Que DEUS abençoe sempre você.
Gratidão
Ana Silva obrigada e desejo-lhe êxito!!
Boa tarde , vc conseguiu resolver o seu problema ?
Sonia, Bom dia!
Eu tenho o histórico e o certificado emitido pela “EPEC” dizendo que minha conclusão foi em 28 de Julho de 2009, está com carimbo do inspetor escolar e tem essa sigla CRRMX, no histórico consta que terminei o 1º 2º 3º via EJA.
Sonia atualmente estou terminado meu curso tecnólogo aqui no Paraná ,porém estou preocupado, pois conforme tenho lido aqui meu certificado pode ser inválido? Como eu devo proceder, há alguma maneira de me precaver? Morando aqui no Paraná eu posso solicitar uma confirmação do SEEDUC ?
Desde já agradeco seu contato.
Maicon, sim, mas terá que ir até o Rio de Janeiro no Poupatempo ou na SEEDUC e solicitar averiguação .. demora muito para darem a resposta… este é o problema.
Outra possibilidade é deixar de lado este certificado e cursar outro público EJA ou prestar Enceeja e obtendo um certificado no Paraná de forma correta. Daí terá o problema de conflito de datas de ingresso na graduação e término do Ensino Médio e para resolver terá que buscar o Conselho Nacional de Educação.
Eu escrevo o documento para o Conselho Nacional mas cobro honorários para fazer isso..caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br , mas somente quando resolver primeiro o problema do certificado válido e feito em escola pública. Nunca mais faça em escola particular porque a maioria são fajutas, ok?
abraços
Boa noite!! Sônia meu caso é o seguinte terminei meu ensino médio em 2004 peguei meu diploma, até aí tudo bem em 2014 passei em um concurso público e então precisei abrir um processo na seeduc, pois meu diploma não tinha o carimbo e a assinatutara da inspetora de educacão. Pronto resolvido isso e com o diploma carimbado e assinado pela inspetora precisei pegar o diario oficial e percebi que tem uma letra errada no meu nome, oque fazer?
Emmanuel pode não ter problema nenhum, mas se precisar fazer a correção terá que fazer todo o processo novamente junto a SEEDUC, ok?
abraços
Boa noite, minha situação é a seguinte. Cursei a faculdade e agora chego ao fim inclusive no sistema consto como formada com todas as notas, TCC e horas complementares ok. Me pediram toda a documentação novamente e por isso precisei da segunda via do certificado de conclusão de ensino médio. Fui atrás e fiquei sabendo que meu diploma era falso, pois eu não havia registro na instituição que é pública (em 2008 eu fiz a distância e paguei por isso), me instruíram a realizar novamente a prova. Assim eu fiz, pelo exame de banca em MG e enviei para a faculdade. Recebo agora um documento do reitor da faculdade onde diz que tudo o que cursei foi cancelado pois não entreguei documento de conclusão de ensino médio no ato da matrícula e que foi confirmado depois que eu não teria concluído o ensino médio. Gostaria de saber qual a melhor forma de resolver isso e qual as chances de conseguir meu diploma. Grato.
Jonathas,
O que é exame de banca?
Bem, você precisa fazer o Ensino Médio. Feito o Ensino Médio por EJA (supletivo em escola pública) ou prestando o Enceeja, você poderá encaminhar o certificado válido de conclusão do Ensino Médio e solicitar convalidação de estudos.
Se mesmo assim a faculdade não aceitar, saídas:
1) Encaminhar para o Conselho Nacional de Educação visando a Convalidação de Estudos para que a faculdade emita o diploma
2) Acionar a Justiça visando que o juiz exija da faculdade a emissão do diploma.
Eu presto serviço de escrever o documento desde que tenha em mãos o certificado de conclusão do Ensino Médio novo, mas cobro honorários, se precisar, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá, me ajude por favor.
Sou do Rj e no ano de 2014 fiz meu ensino médio no colégio Cefac , tive meu nome publicado no diário oficial em 02 de fevereiro de 2015, tenho certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar carimbados por inspetora escolar, secretaria escolar e diretor escolar, e tenho a divulgação do diário oficial, estou na faculdade no 6 período de fisioterapia e descobri que a escola Cefac em Madureira onde fiz o ensino médio foi fechada por fraude, em setembro de 2018 e agora? Será que meus documentos escolares são válidos? Já estou no 6 período em uma faculdade particular e já estou até pagando formatura.
Fui na secretaria de educação do Rj e cada funcionária me deu uma informação diferente, uma disse que pelo ano que me formei no Cefac meu diploma tem validade, outra disse que independente do ano da conclusão meu diploma não tem validade e que tenho que aguardar pq o Cefac está recorrendo na justiça. Eu não sei o que fazer, estou desesperada, pago a faculdade com tanta dificuldade e agora estou com medo de todo esse tempo cursando a faculdade tenho sido atoa.
Será que posso colocar na justiça ou espero a faculdade me questionar?
Ou será que pelo ano de conclusão do ensino médio 2014/2015 realmente tem validade ?
Me oriente por favor. Desde já muito obrigada, Deus te abençoe.
Damariz,
1) Vá em um PoupaTempo e abra um processo administrativo junto ao SEEDUC para que este verifique o caso e emita uma certidão com força de certificado.
2) Somente com o protocolo junto ao SEEDUC depois de no mínimo 45 dias sem resposta é que é possível acionar a Justiça se tudo estiver ok como você relata.
3) Mas de qualquer forma você deve aguardar o pronunciamento da faculdade para acionar a Justiça. Mas acione a SEEDUC via Poupatempo ,você ganha tempo se for precisar.
4) O Colégio CFAC foi credenciado em 2008 com validade de 5 anos, segundo o PARECER CEE N o 115/2008. Então, o credenciamento havia se esgotado quando você concluiu em 2014…. Se o CEFAC não foi recredenciado.. então o seu caso fica mais difícil…
ok?
abraços
Estou no mesmo problema com o colégio cefac em Madureira, não sei o q fazer
Sérgio, quem é responsável por escola extinta no Rio de Janeiro é a SEEDUC.
Siga as orientações: https://sites.google.com/educa.rj.gov.br/transparenciaseeduc/institucional/perguntas-frequentes
ok?
abraços