Recebo centenas de pedidos de ajuda com relação a certificados escolares inválidos.
E por que são inválidos os certificados?
Porque foram expedidos por escolas não autorizadas a funcionar pelo Poder Público, neste caso, representado pelas Secretarias de Educação dos Estados.
Pode ter um prédio com cartaz na fachada informando que se trata de um Supletivo , pode ter uma recepcionista dizendo que ao fazer as avaliações em três meses conseguirá o certificado de conclusão do ensino médio . Pode até fornecer o certificado em papel, assinado por uma diretora e com a publicação no Diário Oficial.
Nada disso tem valor se não tiver autorização dada por intermédio de um Parecer ou Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado que é um órgão de apoio da Secretaria de Educação .
Atenção: nada tem a ver com o MEC ! Se disserem que a tal “escola” é autorizada pelo MEC, fujam!! O MEC é responsável por criar políticas e pela supervisão do Ensino Superior. Ensino Médio é de responsabilidade das Secretaria de Educação dos Estados, ok?
Então, se não há autorização , não há certificado válido e não havendo certificado válido, não há conclusão do ensino médio.
É preciso entender isso.
De modo que antes que você acredite em milagres pedagógicos você deve conferir se aquela portinha é de fato uma escola e para fazer isso você deve pedir informação junto a Secretaria de Educação do seu Estado.
Se você for do Estado de São Paulo tem que entrar em contato com a Diretoria de Ensino Regional de sua cidade ou do bairro que a portinha está localizada.
Sem esta conferência, eu lhe recomendo fazer sempre o CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos em escola pública, gratuita e flexível para não cair em nenhum tipo de armadilha.
Mas se você já caiu na arapuca da portinha e precisa de ajuda, faça o seu comentário abaixo (clique em Deixe a sua pergunta) para que eu possa ajudá-lo buscando informação para você e lhe orientando entre em contato, mas alerto que daí cobro honorários, ok? saranha@mpcnet.com.br ou sonia@centrodestudos.com.br
MARCELO pergunta:
agosto 16, 2016 @ 21:35
olá
entrei em umas das portinha que a Sra mencionou, meu histórico escolar foi perdido, então me dirigi até a Diretoria de Ensino da minha região para pedir outra cópia pois a escola estadual havia fechado então ela me perguntou ; o porque eu precisava do histórico ai falei que era para um curso que eu ia iniciar para eliminação de matéria do ensino médio, ai veio a bomba ela me falou para cair fora pois o certificado vinha do rio de janeiro e não teria valia aqui em São Paulo pelo fato de não ter GDAE,MAS A ESCOLA OU; PORTINHA DISSE QUE REALMENTE NÃO TEM PELO FATO DE VIR DE FORA DO ESTADO. QUERIA SABER SE REALMENTE ESSA LEI EXISTE E QUERIA SER PAUTADO NA LEI. OBRIGADO.
Sônia R. Aranha responde:
agosto 25, 2016 @ 1:03
Marcelo,
O Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo tem que autorizar as escolas de qualquer outro Estado para aqui oferecer estudos por intermédio de polo. Se a escola de fora do Estado não tiver autorização não pode certificar alunos paulistas.
Gennefen Wasten pergunta:
setembro 2, 2016 @ 1:49
Boa noite Sônia.
Sou de Belo Horizonte
fiz um supletivo desse a distância na Futura, como faço pra saber se é válido? Fiz pesquisas sobre o Centro Educacional e alguns sites informa normalidade e um ou outro não. Só há irregularidade em SP e DF.
Sônia R. Aranha responde:
setembro 5, 2016 @ 6:16
Gennefen, precisa analisar a sua documentação escolar porque depende se a data que você cursou e da emissão do seu certificado a escola estava ativa. Além disso, é preciso saber se consta visto confere e se o seu nome foi publicado no DOERJ. Se tudo isso estiver correto a priori você concluiu o Ensino Médio, mas no Estado de Minas Gerais nem sempre a faculdade aceitará um Ensino Médio cursado na modalidade a distância. Muitas vezes a faculdade para evitar fraude solicita que a SEEDUC emita uma certidão com força de certificado.. Daí você terá que fazer a solicitação pelo Fala br e fazer a solicitação para a SEEDUC https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx
Abraços
SAYONARA pergunta:
outubro 20, 2016 @ 1:48
Boa noite Sônia, fiz meu Ensino Médio aqui na minha cidade através de uma tal de PET cursos que era filiada ao CEDUC de Cuiabá, e descobri agora que essa instituição fazia parte de uma organização que vendia diplomas falsos, houve até uma grande operação policial divulgada na imprensa. O problema que eu uma vez por semana eu tinha que ir para assistir aula com professor e responder chamada, uma vez por mês tinha prova,etc tínhamos apostila e material de ensino que por sinal foi comprado na época da matricula, e pagávamos mensalidade de 200 reais mês e teve a duração de 12 meses, agora vim saber que outros colegas que tentaram ingressar em universidades ou faculdades foram surpreendidos com a exigência de veracidade do certificado, e aíi eles não conseguiram mais contato com o tal CEDUC, minha pergunta é, existe alguma possibilidade deste meu certificado não ser falso, e se for, eu tenho alguma chance de conseguir através de advogado conseguir a validação deste
Sônia R. Aranha responde:
outubro 20, 2016 @ 3:52
Sayonara, para você saber terá que investigar:
1) A PET curso era uma escola com autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso? Se a escola tinha autorização na data que emitiu o seu certificado então tem validade ou dá para brigar na Justiça. Se não tinha o documento não é válido.
2) O certificado tem que ter o visto confere (carimbo e assinatura) da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Se tiver o certificado é válido ,caso contrário não é.
3) Você deve fazer o levantamento junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso para saber se há algum Parecer que credenciou a escola.
Ou a escola tinha autorização e perdeu ou nunca teve.
Se ela tinha e perdeu dá para brigar dependendo da data do certificado e o encerramento das atividades
Se ela nunca teve não há como brigar na Justiça para regularizar a situação.
ok?
abraços
Karla Almeida pergunta:
dezembro 13, 2016 @ 15:07
Boa tarde Sônia !
Sempre leio o seu site e já tirei várias dúvidas! Excelente!
Gostaria de uma informação, é permitida a escola reter histórico escolar por falta de pagamento?
Queria fazer um pedido desse histórico com requerimento, pois eles falaram que não seria necessário e agora não querem entregar o histórico.
Você teria um modelo desse requerimento para me enviar?
Sônia R. Aranha responde:
dezembro 14, 2016 @ 1:17
Karla ,obrigada!!
Não, não é permitida Lei federal n.9870/99
Art. 6o São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.
Não tenho modelo de requerimento..
Mas é simples
Coloque seu nome, residência, CPF e diga quer o requerimento segundo a lei federal n.9870/99 artigo 6o.
Pronto.. ok?
abraços
Karla Almeida pergunta:
dezembro 13, 2016 @ 15:16
Boa tarde Sônia !
Gostaria de uma informação, é permitida a escola reter histórico escolar por falta de pagamento?
Obrigada
Sônia R. Aranha responde:
dezembro 14, 2016 @ 1:15
Karla, não , não é.
Lei federal n.9870/99, artigo Art. 6o São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.
Denuncie junto ao PROCON, ok?
abraços
Andréia pergunta:
janeiro 12, 2017 @ 21:34
Olá. Eu cai na arapuca como diz acima, só que tem um porém fiz vestibular passei, ingressei na faculdade( como eles podem ter aceito meu diploma FALSO) descobri isso a poucos dias em uma conversa informal com uma colega advogada. Resumindo que eu faço agora Ainda não falei nada com a faculdade. Estou no terceiro período de administração. Ajudaaa
Sônia R. Aranha comenta:
janeiro 21, 2017 @ 22:37
Andreia… terá que resolver isso.. se não fizer a faculdade não emitirá o diploma.
Conheço caso que a aluna tem registro na OAB e não consegue pegar o diploma e está resolvendo na Justiça.. ainda não finalizou o processo.
De modo que recomendo que resolva isso o mais rápido possível. Posso lhe indicar advogada que atua nesse tipo de causa, ok? Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br ou saranha@mpcnet.com.br
abraços
Rita de Cássia Caetano pergunta:
Janeiro 18, 2017 @ 18:53
Boa tarde Sônia terminei o ensino médio a distancia pelo centro educacional pódio de Nova Iguaçu em 2015 e até hoje não consegui meu certificado fiquei sabendo que a escola teve alguns problemas depois que terminei mais ainda vejo que ela esta credenciada pelo conselho estadual mesmo assim estou preocupada hj não fico mais no Rio de Janeiro por isso tenho dificuldades de ir até a escola gostaria de uma informação vc poderia me ajudar desde já obrigada
Sônia R. Aranha responde:
janeiro 20, 2017 @ 4:25
Rita de Cássia Caetano
O Colégio Pódio alegava que o problema é com a SEEDUC que não está emitindo o visto-confere..
Então, acho que seria viável impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC para que libere o seu certificado.
Você poderá buscar a Defensoria Pública ou constituir um advogado.
Caso precise posso lhe indicar uma da cidade do Rio de Janeiro. Entre em contato caso queira: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Helen Carol pergunte:
março 31, 2017 @ 15:10
Boa tarde Sônia terminei ensino médio a distância em 2013 só que ao terminar eles só entregaram o histórico, mas nada pediram para que entra se com um processo pelo Poupatempo escolas extintas pra pegar meu certificado estou a 4 anos esperando e até hoje não ficou pronto o que devo fazer me ajuda
Sônia R. Aranha responde:
março 31, 2017 @ 18:48
Helen, olha, você pode tentar na Justiça dependendo do caso, porque nem todo caso tem como acionar judicialmente o problema, já que nem o certificado você tem… ou fazer CEEJA – Educação de Jovens e Adultos e resolver isso bem rápido.
Com 4 anos de espera, sem chance de conseguir sem colocar a mão no bolso e constituir um advogado ou deixar prá lá e começar novamente.
Infelizmente.
Edson pergunta:
abril 27, 2017 @ 15:02
Oi Sônia Bom dia!
Eu fiz o ensino médio pela extensão na cidade onde moro, JF MG, já peguei o meu histórico e certificado, que veio pela escola instituto Luminis do Rio de Janeiro, a escola é credenciada pela secretaria de educação do RJ, inclusive publica os nomes no diário Oficial, a ultima publicação foi agora dia 20/04/17. Os meus documentos saiu com a data de 23/06/2016 e até agora não me enviaram o diploma e nem publicaram o meu nome no diário oficial ainda, já liguei para o colégio e eles estão me enrolando liguei para secretaria, me informaram que é responsabilidade da escola.
O que devo fazer? Qual caminho tomar? Estou ingressado na faculdade e eles estão cobrando está publicação.
me ajude por favor..
Sônia R. Aranha responde:
abril 27, 2017 @ 17:28
Edson, a SEEDUC é responsável para dar o visto confere.. se a escola é legalizada e não está fornecendo o certificado pode ser que a SEEDUC ainda não deu o visto e sem visto o certificado não vale.
Eu recomendaria que constitua advogado para notificar a escola e se for o caso impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC que é o jeito dela acelerar o processo.
Caso queira posso lhe indicar advogada do Rio de Janeiro que atua neste tipo de caso, ok? abraços
Selma pergunta:
maio 5, 2017 @ 3:14
Olá!
Boa noite
tenho uma duvida que está me desesperando. Tenho um filho que vai fazer 7 anos agora mesmo, em Maio.
Não está na escola, por diversos problemas particulares nossos, mas eu estava desatualizada quanto as diretrizes tomadas pelo Ministério da educação, relacionadas à obrigatoriedade de matricula.
Ele ja sabe ler, estuda em casa, tem seus livros e cadernos. Optamos por nao matriculá-lo numa pré escola.
Ele iria ingressar na escola no primeiro ano do esnino fundamental.
Achei que a idade de matrícula no primeiro ano era de sete anos, e não seis como soube. Ou 4 na pré escola.
Não somos pais relapsos, fazemos de tudo por nosso filho, mas fomos atravessados por alguns problemas de ordem financeira e de saúde.
Quando estava procurando escolas aqui, e soube que há previsão até de multa para pais que não matricularem seus filhos aos 4 anos, quase passei mal. Estou tão preocupada com isto!
E agora? O que pode acontecer? Posso matriculá-lo normalmente?
Sônia R. Aranha responde:
maio 8, 2017 @ 21:22
Selma… problemas… mas (Resposta dada em 2017… hoje em 2021 houveram mudanças. A data-corte considerada pelo STF como constitucional e repercussão geral 31/03)
1) Existe uma data-corte e dependendo do município é 31/03, se for escola pública ou 30/06 se for escola particular em alguns Estados.. enfim..
2) O seu filho em 2017 tinha 5 anos a fazer 6 anos, então, dependendo da data-corte do seu município e Estado e da data de nascimento ele não poderia seguir para o 1o ano em 2017.
3) De modo que ainda está em tempo de você fazer a matrícula dele no 1o ano do ensino fundamental em escola pública, por exemplo.
4) No Brasil não há a modalidade de homeschooling como existe nos Estados Unidos. Então, é proibido por lei ensinar em casa. Exceto se ninguém denunciar e se denunciar, você tiver meios para brigar na Justiça.
1) A lei federal n.12.796/2013 diz que a obrigatoriedade de ir para a escola é aos 4 anos até 17 anos.
“Art. 4o I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:
2) Aos 6 anos deve cursar o 1o ano do ensino fundamental conforme determina a Resolução CNE/CBE n.07/2010
3) Então, recomendo que faça a matrícula dele ainda neste ano no 1o ano em escola pública.
Este é um problema porque os responsáveis legais se forem denunciados ao Conselho Tutelar poderão sofrer
O que é o abandono intelectual para o direito penal?
O abandono intelectual, segundo o Código Penal Brasileiro, é um crime cometido pelos pais que deixarem de proporcionar aos seus filhos à instrução primária, ou seja, acontece quando os pais não matriculam os filhos, na idade escolar, nos estabelecimentos de ensino da rede pública ou da rede particular.
Abandono Intelectual
“Art. 246. Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar:
Pena -detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.
Então, consiga uma vaga para o seu filho no 1o ano. Ele não vai poder cursar o 2o ano sem ter feito o 1o ano. De modo que a vaga é para o 1o ano, mesmo ele estiver atrasado,ok?
ok?
Abraços
Selma pergunta:
maio 15, 2017 @ 13:05
Sônia, antes de mais nada muito obrigada pela atenção! E por responder, porque não imagina como este assunto está me preocupando.
Com este atraso, corremos o risco de sermos multados?
Ele fez 7 anos, ontem. As escolas podem aceitar alunos no segundo bimestre?
É necessário algum tipo de teste para isto? Alguma avaliação?
Estou apurando todas as escolas ao redor, mas por conta desta dúvida ainda não fui pessoalmente. Tenho vergonha por ter deixado isto passar.
Tentei ligar uns dias atrás no telefone da prefeitura mas acredita que não souberam me explicar essa questão das penalidades?
Tentei 3 vezes mas ninguém soube me dizer de forma detalhada, apenas me orientaram a tentar matricula-lo.
Muito obrigada de novo, e agradeço muito de puder me esclarecer!
Sônia R. Aranha responde:
maio 15, 2017 @ 23:02
Selma, não sei lhe dizer , a lei diz que sim, porém não diz quem multaria..
1) As escolas podem aceitar alunos no segundo bimestre? É necessário algum tipo de teste para isto? Alguma avaliação? Depende da escola, cada escola pode ter critério para ingresso, mas por lei pode ingressar no 2o bimestre.
Não pense nisso agora, vá para uma escola e faça a matrícula e se perguntar diga que não sabia que era obrigatória a escolaridade a partir dos 4 anos por ser uma lei recente. E pronto.
Quanto mais demora pior fica, ok?
abraços
José Carlos pergunta:
julho 21, 2017 @ 1:54
Olá Sônia gostaria de saber se o Cedurp CENTRO educacional rio preto-eireli-me. tem parceria com CETEC na cidade Ananindeua no estado do Pará gostaria de saber também se o CETEC é credenciado gostaria muito que você mim ajudace com essas informações.
Sônia R. Aranha comenta:
julho 22, 2017 @ 20:12
José Carlos quem poderá lhe responder a sua questão é a Secretaria de Educação do Estado do Pará. Não sei lhe dizer se esta escola é ou não credenciada. Mas entre em contato com a Secretaria ou com o Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará, ok?
abraços
Daniel Soares Magalhães comenta:
agosto 27, 2018 @ 19:29
Olá Sônia, fiz um supletivo encino médio em 2015 no Instituto de educação FL no estado do Goiás cidade de Santo Antônio do Descoberto, estou me formando agora em dezembro de 2018 em Redes, e acabei descobrindo que meu certificado não está válido, no diário oficial nd tbm tão, ” consegui pegá o certificado e o historico de conclusão” so que o Instituto sumiu e o contato que eu tenho a pessoa que atende informa que o dono da empresa faleceu, ” obs a empresa tem cnpj” , estou perdido como posso fazer para tá resolvendo!
Daniel Soares Magalhães comenta:
agosto 27, 2018 @ 19:31
Olá Sônia, fiz um supletivo encino médio em 2015 no Instituto de educação FL no estado do Goiás cidade de Santo Antônio do Descoberto, estou me formando agora em dezembro de 2018 em Redes, e acabei descobrindo que meu certificado não está válido, no diário oficial nd tbm tão, ” consegui pegá o certificado e o historico de conclusão” so que o Instituto sumiu e o contato que eu tenho a pessoa que atende informa que o dono da empresa faleceu, ” obs a empresa tem cnpj ativo” mais a empresa sumiu , estou perdido como posso fazer para tá resolvendo!
Sônia R. Aranha comenta:
agosto 30, 2018 @ 3:49
Daniel,
1) Verificar junto a Secretaria de Educação do Estado de Goiás http://www.cge.go.gov.br/ouvidoria/# Informação se esta escola em Sto Antonio do Descoberto tinha autorização de funcionamento e quando foi extinta. Tem que informar o nome completo da escola e endereço.
2) Se não resultar poderá também fazer o mesmo junto ao Conselho de Educação do Estado de Goiás. ouvidoria-cee@palacio.go.gov.br Telefone:(62) 32019821
3) Se a escola não tinha autorização de funcionamento quando você nela estudou daí você não tem o Ensino Médio e terá que fazer novamente por supletivo em escola pública, se possível tente o CEEJA que é flexível e não sei se tem no Estado do Goiás ou preste ENCEEJA que é o exame para obter certificado de ensino médio, só que em 2019 porque este ano já foi a inscrição.
4) Com o certificado em mãos válido daí você terá que entrar com um processo junto ao Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos porque a data de término do Ensino Médio conflitará com a data de ingresso na faculdade.
O problema é trabalhoso para resolver, mas resolve mas terá que ter o certificado de ensino médio válido.
ok?
abraços
jose comenta:
outubro 12, 2018 @ 14:52
colegio podio tinha autorização para funcionar em 2015
Sônia R. Aranha comenta:
outubro 18, 2018 @ 4:50
Jose, na verdade tinha até 2012 por intermédio do PARECER CEE Nº 093/2011 , depois suponho que por força de liminar se manteve até 2015, pelo menos não encontrei Parecer do CEE-RJ que disse que poderia atuar até 2015. Portaria CEE Nº 3382/2015 – pede para que uma comissão examine o Pódio a fim de recredenciá-lo, mas não foi pelo que sei.
E o Parecer nº 043/2017 do CEE/RJ – não tem mais autorização de funcionamento.
Se tiver o Parecer que recredencia o Pódio em até 2015 agradeço se puder enviar o link ou em anexo para o e-mail sonia@centrodestudos.com.br
ok?
abraços
Amanda comenta:
janeiro 18, 2019 @ 11:26
Gostaria de saber se fazendo um supletivo a distância em outro estado na instituição Cedurp que fica é São Paulo e eu sou do Rio é válido ? E se já houve alguma reclamação sobre não ser verdadeiro
Sônia R. Aranha comenta:
janeiro 18, 2019 @ 11:40
Amanda, depende.. se o Cedurp tiver autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuar fora do Estado e tiver também autorização da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para atender alunos fluminenses, daí sim, mas recomendo para obter informação porque o mais provável é que não tem esta autorização e se não tem o certificado será inválido.
ok?
abraços
anderson comenta:
fevereiro 10, 2019 @ 20:57
Boa tarde !
Professora Sonia.
Me chamo Anderson, eu terminei o fundamental,onde depois de algum tempo resolvi fazer o ensino médio,fazendo EJA em 2009
pela EPEC AVM no estado do Rio de Janeiro,conclui o curso onde me forneceram o certificado e também a publicação do meu nome como concluinte em diário oficial do RJ.
No ano de 2015 prestei vestibular e entrei para universidade no Estado de São Paulo terminando o curso superior licenciatura em dezembro de 2018.
Agora a universidade me solicitou copia do certificado,histórico,e publicação do diário oficial.onde enviei tudo.Porém estão pedindo o visto confere no certificado ou publicação do diário oficial do poder executivo ? desconhecendo tal publicação em diário oficial no caderno publicação a pedido!
No certificado tem as assinaturas da diretora da escola,inspetor escolar,secretario escolar,bem como no verso do certificado o histórico escolar,também consta o registro do certificado em
cartório do estado do RJ.
Como resolver esse empasse pois terminei o curso superior onde para colar grau tenho que resolver esse empasse?
Me oriente e me ajude por favor.
Obrigado.
Sônia R. Aranha comenta:
fevereiro 10, 2019 @ 22:08
Anderson,
Infelizmente os certificados de Ensino Médio na modalidade à distância obtidos no Estado do Rio de Janeiro não tem validade no Estado de São Paulo porque a escola EPEC AVM só tinha autorização de funcionamento no Estado do Rio de Janeiro e não tinha autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuar neste território para certificar alunos.
De modo que as faculdades do Estado de São Paulo não aceitam este certificado, mesmo que tenha visto confere (carimbo da SEEDUC, e do inspetor escolar com assinatura) porque além disso, há milhares de certificados falsos circulando no mercado.
Pois bem, como resolver a situação;
1) Tentar a Justiça do Rio de Janeiro. Daí terá que consultar um advogado especialista neste assunto (posso indicar um do Rio) e ingressar com uma ação judicial para que a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro emita certidão com força de certificado para que a faculdade emita o seu diploma.
2) A desvantagem é que você pode gastar com o advogado e não resultar favorável para você.
3) Fazer CEEJA – supletivo público (nunca faça particular porque todos são fajutos) e flexível, você não precisa frequentar. Fazendo o CEEJA ou prestando o ENCEEJA você adquirirá um certificado de conclusão do Ensino Médio válido.
4) Mas o problema não termina aí porque a data do término do certificado do CEEJA ou ENCEEJA será posterior a data de término da faculdade.. haverá conflito de datas. Daí terá que tentar uma solicitação de Convalidação de Estudos junto ao Conselho Nacional de Educação para que ela emitindo Parecer intervenha no caso e peça para que a faculdade emita o diploma.
Sim, é confuso, trabalhoso mas com calma e paciência você consegue resolver este problema.
Caso opte pela ação judicial (deve estar em torno de R$ 3.500,00) você poderá entrar novamente em contato por e-mail para que eu possa lhe indicar a advogada do Rio de Janeiro, ok?
att
anderson comenta:
fevereiro 11, 2019 @ 1:33
Boa noite professora Sonia!
Ainda me resta uma duvida? O meu certificado foi expedido pelo RJ(local) e não fora do estado do RJ,em 01 abril de 2009.
Não tem validade ?
Em algum Post me lembro de um comentário referente a um parecer CEE 102/2009 que falavam que a listagem de concluintes publicados em DO teriam validade para todos até a presente data desse parecer citado?
e em outo post que toda listagem publicada em DORJ seria valida até setembro/2009?
Pois estou perguntando devido meu certificado ser datado em 01/abril/2009.
poderia por gentileza me tirar essa duvidas, ficaria muito agradecido!
Sônia R. Aranha comenta:
fevereiro 13, 2019 @ 17:25
Anderson, o problema é que É ILEGAL OBTER CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE À DISTANCIA EM OUTRO ESTADO QUE NÃO SEJA O SEU, porque a escola não tem autorização para sair do Estado que está localizada e não tem autorização para atuar no outro Estado.
Então, mesmo que a escola tenha autorização de funcionamento até uma determinada data no Estado de origem Rio de Janeiro, não tem , deste mesmo Rio de Janeiro, autorização de funcionar fora do Estado e ao mesmo tempo não tem autorização para atuar no Estado de São Paulo.
Então, quem mora em um Estado e recebeu certificado de outro Estado está em procedimento ilegal.
Exceto se morou no Estado do Rio de Janeiro no período que estudou daí o Parecer do CEE tem validade.
Então, mesmo que o certificado tenha validade, as faculdades do Estado de São Paulo , por exemplo, não aceitam.. somente se a SEEDUC fornecer uma certidão com força de certificado e isso só se consegue (quando se consegue) via Justiça.
As faculdades do Estado de São Paulo, por exemplo, ou concursos públicos de órgãos do Estado de São Paulo (polícia militar, civil, etc), não aceitam certificado de Ensino Médio na modalidade à distância de outro Estado, mesmo que conste do certificado o visto confere, mesmo que o nome tenha sido publicado no DOERJ…
Por que?
Porque houve uma avalanche de compra de certificado, de certificados falsos derramados no mercado.. então.. certificado de origem do Estado do Rio de Janeiro, são rejeitados pelas faculdades no Estado de São Paulo ou mesmo no Paraná .
Saída:
tentar a Justiça para que a SEEDUC dê uma certidão garantindo que aquele certificado é válido;
ou fazer CEEJA , isto é, fazer de novo o Ensino Médio de forma legal e correta, em escola pública do Estado de São Paulo, para obter o GDAE..
é isso…
Infelizmente…
Zenilda Aparecida Gomes Zucchi comenta:
fevereiro 20, 2019 @ 19:35
Boa tarde, conclui meu ensino medio no sintese aqui em curitiba, mas meu certificado é do centro carioca rio de Janeiro, eu preciso de uma declaração que conclui e não consigo localiza-lo eu preciso muito pois terminei o tecnico em enfermagem e não posso pegar meu corem devido essa pendencia.
Sônia R. Aranha comenta:
fevereiro 20, 2019 @ 19:47
Olá Zenilda,
1) O Centro Educacional Carioca do Rio de Janeiro está extinto. Infelizmente não conseguirá uma declaração… você já tinha que ter em mãos o certificado e o seu nome publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
2) Leia quantas ações na Justiça há para resolver problemas de certificado emitidos por esta escola https://www.jusbrasil.com.br/busca?q=centro+educacional+carioca
3) Recomendo que faça um supletivo em escola pública para não ser mais enganada para obter o certificado válido e depois de obter o certificado solicitar junto ao Conselho de Educação do Estado do Paraná Convalidação de Estudos para não perder o técnico em Enfermagem..
A situação é bem difícil e complexa porque o Síntese não tinha autorização da Secretaria de Educação do Estado do Paraná para intermediar ensino do Centro Educacional Carioca do Estado do Rio de Janeiro…
ok?
Att
VALDERI ROSA DA PAZ comenta:
março 1, 2019 @ 2:29
Olá Sônia moro em curitiba, “conclui” meu ensino medio em um curso EJA ,mas não tenho certeza se é valido para prestar concurso publico municipal ,. Fiz aqui mesmo em Curitiba as provas, mas quando emitiram o histórico escolar constava que é de um colégio de Sorocaba SP um tal de atos, desde de ja agradeço.
Sônia R. Aranha comenta:
março 1, 2019 @ 18:26
Valderi.. recomendo que entre em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná e pergunte se eles tem convênio com escola paulista do município de Sorocaba.. Provavelmente não tem .. mas se certifique.
Uma escola de um outro Estado que não é do Paraná pode ter um polo aí mas desde que tenha autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuar com polo fora do Estado de São Paulo e além disso tem que ter também autorização da Secretaria do Estado do Paraná.
Então a recomendação é obter informação oficial da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
Aqui no Estado de São Paulo não tem visto confere o certificado porque há um cadastro eletrônico e todo aluno paulista tem um registro de nome GDAE, o que dificulta você saber se o seu certificado é válido.
Eu acho que ele não é… você caiu no conto do vigário, mas, obtenha informação oficial antes de se aventurar em um concurso público.
att
Alex Junio y comenta:
abril 17, 2019 @ 17:30
Sônia,sou de Minas gerais e meu ensino médio é do instituto latino de ciências e tecnologia do Rio, porém tenho histórico, certificado e publicação no diário oficial,será que terei problemas em relação a concurso ee faculdades?
Sônia R. Aranha comenta:
abril 22, 2019 @ 16:24
Alex, provavelmente terá…verifique no verso do certificado se há carimbo da SEEDUC ou da Metropolitana, nome do inspetor escolar com assinatura. Se tiver, melhor.. diz que há o visto confere. Mas mesmo assim tem faculdades, concursos públicos que não aceitam esses certificados conquistados a distância e oriundos do Estado do Rio de Janeiro.
Recomendo que preste o ENCEEJA para garantir .. inscrição em Maio e exame em Agosto…http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206
abraços
Pedro silva comenta:
maio 9, 2019 @ 21:24
Receber o certificado do ensino médio completo como é que faz para se matricular
Sônia R. Aranha comenta:
maio 14, 2019 @ 17:11
Pedro.. não entendi… você pode perguntar novamente? Obrigada
Thaisa Monteiro comenta:
maio 15, 2019 @ 16:47
Sônia, sou do Rio de Janeiro e concluí o supletivo a distância pelo Instituto Luminis em 06/2017 porém até hoje não teve a publicação no Diário Oficial e o colégio fechou. Estou cursando o 4º período de contábeis na faculdade e estou com medo de não conseguir pegar meu diploma. O que faço??
Sônia R. Aranha comenta:
maio 15, 2019 @ 17:04
Thaisa, vou recomendar que preste o ENCCEJA.. http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206
Sem o visto confere não tem como a sua faculdade emitir para você o diploma…
E para conseguir reverter esta situação junto ao SEEDUC … difíciel
Recomendo que preste o ENCCEJA…
Haverá problema com o conflito de datas entre o final do Ensino Médio e o ingresso na faculdade, mas daí vocÊ resolve via Conselho Nacional de Educação ou pela Justiça , ok?
abraços
Rosivani krindges comenta:
junho 5, 2019 @ 20:54
Oi fiz o supletivo no instituto Anna Vasquez 2008 e 2009 mais meu certificado não tem o número do gdae e não consigo ver .tento mais diz nada consta o que faço
Sônia R. Aranha comenta:
junho 13, 2019 @ 5:40
Rosivani, entre em contato com a Diretoria de Ensino de Campinas Leste (19) 3741-4125/4127 – (Equipe de Supervisão de Ensino) informe que estudou nesta escola e que não tem o GDAE, verifique se esta escola fechou e quando e se os documentos escolares ficaram na Diretoria e se ela foi vendida se eles sabem informar para quem, ok?
abraços
Edinaldo comenta:
junho 26, 2019 @ 23:57
Sonia me formei Eng mecânico estudei em um colegio particular Phoenix em Sergipe onde moro ,só agora faltando 15 dias a faculdade me informar q ñ está achando validade no certificado o meu certificado e de 2006 porém a própria secretaria academica me informou q o diretor desse colegio está foragido ela mandou eu ir no conselho estadual de educação abrir um processo para valida, caso eles ñ validade o que posso fazer
Sônia R. Aranha comenta:
julho 2, 2019 @ 0:55
Edinaldo,
1) Precisa verificar se na época que você estudou o Ensino Médio nesta escola ela tinha autorização de funcionamento.
2) Se a escola tinha autorização de funcionamento seus estudos poderão ser validados.
3) Se vocÊ tem: certificado, histórico escolar, seu nome publicado no Diário Oficial, basta solicitar para a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe para encontrar o seu prontuário.
4) Mas se a Secretaria de Educação não encontrar vocÊ terá que fazer EJA , ou CEEJA ou prestar Enceeja para obter um Ensino Médio válido. Assim que fizer isso e obtiver um novo certificado válido daí a faculdade dirá que não pode emitir o diploma em função do conflito de data ingresso na faculdade x término do Ensino Médio, mas neste momento é possível solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação (fica em Brasília) Convalidação de Estudos.
ok?
abraços
Alexandre Victor comenta:
julho 24, 2019 @ 17:05
Olá, tudo bem?
Por gentileza, preciso de ajuda para esclarecer esse imbróglio educacional que estou.
Resumindo a história: no ano de 2009, optei por fazer um supletivo – oferecido pela Microlins, parceria com o Centro Educacional Futuro – RJ – e, desta feita, obtive o meu “certificado” de conclusão do ensino médio (com histórico de notas e tudo). Frequentei o curso durante um ano, até a execução das provas.
Hoje, em 2019, já sou formado bacharel em Psicologia (formado em 2017), atuando na área e, terminando uma segunda graduação em Filosofia. Porém, ao pesquisar sobre meu diploma (somente agora, pois nunca tive problemas nestas instituições) para tentar ingressar no próximo ano em uma faculdade federal, verifiquei muitas denúncias e, infelizmente, casos de irregularidades no que tange a certificação emitidos pelo Centro Educacional Futuro.
Liguei na Delegacia de Ensino de minha cidade (sou de Lins-SP, interior de São Paulo), não sabem informar nada, e dizem que nada consta no sistema deles. Liguei na Seeduc, no RJ. Ninguém soube informar nada e ressaltam apenas que o único modo de saber isso seria me deslocando até o Rio de Janeiro, levar a documentação para verificar.
Agora minha dúvida é, em pesquisas recentes, verifiquei que outro estado não pode me certificar no ensino médio, primeiro erro. Segundo, que o centro educacional futura está envolvido em mil problemas. Verdadeiramente não sei para quem recorrer ou o que fazer.
Afinal, não é somente meu diploma de ensino médio que está em jogo, mas minha profissão, minha segunda faculdade e, posteriormente, minha chance de ingressar em uma faculdade federal…
Sabendo de tudo isso, é possível que faculdade não tenha percebido a fraude no ensino médio e emitido um diploma de bacharel? Não há um regulamento que verifica a veracidade deste documento?
Caso seja comprovado irregularidade no ensino médio, o que irá acontecer com minhas formações? Perderei todos esses anos de estudo?
Para quem devo recorrer? Por gentileza, peço ajuda nestas questões…
Muitíssimo obrigado.
Sônia R. Aranha comenta:
julho 24, 2019 @ 18:11
Alexandre,
Respondendo:
1) Sabendo de tudo isso, é possível que faculdade não tenha percebido a fraude no ensino médio e emitido um diploma de bacharel? Sim, com certeza.
2) Não há um regulamento que verifica a veracidade deste documento? Deve haver, a maioria das faculdades não estão mais aceitando certificados na modalidade à distância de ensino médio oriundos do Estado do Rio de Janeiro em função da derrama de certificados irregulares.
3) Caso seja comprovado irregularidade no ensino médio, o que irá acontecer com minhas formações? Terá que regularizar tudo.
4) Perderei todos esses anos de estudo? Não, não perde. Dá trabalho regularizar, mas resolve.
5) Para quem devo recorrer? Você teria de fato de ir até o Rio de Janeiro para abrir um processo junto a SEEDUC, eles não aceitam procuração e se os seus documentos estiverem a priori corretos poderá com a abertura deste processo acionar a SEEDUC por intermédio da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Eu recomendo que você esqueça este certificado, faça CEEJA (supletivo em escola pública e flexível) R. Osvaldo Cruz, 512 – Centro, Lins – SP, 16400-060 – Telefone: (14) 3523-4580
Com o seu certificado em mãos correto e do Estado de São Paulo realizado por escola pública já um passo grande …
Para entrar na faculdade federal sem problema, apresenta o novo certificado.
O problema será regularizar o diploma suas duas graduações
Daí terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a regularização do seu diploma de psicologia e da segunda graduação explicando o que ocorreu e que você usou de boa-fé. Eu presto serviço de elaborar este documento para o CNE, mas cobro honorários. Caso precise você poderá entrar em contato comigo na ocasião: sonia@centrodestudos.com.br
Se de todo não resultar junto ao Conselho Nacional de Educação daí com certificado válido, emitido por órgão público do Estado de São Paulo é possível acionar a Justiça para regularizar as suas graduações.
ok?
Vai dar trabalho, mas é o melhor caminho.
Ou ir para o Rio de Janeiro abrir processo e após verificar com advogado se é possível acionar a Justiça. Posso lhe indicar advogada que atua nesta área no Rio de Janeiro, entre em contato se for esta a sua opção.
abraços
Janaína comenta:
agosto 10, 2019 @ 15:57
Sonia, Boa tarde!
Conclui o ensino médio pela.modalidade EJA , na escola centro educacional monte castelo,no Maranhão.
Estou tentando me matricular em uma faculdade e a mesma não aceita a minha documentação por não ter o visto confere… a escola disse que o estado não emite esse visto, somente a publicação no diário oficial.
É agora o que eu faço?
Já tentei entrar em contato com a secretaria de educação e não obtive sucesso.
Sônia R. Aranha comenta:
agosto 12, 2019 @ 16:53
Janaína… se você mora em São Paulo e recebeu certificado de uma escola do Maranhão, o procedimento é ilegal. A escola do Maranhão tinha, necessariamente, que ser credenciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. De modo que o procedimento é ilegal e não vale.
Se você é oriunda da cidade desta escola ou viveu no Maranhão (e pode provar isso) durante o Ensino Médio, daí sim… caso contrário, recomendo que curse CEEJA em escola pública, a modalidade é flexível e conquistará um certificado de Ensino Médio válido.
ok?
abraços
Maria Izete S. de Oliveira comenta:
setembro 2, 2019 @ 18:08
Qual o Ato Normativo que ampara o Certificado do Ensino Medio do Estado do Pará?
Sônia R. Aranha comenta:
setembro 3, 2019 @ 18:30
Maria Izete, não sei… você terá que fazer busca junto ao Conselho de Educação do Estado do Pará … em pareceres ou deliberações.
ok? abraços
Luana Laureth Dick comenta:
setembro 30, 2019 @ 19:23
Boa tarde Sônia, tudo bem?
Eu entrei em uma portinha dessas, mas foi em uma portinha virtual.
faltavam algumas matérias para concluir meu ensino médio, e acabei optando pela instituição denominada CEEB – Centro de Educacional Brasileiro. No site deles, eles oferecem até cursos de graduação e pós graduação, achei que seria uma boa idéia.
Fiz as provas, recebi meu certificado/diploma, aparentemente tudo certinho.
Comecei faculdade, apresentei a documentação e o certificado, e eles ficaram meio desconfiados. Deixaram eu iniciar os estudos, mas agora estou com medo de no final do curso, não aceitarem esse meu certificado do nível médio. Você tem conhecimento se a CEEB é devidamente autorizada pela Secretaria de Educação de SP para supletivos?
Sônia R. Aranha comenta:
outubro 1, 2019 @ 0:47
Luana, entre em contato com a Diretoria de São José do Rio Preto para verificar se essa escola é credenciada pelo Conselho de Educação do Estado de São Paulo
R. Maximiano Mendes 55 – Santa Cruz
Telefone: (17) 3203-0900 – (Central – PABX)
(17) 3203-0905 a 10 – (Equipe de Supervisão de Ensino)
ok?
abraços
Ricardo B comenta:
setembro 30, 2019 @ 23:49
Pessoal,Não façam supletivo a distância particular ,e´ uma fria!E´ embuste ,não existe supletivo particular que emita certificado válido,eu tinha feito um supletivo e até entrei em uma faculdade e apresentei um certificado de ensino médio e nínguém percebeu que não era válido , nem eu.Fiz de boa fe´,só que não cursei poi tinha que viajar,depois tentei uma segunda vez em outra faculdade e aí veio a surpresa,o certificado era inválido,procurei secretaria da educação de São Paulo e eles comprovaram,o nome não estava no GEDAE,então eu fiz o exame supletivo de ensino médio do Encceja ,com orientação da internet ,da sec de educação de São Paulo e consegui o certificado válido e agora meu nome consta no Gedae,com o número e tudo,entrei na faculdade e a faculdade comprovou o certificado,sou de São Paulo.Faça no seu Estado o Eja,de frequência,o Ceeja que você vai uma vez por semana e o Encceja que e´ o mais rápido,faz a inscrição pela internet e faz o exame no dia certo.
silvana oliveira comenta:
dezembro 5, 2019 @ 20:43
boa tarde sonia fiz o ensino medio a distancia em 2008 pela EPEC– AVM do Rio d janeiro.. terminei a faculdade agora 2019 de Processo Gerenciais ate fiz formatura colaçao d grau e tudo..e so agora a faculdade ta falando e meu certificado nao foi aceito, mais ate minha conclusao de curso ja recebi da faculdade..e por esse motivo nao querem liberar meu Diploma oque faco ?estou nervosa..ja tentei entra em contato com instituição mais falam q encerrou o trabalhos dela e foi vendida agora vou perder todo meu curso? meu dinheiro pq era faculdade particular? me ajudem a que devo recorrer 😭😭😭😭
Sônia R. Aranha comenta:
dezembro 6, 2019 @ 3:26
Silvana, a EPEC-AVM foi vendida para o Centro Educacional Carioca.. e se for resolver este certificado terá que solicitar junto a SEEDUC certidão com força de certificado se os seus documentos estiverem em arquivo , a SEEDUC emite esta certidão caso contrário não.
Eu recomendaria que você fizesse CEEJA ou prestasse o Encceja para obter um certificado sem problemas e depois solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para que a faculdade emita o diploma mesmo com conflito de datas.
Não vai perder o que você estudou na graduação, mas vai demorar para receber o diploma.
ok?
att
Elisangela comenta:
dezembro 11, 2019 @ 22:25
Olá Sônia, boa noite!!
Fazendo uma busca, me deparei com este seu blog que muito te a ver com a minha dúvida!!
No ano de 2009 conclui o ensino médio pelo extinto Centro Educacional Futura. Recebi meu histórico, recebi meu certificado e no ano de 2016 ingressei na faculdade presencial na Bahia. Até então, tudo certo! No final do ano de 2016, me mudei pra SP e no segundo semestre retornei aos estudos, e então me matriculei na UNIP e entreguei todos os docs solicitados, até que me pediram a folha que constava meu nome no DOUERJ. Fiz uma busca no google, até que consegui um telefone e assim me enviaram pelo email essa folha, na qual a mesma entreguei na faculdade. Porém nesse semestre, o 6º que estou cursando, vi que ainda constava docs pendentes na secretaria da Universidade e fui verificar. Me informaram que precisavam do visto confere que era por conta do aluno este doc. Aí veio a minha preocupação, pois ao me deparar com inúmeras reclamações dessa escola, dizendo não ser válido o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ontem consegui ligar no SEEDUC do RJ e de prontidão já me informaram que provavelmente o meu certificado não seria válido. Neste caso, onde devo procurar pela veracidade do mesmo, ou até mesmo no DOUERJ, pois não sei se foi aflição minha, ou se realmente não se encontra a página que me enviaram com o meu nome lá. Estou desesperada, sem saber que providencias tomar. Poderia me dar um help!
Sônia R. Aranha comenta:
dezembro 18, 2019 @ 18:42
Elisangela, terá que solicitar para a SEEDUC verificar o seu prontuário e emitir , se encontrar, certidão com força de certificado. Você entra com esse procedimento no Poupatempo no Rio de Janeiro.
Mas, muito provavelmente não é.
E daí recomendo que curse um CEEJA ou preste Encceja para obter uma conclusão do Ensino Médio válida, ok?
abraços
Elisangela comenta:
dezembro 11, 2019 @ 22:47
Corrigindo: DOERJ
Acabei de encontrar a página com o meu nome https://www.escavador.com/diarios/830631/DOERJ/publicacoes-a-pedido/2009-10-29?page=5
Não sei se isso resolve alguma coisa, mas para mim é uma luz no fim do túnel !!! Preciso saber como e onde emite esse visto confere.
Sônia R. Aranha comenta:
dezembro 18, 2019 @ 18:44
Elisangela, junto a SEEDUC. Tem que ir até o Rio de Janeiro, Poupatempo e solicitar uma certidão com força de certificado.
ok?
att
Moises rodrigues comenta:
fevereiro 3, 2020 @ 22:51
Boa tarde. Sonia.
Estou com dúvidas com relação ao meu diploma do ensino médio.
Em dezembro de 2010, concluir o ensino médio no Centro de formação e cultura( CFAC), escola do Rio de Janeiro.
Comecei a cursa direito em um universidade de São Paulo-SP, me formo este ano. Porém estou com dúvidas com relação a sua validade. Na época que concluir a escola me deu o diploma mais duas folhas de publicação no Diário Oficial do RJ, no qual tinha os nomes dos alunos e o meu estava lá. No diploma tem o carimbo e assinatura do direto regional do MEC e da secretária escolar. Como faça pra saber se meu diploma é falso?
Sendo falso o que devo fazer? Procurar a secretária da faculdade pra ver a validade do diploma, ou já começar a cursar o ensino médio para obter um certificado valido e apresentar a faculdade, ou terminar o curso e depois procurar uma escolar para conseguir uma diploma valido.
O supletivo foi do 2 e 3 ano do ensino médio
Preciso de ajuda.
Muito obrigado.
Robson da Silva comenta:
fevereiro 29, 2020 @ 20:34
Ola!! Fiz um supletivo em 2013, no Colégio Jardim escola triunfo, na cidade de Itaperuna RJ. Me formei peguei toda a documentação da escola como Certificado, histórico e Folha com publicação no diário oficial do Estado. Bom iniciei em uma faculdade a distância em 2015 e ai em 2018 em uma operação da Polícia Civil sobre venda de diplomas de ensino médio falsos o nome da escola foi mencionado. Já faltava apenas 1 período pra terminar a faculdade fiquei com medo do meu diploma não ser expedido, mas foi normalmente pela faculdade. Será que está tudo certo com meu certificado do ensino médio?
Sônia R. Aranha comenta:
março 1, 2020 @ 18:14
Robson da Silva, provavelmente não… quando chegar a hora a faculdade não emitirá o diploma… se isso ocorrer, eu recomendo que você preste o Enceeja este ano de 2020, inscrição em Maio e exame em Agosto ou curse em escola pública um novo ensino médio, supletivo, e depois necessariamente terá que solicitar ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos para poder receber o seu diploma.
ok?
abraços
Nailda Silva comenta:
março 11, 2020 @ 11:35
Socorro! Estudei por eliminação de matéria terminei tudo recebi um histórico e um jornal com publicação no diário oficial porém faz 8 anos isso só agora resolvi estudar de novo quando fui fazer minha matrícula na escola pra cursar enfermagem não posso pq preciso de um documento chamado visto confere e o Pir a escola e do rio de janeiro agora não sei mais o que fazer mim ajudem por favor🙏👏 quero muito estudar. desde já agradeço
Sônia R. Aranha comenta:
abril 10, 2020 @ 2:40
Nailda, o melhor a ser feito é refazer o Ensino Médio supletivo em escola pública para não ser mais enganada e conquistar a conclusão do Ensino Médio ou prestar o Encceja.
ok?
abraços
Eduardo Paiva comenta:
março 11, 2020 @ 22:04
Olá Sônia
td bem ? me ajuda em 2015 paguei por um curso a distância na escola CENTRO DE FORMAÇÃO E CULTURA o lugar onde fiz o cadastro enfim foi em SP no Embu das artes fui até o RJ fazer a prova foi impresso meu certificado entreguei na faculdade para início de normal minha faculdade está trancada e precisei do certificado etc fui procurar não encontrei, procurei acesso a internet aí me deparei com diversas situações quase infarto será que tbm tomei um golpe pois me recomendaram ele que já estava lá a anos e bla bla bla pode me ajudar pois o mesmo sumiu
http://www.colegiocfac.com.br esse é o email do colégio
Sônia R. Aranha comenta:
março 16, 2020 @ 19:54
Eduardo Paiva, infelizmente as faculdades no Estado de São Paulo não aceitam certificados de conclusão do Ensino Médio oriundos do Rio de Janeiro na modalidade a distância porque todos (praticamente) são fraudados.
Se você tem certificado de conclusão do ensino médio, com visto confere, se você tem histórico escolar e o seu nome publicado no DOERJ poderá solicitar junto a SEEDUC uma certidão com força de certificado.. mas para isso precisará ir até o Rio em um Poupatempo ou verificar se faz este pedido via Fala.br.
Em regra a SEEDUC não encontra nada.. mas se o seu certificado tiver visto confere e você tiver protocolo sem resposta da SEEDUC poderá acionar a Justiça do Rio de Janeiro. É uma ação cujo valor é mais ou menos R$ 4.000,00..
Eu acho que compensa mais você fazer CEEJA na Clara Mantelli fica no Brás em São Paulo ou em qualquer outra oferecida em escola pública , gratuita e flexível (não precisa frequentar..)Em pouco tempo resolve o problema para sempre de certificado de conclusão do Ensino Médio.
Com este novo certificado tem um procedimento junto a faculdade porque terá que solicitar do Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Eu presto este serviço de escrever o documento, mas cobro honorários de R$ 250,00 para fazer isso.. no entanto, na impede de fazer sozinho, ok?
abraços
Andre costa comenta:
junho 21, 2020 @ 4:14
Bom dia Sônia, sou do RS posso fazer ensino a distância no distrito federal, será aceito no Rio grande do sul ? Abraço
Sônia R. Aranha comenta:
junho 26, 2020 @ 17:38
Andre Costa, depende… se a escola pretendida tem autorização da Secretaria de Educação do Distrito Federal para atua no Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul permitiu que essa escola atue no Estado do Rio Grande do Sul.
Precisa verificar não na escola mas nas duas Secretarias de Educação.
Em regra, as escolas não tem este credenciamento.
ok?
abraços
Brisa Mendes comenta:
junho 23, 2020 @ 20:03
Boa tarde !
Fiz um supletivo a distância aqui em Campinas, ao qual a certificação veio de uma escola do Rio de Janeiro, ano da conclusão 2014.
Agora em 2020, resolvi ingressar na Faculdade, ao qual depois de analisar meu certificado, deram como inválido pois não consta o visto da secretaria de ensino.
O que fazer nessa situação? É possível conseguir apenas o visto da secretaria e continuar em andamento com a faculdade ? Ou não tem jeito, terei que fazer o ensino médio do zero ???
Sônia R. Aranha comenta:
junho 26, 2020 @ 17:37
Brisa, recomendo que refaça o seu Ensino Médio via CEEJA na escola Paulo Decourt Telefone: (19) 3289-0822 é supletivo público, gratuito , flexível (não precisa frequentar) e você conseguirá um certificado VÁLIDO no Estado de São Paulo e poderá ingressar não só na faculdade como também prestar concurso público.
Jogue fora esse certificado realizado de modo ilícito porque escola do Rio de Janeiro NÃO PODE e NÃO PODERIA ter certificado aluno de Campinas, ok?
abraços
Diana Fátima da Silva comenta:
junho 23, 2020 @ 21:39
Olá, concluí meu ensino médio na modalidade EJA, em uma instituição de ensino que depois descobri que não tinha autorização para emitir certificados de ensino médio. Meu diploma veio de outro estado, e agora estou na dúvida se ele é ou não válido, outras pessoas que também cursavam nessa mesma instituição, conseguiram se formar na faculdade. Meu medo é que estou no 4 período da faculdade e ao final dela não consiga pegar o diploma.
Sônia R. Aranha comenta:
junho 26, 2020 @ 17:34
Diana, recomendo que refaça o seu Ensino Médio porque esta pratica é ilegal, isto é, morar em um Estado e receber certificado de outro sem que a escola tenha autorização de funcionamento em ambos os Estados, o que em regra não possuem.
Recomendo que refaça o Ensino Médio por intermédio do Encceja ou curse o CEEJA e com o novo certificado peça convalidação de estudos ao Conselho Nacional de Educação para que a sua faculdade diante do conflito de datas entre a data de término do Ensino Médio e o ingresso do Ensino Superior possa ser superado e a faculdade possa emitir o seu diploma.
ok?
Paulo Henrique comenta:
julho 20, 2020 @ 20:31
Boa tarde Sônia, me chamo Paulo Henrique e sou de São José dos Campos Sp, li alguns posts no qual se refere a diplomas falsos, gostaria de uma ajuda se possível, concluí meu ensino médio em abril de 2012, pela escola CFAC do Rio de Janeiro, porém agora depois de muito tempo, fui fazer a rematrícula na minha faculdade aqui no estado de São Paulo e eles não estão aceitando o diploma, alegando que precisa do visto confere, disse que mesmo meu nome estando na lista do MEC, está sem registro.
No certificado tem o carimbo do diretor do MEC e da secretária escolar, e agora oque devo fazer?
Aguardo resposta, muito obrigado
Sônia R. Aranha comenta:
julho 30, 2020 @ 14:50
Paulo Henrique, as faculdades do Estado de São Paulo se aceitarem documentação escolar oriundas do Estado do Rio de Janeiro na modalidade a distância depois não emitem o diploma de graduação sem que o aluno apresente uma certidão com força de certificado emitido pela SEEDUC para convalidar a documentação.
O que você terá que fazer é solicitar para a SEEDUC a certidão com força de certificado. Se a SEEDUC encontrar seu prontuário nos arquivos, daí ela emite e a faculdade aceita. Caso contrário terá que acionar a Justiça do Rio de Janeiro..
ou prestar Encceja ou cursar o CEEJA em São José que é rápido e depois resolver o conflito de datas que ocorrerá entre o término do Ensino Médio e o ingresso na faculdade junto ao Conselho Nacional de Educação. Eu presto este tipo de serviço de escrever o documento para o CNE, mas cobro honorários para isso, ok?
abraços