Recebo centenas de pedidos de ajuda com relação a certificados de conclusão do Ensino Médio inválidos.
E por que são inválidos os certificados de conclusão do Ensino Médio?
Porque não foram expedidos por escolas autorizadas a funcionar pelo Poder Público, neste caso, representado pelas Secretarias de Educação dos Estados.
Pode ter um prédio com cartaz na fachada informando que se trata de um Supletivo, pode ter uma recepcionista dizendo que ao fazer as avaliações em três meses conseguirá o certificado de conclusão do ensino médio . Pode até fornecer o certificado em papel, assinado por uma diretora e com a publicação no Diário Oficial.
Nada disso tem valor se não tiver autorização dada por intermédio de uma Resolução ou Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado que é um órgão de apoio da Secretaria de Educação .
Atenção: nada tem a ver com o MEC ! Se disserem que a tal “escola” é autorizada pelo MEC, fujam!! O MEC é responsável por criar políticas e pela supervisão do ensino superior. Ensino médio é de responsabilidade das Secretaria de Educação dos Estados, ok?
Então, se não há autorização, não há certificado válido e não havendo certificado válido, não há conclusão do ensino médio.
É preciso entender isso.
De modo que antes que você acredite em milagres pedagógicos você deve conferir se aquela portinha é de fato uma escola e para fazer isso você deve pedir informação para a Secretaria de Educação do seu Estado.
Se você for do Estado de São Paulo tem que entrar em contato com a Diretoria de Ensino Regional de sua cidade ou do bairro que a portinha está localizada.
Sem esta conferência, eu lhe recomendo fazer prestar ENCCEJA, cursa o CEEJA ou EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública para não cair em nenhum tipo de armadilha.
Mas se você já caiu na arapuca da portinha e precisa de ajuda, faça o seu comentário aqui para que eu possa ajudá-lo ou se precisar de contratar os meus serviços para fazer uma busca de informação para você, entre em contato, mas alerto que daí cobro honorários, o que é justo, ok? Meu e-mail: saranha@mpcnet.com.br
Sou a Profa.Sônia Aranha, consultora educacional, pedagoga, mestrado pela UNICAMP e bacharela em Direito, atuando com direito do aluno com vistas a caminhos pedagógicos mais promissores. Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br