Estamos no meio do ano e em função disso a Direção Pedagógica , bem como o Mantenedor Escolar, já devem iniciar o planejamento para o ano de 2013.
Abaixo cinco dicas para conquistar novos alunos:
1) Transparência: é a palavra de ordem do momento em função da Lei de acesso à Informação que traz para o país o momento da transparência não tendo, portanto, sentido algum a escola esconder ou dificultar o acesso às informações. Disponha no site da escola o Projeto Político/Pedagógico e o Regimento Escolar , bem como o Calendário de 2013. Lembrem-se que os pais tem o direito de saber qual é o projeto da escola , suas regras e crenças . Se não quiser inserir no site (o que é lamentável nos dias atuais) deixe uma cópia na secretaria da escola para que o pais quando solicitarem tenham acesso fácil e sem nenhum tipo de restrição.
Direitos e Deveres do Aluno : A transparência deve também ser plena junto ao aluno que quer ingressar em sua escola. Na primeira entrevista apresente para ele quais são os deveres e direitos que ele terá em sua escola. Vale a pena investir em uma cartilha ilustrativa , tipo história em quadrinhos, por ser mais didática do que um rol de incisos de um artigo do Regimento Escolar, porém não tendo, apresente o Regimento e leia junto com o aluno ingressante quais são as expectativas da escola em relação a ele e de cara crie um pacto de confiança mútua.
Acesso a escola : deixe os pais visitantes conhecer a escola participando do recreio , por exemplo. Convide-os a participar de alguma festividade ou aula da série que estão pretendendo efetivar a matrícula.
2) Inclusão: hoje em dia uma escola não inclusiva é vista com desconfiança, por isso deixe claro a sua política de inclusão sempre à luz da legislação da educação para necessidades especiais. Lembre-se que inclusão envolve desde alunos surdos ou cegos, cadeirantes, síndrome de dow e até os que forem diagnosticados com TDAH , DA ou dislexia , como também, os superdotados. Portanto, se a escola ainda não se posicionou a respeito está mais do que na hora de sentar com o corpo docente e traçar os procedimentos para atender as diversas diferenças. É preciso contar com auxiliares em sala, aulas de reforço, planos de trabalhos exclusivos de modo que o orçamento da escola precisa ser alterado e agora é a hora de fazer isso para que estes custos possam compor a anuidade do próximo ano;
3) (Re) significar o Projeto Político/Pedagógico: o momento é propício para olhar novamente para o seu PPP e ajustá-lo aos novos tempos. O que está de acordo com o momento atual ? Fica. O que está obsoleto? Sai. O que é necessário introduzir? Introduza. Sabemos que escola queremos? Não deixe de lembrar que mesmo que a sua escola tenha 40 anos ela precisa parar e refletir sobre si mesma para que ocorra renovação.Alerta para a Resolução CNE/CBE n.07/2010.
4) Satisfação dos Alunos e Pais: atender a satisfaçao dos alunos e pais é o objetivo de uma escola particular. O que seus alunos desejam? O que seus pais desejam? Para saber é preciso perguntar e não é preciso ter receio porque os pais ficam muito agradecidos quando a escola se propõe a escutá-los . De modo que para conquistar novos alunos é preciso saber o que os atuais pensam da escola e por intermédio das queixas, sugestões e elogios é possível corrigir o que é necessário e atingir um nível de satisfação que atrai mais alunos.
5) Professor : é o coração da escola. Quando um pai visita uma escola ele quer saber sobre a formação dos professores. Por isso se sua escola contar com professores com títulos de mestre e/ou especialização, conferidos por boas universidades do país certamente trará tranquilidade aos os pais que pretendem efetivar a matrícula em sua escola. Na maioria das vezes a equação Boa formação Inicial + Formação Contínua de Qualidade = Bom Desempenho Profissional . Portanto, a conquista de alunos novos depende do quadro docente que você formou e manteve até o momento. Evite trocas periódicas de professores , por exemplo, todo o final do ano dispensar uma leva de professores. Esse procedimento confere a escola um belo ponto negativo porque demonstra que os dirigentes não sabem contratar ou não sabem gerenciar as relações de trabalho. Evite ainda trocar o professor no meio do ano por qualquer conflito. Um projeto pedagógico sólido é construído coletivamente e demora pelo menos 5 anos de maturação com o mesmo corpo docente. Escolas que possuem uma equipe mais estável tem muito mais chances de sucesso no mercado de ensino, além de gerar muita insegurança e instabilidade junto ao corpo docente reverberando nos alunos e seus pais. Crie uma política de valorização do professor e isso agregará para a sua escola muito mais valor.
Leia também:
Cinco Dicas para Escolher uma Escola Particular para o seu Filho
Querida Sonia, enviei um email pra senhora mas a ansiedade é tanta que resolvi cometar aqui tmb.
Bom, minha dúvida é a seguinte, tenho um filho de 5 anos completos em 16/07/2013. Ingressou no primeiro período escolar no inicio deste ano e desde as primeiras aulas, já teve destaque na turma devido a sua capacidade intelectual aguçada. A escola é particular, no município de Palma-MG, e a diretora da escola segue os seguintes princípios:
no primeiro período: aprendendo somente cores e formas
no primeiro semestre, trabalhou somente com desenhos, colorir, massinha, recorte, trabalhinhos de datas comemorativas, não gosta de ensinar conceitos como o alfabeto e os números nesse primeiro instante.
nesse segundo semestre: iniciou atividade de para casa duas vezes na semana e os primeiros conceitos das vogais e dos números de 0 a 5.
Sendo assim, meu filho, já sabe ler e escrever qualquer palavra, reconhecendo a diferença do que é bastão e do que é letra cursiva, sua turma possui 6 alunos e somente um acompanha o mesmo desenvolvimento dele, além de ser esforçado e gostar de aprender, também tem maturidade adiantada, e já questiona porque não aprende mais na escola. A professora dele veio me falar que chamou a diretora para vê-lo ler e que a mesma disse que se ele fizesse aniversário no dia 30/06, o passaria pra turma adiantada, para não perder um ano.
Faço faculdade de pedagogia e conheço um pouco ainda, das leis referente ao atendimento a essas crianças e me questionei a respeito. A direção pode deixar uma criança que não se enquadra ao perfil daquela turma, já destacado pela professora, não ser adiantado somente por completar 6 anos 16 dias após a data corte? Como proceder em relação à postura da Juíza ao dizer : “Em consequência, fica autorizada e garantida a matrícula na primeira série do ensino fundamental das crianças que venham a completar seis anos de idade no decorrer do próximo ano letivo” [de janeiro a dezembro de 2013], “uma vez comprovada sua capacidade intelectual mediante avaliação psicopedagógica por cada entidade de ensino”. ?
Por favor querida Sonia me oriente a respeito, quero ir conversar com a diretora, uma vez que a escola não possui acompanhamento pedagógico, quero estar ciente do que posso indagar a respeito.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Thássya
Thássya,
1) A direção pode deixar uma criança que não se enquadra ao perfil daquela turma, já destacado pela professora, não ser adiantado somente por completar 6 anos 16 dias após a data corte? Sim. Porque a direção não pode ir contra uma determinação legal.
Ocorreu que no Estado de Minas Gerais foi um vai e volta com a questão da data-corte:
a) Utilizavam a data-corte 31/03 determinada pelo Conselho Nacional de Educação.
b) O MPF de Minas Gerais impetrou ação civil pública e conseguiu e a Juiza concedeu liminar .
c) A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais atendeu a liminar
d) O Fórum de Professores em Belo Horizonte se revoltou porque consideram que a criança de 5 anos a completar 6 anos durante o ano letivo deve ficar na Ed.Infantil
e) A Secretaria volta atrás
f) O Governador do Estado de Minas Gerais sancionou lei estadual n. cuja data-corte é 30/06.
Com isso acabou-se a discussão. A data-corte de Minas Gerais é 30/06 , razão pela qual a diretora da escola de seu filho não pode matriculá-lo no 1o ano do ensino fundamental porque ele nasceu em julho não importando a capacidade dele.
Sim, é um absurdo. Razão pela qual desde 2011 estamos lutando contra essas data-cortes porque isso ocorre em todos os Estados e em cada um deles há uma data. Os Ministérios Públicos tem agido mas é uma luta grande e longa.
2) Como proceder em relação à postura da Juíza ao dizer : “Em consequência, fica autorizada e garantida a matrícula na primeira série do ensino fundamental das crianças que venham a completar seis anos de idade no decorrer do próximo ano letivo” [de janeiro a dezembro de 2013], “uma vez comprovada sua capacidade intelectual mediante avaliação psicopedagógica por cada entidade de ensino”. ?
Como disse acima , esta sentença judicial caiu quando em agosto/2013 a lei estadual foi sancionada cuja data-corte é 30/06.
Segue abaixo outros links para você ler o que escrevi mais recente sobre Minas Gerais
http://blog.centrodestudos.com.br/matricula-2014-e-a-data-corte/
http://blog.centrodestudos.com.br/lei-n-20-8172013-data-corte-para-o-ingresso-no-ensino-fundamental-e-3006-em-minas-gerais/
https://www.soniaranha.com.br/data-corte-em-minas-volta-dentro-da-lei/
Thássya, não há o que fazer , a menos que você recorra a Justiça e impetre mandado de segurança visando a matrícula do seu filho em 2014 no 1o ano.
Se for por esse caminho posso indicar advogada especializada nesta causa porque ela impetrou centenas de mandado por esse mesmo motivo e com êxito.
Abraços!!
Adorei estas dicas.Estou começando a montar uma escola de educação infantil,onde era a minha casa e da minha mãe.No ano passado ela faleceu e resolvi transformar a casa em um local para crianças e torná-la um ambiente feliz!Por isso tenho procurado muitas informações.A princípio irei funcionar como um hotelzinho e depois ir aumentado gradativamente.Já fiz algumas reformas,mas sei que a caminhada é longa.Sinto que estou indo certo à procura de informações e estou otimista!Obrigada pelas dicas e se puder me orientar em mais alguma coisa ficarei muito grata!!
Obrigada Meirilane!
Bacana vc se dedicar a construir uma escola e pensar na felicidade, um ótimo começo.
O CentrodEstudos , organização da qual faço parte, assessora escolas de diferentes maneiras e precisando você poderá contratar nossos serviços, ok?
Abaixo segue outros links de assuntos que poderão lhe interessar!
Se inscreva també no blog para receber novidades por e-mail,ok? O cadastro você faz do seu lado direito da tela.
Temos também um ambiente virtual de aprendizagem e ofereceremos cursos a distância neste ano para a área de educação. Fique ligada!
Forte abraços
Leia mais alguns posts:
http://blog.centrodestudos.com.br/2013/03/a-escola-e-a-sustentabilidade/
http://blog.centrodestudos.com.br/inclusao-escolar/
http://blog.centrodestudos.com.br/2011/04/analise-longitudinal-do-numero-de-matriculas/
http://blog.centrodestudos.com.br/2012/01/planejamento-escolar-2012/
http://blog.centrodestudos.com.br/2012/10/nota-fiscal-a-escola-deve-fornecer/
http://blog.centrodestudos.com.br/2012/10/reajuste-de-matricula-2013/
http://blog.centrodestudos.com.br/2012/08/pesquisa-de-satisfacao-da-comunidade-escolar/