Passamos do meio do ano e em função disso a Direção Pedagógica , bem como o Mantenedor Escolar, precisam planejar o ano letivo de 2014.
Abaixo cinco dicas para conquistar novos alunos:
1) Transparência: é a palavra de ordem do momento em função da Lei de acesso à Informação que traz para o país o momento da transparência não tendo, portanto, sentido algum a escola esconder ou dificultar o acesso às informações. Disponha no site da escola o Projeto Político/Pedagógico e o Regimento Escolar , bem como o Calendário de 2013. Lembrem-se que os pais tem o direito de saber qual é o projeto da escola , suas regras e crenças . Se não quiser inserir no site (o que é lamentável nos dias atuais) deixe uma cópia na secretaria da escola para que o pais quando solicitarem tenham acesso fácil e sem nenhum tipo de restrição.
Direitos e Deveres do Aluno : A transparência deve também ser plena junto ao aluno que quer ingressar em sua escola. Na primeira entrevista apresente para ele quais são os deveres e direitos que ele terá em sua escola. Vale a pena investir em uma cartilha ilustrativa , tipo história em quadrinhos, por ser mais didática do que um rol de incisos de um artigo do Regimento Escolar, porém não tendo, apresente o Regimento e leia junto com o aluno ingressante quais são as expectativas da escola em relação a ele e de cara crie um pacto de confiança mútua.
Acesso a escola : deixe os pais visitantes conhecer a escola participando do recreio , por exemplo. Convide-os a participar de alguma festividade ou aula da série que estão pretendendo efetivar a matrícula.
2) Inclusão: hoje em dia uma escola não inclusiva é vista com desconfiança, por isso deixe claro a sua política de inclusão sempre à luz da legislação da educação para necessidades especiais. Lembre-se que inclusão envolve desde alunos surdos ou cegos, cadeirantes, síndrome de dow e até os que forem diagnosticados com TDAH , DA ou dislexia , como também, os superdotados. Portanto, se a escola ainda não se posicionou a respeito está mais do que na hora de sentar com o corpo docente e traçar os procedimentos para atender as diversas diferenças. É preciso contar com auxiliares em sala, aulas de reforço, planos de trabalhos exclusivos de modo que o orçamento da escola precisa ser alterado e agora é a hora de fazer isso para que estes custos possam compor a anuidade do próximo ano;
3) (Re) significar o Projeto Político/Pedagógico: o momento é propício para olhar novamente para o seu PPP e ajustá-lo aos novos tempos. O que está de acordo com o momento atual ? Fica. O que está obsoleto? Sai. O que é necessário introduzir? Introduza. Sabemos que escola queremos? Não deixe de lembrar que mesmo que a sua escola tenha 40 anos ela precisa parar e refletir sobre si mesma para que ocorra renovação.Alerta para a Resolução CNE/CBE n.07/2010.
4) Satisfação dos Alunos e Pais: atender a satisfaçao dos alunos e pais é o objetivo de uma escola particular. O que seus alunos desejam? O que seus pais desejam? Para saber é preciso perguntar e não é preciso ter receio porque os pais ficam muito agradecidos quando a escola se propõe a escutá-los . De modo que para conquistar novos alunos é preciso saber o que os atuais pensam da escola e por intermédio das queixas, sugestões e elogios é possível corrigir o que é necessário e atingir um nível de satisfação que atrai mais alunos.
5) Professor : é o coração da escola. Quando um pai visita uma escola ele quer saber sobre a formação dos professores. Por isso se sua escola contar com professores com títulos de mestre e/ou especialização, conferidos por boas universidades do país certamente trará tranquilidade aos os pais que pretendem efetivar a matrícula em sua escola. Na maioria das vezes a equação Boa formação Inicial + Formação Contínua de Qualidade = Bom Desempenho Profissional . Portanto, a conquista de alunos novos depende do quadro docente que você formou e manteve até o momento. Evite trocas periódicas de professores , por exemplo, todo o final do ano dispensar uma leva de professores. Esse procedimento confere a escola um belo ponto negativo porque demonstra que os dirigentes não sabem contratar ou não sabem gerenciar as relações de trabalho. Evite ainda trocar o professor no meio do ano por qualquer conflito. Um projeto pedagógico sólido é construído coletivamente e demora pelo menos 5 anos de maturação com o mesmo corpo docente. Escolas que possuem uma equipe mais estável tem muito mais chances de sucesso no mercado de ensino, além de gerar muita insegurança e instabilidade junto ao corpo docente reverberando nos alunos e seus pais. Crie uma política de valorização do professor e isso agregará para a sua escola muito mais valor.
Leia também:
Cinco Dicas para Escolher uma Escola Particular para o seu Filho
Ola! Sonia
Tenho pedido na escola para mudar o horário para minha filha desde o 1 ano e não consigo ela vai para o 3 .O que faço pois quero que estude no mesmo horário a tarde a mais velha que esta no 6 ano, e ontem veio falando que as turmas de 6 ao 9 estudaram na parte da manhã e 1 ao 5 a tarde, isto pode ser ou para acontecer precisa de aprovação. Fui la hoje para pedir novamente para colocar a tarde ano que vem a secretaria falou que o diretor ira fazer uma reunião esta semana.
Ilma, sempre faça a solicitação por escrito porque por escrito a direção terá que lhe dar uma resposta.
Falar com secretária da escola às vezes ela mesma nem lembra de falar com a direção.
Faça o pedido de mudança de turno por escrito e justifique o motivo pelo qual é importante para você essa mudança.
Se não der certo tente o Conselho Tutelar,ok?
abraços
que bom te escola