Como sabem, sou diretora de estudos e pesquisa do CentrodEstudos e criei em 2.000 uma plataforma de EAD pioneira em oferecer cursos de formação para professores. Pioneira porque falar em ambiente virtual de aprendizagem em 2.000 era como falar em Facebook, porque ninguém saberia dizer do que se tratava, afinal o Facebook só foi criado em 2004.
De modo que criei , juntamente com companheiros de trabalho, um modo de ensinar e aprender e de continuar aprendendo, realizado virtualmente e isso antes mesmo do Google ser a potência que é, da invenção do Youtube e do Moodle ser conhecido em terras tupiniquis.
Mas junto com o meu pioneirismo, havia inúmeros outros pioneiros, os professores que participaram dos meus cursos naquela mesma época, inciativa individual e sem nenhum tipo de ajuda de suas redes de ensino que, uma década atrás, não acreditavam e, tampouco investiam, em ensino a distância – EAD.
De lá para cá o CentrodEstudos certificou milhares de professores de todos os cantos do país: de Macabá , no Maranhão, a Pelotas no Rio Grande do Sul e sempre com muita aceitação por parte dos professores.
Atualmente oferecemos os cursos de formação para professores em duas modalidades: semi-presencial ou totalmente a distância.
O semi-presencial é viável apenas para uma distância de 100k de Campinas, local do CentrodEstudos, mas a experiência com semi-presencial tem sido muito eficaz. No momento estou ministrando o curso Projetos Interdisciplinares na escola na EMEF.Oziel Alves Pereira e os encontros quinzenais com os professores são realizados na própria escola com carga horária de 15 horas e o restante das horas realizadas em casa completando 60 horas de curso.
As escolas públicas municipais e particularmente as de Campinas estão investindo em cursos de formação e a cada dia capacitando mais e mais seus professores, encontrando, tanto na modalidade semi-presencial, como no ambiente virtual de aprendizagem oferecido pelo CentrodEstudos, aliados para elevar o baixo índice do Ideb de suas unidades de ensino que infelizmente o de Campinas, para os anos iniciais do ensino fundamental, está em 5,7 e nos anos finais está em 4,3 ( dados de 2011)
Já os cursos de formação realizados totalmente a distância são foco da iniciativa individual de professores que arcam com o investimento de tempo e dinheiro na tentativa de melhorarem o próprio desempenho profissional.
A meu ver , ambiente virtual de aprendizagem – CentrodEstudos, deve fazer parte de cursos de formação na modalidade presencial , semi-prensencial ou totalmente a distância porque é um recurso indispensável na construção de novos conhecimentos pedagógicos e na reflexão sobre o fazer na escola, além de gerarem economia em papel, tempo e deslocamentos aliados da sustentabilidade tão almejada nos dias atuais.
Conheça o AVA do CentrodEstudos www.centrodestudos.com.br
Conheça os cursos de formação para a área de educação:
A Escrita e a Leitura na Perspectiva Vygotskyana
O Projeto Interdisciplinar na escola
Cultivando as Virtudes nos primeiros anos da escolarização
Entre em contato: centrodestudos@centrodestudos.com.br
Boa tarde Profa Sônia!
Gostei muito dessa sua iniciativa e estou compartilhando por e-mail. Com isto também gostaria de sanar uma dúvida se possível: sou formada em Administração, para dar aulas no ensino superior preciso ter diploma de mestrado ou doutorado, ou apenas a especialização já vale?
Qualquer especialização ou especificamente a de Docência no Ensino Superior?
Para dar aulas em cursos de ensino médio técnico, ou regular o que preciso? Vejo que a maioria dos cursos são para professores já possuem a licenciatura plena, qual curso devo fazer para poder dar aulas? Nestes casos que citei?
Grata,
Érika
Olá Erika,
Para vc lecionar no ensino superior privado vc depende da faculdade, mas pode sim, sem problemas.
O ensino superior público não, só com doutorado na região sudeste e em outras regiões ainda dá só com o mestrado.
Uma faculdade privada tem uma porcentagem destinada para doutores, outra para mestrado e outra para especialista.
De modo que você pode sim lecionar no ensino superior privado.
bjs e obrigada!