Para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio e deseja obter uma certificação para cursar o ensino superior ou técnico, o Inep abriu nesta terça-feira (24) as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições ficam abertas até o dia 4 de junho e podem ser feitas no site do Encceja.
A prova, que deve ser aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 28 de agosto deste ano, tem o objetivo de certificar pessoas que não concluíram os estudos. Para realizar o exame e obter a certificação do ensino fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o ensino médio é necessário ter 18 anos ou mais.
É também durante o período de inscrições que o estudante deve fazer a solicitação de atendimento especializado, como por exemplo, para pessoas com deficiências, idosos, gestantes ou lactantes. A solicitação para tratamento pelo nome social também deve ser feita neste mesmo período.
A edição do Encceja que estava prevista para ocorrer no ano passado foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Sendo assim, na edição deste ano, quem se inscreveu e não compareceu à prova do Encceja 2021, não necessita justificar a ausência.
O exame é voluntário e gratuito. O edital desta edição foi divulgado no Diário Oficial da União no último dia 16 de maio.
Prova ocorre no dia 28 de agosto
O exame do Encceja é composta por quatro provas objetivas contendo 30 perguntas de múltipla escolha cada, totalizando 120 questões. Além disso, é necessário fazer uma redação manuscrita de texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, semelhante à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o ensino fundamental as quatro provas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; e história e geografia.
Já para o ensino médio as provas possuem temáticas semelhantes ao Enem, ou seja: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
Todas as provas serão aplicadas no mesmo dia, em turnos de manhã e à tarde. A abertura dos portões será às 8h da manhã e às 14h30, conforme o horário oficial de Brasília.
Dados da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
De acordo com o Censo da Educação Básica de 2020, o número de matrículas da Educação de Jovens e Adultos diminuiu 8,3%, chegando a 3 milhões em 2020. Essa queda foi de 9,7% nas matrículas de nível fundamental e de 6,2% nas matrículas de nível médio.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, cerca de 46,6% da população de 25 anos ou mais havia completado o ensino fundamental ou equivalente. Deste total, apenas 27,4% tinham o ensino médio completo e 17,4%, haviam completado o ensino superior.
Edição: Rodrigo Durão Coelho
Oi Sônia! Meu caso é meio complicado, se você puder me dar uma orientação, eu agradeço muito.
Eu fiz o ensino fundamental até a 6º série em uma escola e depois me matriculei em outra , onde terminei o ensino fundamental e o médio. As duas escolas eram privadas.
Só que quando fui me matricular na outra escola, eu só tinha a declaração de que tinha terminada a 6º série, não tinha pego o histórico ainda e a escola aceitou a matrícula, e disseram para levar o histórico depois.
Meus pais esqueceram disso e quando terminei o ensino médio, não pude pegar o diploma pq faltava o histórico da 6º série.
Fui procurar o colégio e ele havia falido. Abri um processo na SEEDUC do rj e me enrolaram 6 anos até falarem que não acharam nada. Daí fiquei sabendo da prova Encceja e fui no colégio perguntar se eles aceitariam esse certificado pra ficar no lugar do histórico que faltava e uma secretária disse que sim.
Fiz o Encceja do fundamental, levei no colégio e o diretor disse que não poderia usar por causa da data diferente, mas que teria um jeito. Na hora ele não me explicou muito bem como seria isso, só disse que eu não poderia usar o certificado Encceja em lugar nenhum pra não dar problema, mas tirou uma cópia do certificado Encceja e disse que tinha que esperar a inspeção escolar para autorizar tudo.
Eu fiquei cismada mas aceitei, pq já estava a mais de 10 anos com esse problema. N sabia que tinha que convalidar o certificado. Por essa cisma que achei seu site.
Então ,ele me entregou o certificado do ensino médio, parece que está tudo certo. Tem o carimbo da Seeduc com o nome da inspetora escolar e assinatura dela, carimbo e assinatura do diretor e de uma secretária escolar e tenho o diário oficial.
Mas no histórico escolar, onde deveria ter as notas e informações até a 6º serie, ele colocou que fui avaliada com base na deliberação cee nº 253/2000 e da lei federal( LDB )9394/96.
Tudo ficou como se a escola tivesse me passado testes e me avaliado e aí aceitaram me matricular.
Tenho medo de usar esse certificado, não sei se vai dar problema. Se alguma empresa, faculdade ou concurso público for procurar para ver se é válido , podem achar esse do Encceja.
Agora, tenho um certificado publicado no diário oficial do ensino fundamental de 2018 e outro do ensino médio de 2021, mas lá está escrito a data que eu terminei, que foi em 2004.
E se eu fizer o Encceja do ensino médio, vou ficar com 2 certificados no diário do ensino médio.
Tudo isso me prejudicou totalmente, nunca pude fazer um curso técnico , faculdade ou concurso público. Não sei o que fazer.
Obrigado.
Suelen, não posso dar opinião sem analisar a documentação, o que dá para eu inferir pelo seu relato é que supondo que a escola que você estudou é credenciada o diretor sabe o que está fazendo e possui fundamentação legal para fazê-lo.
Mas para você tirar totalmente suas dúvidas deve buscar a Secretaria d Educação e levar o seu Histórico Escolar e verificar com eles a veracidade do registro.
certo?
É o que posso fazer por aqui.. mas o órgão público diante da documentação saberá lhe informar.
abraços
Muito obrigada por responder! Fiquei um pouco mais calma com o que você disse, mas vou procurar a secretaria.
Obrigada!
Oi, seu site é de utilidade pública! Muito bom! Eu não sabia que havia tantos golpes com escolas, revoltante!
Eu terminei o ensino médio em um colégio particular, não foi eja. E aparentemente, tá tudo certo com o certificado. Vi aqui, que tem que ter o carimbo da seeduc com o nome do inspetor escolar e com a assinatura dele, e o meu tem. Tem o carimbo e a assinatura do diretor do colégio e de uma secretária tb. E tenho a folha com a publicação do diário oficial.
O problema é que no site da Seeduc rj, na lista de escolas privadas autorizadas, consta que o colégio tá autorizado a dar ensino fundamental e eja, e a data da autorização é de 1983.
Eu terminei o ensino médio em 2004 e quando eu estudava lá, eles tb forneciam curso técnico. O colégio funciona até hj oferecendo os mesmos cursos.
Minha dúvida é se eu posso fazer encceja , mesmo sem ter certeza se meu diploma é falso ou n. Porque sei que vai demorar muito para Seeduc me dar alguma resposta e agora pretendo fazer faculdade, Vou ter problemas por ficar com 2 publicações no diário oficial?
Aguardo resposta. Obrigada!
Elen pode prestar o ENCCEJA, sem problema .Leia o edital!! As inscrições começam mais no final de Maio
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-19-de-13-de-marco-de-2023-470197476
Não… eu não vejo problema …
Essa autorização de 1983 já caducou… se a escola está na ativa ela deve ter outras autorizações porque no máximo a autorização é 5 anos, depois a escola tem que solicitar renovação…
certo?
abraços
Obrigada por responder! Fico mais tranquila. Vou prestar atenção na data da inscrição.
Prof eu parei meus estudos na oitava série, e ano passado fiz o encceja pra conseguir fazer faculdade .. só que descobri que não passei no fundamental mas passei Jó encceja do médio e tenho o certificado .. terei algum problema na emissão do meu diploma da facul?
Aline, o sistema educacional brasileiro funciona da seguinte forma:
ensino fundamental – ensino médio – ensino superior
Essa é a ordem. Não tem como deixar de lado qualquer uma dessas fases..
Terá que prestar o Encceja novamente para o Fundamental…
ok?
abraços
olá queria ajuda na minha frequencia escolar, estou com 55% de frequencia em uma matéria no primeiro bimestre isso são 9 faltas minha escola tem a carga total de 1050 horas fiz as contas e vi que 25% são 262,5 horas, a reprova é feita individualmente tendo uma matéria abaixa de 75% ou essa média é somando a média de todas matérias?
João, a frequência não é medida por disciplina e sim pela carga horária total do ano.
A reprova será feita se tiver no total da carga horária do ano, por exemplo, 1.000 horas/aula , menos do que 75% e não por disciplina.
ok? abraços
Gostei