Edição de 2015 abre inscrições no dia 25 e provas serão realizadas em outubro
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Medidas para reduzir a abstenção, ampliar a segurança e dar mais tranquilidade aos participantes são os destaques do edital do exame, que será publicado na segunda-feira, 18.
As inscrições, pela internet, serão abertas às 10h do dia 25 e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho próximo, pelo horário oficial de Brasília. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 14, pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pelo secretário executivo MEC, Luiz Cláudio Costa, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares.
Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição. O objetivo da iniciativa é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público. Na edição do ano passado, dos 8.721.946 inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de provas — abstenção de 28,6%.
“A principal medida para reduzir o número de faltosos não é o aumento da taxa”, observou o ministro. “É a suspensão da isenção para quem se inscrever e não comparecer. Quase 30% das provas têm sido impressas, transportadas, previstas infraestrutura e segurança, para pessoas que não aparecem.”
Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o início das provas, às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
“Vamos ter mais uma presença para registrar em ata a abertura dos malotes com as provas, com todo mundo já na sala”, explicou o presidente do Inep, Chico Soares. “É um controle extra. É o grande momento de risco, quando ela é aberta. Assim, conseguimos mais segurança e mais garantia de que teremos um Enem que cumpra as suas funções.”
Nome — Para aperfeiçoar o atendimento e também evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social terá alterações. Esses candidatos devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Para usar o nome social, eles devem encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 15 e 26 de junho, pelo sistema do participante, na página do Enem na internet.
Especiais — Nesta edição também haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) e com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.
Oportunidades – A nota do Enem é usada como critério para:
– Acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas;
-Ao Programa Universidade para Todos (ProUni);
– Requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),
– Requisito para participar do programa Ciência sem Fronteiras;
– Para ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
– Certificado de Conclusão do Ensino Médio para maiores de 18 anos.
Inscrição — Estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015, matriculados em escolas da rede pública, além das pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na internet.
Assessoria de Comunicação Social
———————————————————-
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
Depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
Bom dia Dra.Sônia, eu e minha filha passaremos um tempo fora do país. Conversei na escola no começo do ano e disseram que se ela conseguisse 24 pontos( media 6) até à data da viagem, ela passaria de ano sem mais delongas. Mas me informaram esses dias, na semana da viagem, que ela só poderia ser aprovada se tivesse estado presente em 75% do tempo de aula anual( que seria até o dia 2 de outubro, sem faltas). Há algum outra modo dela ir viajar sem perder o ano?
Sarah, o controle da frequência é determinação de lei federal que deve ser cumprida, mas a escola poderia fazer uma compensação de ausência para a sua filha, no entanto, este expediente deve estar previsto em Regimento Escolar e cada escola tem autonomia para adotá-lo ou não.
Recomendo que peça informação junto a Secretaria de Educação do seu Estado para verificar o que fazer visando não perder o ano letivo, ok?
abraços
Olá, fiquei retida em 3 matérias sendo duas por 1 e meio ponto
A Terceira não zerei mas não consegui também. Na minha escola a muito favoritismo e muita injustiça na qual posso provar me pegou de muita surpresa isso. Atrapalhou todos meus planos teria alguma forma de eu poder ser aprovada sem ter que repetir o 3 ano todo. Esses meus professores sempre foram muito injusto mas nao achei que ia ser retida. Estou perdida não queria ter que repetir um ano todo, queria saber se tem alguma forma. Muito Obg
Giovana,
Preciso saber o seguinte para ver se há saídas:
Qual é o seu Estado?
Quando soube da reprovação?
Quantos anos você tem?
Aguardo
Tenho uma dúvida e não consigo encontrar os requisitos do ENEM-
O que aluno que sempre estudou em escola particular perde de pontuação ou direito em relação ao aluno que estudou em Escola do Estado?
Aguardo resposta
Claudia desconheço isso…
Se algo tiver está no edital, segue o link:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2015/edital_enem_2015.pdf
Acho que não há nada disso não.
abraços
AGUARDO SUA RESPOSTA.
GRATA
PREZADA SANDRA,
NO QUE TQNGE AS PERGUNTAS DO SITE, FIZ CURSO DE SUPLETIVO NA ESCOLA TRIUNFO EM 2006, ESTUDEI FIZ PROVAS E PASSEI, NO FINAL DE 2007, ME MATRICULEI EM UM CURSO E PSSEI, CONCLUIR A FACULDADE EM 2012, SOU BACHAREL EM DIREITO,
AO SOLICICTAR MEU DIPLOMA, A FACULDADE ME SOLICITOU UMA COPIA DO DIARIO OFCIAL, POIS COMO MEU HISTROICO ERA DA ESCOLA TRIUNFO DO RIO DE JANEIOR, TERIA QUE CONSTAR.
FUI ATÉ A SEDU DO MEUE ESTADO, E LÁ OBTIVE A RESPOSTA QUE EU TERIA QUE ENTRAR EM CONTATO COM A INSTITUIÇÃO , LIGUEI E AS ASSINATURAS E CARIMBOS QUE CONSTAVAM NO MEU HISTROICOS ERAM DOS DIRETORES QUE AINDA ERAM RESPONSAVEL, OU SEJA, A FACULDADE NAO ESTA PODENDO DISPONIBILIZAR MEU HISTORICO,POIS O CURSO NAO ERA VALIDO NO MEU ESTADO, E SIM NO RIO DE JANEIOR.
PASSEI POR DUAS FACULDADES POR MOTIVOS FINANCEIROS E NUNCA NINGUEM QUESTIONOU MEU DIPLOMA.
AGORA NA SOLICICTQAÇÃO DO HISTORCO TIVE ESSA SURPRESA.
O QUE DEVO FAZER, ENTRAR COMO UMA AÇÃO .
ENTREI EM CONTATO COM A DIRETROIA DA FACULDADE E ME ENVIARAM UM ENDEREÇO PARA SECRETARIA PARA PLEITEAR A LIBERAÇÃO DO MEUDIPLOMA, MAS NAO SEI SE SERÁ VALIDO.
PODE ME JAUDAR ME AUXILIANDO, NA VERDADE TENHO MUITOS AMIGOS QUE JA ESTAO NA AREA, ESTOU PENSANDO EM ENTRAR COM UMA AÇÃO, MAS ANTES DE ME EXPOR GOATARIA DE TENTAR SOZINHA.
AGUADO UMA AJUDA,PARA QUE EU POSSAR ME DIRECIONAR PARA O CAMINHO CERTO.
DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO
Gloria, tente uma ação judicial, ok?
abraços
Sonia, boa tarde, preciso de ajuda, por um grande equivoco, (do banco, meu, enfim) paguei o boleto do enem do meu filho depois das 22 horas do dia 10/06, e como não agi de má fé, gostaria de saber se existe algum meio legal para ele fazer essa prova?
Aguardo resposta…. obrigada
Olá Nilva, o edital do ENEM é bem claro a este respeito:
3.2.4 A taxa de inscrição deverá ser paga até às 21h59min, horário oficial de Brasília-DF, do
dia 10/06/2015, sob pena de não ser confirmada a inscrição.
3.2.4.1 Não será confirmada a inscrição cujo pagamento tenha sido efetuado fora do prazo permitido, nos termos estabelecidos neste Edital.
3.2.4.2 Em nenhuma hipótese haverá prorrogação de prazo para pagamento da taxa de
inscrição previsto neste Edital, ainda que o último dia do referido prazo (10/06/2015) seja feriado
estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo PARTICIPANTE para o pagamento.
De modo que não saberia lhe dizer se há um meio judicial para você recorrer.
Eu acredito que não porque editais são regras definidas e definitivas, mas tente uma consulta com um advogado para verificar se há algum modo de recorrer judicialmente,ok?
abraços