Reservei este post para falar das tendências da escola do período entre 2010 e 2020 de tal forma que vocês pais de alunos poderão avaliar se a escola de seu filhos está longe ou perto de atingir os objetivos deste século XXI.
10 coisas que não poderão faltar na escola de seu filho em 2010 a 2020:
1) Acessibilidade: a escola tem que ser acessível. Adeus degraus e seja bem-vindas as rampas de acesso a todas as salas de aula. Banheiros adaptados para cadeirantes e piso tátil por todo o percurso para os deficientes visuais. Leia tudo a respeito no Manual Desenho Universal: habitação de interesse social; mobiliário acessível para cadeirante, para destro, canhoto, altos e gordos, dentre outros.
2) Sustentabilidade: o prédio escolar deve contar com lixo reciclável; sistema de captação de água da chuva para uso como descarga de vasos sanitários, lavagem das calçadas e pátio ou irrigação dos jardins; eficiência energética, minimizando o uso da luz artificial e ar condicionados, com sensores de presença para acionar luzes das áreas comuns; muito verde incluindo jardins verticais, jardins comestíveis e principalmente árvores.
3) Inclusão: alunos de todas as raças, credos e visões de mundo e com diferentes deficiências: síndrome de down, deficiência visual, auditiva, cadeirantes, lesão cerebral, hiperatividade, bipolar, dentre outros.
4) Flexibilidade do tempo/espaço: aulas presenciais, semipresenciais e a distância farão parte do dia a dia da escola, isso implica diferentes tempos escolares e diferentes espaços. Ambiente de Aprendizagem (antiga sala de aula) que se transforma em auditório, sala de estudo individual e em sala de estudo coletivo. O período integral também fará parte da rotina da escola.
5) Lousa digital: o velho quadro negro faz parte da história , toda e qualquer escola hoje deve contar com lousas digitais mais interativas e atrativas para os alunos com inúmeros recursos para o professor.
6) Tablet: material de estudo para alunos e professores. Aposentar os cadernos e livros didáticos , sobretudo, para os alunos do Ensino Médio.
7) Eco-comportamento e/ou comportamento socialmente responsável: a escola terá que dar o exemplo e ensinar a consumir menos em todos os sentidos, a ser voluntário em causas sociais, a saber reciclar, minimizar a pegada de carbono, minimizar os resíduos.
8) Legislação: além de saber tudo e mais um pouco sobre a legislação escolar deve contar com um bom entendimento do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da responsabilidade civil da escola; dos direitos autorias; lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas; etc.
9) Pedagogias Inovadoras: pedagogia de projetos, pedagogia ecológica e da diferença são tendências para os próximos dez anos e podem ser praticadas de forma conjunta. Por meio delas é necessário que sejam abordados temas sobre a história da África e dos afrodescendentes brasileiros, o processo de envelhecimento, a música, o corpo, a alimentação saudável e natural e o meio ambiente.
10) Tecnologia da Educação: informatizar a instituição escolar de diferentes formas desde as aulas por meio de tablets e lousa digital até ambientes virtual de aprendizagem , blogs, produção de vídeos, internet, games; a instituição utilizando twitter, facebook, google earth, google maps, dentre outros.