As escolas , particulares ou públicas, precisam ficar muito atentas porque podem ser acionadas judicialmente por danos morais desencadeados por condutas discriminatórias que levam o aluno ao constrangimento.
Esta semana ocorreu episódio lamentável em um colégio particular e de renome na capital paulista.
Segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, um aluno da 3a série do Ensino Médio burlou sistema e teve acesso a atas de reuniões dos professores de 2007 a 2012 e vazou para os colegas .
A notícia vazou para a imprensa em em 19/03 (aqui)- Fichas sobre Estudantes de Colégio Tradicional de SP vazam na internet.
O foco da notícia foi a punição que o colégio deu ao aluno responsável pelo vazamento e as providências que estão a tomar para acionar a família do aluno.
Ocorre que o vazamento de informações confidencias chocou os estudantes pelo modo como foram retratados pelos professores , informações estas destacadas na notícia do G1 (aqui)
” Tem olheiras, boca de ódio, tem cara de criança de filme de suspense.” referindo-se a uma aluna na ocasião do 5o ano do ensino fundamental.
“Ela é falsa. Olho vivo com essa garota”
“inadequada” e “infantil”
“É líder negativo. Joga um professor contra o outro”
Um registro escrito de professor nunca, jamais, poderá contar com esse tipo de julgamento de valor subjetivo, sem nenhum fundamento pedagógico, discriminatório. As descrições de alunos devem ser pautadas pela ética, pois não se trata de uma conversa de rodinha de fofocas que até é permitido algum deslize.
O fato é que a escola diz que provavelmente acionará a família do aluno pela ocorrido, porém, a Dra. Claudia Hakim, advogada com especialidade em Direito Educacional, ressalta que os alunos e pais que se sentiram constrangidos e ofendidos também podem acionar judicialmente a escola por danos morais (aqui) .
Ela diz:
“A escola, enquanto instituição que presta serviços para os alunos, tem o dever de zelar e proteger pelo bem estar físico e emocional de seus alunos. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito dos alunos, crianças e adolescentes, serem protegidos pela escola que estudam e se algum prejuízo advém deste dever de guarda, ela é a responsável pela indenização de eventual reparo.”
Muito embora a responsabilidade do episódio da invasão do sistema e do vazamento de informações confidenciais seja do aluno , o ocorrido deflagra uma discussão importantíssima: de que forma os professores lidam com seus alunos e quais critérios usam para analisá-los em busca de ajudá-los a superar suas dificuldades enquanto pessoas ?
AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
Gostaria de informaçoes sobre seguinte situaçao:
Pai de aluno alega que escola recusou a participaçao do filho em discurso de colaçao de grau,dizendo que o passado do aluno não condizia com os valores da escola,embora o aluno tivesse proposto votaçao,a direçao recusou.Caberia açao indenizatoria ?
Pollyana, não acho que é possível uma ação de perdas e danos.. mas depende do caso
Ação que tem por objetivo obrigar aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. A verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade regulam-se pelos Arts. 1.518 a 1.532 e 1.537 a 1.553 do Código Civil.
Então, dependerá do caso. Agora é aguardar o pai acionar a escola, contratar um advogado que poderá defender o ponto de vista da escola,ok?
abraços
Minha filha caiu na escola bateu a cabeça e nao foi levada ao hospital ela chegou em casa passando mau eu tive q levar ao hospital e eles n deram nenhuma assitencia enquantonnao fui atras deles para cobrar providencias posso abrir um processo? A diretora sabia da gravidade da qieda
Lede Jane,
Sim, pode.
Constitua um advogado que ele saberá quais providencias tomar.
Att
Por favor preciso de uma orientação, não sei mais ao oq recorrer. Faço curso técnico que é dividido em 3 módulos e nesses módulos tem matérias divididas em teóricas e práticas, a escola entregou um papel com a grade curricular e o número de faltas em cada matéria como limite, fiz a teoria e prática e passei muito bem em tudo, porém no dia de receber os resultados depois de assinar todos os papeis que passei me informaram que rodei por 2 horas de falta, coisa que nem passava pela minha cabeça pois estava dentro do limite. O limite no papel era 31 horas e eu rodei por 31 pq alegaram que no sistema era 29 e que não sabem como colocaram isso no papel. A turma toda se baseou no papel, 2 colegas passaram desse limite até 20min e passaram da matéria e eu por 2 horas não. Como é por módulo não entendo como podem rodarem por faltas se nem terminei de cursar o módulo ainda. A escola diz que não sabe como o papel veio para nós (sendo que a própria secretaria que distribuiu) e que não pode fazer nada. Eu iria me formar em Abril e agora será só em Novembro (daqui a um ano) por culpa de informação falsa da escola. Oq eu posso fazer nesse caso? Pois além da frustração e vergonha perante meus colegas que estavam presentes ainda vou ter dano material por ter que pagar de novo a matéria. Peço encarecidamente uma orientação, desde já agradeço.
Eduarda, casos desse tipo somente com advogado… constitua um advogado para mediar a situação e se couber acionar a Justiça, ok?
abraços
Boa Noite.
Gostaria de saber o que pode ser feito em relação o que aconteceu com os meus pais.Meus pais foram no colégio duas vezes tentar um desconto, primeiro foi meu pai e no dia seguintes minha mãe.Meu pai foi maltratado pelo funcionário da escola, onde a mulher que trabalha com financeiro na minha escola disse “Essa escola não é do seu nível” afirmando que meus pais não teriam condições para pagar a escola.
A escola já mandou os envelopes de rematrícula(tenho irmã gêmea e estudamos na mesma sala)…no envelope da minha irmã não veio a rematrícula, pois o mês de julho dela não teria sido pago.Houve complicações com o banco, meu pai tinha pagado sim o boleto de julho,enfim, isso não vem ao caso;isso só foi mais um motivo pros meus pais irem à escola.Eles foram na escola para perguntar porque não veio a rematrícula da minha irmã e tentar um desconto melhor.Eu estudo lá desde o 7 ano, estou cursando o 8 ano e vou para o 9 ano.Meus pais estavam tentando um desconto melhor.
Quando minha mãe chegou em casa hoje e um tempo depois o meu pai, nos sentamos na mesa e lá o meu pai falou o que aconteceu ontem e minha mãe falou que foi na escola hoje e eles não queriam dar um desconto bom.Foi uma situação bem chata para nós, o meu pai ficou muito ofendido por eles terem falado desse jeito com ele e a minha mãe também ficou chatiadíssima pelo ocorrido, sem contar que o dono da escola falou para minha mãe “fica mais atenta então”, isso foi pelo fato do banco não ter contado como “pago” o boleto.
É uma escola particular na grande São Paulo, onde eles só se preocupam com eles mesmos, eles não querem saber se os pais dos alunos estão com alguma dificuldade em pagar o boleto ou algo do tipo.Eles são muito legais, vamos se dizer assim, quando se trata de matricular o aluno pela primeira vez na escola.Isso foi uma situação muito constrangedora pros meus pais e eu me senti super ofendida pelo ocorrido, tanto que eu cheguei até chorar por eles terem falado desse jeito com meus pais.Meus pais não chegaram a concluir a escola, mas isso não os impedem de trabalhar,tanto meu pai quanto minha mãe, eles trabalham desde pequeno e eu sei que eles passaram por muitas dificuldades e graças a Deus hoje não passamos dificuldades.
Geovanna,
1) Vocês e 90% das pessoas do mundo estão passando por dificuldades econômicas.. Passar dificuldades econômicas é próprio do capitalismo, exceto se tiver capital, caso contrário, durante toda a vida é assim mesmo, alguns anos melhores e outros piores.. é assim que funciona o sistema capitalista no qual o Brasil está inserido.
2) As escolas particulares visam lucro. E efetivamente não tem coração. Podem dar desconto ou não, porque não há lei que as obrigue a dar descontos.
3) As escolas não podem constranger alunos e, tampouco, os pais de alunos que são consumidores, porque contrataram um serviço de educação e que deve ser prestado a contento. Código Direito do Consumidor http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm
4) A educação formal não é sinônimo de caráter. Uma pessoa pode ter vários diplomas, mas não ser honesta, amorosa, respeitosa com o próximo, etc..
Você tem todo o direito de ficar magoada porque o mundo é muito duro. Por outro lado, é bom para você saber o quanto o $$$ dinheiro é quem manda neste mundo desigual.
Do ponto de vista legal a escola não tem direito de constranger alunos, cobrar de forma discriminatória, mas podem não efetivar a rematricula se porventura o aluno for inadimplente, o que não é o caso de vocês.
Abraços e cabeça erguida , não se abata, porque eles não merecem.
ok?
abraços
Boa noite Profa.Sônia
Gostaria de uma orientação.
Meu filho tem 12 anos e está no 7 ano do fundamental. Ele é gêmeos está na mesma sala da irmã. Na semana passada eu recebi uma convocação pois ele é outros alunos da sala haviam derrubado uma lata de lixo na sala na hora da saída e os papais ficaram todos espalhados pelo chão. Meu marido foi até a escola e a vice diretora mostrou fotos da sala e a ocorrência para ele assinar. E ficou decidido entre os pais que compareceram que os alunos teriam que varrer a sala todos os dias até o final do ano. Até aí não achei ruim. Só que hoje quando minha filha chegou disse que a vice havia chamado os alunos e disse que eles teriam que varrer a escola toda todos os dias. Eles saem as 18h 20 da escola. Levam em torno de 5 minutos para chegar em casa e hoje ele chegou ia dar 19h. Minha pergunta é a vice diretora pode trocar o combinado com os pais e impor aos alunos este tipo de castigo? É certo ela segurar na escola os alunos menores? Se algo acontecer após o horário a escola pode ser responsabilizada? Eu não estou passando a mão na cabeça do meu filho. Se ele apronta ele deve ser penalizado, mas de uma maneira justa. Por isso por favor peço a sua orientação. Obrigada
Sônia, respondendo:
1) A vice diretora pode trocar o combinado com os pais e impor aos alunos este tipo de castigo? R: Não.
2) É certo ela segurar na escola os alunos menores? Não.
3) Se algo acontecer após o horário, a escola pode ser responsabilizada? Sim.
O que foi combinado é o combinado. A sanção é pedagógica e não pode ser punitiva.
O horário da escola deve ser cumprido porque ele é homologado pela Secretaria de Educação.
A escola é responsável civil pelos alunos dentro da escola, no entanto, se a escola descumpriu o horário e impediu a saída dos alunos e isso colocou a vida deles em risco, ela é a responsável, ok?
abraços
Boa tarde!
Minha filha ela precisou faltar um dia de aula e no dia seguinte ele foi a aula como e de costume ,e ela alega que a professora perguntou pra ela em voz porque ela não foi a aula no dia anterior minha filha respondeu que nao deu pra ela ir a professora perguntou se ela estava doente ela diz que n então a professora respondeu pra sala toda que ela faltou atoa e minha filha só tem sete anos de idade ela chegou em casa transtornada por isso caracteriza constrangimento? Aguardo sua resposta obrigado
Gleison, não … não do ponto de vista legal que gerasse uma ação judicial.
ok?
abraços
Olá,
Sou mãe de um aluno do 8º ano de um colégio particular no RJ.
Há três semanas o professor de gramática se afastou do colégio e o diretor do colégio (que também é professor de português e que também trabalha 2 tempos de aula com a mesma turma) achou por bem substituir as aulas de gramática em que não há professor por folhas com questões de concurso deixando a turma sob responsabilidade de um funcionário do colégio ou uma ex-aluna.
O conteúdo de gramática dado pelo professor que se demitiu está parado (período composto, orações) e o diretor está dando aulas de morfologia, que não é o conteúdo condizente com o conteúdo do livro adotado pelo colégio (Araribá Plus PORTUGUÊS – 8º ano).
No dia 11/09/18, o diretor afirmou aos alunos que se algum responsável for ao colégio reclamar, será convidado a retirar o aluno do colégio, que ele é o dono do colégio e que ninguém irá ensiná-lo a dar aula.
Para agravar, o mesmo colégio (o mesmo diretor) tem outra unidade no mesmo bairro que também tem uma outra turma de 8º ano, mas de lá o professor de gramática continua dando aulas e cumprirá o planejamento que foi parado na turma do meu filho.
Minha DÚVIDA: o diretor de um colégio particular pode agir desse modo? Há algum meio legal para impedi-lo de suspender o conteúdo de gramática que estava sendo ensinado?
O que devo fazer??
Por favor, me ajude!
Muito obrigada pela atenção.
Gislayne Guimarães,
1) Você é consumidora. Isto é, estabeleceu um Contrato de Prestação de Serviços e paga por ele. De modo que a escola tem a OBRIGAÇÃO DE FAZER o que está estipulado em contrato. Como faz parte do Contrato o Regimento Escolar e também a Matriz Curricular, o que estiver escrito nestes documentos DEVEM ser CUMPRIDOS.
2) Uma Matriz Curricular ou Grade Curricular estipula as disciplinas ou matérias que serão oferecidas. Cada escola tem autonomia de elaborar a sua Grade como considerar mais adequada. Por exemplo: Tem escola que tem Língua Portuguesa e tem escola que divide o conteúdo e oferece em separado Gramática, Literatura, Produção de Texto. Tanto uma escola quanto a outra estão legais porque elas podem fazer opções pedagógicas, mas o que optarem terão que cumprir.
3) Então a escola se tem OBRIGAÇÃO de oferecer professor habilitado e conteúdo de Gramática se optou por dividir o conteúdo programático de Língua Portuguesa.
4) O consumidor pode e deve reclamar sempre que observar que a escola não está cumprindo a sua OBRIGAÇÃO DE FAZER a entrega completa do que vendeu.
5) Eu recomendo que faça uma consulta ao PROCON do Rio de Janeiro ou constitua um advogado especializado em Direito do Consumidor para mediar este problema junto a escola, ok?
abraços
Olá Sônia minha amiga teve que se mudar por motivo de trabalho. Então teve que pedi transferência do colégio em que ela estava cursando o último ano do ensino médio, para pode se matricular em outro colégio da Cidade onde ela está morando agora. Mais o problema e que toda vez que ela vai se matricular dizem que ainda não deram baixa na matrícula dela do antigo colégio. E isso já está acontecendo desde o mês passado. Já fomos inúmeras vezes no colégio pedi para darem baixa mais até agora nada! Só queria saber se ela for prejudicada como repetir de ano por esse fato, ela pode processar a escola???
Laís, é preciso agir…
1) Elaborar um documento (tudo por escrito) endereçado para a direção da escola de origem informando que foi dada a transferência mas que a baixa da matrícula não foi feita o que está impedindo da aluna ser matriculada em outra escola. Solicite no documento urgência na solução do caso. Este documento deve ser feito em um editor de texto , datado e assinado em duas vias. Uma via entrega e a outra protocola e guarda.
2) Dê um prazo de 7 dias, não obtendo resposta positiva busque o Ministério Público do Estado (via site) faça a denúncia dizendo o que está acontecendo e que por este motivo a aluna está fora da escola o que é proibido por lei. Peça a intervenção do MP junto a escola.
ok?
abraços
Minha contou ao diretor que os colegas estavam fumando cigarro eletrônico dentro da sala de aula , odiretor foi chamar a atenção dos alunos e apontou minha filha na frente dos colegas como dedo duro, ele por fazer isso? Agora os colegas estão com raiva dela e sem conversar com ela.
Amanda, é um absurdo…
Eticamente não pode .. mas o que fazer diante disso?
Se as hostilidades aumentarem, você terá que conversar com o diretor para ele resolver o problema que ele mesmo criou, ok?
abraços
Olá bom dia,gostaria de tirar uma dúvida.
Completei o ensino médio em supletivo em 2015 e em 2017 dei início a faculdade. A faculdade pede um histórico de conclusão como a escola ainda nao tinha esse documento levei certificado. Bom fui fazer a rematrícula do último semestre da faculdade e a faculdade pediu o histórico escolar e uma lauda do Gdae que é para alunos que concluiu em supletivo. Estou a 1 mês pedindo para que a escola publique para que eu consiga fazer a rematrícula do último semestre o boleto tem juros e venceu dia 10 de julho minhas aulas já começaram e nada foi resolvido ..
Shirley,
Se você mora no Estado de São Paulo deve buscar a Diretoria de Ensino que supervisiona esta escola de supletivo para saber se esta escola tem autorização de funcionamento. Se tiver, você pede por escrito para o dirigente regional de ensino intervir na escola para que esta emita o seu histórico escolar.
Não é normal uma escola demorar tanto tempo para emitir o histórico, então, deve ter algo errado, ok?
Mas quem poderá lhe orientar é a Diretoria de Ensino que supervisiona esta escola, ok?
abraços
Ola boa tarde, gostaria da sua ajuda. Em 2013 fiz a 8 serie do fundamental. No fim do ano eles disseram que eu passei de ano. Fui para o ensino medio, e por conta de uma gravidez parei no meio do ano. E abandonei a escola no ano de 2014. Ai agora em 2018 queria fazer o eja do ensino medio e descubro que na 8 serie estava como incompleto. Sendo que na época eles ate deram declaração de 8 serie concluída. E agora a escola esta me enrolando. Não me dão respostas, e ainda culpam a escola na onde estudei o primeiro ano do ensino médio! O que devo fazer? Pois desejo muito voltar a estudar
Juliana,
1) Juliana, você deve entrar com um processo junto a Secretaria de Educação do seu Estado, já que a escola não resolve a sua questão. Solicite a regularização e anexe cópia da declaração de conclusão de ensino fundamental que a escola emitiu.
Há um erro aí que atualmente o último ano do ensino fundamental é o 9o ano e não a 8a série. Houve uma mudança de nomenclatura em 2010. É preciso verificar se a escola havia feito de forma correta a transposição de nomenclatura.
De qualquer modo quem pode resolver para você é a Secretaria de Educação do seu Estado, ok?
abraços
Oie boa tarde, eu gostaria de uma orientação sua.Sou aluna do 9 ano estudo em uma escola publica,ontem na hora da saída deu o horário de ir embora as 18:10,antes de sair da escola eu fui ao banheiro para fazer xixi minha amiga me esperou e saímos da escola abraçadas e conversando,logo em segunda uma menina do 7 ano veio correndo em minha direção eu dei um passo largo e ela acabou tropicando no meio das minhas pernas,como eu vou embora de perua sai correndo porque eu estava atrasada pq eu havia parado para conversar com a mãe da minha amiga.Quando foi hoje a escola disse q eu levei suspensão e só poderei voltar na escola quarta-feira,a escola afirma que eu dei um chute na menina q ela ate saiu mancando ela contou pra mãe dela e a mãe da menina foi na escola reclamar.Agora eu te pergunto como q eu possa ter levado suspensão sendo q eu não encostei um dedo na menina(a escola afirma q as pessoas viram eu chutando ela,mais como essas mesmas pessoas podem ter visto sendo q eu sai sozinha da escola junto com a minha amiga)eu tenho muitas pessoas de testemunhas dizendo q eu não fiz nada,ou seja foi um acidente,a escola não estava nem um pouco afim de saber oq aconteceu de verdade,irei conversar com eles semana que vem,mais pq eles não conversam hoje sendo q o ocorrido foi ontem?a menina provavelmente esta mentindo sobre eu ter dado um chute nela.O que eu faço? nessas circunstancias a escola poderia levar um processo por danos morais por me dar quase uma semana de suspensão sem ao menos saber do que realmente aconteceu. Muito obrigada pela atenção,Boa tarde
Gabriela,
Este é um assunto que deve ser resolvido por seus responsáveis legais se você é menor de idade.
Solicite a um dos seus responsáveis, elaborar um documento para a direção informando a sua versão do caso,
dizendo que você não teve direito da ampla defesa e do contraditório e que solicita reunião para rever a suspensão.
Você poderá constituir um advogado para fazer uma consulta, apresentar os fatos e ele analisará se é possível acionar a escola. Porque depende do caso e ele terá que investigar o caso com mais apuro ok?
abraços
Olá, gostaria de uma orientação, minha filha foi a escola buscar me filho de seis anos, e ficou desesperada, pois o mesmo não estava na escola. è de total responsabilidade da escola saber quem são os responsaveis que podem buscar a criança, não é?todos ficaram desesperados, pois a professora, não teve o bom senso de perceber com quem meu filho de seis anos saiu da escola, procuraram em todos os lugares, perguntaram e ninguem sabia. Minha mãe que fica em casa percebeu que ele estava chegando sozinho na casa, ele falou que saiu com um amiguinho e seu irmão mais velho. Quero saber quel a verdadeira responsabilidade da escola e da professora que deixa a criança sair pra fora do portão da escola, sem ser o responsavel por ela ir buscar??Graças a Deus não aconteceu nada, ele chegou em casa bem. Tenho o costume de orientar meus filhos a náo aceitar nada de estranho e não sair com estranho e isso aconteceu.
Maria, poxa.. que situação…
A responsabilidade é única e exclusiva da escola.
A escola só pode permitir a saída dos alunos com autorização dos pais, por escrito, indicando com quem poderão voltar para casa.
Erro grave da escola.
Agora é conversar com a escola para que a saída seja severamente cuidada. Faça um documento indicando com quem o seu filho poderá sair da escola. Todos os nomes. Não esqueça ninguém : irmão, avô, avó, etc. com o nome completo de quem pode pegar o aluno. Assine, e faça duas cópias. Guarde uma.
Ainda bem que nada ocorreu com ele, mas alerte a escola que jamais ocorra novamente, caso contrário, você acionará a Conselho tutelar ou a Justiça com ação indenizatória por negligência.
ok?
abraços
Oi, Hj eu fui parado na entrada da escola por causa da cor da calça (caramelo), eu sei que só pode entra com a calça de cor preta ou azul e tem que ser jeans, mais tem muita pessoas entrando de calça branca, sem uniforme e com calça se ser jeans. De que forma eu posso protesta isso ? Não quero deixa isso passa em branco, por que outras pessoas pode entra e eu não ? É bem injusto !
João Victor..
1) Se há uma regra todos devem segui-la.
2) Não é porque alguns burlam a regra que se deve burlá-la também.
3) Se há alunos entrando com calça de cor diferenciada a da imposta pela regra, deve ter algum motivo para isso que você desconhece.
4) Injusto é não cumprir regras.
Recomendo:
Um responsável legal seu (se você for menor de idade) com um documento para a direção perguntar o motivo pelo qual alguns alunos podem frequentar a escola sem o uniforme completo e você não e explicar o motivo pelo qual você não consegue ir para a escola com a calça azul e preta.
Assim poderá saber o posicionamento da escola.
ok? att
Boa tarde, minha irmã passou por uma situação difícil. Ela está no 9º ano e recebeu um comunicado de que nossa mãe tinha que ir lá. Até ai tudo bem, ela entregou o comunicado mas nossa mãe não pode ir na escola naquele dia, ela tentou falar mas a vice diretora falou tudo o que queria a minha irmã na frente de todos, sendo que minha irmã tem ansiedade e mesmo assim ela a constrangeu na frente de alunos professores e não a deixou falar para poder se explicar. Minha irmã veio chorando e tremendo para casa e disse que não quer mas ir para a escola. Eu não sei o que fazer e minha mãe também não porque vai ter que ir na escola para resolver essa situação. O que a vice fez pode ser caracterizado como constrangimento moral? Porque eu não sei o que falar a minha irmã e como vamos resolver essa assunto.
Letícia,
Sim, pode ser caracterizado por constrangimento moral.
1) Peça para a sua mãe escrever documento para a direção informando a conduta da vice diretora diante de uma menor de idade a constrangendo moralmente diante de todos os demais alunos e peça retratação da vice para com a aluna.
2) Se a vice se retratar, o caso para aí e ponto.
3) Se a vice não se retratar a sua mãe , responsável legal pela sua irmã, poderá buscar a Defensoria Pública e tentar uma ação de constrangimento moral ou constituir um advogado para acionar a Justiça.
Mas neste último caso é preciso ter testemunhas.
A ação será proposta contra a vice-diretora que é a autora do constrangimento.
ok?
abraços
bom dia trabalhei por concurso em uma escola estadual na parte administrativa por 23 anos pedi remoçao para uma escola de ensino fundamental ate a 5 serie pois bem, essa diretora me colocou como inspetora de alunos rebaixando meu cargom ela grita xinga nao so ela como os outros funcionarios da direção e os readaptados que la estao faço muito trabalho nessa escola quando falta professoe fico em sala de aula e nem faculdade tenho, trabalho como inspetora de alunos e quando da o sinal para os alunos entrarem temos que tambem ficar atendendo na secretaria fazemos trabalho de rua, sofremos humilhação porque essa direção diz que nao fazemos nada somos todas vagabundas, a GOE da escola malcriada estou para me aposentar e voui perguntar alguma coisa para ela ela diz vou fazer quando eu quiser e ja se passaram um ano e meio para ja esta aposentada porque ela deixou meu processo em cima da mesa dela por um ano, sendo que a Diretoria de ensino nao faz nada estamos todos perdidos sem uma tabua de salcação onde posso processar essa escola estadual por danos morais por perdas e danos porque ela da ferias para nos nos dias que sao recesso escolar nao deixa a gemnte tirar licença premio, e nem ferias quando nos queremos tem que ser quando ela quer, ja fui no postinho buscar remedio para ela em baixo de chuva, ja fui comprar valvula para o banheiro sendo que os pedreiros estavam la, etc…
obrigado
aguardo resposta
Sandra,
1) Você buscar a Defensoria Pública para solicitar orientação e se é possível a DP acionar a Justiça de forma gratuita para você.
2) Você pode buscar o Sindicato dos funcionários públicos que deve haver e também fazer a denúncia.
3) Pode ainda constituir um advogado para poder acionar a Justiça contra a diretora.
ok?
abraços
a escola e publica escola estadual coronel avelino cardoso.cidade visconde do rio branco mg
boa noite sou mae de aluno na escola minha filha estuda no 6ano.os todos alunos da sala estava comentando que o professor nao estava dando aula direito que ele fica so no celular ,fui apurei o caso e reclamei com o diretor,e falei com todas as maes o que estava acontecendo,ai o diretor chamou a sua atencao,ai logo no outro dia ele fala que as maes sao fofoqueira e falou para nos cuidar das nossas vida,ele nao escreve no quadro manda os alunos copiar do livro para o caderno e ele fica la de boa ,e çerto isso dele clamar a manha de alono de fofoqueira ,nos maes estamos defedendo os direito de nossos filhos eu nao gostei dele falar dentro da sala de aula com os alunos,por que sao nossos filhos si nos maes nao falar nada quem vai ,eu quero justiça. porque si nao e os nossos filhos como eles professores vao trabalhar nos somos da sona rural eles vem dar aula e nao ensina direito,vem pra ca e fica nossos filhos reclama mais minguem toma atitude principalmente eles que agora sao efetivado no cargo e nao estao men ai quero atitude do governo e da delegaçia de ensino de belo horizonte mg
Claudiana,
1) Os pais são responsáveis pelos seus filhos e devem informar, denunciar ações que não correspondem com o bom desenvolvimento pedagógico dos professores.
2) Você devem escrever documento para o diretor , com assinatura de todos os pais. Imprima em duas vias , uma entrega e a outra protocola e guarda. Não havendo mudança, vocês farão a denúncia junto a Secretaria de Educação ou ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público porque os alunos não podem ficar sem aula.
ok?
abraços
Olá minha querida gostaria que mim informasse melhor a respeito de um caso que está ocorrendo em minha família tenho uma filha de onze anos que estuda no colégio municipal que estava sendo ameaçada e coagida a namorar com um rapaz de 13 anos procurei a direção da escola e ainda assim minha filha está sendo a errada por ter medo de mim falar e eu ter descoberto por boca de terceiros
Jaqueline,
Verifique se esse assédio está se transformando em bullying que é uma perseguição na escola, via whatsap, e etc.
Se for repetitivo e constante poderá alegar bullying e entrar com um pedido na escola para tomar providencias e ao mesmo tempo você poderá comunicar o Conselho Tutelar para intervir, ok?
abraços
Boa noite Prof Sonia. Meu filho ano passado repetiu o 1ano do ensino medio esse ano matriculei ele no 1 ano mas no primeiro dia de aula a coordenadora falou q ele poderia fazet progressao e me liou pedindo p eu deixar ele ir pro 2 ano . Deixei. Qnd foi agora me chamam na escola e dizem q ele tera q voltar pro 1ano q foi um erro deles la. Como devo agir? Ele n quer mais ir a escola por mitivosndos colegas ficarem pertubando. Vou por ele em outra escola no 1ano. Particular tbm. Quero saber como agir or constrangimento c ele.
Fabiane, que é isso???
Recomendo que não aja sozinha porque a situação é bem complexa e precisará de ajuda profissional para resolver o caso.
Entre em contato comigo : saranha@mpcnet.com.br
Aguardo.