Isadora Faber de 13 anos , aluna de uma escola pública de Florianópolis , motivada pela iniciativa de uma menina escocesa que criou um blog para divulgar e discutir os problemas da merenda de sua escola (aqui), resolveu criar uma página no facebook para mostrar a diferença entre a realidade de sua escola e a escola fictícia apresentada em programas eleitorais.
A página foi criada em 11 de julho e já atingiu a casa dos 127 mil seguidores.
Isadora reivindica o seu direito de criança em contar com uma escola honesta e digna para que se possa conviver todos os 200 dias letivos, isto é, uma escola que possua bons e limpos banheiros, com trincos nas portas, com paredes pintadas, com vidraças em ordem, bebedouros funcionando e com água de qualidade, com uma quadra pintada e , sobretudo, com bons professores.
O que é bom professor? É aquele que tem um plano de trabalho elaborado para alunos deste século e não os do século passado; que domina o conteúdo de sua especialidade a tal ponto que possa mediar a construção de conceitos inserindo-os em contextos desafiadores.
Ela quer um ensino público de qualidade por isso resolveu fazer a página no facebook, o Diário de Classe (aqui) .
E tem toda a razão, porque o Ideb do ensino público municipal de Florianópolis é 6,0 para o 5º e na etapa que a Isadora estuda o 9º ano é 4,6 . Na Escola Municipal Maria Tomazia Coelho , escola da Isadora, o Ideb é de 6,1 no 5º ano e 4,7 no 9º . Como Isadora está no 7º ano (antiga 6a série) ela tem mesmo que se preocupar com o seu ensino porque o índice 4,7 é muito baixo, mesmo vergonhoso.
É uma vergonha porque Florianópolis tem 36 escolas municipais de Ensino Fundamental e 80 de E.Infantil , total de 116 escolas de acordo com o DataEscolaBrasil , portanto, são poucas escolas de Ensino Fundamental para serem gerenciadas e a escola da Isadora ,a EM Maria Tomazia Coelho, segundo o DataEscolaBrasil possui 597 alunos, isto é, também não é nada de excepcional para administrar. De modo o que parece faltar é planejamento visando a garantia da gestão da coisa pública.
Por isso Isadora está correta porque é preciso gritar a todos os pulmões: — O REI ESTÁ NÚ!