Recebi um presente de Natal no dia 19/12/2014!
Uma mãe que buscou os meus serviços em 2013 de tanto que corremos para conseguir reverter a reprovação do filho com síndrome do pânico, tornou-se minha amiga e deixou nos comentários do blog palavras carinhosas de agradecimento que posto logo abaixo .
O caso do filho dela foi muito duro porque aluno com síndrome do pânico e escola tendo ciência, desde o início do ano, porque tratava-se de aluno da escola por 6 anos, reprovado no nono ano do ensino fundamental.
Infelizmente não conseguimos reverter a reprovação. Fizemos de tudo: Pedido de Reconsideração, Recurso, Recurso Especial junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), mas não houve jeito, o jovem ficou reprovado em série terminal, porque o CEE concluiu que a escola não tinha ciência de que o aluno era um caso de necessidade educacional especial, o que não se tratava da verdade.
Mas o processo que foi dolorido, sofrido,redundou em um Parecer CEE n.101/2014 e, portanto, no entendimento do CEE síndrome de pânico configura-se como uma necessidade educacional especial e deve ser trata pela escola enquanto tal, isto é, o aluno com síndrome de pânico terá que ser incluído em um programa que flexibiliza o currículo e o assista em suas necessidades.
Abaixo as palavras da mãe que são incentivo para eu continuar …
___________________________________________________________
Gostaria de aproveitar esse espaço (gostaria que fosse na primeira página para que todos vissem!! rs) para agradecer, mesmo que tardiamente, à prof Sônia, que com sua clareza, entendimento e perseverança vem ajudando milhares de alunos e seus pais a buscarem os direitos a que fazemos jus, mas que desconhecemos.
Há um ano exatamente, encontrei esse blog através da ferramenta de busca e através da Sônia encontrei respostas, caminhos e uma visão sobre a educação completamente diferentes do que conhecia. Essa profissional, extremamente competente, fez de tudo ao seu alcance para me orientar e graças ao seu esforço, conseguimos junto ao Conselho Estadual de Educação de SP que a síndrome do pânico, através do Parecer nº 101/2014, se enquadrasse na lista de doenças que fazem com que seus portadores mereçam um atendimento diferenciado por parte dos estabelecimentos de ensino.
Sônia é regida por um amor incondicional à sua profissão e é com esse amor que ela nos acalma nos momentos de desespero e nos mostra o melhor caminho. Não encontramos nela somente uma profissional com elevado grau de conhecimento em sua área mas também com conhecimento em relações humanas. Carregarei sempre comigo a alegria de ter conhecido uma profissional como Sônia mas mais ainda a alegria por ter conhecido o ser humano especial que é Sônia Aranha.
Obrigada por tudo! Patrícia
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
Depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
Oi professora, gostaria de saber se com um certificado inválido expedido do RJ (já que moro em SP), mas que ainda assim foi publicado no diário oficial, me atrapalharia se eu fosse prestar o ENEM pra concluir o ensino médio. Estou precisando gentilmente de uma resposta urgente.
Fábio, não , pode prestar o ENEM sem problemas.
Abraços
Parabéns à educadora Sônia e à mãe do aluno, que em nenhum momento perderam a esperança. Duas pessoas que fazem a diferença na nossa sociedade para a educação seja cada dia melhor.
Obrigada Aracy!!
Abraços!!