Não se preocupe caso o seu filho tenha déficit de atenção porque não é o fim do mundo.
O que seria este déficit de atenção que é percebido pela escola?
A escola chama os pais quando a professora percebe que seu aluno não se enquadra nos tempos escolares, isto é , com os ritmos (movimento regular) que ocorrem no espaço da sala de aula, portanto, há no aluno um déficit de atenção aos momentos de atividades, intercalados com os de parada de forma regular: hora de fazer a lição, hora de terminá-la, hora de conversar, hora de ir ao banheiro, hora de ouvir, hora de falar, etc.
A escola recomenda aos pais para que busquem um psicopedagogo ou neurologista para atestar se o caso diz respeito ao Distúrbio de Déficit de Atenção, DDA.
Após o recebimento do laudo, a escola iniciará (ou deveria iniciar) um trabalho pedagógico específico, incluindo o aluno em um Plano de Desenvolvimento Individual(PDI) , com vistas a superação das dificuldades deste aluno com déficit de atenção.
Um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é composto por : diferentes intrumentos avaliativos e conteúdo programático específico para atender as especificidades deste aluno.
Como o aluno com DDA tem dificuldade em compreender e/ou aceitar o ritmo da escola, preferindo o seu próprio, é necessário trabalhar com atividades rítmicas: regularidade,ordenação, sucessão,duração, movimentos com recitações, movimentos de repetição,pequenas listas de tarefas a serem feitas, limite, dentre outros.
Atividades lúdicas, dinâmicas de grupo e motivacionais são recomendadas enquanto recursos pedagógicos utilizados com a classe porque favorecem o aluno com DDA.
Como o aluno com DDA tem dificuldade de iniciar e terminar uma atividade é muito provável que não conclua a provas , por isso o professor deve introduzir nesses casos tipos de avaliações diversas: avaliação processual e ao longo do bimestre que inclui a observação , avaliação oral, avaliação com o auxílio do professor ou auxiliar de classe em momento individualizado.
É recomendado também que a criança sente-se na sala próxima da professora, mas sem estar excluída do grupo.
No início do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) específico para o aluno com DDA, a escola pode disponibilizar uma auxiliar de classe para apoiá-lo por um período de 2 horas/aulas. Inicialmente todos os dias, depois 3 vezes por semana, depois 2 vezes por um período de 6 meses , assim este aluno será assistido individualmente em sala de aula até conseguir atingir os objetivos pretendidos sozinho. Lev Semyonovich Vygotsky, teórico russo da psicologia da aprendizagem e desenvolvimento humanos, dizia que primeiro se faz junto para depois realizar sozinho quaisquer tipos de atividade. O ser humano só é humano por causa do Outro humano, razão pela qual é preciso fazer junto com a criança com déficit de atenção para que ela possa aprender a lidar sozinha os tempos sociais que, neste caso, são os tempos da escola.
Da mesma maneira você , mãe e pai de uma criança com déficit de atenção, deve trabalhar em casa com o seu filho os tempos sociais , isto é , os movimentos de regularidade , os ritmos, tais como: repetição, duração, sucessão,ordenação, dentre outros.
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boa tarde! Minha filha hoje com 16 anos no 9 ano do fundamental, foi diagnosticada ano passado com TDAH nivel medio p alto,levei o laudo da psicologa e tambem do neuro para escola no meado do ano, pois alem da minha filha vim de uma escola publica para uma particular tem essa deficiencia. sentiu muita dificuldade , e mesmo no reforço e si esforçando muito não conseguiu acompnhar a turma, e nisso foi reprovada. A escola mesmo com laudos e varias idas minhas a coordenaçao não fez nada para ajuda-la. Ficou em recuperação de 5 materias, em 3 atingiu 4,5 a qual era para ser atingido 5, e em 2 materias fez 2,5. Como não sabia dos direitos deixei passar sem tomar nenhuma providencia, ela sofreu pensou em desistir, não queria ir mas para escola, alem de tudo os professores sempre pega ela chorando no corredor da escola. Foi muito sofrido pra ela ter repedito de ano, e agora nesse ano aconteceu a mesma coisa ela ficou de recuperaão em 3 materias faltando 7 decimos… e no meio do ano ela teve pneumonia ficou 1 mes sem poder ir p escola (levei atestado), a coordenadora disse que ia repetir a nota mas alta dela no bimestre , mas como ela n ão teve aula as notas dela tanto da 1 e da 2 prova foram baixa não atingindo a media 6.. E com tudo isso eles anda não levaram em consideração o TDAH dela, pq ela não tem tratamento especial em nada. To perdida, não acho justo ela ter que fazer recuperação…
Usilania,
Se ela ficar novamente reprovada você tem que recorrer da decisão com um Pedido de Reconsideração.
Se o Pedido for indeferido, você entra com Recurso e daí dependerá de onde você mora.
Se for no Estado de São Paulo seguir a Deliberação CEE-SP 155/2017 e se for de outros Estados que não tem ato normativo que discipline o processo de recurso, você usa o ECA – lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.
e denuncie junto ao Ministério Público direto (isso se não for de São Paulo)
A sua filha precisa ser assistida de forma correta para ter as mesmas oportunidades dos demais.
ok?
Eu presto serviço de elaborar a defesa da aluna, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato saranha@mpcnet.com.br e informe se a escola é pública ou particular e qual cidade e Estado você mora, ok?
abraços
Boa noite !
Quando minha filha estava na educação infantil, os professores pediram para eu procurar um especialista pois ela não interagia com adultos e era muito desatenta. Ela tinha 6 anos, passou por uma psicóloga e pelo neurologia onde foi diagnosticada com TDAH.Comecou o tratamento com a ritalina e logo depois l.a. Nessa época levei um lado para a escola e ela continuou o tratamento por uns 3 anos. Foi quando perdi o convênio médico e tive que voltar com o tratamento pela rede pública o que demorou muito. Hoje ela está com 12 anos, recentemente consegui um novo laudo, ela não vai bem na escola repetiu a 3 série e está prestes a repetir a 4 série. Conversei com a ATP da escola dizendo que a minha filha fazia um reforço no particular e o que a escola poderia fazer pra ela melhorar e se desenvolver, mas a mesma não me deu solução alguma e ainda me disse que eu podia estar sobrecarregando ela por fazer esse reforço paralelo. Ela é muito esforçada mas não consegue acompanhar, não sei mais o que fazer, ajjudo ela nas atividades da escola em casa, participo mas na escola sozinha ela não desenvolve, esquece, não consegue interpretar textos e fica muito triste por ver que sua nota estão ruins.
Tathyana Deratani
1) A criança com TDAH tem que ter um atendimento especial
2) A criança que tem uma defasagem idade x série tem que ser acudida, porque ela tem 12 anos e está na 4a série = 5o ano ela já deveria estar no 6o ano.
3) A situação para ela será melhor ou pior dependendo do Estado que vocês moram e se a escola é pública ou particular. Infelizmente há diferenças.
4) O que dá para fazer:
Escrever documento formal para a direção informando sobre o TDAH, sobre a defasagem idade x série e que você não aceitará uma nova reprovação porque a aluna não foi assistida como determina a legislação de inclusão.
Se você for do Estado de São Paulo ficará mais simples esta defesa, caso contrário, não.
No entanto, a aluna tem direito a contestar os critérios avaliativos que estão sendo aplicados por intermédio da lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.
ok?
Eu presto serviço de elaborar a defesa da aluna, isto é, o texto para ser encaminhado para a direção, porém cobro honorários para fazer isso. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços