Você concluiu a graduação e a faculdade agora diz que não pode emitir o diploma, porque o seu certificado de ensino médio é inválido ?
- Precisa verificar se a escola que você cursou o Ensino Médio tinha autorização de funcionamento pela Secretaria de Educação do seu Estado;
- Se a escola que você cursou o Ensino Médio era em EAD e se o seu certificado é de outro Estado diferente daquele que você reside, a probabilidade de não ter validade é grande;
- A escola de Ensino Médio que você cursou não tinha autorização, você não concluiu o Ensino Médio e terá que refaze o Ensino Médio;
- Se a escola de Ensino Médio era irregular e foi cassada no período que emitiu o seu certificado, o seu certificado não é válido e terá que refazer o Ensino Médio.
- O GDAE é um cadastro de alunos paulistas, mas se o seu certificado de conclusão do Ensino Médio foi emitido em outro Estado e você reside no Estado de São Paulo, mesmo assim não é aluno paulista e não tem GDAE.
Caso precise de uma consulta comigo: saranha@mpcnet.com.br , mas cobro honorários.
Abraços
Prof Sônia, também só vim descobrir agora pelo portal da faculdade que meu diploma tá faltando o carimbo e assinatura do professor inspetor. Fui pesquisa onde estava o supletivo onde eu realizei em 2012 e acabei descobrindo que foi enganada, fiquei devastada pq já até mesmo fiz curso técnico e tenho diploma do mesmo. Agora prestar a terminar a faculdade descobri que meu certificado é invalido. Eu corro risco de perder os 4 anos da faculdade? Se eu fiz outro supletivo em uma escola credenciada tenho como solicitar a convalidação? Ou só serve se for pelo encceja ou eja? Agradeço desde já tô desesperada!
Rose, sim, pode perder tudo o que estudou se não refazer o Ensino Médio e pedir convalidação de estudos a órgão público
Sim, pode refazer o Ensino Médio em escola privada, mas CUIDADO, a maioria não é credenciada principalmente se for a distância.
Verifique junto a Secretaria de Educação do Estado que você mora para verificar se a tal escola é de fato autorizada no seu Estado para fornecer certificado.
Se você caiu em um golpe inicial não pode pedir convalidação com Ensino Médio feito posteriormente em outra escola irregular…
Por isso que eu recomendo escola pública CEEJA, ou CESEC ou outros.. ou ainda o ENCCEJA
certo? abraços
Obrigada pela resposta! Outra coisa, aqui onde moro tem o eja pelo sesi, acredito que seja tudo legalizado, vou fazer o encceja mais também já quero me matricular no eja, se eu me matricular nesse eja do sesi mesmo senão senão pelo governo, posso fazer a convalidação do diploma da faculdade quando obter o certificado?
Rose , sim…
Pode cursar o Ensino Médio em quaisquer escolas públicas ou privadas desde que seja credenciada. E para saber se é credenciada, entre em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado
Cuidado com o seguinte: vc encontra uma portinha que diz ser um polo do SESI, fuja.
Vá ao SESI mesmo e também pergunte para a SEcretaria de Educação se possuem credenciamento, já vi documento com o logo do SESI e era falso.
Todo cuidado é pouco.
Se cursar o EJA em escola credenciada (com certeza) não precisa prestar o ENCCEJA.
e SIM, obtendo certificado de Conclusão do Ensino Médio em escola credenciada poderá tentar a convalidação de estudos para conseguir pegar o seu diploma de graduação.
abraços
Olá, estou na minha segunda graduação (terminei a primeira em 2013, tenho o diploma e fiz ate o Enade na época) e agora no 10° semestre do curso a faculdade esta me exigindo o documento referente ao ensino médio que na época conclui em 2008, ao entrar em contato com o SEDUCRJ fui informada que a escola foi extinta e que meus dados foram passados para outra instituição para regularizar, porem tive que abrir outro recurso para tentar validar meu diploma de ensino médio. Caso não consiga preciso fazer o Encceja? A faculdade pode me exigir esse documento somente agora no final do curso, mesmo eu tendo apresentado e meu diploma do ensino superior? A faculdade pode condicionar a minha rematrícula a esse documento mesmo ele não dependendo de mim e sim de um órgão publico?
Andreza,
Se não conseguir a certidão de escolarida com a SEEDUC terá que prestar o ENCCEJA e depois pedir a convalidação de estudos em órgão público para que a faculdade possa emitir o seu diploma.
A faculdade tem o dever de pedir e analisar a documentação escolar no ingresso da graduação, mas todas as faculdades privadas não fazem isso… O único documento que é válido para ingresso na graduação é o do Ensino Médio. Se você for fazer outra graduação terá que apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio, o diploma do Ensino Superior não vale para ingressar no Ensino Superior. É ilógico, mas é assim que funciona o sistema.
A faculdade pode condicionar a entrega do documento a rematrícula sim.
E a faculdade pode alegar má fé de sua parte de não apresentar ou apresentar documentação escolar do Ensino Médio inválida, comprometida ou irregular.
Então, a minha recomendação é você prestar o ENCCEJA, mas se for do Estado de São Paulo pode recorrer ao CEEJA – Clara Mantelli que é um ensino de jovens e adultos flexível, público, seguro e não precisa frequentar, basta agendar as avaliações e é mais rápido do que o ENCCEJA..
Feito isso terá que solicitar ao orgão público a convalidação de estudos realizados posteriormente ao ingresso na graduação e sendo favorável o seu pedido daí sim a faculdade poderá permitir a rematrícula ou emitir o seu diploma.
O processo administrativo é longo, demora mais ou menos 150 dias.
Eu presto serviço de elaborar a petição, orientar o envio, acompanhar o processo e ao final escrever documento para a faculdade resolver o problema, caso precise quando já estiver com o certificado de conclusão do Ensino Médio em mãos entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Atenção, já pede o seu Histórico Acadêmico na sua faculdade , sem ele não tem como pedir a convalidação de estudos.
abraços
Estou no último período da graduação e a instituição me informou que meu certificado de ensino médio não é válido, posso colar grau e posteriormente resolvendo a situação pegar o diploma?
Gilceane, depende da faculdade. Tem faculdade que não permite a colação de grau e outras permitem.
Mas o fato é que terá que refazer o Ensino Médio por supletivo público para não cair em um novo golpe ou prestar o ENCCEJA e depois terá que pedir para o Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para somente assim a faculdade conseguir emitir o seu diploma, certo?
abraços
Olá. Provavelmente estou com esse problema de certificado do ensino médio inválido e já tô me preparando pra fazer o encceja. Porém, estou terminando a faculdade. Gostaria de saber quanto tempo levaria, após conseguir o certificado do ensino medio, pra concluir essa convalidação no CNE. Obrigado.
Anderson, 150 dias mais ou menos.
Olá Sônia tudo bem ?
Fui trocar de faculdade na metade de curso descobri que meu diploma do ensino médio não era válido , iniciei o EJA porém como estava no ultimo ano da faculdade não dei conta de terminar tudo no mesmo ano , resumindo colei grau em fevereiro 2023 e só agora no mês 10 consegui terminar o EJA , já estou com meu diploma da faculdade tenho que fazer algum processo para validar as datas ? Estou prestando alguns concursos e temo não conseguir por essa divergência de datas .
Tatiane, se a sua faculdade já emitiu o seu diploma, não vejo problema. Em regra é pedido convalidação de estudos para órgão público quando a faculdade não emite o diploma… certo?
Conclui meu ensino médio em 2007, a escola não existe mais. Tenho o histórico escolar com visto confere mas não consta no GDAE. Tenho um diploma universitário reconhecido pelo MEC mas estou me formando em outra instituição que diz que meu certificado não é válido e não quer liberar. Devo solicitar minha inclusão no gdae?
Conclui meu ensino médio em 2007, a escola não existe mais. Tenho o histórico escolar com visto confere mas não consta no GDAE. Tenho um diploma universitário reconhecido pelo MEC mas estou me formando em outra instituição que diz que meu certificado não é válido e não quer liberar. Devo solicitar minha inclusão no gdae?
Hugo, se você é morador do Estado de São Paulo e não há registro no GDAE você não concluiu o Ensino Médio oficialmente.
Provavelmente você tem certificado de conclusão do Ensino Médio de outro Estado e a faculdade quer ter a certeza de que de fato essa documentação escolar é verdadeira.
Bem, você terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado que consta em seu certificado para pedir um visto confere ou uma certidão de escolaridade somente assim a faculdade liberará o seu diploma.
Mas se não conseguir, terá que refazer o Ensino Médio e depois convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.
Eu presto serviço para analisar o caso e posteriormente abrir o processo administrativo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Profa. Sonia, bom dia.
Eu cursei um supletivo na Bahia, porem veio um histórico e certificado do Mato Grosso(CEDUC). Andei lendo pelos portais de noticias e vejo que a CEDUC foi fechada por motivos de fraudes de certificados, porem eu cursei o supletivo e levou meses para terminar e isso foi em 2015. Entrei numa faculdade em 2016, sai e entrei em outra em 2018.2, agora essa nova faculdade esta pedindo pelo certificado de novo, estranhei isso e fui pesquisar na internet. Foi aqui que vi que a CEDUC(centro educacional cuiaba) foi fechada por motivos de fraude, e agora nao sei mais o que fazer. Tive uma sorte imensa de achar seu site e me dar um norte.
Se eu fizer o encceja aqui na Bahia, mesmo cursando faculdade, a minha faculdade atual aceitará esse diploma mesmo que eu tenha me matriculado em 2018.2?
Se nao puder fazer, o que posso fazer para validar esse certificado? Eu estudei muito na epoca do supletivo e estudo muito hoje na faculdade, não quero ter perdido esse tempo por conta de algo que eu nem sabia que existia e nem fui cumplice.
Yuri,
O processo é o seguinte:
1) Você terá que refazer o Ensino Médio ou prestando Encceja ou supletivo
2) Pode tocar a faculdade concomitantemente
3) Quando estiver com o certificado de conclusão do Ensino Médio novo em mãos terá que solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação para sanar conflito de datas, já que o Ensino Médio é pré-requisito e o seu terá data após a data do ingresso na faculdade.
4) O processo demora mas resolve
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE, mas cobro honorários. Caso precise na ocasião entre em contato saranha@mpcnet.com.br
ok?
abraços
Ok, entendi.
Entao irei seguir cursando a faculdade até nao permitirem mais.
Vi que o periodo de inscrição do encceja ja terminou, resta esperar para 2022.
Descobri que aqui na Bahia o governo presta CPA, porem nao esta tendo inscriçoes por conta da pandemia, e esse metodo é bem rapido tambem.
Em 2022 depois de prestar o cpa ou encceja irei retornar aqui e claramente irei precisar dos seus serviços pagos. Muito obrigado pela atenção
Yuri, obrigada .. torcendo por você!
Lendo os posts acima vi muito sobre fraude , eu fiz um supletivo em Camaçari BA conclui o certificado veio com assinatura do diretor e coordenador pedagogico , com o endereço de Cuiabá MT ( na verdade o supletivo em Camaçari BA era um polo) veio histórico e certificado com o número do visto confere , a problemática é que estou cursando o ensino superior estou atualmente no 4 semestre e estou com medo de não aceitarem o certificado, pq a instituição que emitiu o certificado fechou era a Educativa Ead ( cnpj 26564969000189) na época que conclui 2018/2019 eless eram licenciados mas deram baixa no cpj e fechou , estou desesperado o q faço? Obs . Não tem meu nome do diário oficial
Olá André Luis, primeiro que não há legalidade morar em um Estado e receber certificado de escola de um outro Estado. Não há permissão de EAD no Ensino Médio, exceto se a escola tivesse autorização de funcionar no Estado da Bahia pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Mato Grosso, o que em geral não ocorre. De modo que a prática em si é ilegal.
Se a sua faculdade não aceitar a sua documentação escolar, recomendo que preste o Encceja – Exame Nacional de Competências de Certificações de Jovens e Adultos – acho que ainda não ocorreram as inscrições em 2020.. (precisa conferir no INEP) ou cursar EJA em escola pública (NUNCA EM ESCOLA PARTICULAR!!) e depois convalidar este estudo junto ao Conselho Nacional de Educação para que a faculdade aceite a conclusão do Ensino Médio com data posterior a data do ingresso no Ensino Superior.
Dá para resolver, mas requer um pouco de trabalho e persistência.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE após você obter o certificado em um novo Ensino Médio legal, mas cobro honorários. Na ocasião, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Ola,
Meu nome é Marco, conclui o ensino médio atraves de uma escola de supletivo em SP, porém o certificado vem com o estado do RJ, em Março deste ano conclui minha faculdade na UNIP EAD e o polo agora esta me recusando o diploma alegando que tenho que ter a apresentação de lista de concluintes publicada no Diário Oficial, conforme Ofício Circular DICA – nº 001/2016 da Secretaria da Educação do Rio de Janeiro.
Como faço para conseguir isso? E se eu não conseguir, como devo proceder? Tenho receio que o supletivo que fiz tenha sido fajuto, pois já nem existe mais.
Marco Antonio,
Busque o seu nome no DOERJ https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOERJ/ ou na http://www.ioerj.com.br/portal/modules/content/index.php?id=21 – Caderno Publicação a Pedido -tem que saber pelo menos o ano .. no verso do seu certificado há a data da publicação e a folha que foi publicado.
Em regra, as escolas do Rio de Janeiro de Ensino Médio na modalidade a distância tem irregularidades que as faculdades paulistas não aceitam
De modo que eu recomendo que você refaça o Ensino Médio em um CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos , em São Paulo, na capital tem a Clara Mantelli (mas há vários) e em pouco tempo você finaliza e com certificado emitido por escola pública e flexível do Estado de São Paulo não terá mais problema. No entanto, haverá o conflito de datas, daí você solicita junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos e o CNE deferindo o seu pedido a faculdade emitirá o seu diploma.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE, caso precise entre em contato saranha@mpcnet.com.br mas cobro honorários. No entanto, para isso você precisa ter um certificado válido no Estado de São Paulo.
Nunca busque escola privada … faça em escola pública, faça em um CEEJA, ok?
abraços