Você concluiu a graduação e a faculdade agora diz que não pode emitir o diploma, porque o seu certificado de ensino médio é inválido ?
- Precisa verificar se a escola que você cursou o Ensino Médio tinha autorização de funcionamento pela Secretaria de Educação do seu Estado;
- Se a escola que você cursou o Ensino Médio era em EAD e se o seu certificado é de outro Estado diferente daquele que você reside, a probabilidade de não ter validade é grande;
- A escola de Ensino Médio que você cursou não tinha autorização, você não concluiu o Ensino Médio e terá que refaze o Ensino Médio;
- Se a escola de Ensino Médio era irregular e foi cassada no período que emitiu o seu certificado, o seu certificado não é válido e terá que refazer o Ensino Médio.
- O GDAE é um cadastro de alunos paulistas, mas se o seu certificado de conclusão do Ensino Médio foi emitido em outro Estado e você reside no Estado de São Paulo, mesmo assim não é aluno paulista e não tem GDAE.
Caso precise de uma consulta comigo: saranha@mpcnet.com.br , mas cobro honorários.
Abraços
Boa tarde Sonia, no meu caso realizei o supletivo pois precisava apenas do 3° ano do segundo medio, realizei as provas td certinho e recebi meu diploma. Estou prestando concursos publicos. E por consciência reaolvi pesquisar a EPC AMP Achei muitas irregularidades, dentre elas o meu nome não consta no tal D.O. Mais fiz curso tecnico trabalho na area tecnica a 10 anos sem problemas. Mais tenho medo de passar em um concurso publico e dar errado. Poderia me ajudar?
Filipe,
Sim problemas .. já vi casos que a pessoa entra no concurso, assume o cargo e depois o RH chama e exonera em função do certificado de ensino médio ser inválido.
Então, o melhor a fazer é:
– refazer o supletivo de Ensino Médio, em escola pública para não ter problemas de golpes, se possível faça CEEJA que é flexível e em menos de 6 meses você consegue porque só é o 3o ano Médio;
– se você for de outro Estado que não o de São Paulo, verifique uma escola pública para fazer o EJA.
– outra opção é prestar o ENCEEJA – em 2019.
ok?
abraços
Olá Sônia , no último período a faculdade me excluiu por ter histórico irregular, então fiquei desesperada fiz um supletivo e conseguir um novo certificado de conclusão do ensino médio,e agora será que consigo pelo menos o reaproveitamento das disciplinas ?
Anônimo,, sim.. é possível que sim depende se não houve mudança na matriz curricular da faculdade, verifique na secretaria de graduação , ok?
abraços
Boa tarde, Sônia.
Meu esposo finalizou o ensino médio na rede de ensino EPEC, que fechou há um tempo atrás e ele não tem o diploma. Há uns 2 anos atrás ele iniciou o curso de técnico de segurança do trabalho e deu entrada junto à SEEDUC para conseguir a segunda via do diploma a fim de apresentar na instituição de ensino que estava fazendo o técnico de segurança. O processo tem rolado na SEEDUC e até então não obtivemos sucesso. Hoje ele já terminou o curso e está pendente apenas desse diploma. Ele possui o Diário Oficial, mas não possui o certificado de conclusão. Consegue nos ajudar?
Nivea,
Poxa , difícil porque sem o certificado eu acho quase que impossível resolver.
Se ele tivesse o certificado com visto confere e juntamente com a publicação no DOERJ daí sim daria para tentar um mandado de segurança, mas sem o certificado fica muito difícil
A SEEDUC está muito difícil também .. demoram horrores para dar uma resposta e na maioria dos casos dizem que nada consta.
Eu recomendaria ele fazer um outro supletivo em escola pública para não ser mais lesado, se for do Estado de São Paulo fazer CEEJA (em outros Estados eu não sei se existe) porque é um supletivo flexível, não é preciso frequentar, apenas fazer as avaliações, o que em pouco tempo consegue-se vencer o ensino médio.
Com o certificado válido em mãos o problema não está resolvido, mas melhora muito. Daí o problema será o conflito de datas do ingresso no curso técnico e a finalização do ensino médio, mas é possível solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Estadual de Educação ou via Justiça.
ok?
abraços
olá Boa noite tenho um problema parecido conclui meu ensino médio no epec ou centro educacional carioca com publicação no diário oficial em 15/05/09 agora ao me inscrever em curso técnico em radiologia estão precisando do histórico escolar pois só me entregaram o certificado e a cópia do DO e acabei desconbrindo esses problemas todos relacionados a esta instituição oq devo fazer será que meu diploma e válido?
Natália,
Esta escola Centro Educacional Carioca é um problema… para que a escola de curso técnico ou faculdade aceite o seu certificado será preciso você entrar com um processo no SEEDUC. Se você é do Rio de Janeiro terá que ir pessoalmente para fazer a solicitação do seu histórico e obter o visto confere caso o seu certificado não tenha no verso o carimbo e assinatura do inspetor escolar.
Se você é de outro Estado eu recomendaria que fizesse CEEJA novo supletivo público,flexível, não precisa frequentar, há vários no Estado de São Paulo. Outra opção é prestar o ENCEEJA em 2019.
É mais fácil e barato resolver o problema com outro supletivo do que tentar regularizar este…
infelizmente…
abraços
Ola, Professora
Gostaria de saber se o diploma tem validade de um curso de Graduação.
Realizei a distancia. Descobri depois que a Faculdade tem autorização somente para cursos Presenciais.
Posso ter problema com esse diploma?
Porque os concursos e Processos Seletivos exigem certidoes da comarca onde o candidato residiu nos ultimos 5 anos. A cidade sede da Faculdade fica quase 800Km da minha residencia. Penso que nessa comparação de documentos pode acontecer alguma investigação. Posso ser prejudicado?
Maria Amelia,
O melhor caminho para saber é investigar se esta faculdade tem autorização do Conselho Estadual de Educação do seu Estado de oferecer graduação a distância.
Você também poderá verificar junto ao MEC.
A faculdade necessariamente precisa ter autorização para ensino a distância de cada curso oferecido.
Investigue para não ter dores de cabeça.
ok?
abraços
Boa tarde, Dra Sônia,
Concluí meu Ensino Médio no início de 2009, no pseudo CEC (Centro Educacional Carioca – ou EPEC-AVM).
Recebi o certificado e uma cópia do Diário Oficial do Rio de Janeiro.
Em posse do histórico, realizei matrícula e me formei em um curso superior (em 07/2011).
Em posse do diploma de curso superior, pude concluir minha especialização (em 02/2014).
Recentemente, meio que por acaso, descobri que essa instituição está envolta em muitas irregularidades, e estou receoso de ter meus cursos superior e de especialização anulados, e, além disso, gostaria de prestar concursos.
Tendo como base o concurso da Polícia Militar, que exige curso superior (e diploma de curso superior, o qual eu tenho), você acredita que terei problemas (não só com o concurso, mas também em outras esferas)?
Muito obrigado pelo espaço cedido.
Henrique,
Se o edital exige apenas o ensino superior e você tem o diploma, acredito que não haverá problemas.
Porque se a faculdade emitiu o diploma, suponho que o seu certificado está ok, mesmo que a escola tenha sido cassada, porque com certeza na época que você lá cursou ela era legal, ok?
Tenho a impressão que não haverá problemas em função do seu diploma do ensino superior.
Abraços
Bom dia
Estudei numa escola chamada Colégio brasileiro cobra em 2005 , porém vi que a escola está extinta , tenho o certificado em mãos atrás do certificado tem reconhecimento de firma, mas quero fazer um curso e a escola não quer aceita pq falou que tem que fazer o visto confere, moro em São paulo e o certificado e do Rio ( Meier) que deve fazer
Fábio, é isso mesmo.. precisa do visto confere e esta escola tem problemas lá no Rio.
Caminhos possíveis:
1) Tem que ir até o Rio de Janeiro , na SEEDUC e entrar com um processo para que a SEEDUC dê o visto confere em seu certificado.
2) Mas o melhor caminho que eu lhe recomendo é fazer novamente , mas agora o CEEJA , em escola pública e em São Paulo. O CEEJA é um supletivo flexível, não precisa frequentar e é público o que terá validade e além disso você terá o GDAE (que é o visto confere de alunos do Estado de São Paulo) e nunca mais terá problemas.
3) Procure um CEEJA próximo de você (11) 2604-5849 – Av. Alcântara Machado, 4188 – Brás.
Entre em contato com eles.. rapidinho você termina e poderá cursar sem dor de cabeça o ensino superior, ok?
4) Na Justiça eu acho difícil vc conseguir porque não tem o visto confere no certificado… sem o visto confere o que você tem não tem validade .. e daí a Justiça não vai resolver isso… Mas se quiser tentar e consultar advogada posso lhe indicar uma do Rio de Janeiro (precisa ser no Rio porque a ação é feita por lá) Entre em contato por e-mail saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa noite,
Cursei ensino médio em uma escola técnica e no momento eu recebi a possível noticia que o ensino médio de lá não vale e pede pra procurar o SRE daqui da região que iria nos direcionar pro CESEC e no momento eu estou no 7° da faculdade, estou mega preocupada. Possui algum risco disso atrapalhar minha vida acadêmica? Desde já obrigada.
Ana, sim existe risco de não recebe o diploma.
Se de fato esta escola do médio não tinha autorização para certificar os alunos, você não receberá o diploma
daí terá que tentar resolver na Justiça.
Poderá também prestar o ENCCEJA para obter o certificado válido mas mesmo assim terá problema, mas menos porque com certificado fica mais fácil na Justiça exigir da faculdade a emissão do diploma, ok?
abraços
desculpe, é ao contrario. O ano do meu certificado é posterior ao ano que ingressei na faculdade.
Anderson Alves, problemas a frente porque a faculdade não concederá o diploma. Quando isso ocorrer você poderá tentar regularizar solicitando ao Conselho Nacional de Educação um aproveitamento de estudos ou ir para a Justiça, ok?
abraços
Boa tarde Sônia,
Cursei meu ensino médio em 2001 em colégio particular, alguns anos depois soube que o colégio em eu havia cursado havia sido extinto, e eu ainda não possuía a documentação (certificado, nome no Diario Oficial). Em 2013 me matriculei em universidade privada para cursar o nível superior, para tanto entrei com um processo junto a seeduc RJ para conseguir os documentos, e entreguei uma declaração com o n° do processo na faculdade. Em 2014 o processo finalizou e não conseguiram a documentação. Um funcionário da seeduc me instruiu a fazer o ENEN de 2014 para conseguir o certificado. E assim eu o fiz, consegui e entreguei o certificado na faculdade. No inicio de 2017 colei grau e somente agora a faculdade se pronunciou dizendo que não poderá emitir o meu diploma porque o o ano em que iniciei o curso ( 2013) é posterior ao ano do meu certificado de Ensino medio(2014). Gostaria de uma orientação quanto a este assunto.
Agradeço desde já
Anderson, recomendo que faça uma solicitação junto ao Conselho Nacional de Educação solicitando equivalência de estudos ou ir para a Justiça… infelizmente a faculdade não emitirá o diploma sem que seja acionada de alguma foram.
Inicie pelo Conselho Nacional e se não conseguir siga para a Justiça.
Presto serviço de elaborar o documento para o Conselho , mas cobro honorários para isso, ok? Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Caso queira seguir para a Justiça acionando a faculdade ou a SEEDUC posso lhe indicar advogada.
Abraços
Boa noite Sônia, cursei meu ensino medio pelo supletivo a distância no colégio Pódio no RJ e conclui em 2011, recebi meu certificado juntamente com o histórico escolar e tive meu nome publicado no Diário Oficial do RJ em 2013. Hoje estou no terceiro semestre da faculdade Rstácio de Sá (em Santa Catarina, onde moro) e ví que muitas pessoas não conseguem pegar seus diplomas de graduação devido a alguns certificados que são inválidos, percebi que muito se fala sobre o VISTO CONFERE, meu certificado possui um carimbo com a seguinte mensagem “SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO REGIONAL DA REGIÃO METROPOLITANA 1 – De acordo com a documentação verificada, declaro a autenticidade e regularidade do presente documento” e o carimbo do inspetor escolar. Ao procurar ajuda na universidades não obtive respostas e me disseram para enviar a documentação novente quando estivesse no ultimo periodo.
Esse carimbo seria o visto confere? Caso seja, a instituição é obrigada a aceitar ou posso ter algum problema futuro?
Agradeço desde já pela sua atenção.
Guilherme
A priori o certificado que você tem está correto porque tem o visto confere.
Você deve verificar a data que consta no seu certificado e comparar com a data que o Pódio perdeu a sua autorização. Se a data estiver dentro do prazo a faculdade tem que entregar. No site do Pódio há o documento do Parecer que confere autorização de funcionamento. Entre no site http://colegiopodio.com/
No entanto, muitas faculdades não aceitam e daí é preciso buscar a Justiça para fazer com a faculdade emita do diploma.
ok?
abraços
Bom dia,
Fiz meu 2 garu a distancia no centro educacional Carioca e acabei de pegar meu certificado, atrás vem o histórico mais parece falso o que faço , como posso saber se tem validade ou não?
Preciso de uma ajuda
Tereza, abra um processo junto ao SEEDUC do Rio de Janeiro para verificar… mas esta escola tem um monte de problemas e acredito que está cassada, sem poder funcionar.. então.. se for falso nada a ser feito exceto fazer um novo supletivo em escola pública, garantia de que não é uma armadilha e conquistar o certificado de conclusão do ensino médio válido.
att
Bom dia a alguns anos atrás realizei um supletivo esses a distância, e ocorreu que fiz as provas passei, porém me entregaram apenas o histórico.
Ao prestar vestibular passei, estou no 8º período, onde estão me solicitando o certificado, porém a onde realizei o supletivo não existe mais.
Ao “jogar” no google o nome da Escola do meu histórico escolar, existe várias reportagens, informando que os históricos daquela escola não são mais válidos.
No final do ano passado realizei a prova para conclusão do ensino médio do Estado.
Será que vai ser válido? Como devo proceder?
Marina, você prestou o ENCEEJA? Se foi isso e se você conseguiu atingir a pontuação será certificada e sim o certificado será válido em todo o território nacional, mas com isso você resolve parcialmente o problema….
Ocorre que quando a faculdade for emitir o diploma do ensino superior não o fará porque a data do certificado de conclusão do ensino médio será posterior, isto é , depois da data de ingresso na faculdade, isso vai impedir a faculdade de emitir o seu diploma.
O que fazer? Solicitar ao Conselho Nacional de Educação que intervenha junto a faculdade para que esta emita o diploma, ou acionar a Justiça.
Caso precise na ocasião de auxílio para elaborar o documento junto ao Conselho ou de indicação de advogado me avise: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá, minha situação é a seguinte, fiz o ensino médio a distância pelo instituto luminis, sendo a sede no RJ, consegui uma bolsa na faculdade e quando fui efetuar a matrícula pediram o certificado, e eu só tenho o histórico, poderia me orientar? Preciso entregar o certificado até o final do primeiro semestre de 2018
Gabriel Ramos… a escola fechou? Encontrei um Parecer de 2014 do CEE-RJ que estava supervisionando a escola … não encontrei nada sobre fechamento da escola… se ela não fechou é na escola que tem que pegar o certificado, a escola se fechou é junto a SEEDUC.. demora horrores.. infelizmente não sei se conseguirá o certificado em tempo hábil…
att
Estou super apreensiva, preciso de ajuda!!
estou no primeiro semestre de economia, já fiz 80 horas de atividades complementares (todas pagas), mas agora a faculdade se nega a renovar minha matrícula pois meu certificado E.M. tem data posterior ao ingresso na faculdade, isso pois, descobri que a escola não lançou uma dependência do 2 ano, e com isto não emitiu meu certificado, sendo isto feito em outubro deste ano, e por isso a faculdade se nega a me renovar, o que faço?! realmente não posso prosseguir com meus estudos? essa data impede meu futuro diploma?
desde já agradeço.
Gabriela, constitua um advogado para resolver isso na Justiça.
Se for de São Paulo posso lhe indicar uma advogada que atua em direito educacional.
Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Obrigado pela resposta Professora Sônia.
olá professora,
tenho uma duvida um pouco diferente do assunto em questao,
vou formar no final do ano em um curso tecnico automotivo, eu nao tenho interesse em participar da colação de grau, vestir beca e essas coisas.
mas a diretora disse que eu sou obrigado a participar , se nao participar nao vou receber o diploma.
queria saber se isso procede , ou se isso foi apenas para me pressionar a participar do evento. obrigado pela atenção
Marcel, não procede.
1) Não há exigência legal para uma formatura.
2) Curso técnico não cola grau, apenas curso de nível superior cola grau.
3) Há exigência legal da escola entregar o certificado independentemente do aluno ter participado de um ritual formal.
Entre em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado e explique a situação e pergunte se você ficará sem o certificado e como fazer para que a direção lhe entregue o certificado.
ok?
abraços
Meu filho é aluno do nono ano do CapUerj .
As aulas não terminarão no fim do ano, por causa das longas greves, se ele passar em algum concurso para ensino médio , ele poderá assumir mesmo não tendo terminado o nono ano?
Anônimo, não … se o edital do concurso solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental tem que ter em mãos para apresentar caso contrário não consegue assumir o cargo se for aprovado no concurso..
Isso é um problema.. mas sem certificado de conclusão, nada feito.
abraços
Olá !
Meu filho de 4 anos foi recentemente diagnosticado com autismo , mas desde que entrou na escola particular em abril de 2016 a escola cria problemas , no início eu levava de forma muito saudável o questionamento da escola e foi através dela que procuramos o atendimento médico e logo em seguida os tratamentos ,porém sem diagnóstico . Ontem eu acabei discutindo com a coordenadora do infantil pq estava forçando ele a dormir em sua sala em pleno horário de lanche alegando que ele só estava lá pra se acalmar pq estava agredindo os coleguinhas, eu achei um absurdo , como eu trabalho de forma terceirizada já instituição vi meu filho em tal situação onde eu não gostei e tirei ele da sala dela , onde acabamos por descutir . No final do dia quando peguei meu filho recebi um comunicado de suspensão de 30 dias e que ele só poderia retornar a instalação com Relatório médico e plano terapêutico . Eu gostaria de saber o que posso fazer é como fazer contra um absurdo desses . Obs: ele tem realmente problemas com a socialização mas me parece um tanto exagerado a forma em que a escola relata pois em casa o seu comportamento é bem diferente e com outras crianças tbm.é correto a suspensão de 30 dias em uma criança de 4 anos por um motivo tão tosco? O fato de eu não ter dado o relatório médico a eles e pelo fato de ele está sem tratamento terapeutico com Terapia ocupacional, fono e psicóloga a uns 3 meses (pq tivemos problemas com o plano de saúde e o SUS a fila pode durar até três anos ) é motivo suficiente pra impedi-lo de frequentar ?
Não quero que meu filho pise mais os pés lá ,pois tenho medo do que eles possam fazer contra ele . Mas ainda não tranquei a matrícula .
Tainá
1) Não se pode dar uma suspensão para aluno que nada fez e por 30 dias!
2) Ele não pode ficar impedido de frequentar. Ele está amparado pela lei do autista:
Art. 3o São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista:
I – a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;
Art. 7o O gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 (três) a 20 (vinte) salários-mínimos.
3) Escreva documento relatando o caso e levando para o Conselho Tutelar , dizendo que a escola não assiste o seu filho conforme determina a Lei federal n.13.146/2015, no artigo 28 e que suspendeu o seu filho por 30 dias, sem o direito a ampla defesa e o contraditório.
4) É preciso levar para a escola um diagnóstico.
Se você quer transferi-lo de escola, já que ele não pode ficar em casa , pois é obrigatório a escolarização dos 4 aos 17 anos, solicite a transferência para outra escola e denuncie a escola para o Conselho Tutelar.
Caso precise de orientação para a nova escola posso elaborar o documento inicial visando evitar os transtornos decorrentes, mas cobro honorários para fazer isso, ok? Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
ok?
abraços