Você concluiu a graduação e a faculdade agora diz que não pode emitir o diploma, porque o seu certificado de ensino médio é inválido ?
- Precisa verificar se a escola que você cursou o Ensino Médio tinha autorização de funcionamento pela Secretaria de Educação do seu Estado;
- Se a escola que você cursou o Ensino Médio era em EAD e se o seu certificado é de outro Estado diferente daquele que você reside, a probabilidade de não ter validade é grande;
- A escola de Ensino Médio que você cursou não tinha autorização, você não concluiu o Ensino Médio e terá que refaze o Ensino Médio;
- Se a escola de Ensino Médio era irregular e foi cassada no período que emitiu o seu certificado, o seu certificado não é válido e terá que refazer o Ensino Médio.
- O GDAE é um cadastro de alunos paulistas, mas se o seu certificado de conclusão do Ensino Médio foi emitido em outro Estado e você reside no Estado de São Paulo, mesmo assim não é aluno paulista e não tem GDAE.
Caso precise de uma consulta comigo: saranha@mpcnet.com.br , mas cobro honorários.
Abraços
Bom dia Sonia. Entrei na faculdade apenas com a declaraçao de conclusao do ensino medio, carimbada e assinada pela coordenadora do ceja, estou no 8º semestre da faculdade e ainda nao solicitei o certificado do ensino medio. Gostaria de saber, solicitando hj, haverá algum problema da faculdade emitir meu diploma? Terei que entrar com mandado ou covalidar junto a secretaria de educaçao do meu estado. Estou aflita. Pior erro que cometi na vida.nunca ter dado entrado na escola. E meu medo é a escola tb nao quer me da o certificado ensino medio pois ja fazem 10 anos
Natalia, sim haverá problema de conflito de data.
Solicite o seu certificado na unidade escolar que cursou o CEEJA.
Depois apresente-o na faculdade
Quando a faculdade for emitir o diploma ela alegará que não vai poder emiti-lo porque há conflito de data de conclusão do Ensino Médio e a data de ingresso na faculdade.
Daí você terá que entrar com uma solicitação junto ao Conselho Nacional de Educação para solicitar Convalidação de Estudos e o CNE dando Parecer favorável a faculdade poderá emitir o diploma, ok?
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE,mas cobro honorários, se precisar entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Bom Dia Sônia.
Entrei na faculdade Estácio de Sá em 2016 e acabei em dezembro de 2019, só que eu estudei no colégio pódio. a onde meu termino de 2 grau foi em dezembro de 2016. agora a Estácio fala que o colégio não tinha autorização para funcionamento em 2017. mais acabei em 2016. o que fazer????
Leonardo Luis
Se a escola de ensino médio que você estudou era credenciada na época que você lá estudou a SEEDUC tem os documentos dos alunos arquivados, então , precisa abrir um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando averiguar o seu prontuário.
Se a SEEDUC nada encontrar, daí você não concluiu oficialmente o Ensino Médio e terá que fazê-lo ou prestando Encceja, ou CEJA. E mesmo assim haverá um problema menor para resolver que é o conflito de datas de término do ensino médio e ingresso na faculdade, mas neste momento é possível resolver junto ao Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos.
Com relação a faculdade poderá acionar a Justiça por danos morais, afinal somente agora que a faculdade alega que seu certificado não é válido.
ok? abraços
Sonia, boa noite!
primeiro quero lhe parabenizar pela dedicação em responder todo mundo com esse problema, muio legal essa iniciação que você faz, o meu caso é um pouco parecido, fiz meu ensino médio pelo supletivo mundial, passei normal e foi emitido o histórico, certificado. ai comecei o nivel superior entreguei a documentação na instituição tudo certo.., porém agora faltando 1 semestre para me formar estão me cobrando a publicação do GDAE. fui atras da escola que fiz o supletivo e não estão mais em funcionamento, então fui atrás da escola na qual foi emitido o certificado, pois a escola é de são paulo mesmo, porém tambem ela encerrou as atividades, fui até a diretoria de ensino a qual pertencia a escola, esta em analise para publicação mas a moça da diretoria de ensino falou que talves poderá não ser válido.. ai entrei em desespero, pois quando comecei acredito eu que a faculdade puxa a documentação certo? e agora que estou terminando posso correr o risco de perder 5 anos, teria como me orientar oque posso fazer?
Diego Cassemiro,
Curse o CEEJA.. supletivo público e flexível. Em São Paulo tem vários , mas segue o mais famoso: https://www.claramantelli.com/
Conquistando um certificado em escola pública e válido você terá o problema que haverá um conflito de data do término do Ensino Médio e o seu ingresso na graduação e a faculdade não vai querer emitir o diploma, mas aí o problema é mais fácil… resolve-se junto ao Conselho Nacional de Educação solicitando a convalidação de estudos.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE , na ocasião se precisar me avise, mas cobro honorários para fazê-lo, ok? Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
PS: não perde o que você cursou na faculdade.
Bom dia doutora Sônia em 2011 fiz um supletivo ensino médio sabe escola e e Dom Pedro ll Campinas sp porém pesquiso a escola e não acho ela no Google e apresentei todos os documentos pra faculdade e consegui me matricular.. corro risco de final do curso não colar grau
Samuel, você deve entrar em contato com a Diretoria de Ensino Campinas-Leste (19) 3741-4110 ou Diretoria de Ensino Campinas-Oeste (19) 3772-2798 que se esta escola era de fato uma escola as Diretorias poderão lhe informar o que aconteceu com ela e lhe dar informação a respeito de seus documentos.
Se esta escola não era escola, sim corre o risco de não colar grau.
Mas se a escola não era escola faça CEEJA , é supletivo público e flexível, em pouco tempo você termina e apresenta novos documentos na faculdade CEEJA Paulo Decourt (19) 3289-0822.
ok?
abraços
Boa noite
Conclui meu ensino médio em 2017 por meio de um supletivo no pólo em minha cidade (ES) do instituto educacional luminis do RJ, recebi meu histórico e minha declaração de conclusão do ensino médio mas nada do meu certificado, faço faculdade à quase um ano e agora eles estão me pedindo uma cópia do meu certificado. Quando fui até a unidade que cursei o ensino médio para esclarecer isso, havia fechado.Sumiu. Li alguns comentários e estou com medo de não conseguir terminar meu curso por conta desse problema. Não sei como recorrer a isso, estou desnorteado. Acontece que os documentos que recebi são autênticos, só não tenho meu certificado. Como resolvo isso?
Alexsander Mendes, recomendo que faça o CEEJA para obter a conclusão do Ensino Médio, porque sem certificado e mesmo desta escola Luminis .. você não tem o Ensino Médio… então é melhor você fazer outro supletivo em escola pública para não ser mais vítima de golpe…
Não ter o certificado é não ter nada.. porque quem vai lhe fornecer a 2a via se o Luminis não tem mais credenciamento e a escola que você cursou sumiu?
Salvo engano a Luminis não tinha autorização de funcionar fora do Estado do Rio de Janeiro…
Então, recomendo que faça CEEJA ou preste Enceeja
Depois terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação em função do conflito de datas mas pelo menos já terá um certificado válido e resolver o problema do diploma da faculdade será mais fácil.
ok?
abraços
Boa tarde Sônia,
Preciso de orientação quanto ao que posso fazer e por esse motivo, explico minha história mais detalhada.
No ano de 2006 participei da modalidade de ensino EJA através do Colégio
Cobra. Fiz as provas presenciais e recebi um certificado de conclusão do
Ensino Médio (com data de 13/01/2007), registrado em Diário Oficial com
carimbo e assinatura da Secretaria do Estado de Educação do Rio de
Janeiro assinado pela inspetora escolar Maria Letícia Tatagiba (com data
de 07/02/2007) e a Publicação em Diário Oficial com data de 06/02/2007.
Em 2015 eu decidi prestar vestibular e fiz algumas pesquisas. Soube que
o colégio havia sido extinto. E vi algumas pessoas avisando que deveria
solicitar a autenticação do Diploma. Enviei os documentos em 2015 para
solicitar a autenticação. Nesse meio tempo fui aceito na universidade no
curso de Tecnólogo em Gestão Pública. E desde então venho entrando em
contato com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para
saber como andava o processo, não obtendo nenhum sucesso quanto
informações. Pois bem, concluí meu curso em dezembro/2017. E em
7/12/2017 recebi um e-mail com cópia de ofício dizendo que minha
solicitação foi indeferida pelo seguinte motivo (texto que se encontra
no ofício):
“Em resposta ao documento solicitado pelo aluno, concluinte em 2006 com publicação do Diário Oficial… […] O curso foi autorizado a
funcionar pelo parecer Cee nº 937/2002, tendo suas atividades encerradas em 2006 por força do parecer CEE nº 008/2008. Após pesquisar no acervo de Escolas Extintas, o aluno NÃO consta na relação de concluintes do
Ensino Médio do Colégio Cobra.”
Verifiquei o parecer CEE nº008/2008 onde o texto diz: “VOTO DA RELATORA:
Ante o exposto, determino o fechamento do Colégio Brasileiro de Suplência a Distância – COBRA…
[…] e a suspensão, “incontinenti”, de todos os pólos a partir da Publicação no DOERJ.”
O parecer está datado de 27/11/2007. Minha
faculdade solicitou o visto confere/cópia do Diário Oficial após eu ter
terminado o curso (em 26/02/18). Mandei a cópia do Diário Oficial. Participei da Colação de Grau e recebi a Declaração de Conclusão de Curso. Logo depois recebi o diploma. Pretendo fazer outro curso e talvez ir estudar fora do país, mas estou receoso de me deparar com algum problema, pois o certificado de conclusão do ensino médio não foi autenticado.
O parecer é datado de novembro de 2007, porém no ofício
que recebi diz que as atividades foram encerradas em 2006 (ano em que
concluí o Ensino Médio), seria esse o motivo de ter minha solicitação
indeferida apesar de ser datado de novembro de 2007?
Eles disseram que
pesquisaram no acervo mas eu tenho minhas dúvidas (houve muitas ligações
e emails para todos os setores e só após eu entrar em contato com a
Ouvidoria do estado do RJ é que me enviaram informações do Processo
(Enviaram em 04 dias após essa reclamação, antes diss opassei mais de um
ano tentando informações).
Até pensei em realizar o Encceja, isso pode acarretar problemas no meu diploma de gestão pública?
Ficarei grato se puder me dar uma luz.
Claudio, o melhor caminho é prestar Enceeja ou cursar CEEJA se você for do Estado de São Paulo.
Isto é, resolver o problema com um novo certificado obtido em escola pública ou via exame.
Vai ter problema com a faculdade emitir o diploma em função de conflito de datas, mas daí você solicita junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos, ok?
abraços
Olá meu problema é o mesmo de muitos fiz o ensino médio na escola pódio recebir o certificado E hoje depois de 4 anos descobri que não é válido para pegar meu diploma na faculdade e até já colei grau o que posso fazer? Sou de sp e fiz o ensino médio em 2014
Olá meu problema é o mesmo de muitos fiz o ensino médio na escola pódio recebir o certificado E hoje depois de 4 anos na hora de descobri que não é válido para pegar meu diploma na faculdade e até já colei grau o que posso fazer? Sou de sp e fiz o ensino médio em 2014
Wilma Santos,
1) Precisa verificar se o seu certificado tem visto confere, se o seu nome foi publicado no DOERJ e se tem o histórico escolar.
2) Tendo tudo isso, você poderá ir até o Rio de Janeiro na SEEDUC ou no PoupaTempo e solicitar a conferência de seus dados com emissão de certidão com força de certificado.
3) Como a SEEDUC demora muito para responder você terá que acionar a Justiça do Rio de Janeiro com o protocolo de solicitação junto a SEEDUC que está sem resposta e pedindo a certidão com força de certificado.
outra forma de resolver mais barata e mais fácil
Faça CEEJA – em São Paulo capital tem em vários lugares. É um supletivo público e flexível e assim que conseguir obter um certificado válido no Estado de São Paulo você terá que solicitar para o Conselho Nacional de Educação para convalidar os seus estudos para que a faculdade emita o diploma mesmo havendo conflito de datas entre o término do Ensino Médio e o término da graduação.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE , caso precise entre em contato, mas cobro honorários: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa noite Sônia
Com tantos comentários sobre certificado válidos de ensino médio venho perguntar do meu caso?
Meu formei em 2013 pelo Colégio pódio
Me deram certificado e publicação d.o
Fui tentar me matricular num ensino técnico e me pediram histórico escolar .
Como não tinha pego o histórico fui na escola que não existia mais e fiquei sabendo o pq, então fui no seeduc de nova Iguaçu para saber como proceder e me falaram que eu tinha que fazer um ceja ou encceja para poder cursar ensino superior ou concurso. Mostrei o certificado reconhecido cartório a assinatura do diretor com visto do inspetor e publicação d.o e mesmo assim eles não querem se comprometer em dar a certidão do estado já que a escola fechou. E outra duvida eu fazendo o enceja nao tem problema de duplicidade do nome no D.o?
Grato
Fernando, em tese o seu certificado é válido. O Pódio, salvo engano, não está fechado, ele não teve o seu credenciamento autorizado para a modalidade a distância de Ensino Médio.
Você pode entrar com um processo junto a SEEDUC, via Poupa Tempo, para que a Secretaria dê um certidão com força de certificado
Ou ainda você pode impetrar uma ação judicial contra a SEEDUC para que ela emita a certidão com força de certificado.
Você também fazer ENCCEJA – inscrição será em Maio e o exame em Agosto http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206
Não conflita porque o Encceja não tem publicação no DOERJ.
O CEEJA não sei lhe informar.
Caso precise de advogado posso lhe indicar um do Rio de Janeiro que atua com certificado e já conseguiu resolver alguns casos.
Ou você poderá buscar a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para acionar judicialmente a SEEDUC.
ok?
abraços
Boa noite Sônia,
Meu caso é um pouco diferente de todos que li, entrei na faculdade com uma declaração de conclusão do ensino médio, no final do ano passado concluir o minha graduação em jornalismo, só peguei o meu certificado do ensino médio no meio de 2018, quando deu entrada no diploma a faculdade recusou a me entregar pela data do certificado do ensino meio e agora ?
Tendo em vista que fiz colação de grau só não consigo pegar o diploma.
Uma mando de segurança resolveria ?
Fernanda,
Você… precisa do certificado de conclusão do Ensino Médio válido.
Se o seu certificado é válido , isto é, a escola existe ou foi obtido via ENEM ou ENCCEJA, mas depois da data do ingresso na faculdade, você poderá solicitar convalidação de estudos no Conselho Nacional de Educação (que é bem mais barato) ou impetrar uma ação de obrigação de fazer para a faculdade emitir o diploma.
Mas isso só se o seu certificado é válido.
ok?
Eu presto serviço de elaborar o documento para o Conselho Nacional de Educação, mas cobro honorários, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Sônia,
O meu diploma do Ensino médio é válido,
Eu comecei a cursa a faculdade em 2014 meu diploma do Ensino Médio é de setembro de
2018. Me formei no no ensino superior em fevereiro de 2019. Quando fui fazer o pedido do requerimento do diploma a faculdade se recusou imitir pela data do diploma do Ensino Médio.
Fernanda, entre com uma solicitação ao Conselho Nacional de Educação para convalidar seus estudos e o CNE pedirá a faculdade a emitir o diploma. Outra possibilidade é buscar a Justiça,ok?
Eu presto serviço de escrever o documento para o CNE , mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Poderia me auxiliar, pois estou me sentindo enganada, tenho um documento que prova que passei, mas a secretária da escola me informa que tenho que fazer a dependência para ter meu certificado. Quero saber o que faço, pois o erro não foi meu.
Aline Silva,
Se o erro foi de registro da secretaria, mas mesmo assim você não foi aprovada na disciplina, apesar do erro, terá, necessariamente que refazer a disciplina.
Você só não terá que cursar a disciplina reprovada se foi aprovada e a secretaria errou em reprová-la. Mas se foi reprovada e a secretaria errou no registro e colocou como aprovada, daí não tem jeito, terá que cursar esta disciplina, nada a ser feito a este respeito, ok?
att
Professora Sonia, Boa Tarde!
Estou com um problema parecido com os demais, em 2014 realizei provas em Santos para concluir meu ensino médio, porem quando recebi meu historico (em 2014) escolar identifiquei que a mesma pertencia a Pódio, depois de muita luta meu nome foi publicado no Diario Oficial e consegui pegar meu certificado (Em 2016). No ano de 2015 iniciei meu curso superior e estou para me formar, porem com tantos comentarios estou com medo quanto a autenticidade dos documentos. Hoje abri um manifesto no sistema da SEDUC-RJ com o intuito de obter alguma informação, de verdade estou temendo por uma resposta negativa. Se por ventura esses documentos não estejam de acordo, o que eu posso fazer? Pois faltam apenas alguns meses para acabar minha faculdade de 4 anos e meio.
Thaymara… se o certificado tiver o visto confere .. é possível não ter problemas.. mas as faculdades paulistas não estão aceitando certificado oriundos do Rio de Janeiro na modalidade EAD. Então… pode ser que não consiga o diploma do ensino superior.
Recomendo que você preste o ENCCEJA http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=73861 inscrição em Maio exame em Agosto para pegar um certificado válido no Estado de São Paulo para não ter mais problema.
Vai ter problema com a faculdade mesmo assim, mas daí com o certificado do ENCCEJA você tem mais chances de conseguir a convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação, ok?
abraços
Prof.a. Sonia, Boa Noite!
Nesta semana me matriculei no Ceeja da minha cidade, com o intuído de obter o certificado, a minha grande dúvida é a seguinte, posso deixar algumas matérias para concluir no próximo semestre, enquanto vou fazendo o Ceeja e entregar na faculdade em tempo hábil?
Desde já agradeço a sua atenção!
Abçs
Thaymara, a priori pode, mas precisa verificar as normas da faculdade já que estamos em Abril finalizando o 1o bimestre do 1o semestre.
Com o certificado em mãos via CEEJA mesmo assim terá um problema que referente a data de ingresso na faculdade e a data de término do Ensino Médio CEEJA.. quando isso ocorrer você terá que solicitar para a faculdade a convalidação de estudos explicando o que aconteceu e se a faculdade não quiser aceitar, terá que solicitar a convalidação junto ao Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.
ok?
abraços
Prof.a. Sonia, Boa Noite!
Nesta semana me matriculei no Ceeja da minha cidade, com o intuído de obter o certificado, a minha grande dúvida é a seguinte, posso deixar algumas matérias para concluir no próximo semestre, enquanto vou fazendo o Ceeja e entregar o certificado na faculdade em tempo hábil?
Desde já agradeço a sua atenção!
Abçs
Por favor nos casos em que o aluno tem um certificado de supletivo que foi expedido pela escola em RJ.
junto com a copia do diário oficial com o nome do aluno.
e ingresse em universidade (eles expedem seu próprio diploma) com o uso do FIES e após os 5 anos de conclusão venha a informação que o certificado seja invalido. há possibilidade de resolver isso ?
tem risco de perder tudo ?
Rodrigo, não tem risco de perder tudo porque dá para convalidar os estudos posteriormente, mas precisa resolver o problema do Ensino Médio ou via Justiça se o couber ou fazendo novamente um CEEJA ou EJA ou prestando o ENCEEJA.. ok?
abraços
A questão toda é que não sei quem está certo! Estou estagnado e não sei o que fazer. O rapaz falou que ia fazer a certidão e era para ir buscar hoje e quando fui buscar ele não tinha feito e segundo os funcionários ele não apareceu no polo responsável. Queria muito colar grau agora em fevereiro para puder continuar meus estudos. Gostaria de saber o que devo fazer e amenizar essa angústia que estou vivendo, já se passaram 9 meses e eu continuo sem respostas e sem nenhum documento.
José,
1) Impetre mandado de segurança contra esta escola.
2) Você pode constituir um advogado se tiver condições financeiras para tanto ou buscar a Defensoria Pública.
3) Mandado de segurança exigindo a entrega do certificado.
ok?
abraços
Boa noite, minha escola foi extinta e quando fui buscar as documentações de conclusão de ensino médio, só recebi o certificado de conclusão e o D.O. Antes eu entrei em na faculdade somente com uma declaração, só que quando fui entregar os documentos eles estão cobrando o histórico escolar. Segundo a uma deliberação escola extinta não emite histórico, então a faculdade esta cobrando uma certidão de escolaridade. Fui no Seeduc e eles falaram que somente com meu certificado e diário oficial é necessário para eu poder colar grau. E eu já fui várias vezes na faculdade para tentar conseguir a minha livre entrada na colação de grau, isso tudo que fiz foi a 9 meses, pois fiquei cansado e abrir processo junto ao SEEDUC para a emissão de essa tal Certidão de Escolaridade . Mas esta demorando muito e minha vida esta estagnada, não posso continuar meus estudos e não posso exercer a minha função como biólogo pois não colei grau. Fui esses dias com uma declaração da faculdade dizendo que eu não colei grau por causa da falta de histórico escolar, tudo isso para agilizar a emissão da certidão. O chefe responsável pelo meu processo falou que a faculdade esta de má fé, pois somente com meu certificado e diário oficial, já é o bastante e o máximo que a faculdade pode pedir ao Seeduc seria uma atestado de autenticidade do meu certificado. A
José, infelizmente você conseguirá resolver esta pendenga na Justiça.
1) constitua um advogado
2) ou busque a Defensoria Pública do seu Estado
Impetre mandado de segurança contra a SEEDUC para que emita uma certidão com força de certificado, é isso que a faculdade precisa para emitir o seu diploma.
ok?
abraços
ESTOU COM ESSE PROBLEMA. FORMADA EM 1998. SOU A PRIMEIRA NA LISTA DE CONVOCACAO DE UM CONCURSO PUBLICO E TEMO NAO PODER ASSUMIR POR CAUSA DO DIPLOMA.
prf.a sônia primeiramente boa tarde,formei em 19\outubro de 2011 no colegio podio .recebi o certificado com o visto do inspetor escolar .o historico ea pagina com meu nome no diario oficial do rio ,passei em um concurso de nivel medio ,e ja estou um pouco preocupado com essa situacao .mesmo sabendo que na epoca o colegio tinha autorizacao do seeduc .nesse caso nao era um colegio ilegal.liguei la e me falaram que todas as pessoas que formaram antes do fechamento e tiveram seus nomes lançados no diario oficial do rio estavam de forma apta para nivel superior .com sua vasta experiencia no assunto voce acha que posso correr o risco de nao aceitarem meus documentos no concurso em que passei…desde ja obrigado.
Gustavo Correia, depende.. se for do Estado de São Paulo e da polícia militar sim.. se for de outros Estados e de outras repartições públicas talvez não.
Depende muito …
Efetivamente o Colégio Pódio tinha autorização de funcionamento nesta data que você lá estudou PARECER CEE Nº 093/2011 somente em 2017 é que foi extinta.
De modo que o seu certificado é válido, mas se ocorrer exoneração de cargo ou ameaça de eu recomendo que entre na Justiça do Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que forneça uma certidão com força de certificado (que seria um plus do visto confere) e depois na Justiça do seu Estado para reintegração de cargo apresentando o certificado novamente e a certidão emitida pela SEEDUC..
ok?
abraços
Ola, preciso de ajuda, meu caso é bem parecido com muitos que ja li por aqui, fiz supletivo, a distancia, e recebi o diploma e historico da cidade do estado do rio de janeiro, curso PODIO em 2013.
Colei o grau de nivel superior em 2017, fui buscar meu diploma e a faculdade falou que nao poderia me dar pq nao era valido meu ensino medio.sendo que meu nome esta no diario oficial, diploma e certificado tem o carimbo do insper escolar etc. entrei em contato com sistema de ensino do estado do rio, eles falaram que o curso PODIO nao haviam enviado os documentos por isso ele é invalido. Sem falar que descobri que esse curso estava vendendo diplomas falsos. O que devo fazer? E minha faculdade? Posso pegar diploma mesmo se fizer um eja 2 anos depois de colar grau?
Jorge,
No seu caso específico o melhor caminho é buscar a Justiça porque o Colégio Pódio em 2013 estava com autorização de funcionamento, salvo engano, por intermédio de liminar.
Na verdade esta escola não estava vendendo certificado. Eles tinham autorização de funcionamento do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 2011 até 2012, após eles impetraram mandado de segurança e conseguiram funcionar e somente em 2015 é que houve o indeferimento a renovação do recredenciamento.
O seu certificado é válido se há o visto confere e o seu nome foi publicado em Diário Oficial.
De modo que acho que você deve buscar a Justiça via Defensoria Pública ou constituindo um advogado.
No seu caso fazer o EJA em 2 anos… recomendo o CEEJA que é rápido e flexível
Se você fizer EJA ou CEEJA ou prestar em 2019 o ENCEEJA mesmo assim terá problemas junto a faculdade e terá que buscar o Conselho Nacional de Educação para Convalidar o Estudo porque haverá conflito de datas de termino do ensino médio e ingresso na faculdade,mas dá para resolver no CNE ou na Justiça.
ok?
abraços
Boa noite Sônia.
Moro em SP, prestei a prova do enceja em 2008 e eliminei 2 áreas , ficou faltando mais duas, qual fiz um supletivo pela escola SENAE e eliminei as que faltavam, recebi meu certificado pelo Centro Educacional Carioca, histórico e publicação no diário, passei no vestibulinho Etec me formei peguei o diploma, passei em concurso público, e sou bolsista prouni, qual estou cursando faculdade, porém tem tanta reclamação desta escola que fico com medo, a dúvida é o mec pegou todas as documentações e aprovou minha bolsa, será que terei ainda problema?
Daniela, não sei… esta escola foi extinta e houve muita fraude.
Mas se porventura você for questionada por um órgão público terá que acionar a Justiça para regularizar a situação, ok?
abraços
Boa tarde.
Minha irmã concluiu o ensino médio no Centro Educacional Carioca. A Unidade em minha cidade foi extinta, assim como a Unidade Matriz no Rio de Janeiro.
Houve publicação da conclusão do ensino médio no Diário Oficial do RJ em 08 de outubro de 2010. Contudo, ela não recebeu o certificado de conclusão.
Há algo que possa ser feito para que ela receba o certificado?
Grata pela atenção.
Celia, muito difícil conseguir o certificado…
Os casos que acompanho são de pessoas que tem certificado com visto confere,com histórico e publicação no DOERJ, e mesmo assim precisam acionar a Justiça.
Agora, sem certificado não há chance nem no Judiciário.
Recomendo que a sua irmã faça CEEJA – se morar no Estado de São Paulo – porque é um ensino supletivo público e flexível , não precisa frequentar. É o melhor caminho
outro possível é prestar o ENCEEJA – Exame de Certificação de Educação de Jovens e Adultos – inscrição em Maio de 2019 e exame em outubro de 2019.
infelizmente sua irmã caiu no conto do vigário.
abraços