Você concluiu a graduação e a faculdade agora diz que não pode emitir o diploma, porque o seu certificado de ensino médio é inválido ?
- Precisa verificar se a escola que você cursou o Ensino Médio tinha autorização de funcionamento pela Secretaria de Educação do seu Estado;
- Se a escola que você cursou o Ensino Médio era em EAD e se o seu certificado é de outro Estado diferente daquele que você reside, a probabilidade de não ter validade é grande;
- A escola de Ensino Médio que você cursou não tinha autorização, você não concluiu o Ensino Médio e terá que refaze o Ensino Médio;
- Se a escola de Ensino Médio era irregular e foi cassada no período que emitiu o seu certificado, o seu certificado não é válido e terá que refazer o Ensino Médio.
- O GDAE é um cadastro de alunos paulistas, mas se o seu certificado de conclusão do Ensino Médio foi emitido em outro Estado e você reside no Estado de São Paulo, mesmo assim não é aluno paulista e não tem GDAE.
Caso precise de uma consulta comigo: saranha@mpcnet.com.br , mas cobro honorários.
Abraços
Bom dia Sônia!
Conclui o segundo grau em 2001 em uma instituição privada em São Paulo (Colégio Monte Serrat), apenas o terceiro ano do ensino médio pois o primeiro e segundo anos eu cursei em escola publica também de São Paulo.
Estou cursando Análise de Sistemas na FMU e minha rematricula do terceiro semestre foi bloqueada hoje 24/07/2020 pela instituição pois eu não apresentei a lauda escolar solicitada no inicio deste ano.
Em 12/02/2020, por orientação da própria FMU fui até a secretaria da educação e me encaminharam para a Diretoria de Ensino Leste 5, responsável pela instituição onde conclui o segundo grau e la, de posse do historico escolar original e certificado de conclusão de curso preenchi um requerimento ao Nucleo de Vida Escolar, Visto Confere / Lauda / SED. Este foi protocolado e estou aguardando a resposta da Secretaria da Educação.
Diante disso, a FMU pode negar minha rematricula? Tenho o requerimento emitido pela secretaria de estado da educação protocolado e datado do inicio deste ano. Minha esposa trabalha na própria secretaria da educação, em outro departamento que não tem nenhuma relação com o do requerimento e esta trabalhando em casa desde Março, tanto ela quanto todos os outros funcionários da secretaria em virtude da pandemia, ou seja, meu processo deve estar parado desde que a secretaria suspendeu as atividades. Acho que faltou um pouco de bom senso da FMU em relação a esta situação atipica em que estamos vivendo e com a comprovação de que entrei com o requerimento imediatamente ao comunicado da própria FMU sobre minha situação no segundo grau.
Wagner, você pode buscar :
1) Um cartório para fazer uma notificação extra-judicial solicitando para a FMU a sua rematrícula aguardando a decisão da Diretoria de Ensino em função do quarentena.
2) Outra possibilidade é você mesmo escrever uma notificação extra-judicial solicitando para a FMU a sua rematrícula e encaminhar para a FMU, a diferença é que via cartório o oficial segue para a FMU para entregar a notificação.
3) Você também constituir um advogado para impetrar uma ação de obrigação de fazer para que possa efetivar a rematrícula enquanto espera. Posso lhe indicar uma advogada entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br
abraços
Boa noite,
Sônia
Conclui o ensino médio no ano de 2019 pela escola Centro educacional Carioca modalidade a distância gostaria de saber se essa escola pode certificar alunos? Se meu certificado é válido para empregos?
Poderia me ajudar ?
Gislaine, respondendo
1) Depende da data que você concluiu o Ensino Médio e se nesta data esta escola estava ativa e legalizada.
2) Depende também… se o seu certificado foi emitido em data que a escola estava credenciada junto a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, se tem visto confere no verso e se o seu nome saiu publicado no DOERJ… daí tem alguma chance de ser válido.
Agora se você é do Estado de São Paulo e não foi para o Rio de Janeiro estudar , então, tem um problema porque o Centro Educacional Carioca não tinha autorização da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro e tampouco da Secretaria do Estado de São Paulo para atuar em território paulista.
ok?
abraços
Boa tarde eu terminei meu ensino médio, no Instituto Latino de Ciências e tecnologia em 2008 terminei minha faculdade em 2019 e a unicamp nega registrar o diploma pq precisa de uma declaração de Autorização de funcionamento
Juh, você poderá abrir um processo administrativo junto a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, solicitando a certidão com força de certificado. No entanto, em regra, a SEEDUC demora meses e meses e quando dá uma resposta, diz que não encontrou nos arquivos o nome do aluno.
Essa escola Instituto Latino de Ciências e Tecnologia está extinta por irregularidades…
E pode acionar a Justiça? Pode, mas é preciso analisar a documentação escolar, porque cada caso é um caso. Há casos que não resolve a Justiça e se for acionar tem que ser lá no Rio de Janeiro contra a SEEDUC. Há casos que o documento é fraudado em função da falsa assinatura da direção escolar e secretária escolar.
Pela minha experiência, eu recomendaria você refazer o Ensino Médio (é o que os meus clientes estão fazendo e resulta, embora é um caminho trabalhoso)
Em Campinas recomendo CEEJA – Paula Decourt (19) 3289-0822 – é escola pública, gratuita e flexível, não precisa frequentar, basta agendar as avaliações. Outra opção é prestar o ENCEEJA.
Obtendo um certificado válido para o Estado de São Paulo, você precisará solicitar convalidação de estudos ao Conselho Nacional de Educação, porque haverá conflito de data entre o término do Ensino Médio e o término do Ensino Superior, mas o Conselho Nacional de Educação, em regra, defere o pedido de convalidação de estudos.
Quando estiver com o certificado válido posso elaborar o documento para o CNE e lhe dar orientação, mas cobro honorários para fazer isso.
O CNE deferindo publicará no Diário Oficial da União o Parecer e daí a Unicamp emitirá o seu diploma.
ok?
abraços
ola sonia boa tarde tudo bem?
gostaria de uma ajuda, eu fiz o ensino medio em 2002 na famosa escola BORBA GATO em Santo Amaro em SP, meu certificado esta em mãos só não tem o visto da secretaria da educação SUL1, entrei para verificar no site que faz consulta GDAE ou numero de registro da publicação e consta la meus dados como concluinte em 2002, agora a duvida é o seguinte, estou fazendo uma faculdade a distancia na Anhanguera, e recebi um email rejeitando meu certificado alegando que não tem o visto da secretaria da educação SUL1 , mais meu nome aparece no GDAE, sera que vou ter problemas? com a autenticidade deste certificado? pois existe uma resolução: Fundamento Legal: Resolução SE Nº 61 de 29/10/2019, publicada no DOE de 30/10/2019. e no seu artigo 3° diz assim:Artigo 3º – No ato da publicação, o sistema gerará por estudante, para cada curso concluído, um número único e intransferível, que confirmará a autenticidade dos atos escolares dos estudantes e dos Certificados e Diplomas expedidos, substituindo, dessa forma, o procedimento de visto-confere.
será que vou ter problemas? desde ja agradeço e parabenizo pelo site, com muitas informações relevantes!!
att Cassio
Cassio Fuzer,
A priori eu diria que se você tem o registro no GDAE e é do Ensino Médio não teria motivo para a Anhanguera não aceitar, mas o Borba Gato teve problemas…
O melhor caminho para verificar isso é entrando em contato com a Sul1 (11) 5094-4100 e perguntar.
Se porventura disserem que vc tem que refazer o Ensino Médio, a dica é você efetivar a matricula no CEEJA Clara Mantelli (fica no Brás) é público, gratuito e não precisa frequentar e rapidamente resolver o problema do Ensino Médio e depois terá que solicitar do Conselho Estadual de Educação convalidação de seus estudos para não perder o que fez no técnico e conseguir fazer o Ensino Superior, ok?
abraços
Dra. Sônia, bom dia!
Me chamo Fernanda, fiz supletivo pela instituição de ensino Cenae-Diadema 2011-2012 (hoje entitulada escola Global) , fiz prova em uma cidade do Rio, curso carioca superior de ensino (acredito que era esse o nome) recebi depois no próprio cenae o diploma, um histórico, e o registro do diário oficial do Rio de Janeiro (inclusive entrei no site do Rio e lá estava meu nome, e a pagina ) há um mês, pois me deu um sentimento muito ruim, e comecei a pesquisar e vi muitas reclamações, tem alguma chance de ser falso? Visto que está assinado, com número de documentação , e carimbado? Sônia, estou com tanto medo depois do que vi. E me formo em DEZEMBRO. Como posso descobrir se é verdadeiro? Visto que a faculdade aceitou normalmente, sem questionamento a documentação ?
Fernanda, digo-lhe que em regra o seu documento é inválido .. o dever de apresentar um documento legal é do aluno e a faculdade embora possa averiguar ela confiou na boa-fé do aluno…
Tem muita chance de ser inválido o seu certificado.
Eu recomendo que refaça o seu Ensino Médio via CEEJA (supletivo público e flexível) que no Estado de São Paulo há vários , provavelmente há um próximo de onde você mora. Pergunte na Diretoria de Ensino de Diadema (11) 4053-3800
Com um novo certificado válido daí você irá solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Ele deferindo o seu pedido a faculdade emitirá o seu diploma, ok?
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE quando você já estiver com o seu certificado novo e válido em mãos, mas cobro honorários. Caso queira contratar meus serviços entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa tarde,
Concluí meu ensino médio em 2011, tenho certificado e etc. Com esse mesmo diploma me formei na Pontifícia Universidade Católica em 2015. Em 2019 fiz um curso tecnológico de 2 anos no Senac, porém não querem me liberar o diploma alegando que falta o “visto confere”.
Não entendo o que está acontecendo, por favor me ajude.
Aska Victoria, infelizmente isso pode ocorrer se o Senac observou que o seu certificado de conclusão do Ensino Médio não está de acordo com o que determina a legislação, mesmo que a PUC não tenha feito esta mesma observação.
Se você concluiu o Ensino Médio a distância em outro Estado é preciso do visto confere que é um carimbo da Secretaria de Educação do Estado e assinatura do servidor público.
Se você concluiu o Ensino Médio no Estado de São Paulo não tem visto confere, mas tem registro no GDAE (cadastro de aluno)
Se o Senac não aceita você terá que solicitar para a Secretaria de Educação do Estado que você concluiu o Ensino Médio uma certidão com força de certificado. Isso pode ser solicitado por via administrativa ou judicial. Depende do caso.
ok?
abraços
ola tudo bem eu me chamo netto meu caso foi o seguinte eu morava no estado do rio de janeiro e na epoca estava dificil de estudar pois precisei para para cuidar do meu pai , entao resolvi pesquisar ensino medio a distacia e achei um em goias mas oq acontece me lembro q fiz por um site a distancia e apos 6 meses conclui e me mandaram o diploma com historico ate ai tudo bem se passaram 4 anos entrei no curso de farmacia no estado de goias e me formei colei grau consegui emprego aqui no rio grande do sul estou ate registrado no conselho ja a faculdade manda os diplomas para a ufj poder validar eles e la descubriram q meu ensino medio e falso eu nao sei oq fazer pois nao tenho mas nada da epoca q fiz esse supletivo , e eles me mandaram um diploma de uma escola municipal q era feita em 3 anos , nesse caso oq eu faço ?????
netto
Veja se eu entendi. Você tem um certificado de conclusão do Ensino Médio emitido por escola municipal da rede pública do Rio de Janeiro, é isso?
Qual o problema então se eles lhe enviaram um certificado, suponho, verdadeiro?
Mudando a perspectiva …. se você não tem certificado de conclusão do Ensino Médio, terá que obtê-lo , preste Encceja ou curse supletivo em escola pública que não seja necessário frequentar .. não sei se no RS tem este tipo de supletivo.. mas apenas em escola pública…
Ou pelo Encceja ou por supletivo público você obtém uma conclusão de Ensino Médio correta e daí poderá solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos e corrigir a data do seu diploma de farmácia, como também, o seu registro junto ao conselho profissional se houver necessidade.
Não sei se consegui responder a sua pergunta.. qualquer outra dúvida poste novamente.
abraços
eu morava no rio de janeiro e fiz um supletivo distancia que ficava em goiania e minha cidade natal q no final das contas era tudo falso eles me mandaram um diploma de uma escola do estado de goias q e ensino medio feito em 3 anos ou seja era tudo falso e fui descobrir agora quando era pra ser emitido meu diploma definitivo de farmácia tem risco de eu perder meu curso todo ?? eu tenho fies para pagar to apavorado !
Netto, se era tudo falso, você não tem Ensino Médio, isso é fato.
Então, o que fazer? Fazer novamente um Ensino Médio verdadeiro, regular, em escola pública para não ser mais vítima de estelionato.
Faça um outro supletivo regular de ensino público ou preste o Encceja com este novo certificado de conclusão do Ensino Médio você solicitará junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para que a sua faculdade de farmácia emita o seu diploma de graduação.
Não perde o curso todo se fizer a convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação, mas para isso precisa de um certificado de conclusão do Ensino Médio válido e regular obtido em uma instituição de ensino pública que é a garantia que não cairá mais em nenhum tipo de armadilha, ok?
Eu presto serviço de escrever o documento para o CNE mas cobro honorários para fazê-lo. Quando já estiver com certificado de conclusão do Ensino Médio válido e precisar entre novamente em contato, ok?
abraços
Boa tarde , Sônia!
Terminei a faculdade agora, mas não consigo me formar pois não consigo de forma alguma receber meu certificado de conclusão do ensino médio. Tenho o diário oficial, a declaração do certificado e o histórico escolar( que na época foi me passado como se fosse o tal certificado), uma vez que possuo esses documentos poderia conseguir colar grau e me formar normalmente, ou pelo menos conseguir colar grau com algum tipo de pendência de apresentar o certificado após a pandemia?
Desde já, agradeço a atenção.
André, depende.. se essa escola é do Estado do Rio de Janeiro ,o Ensino Médio oferecido na modalidade a distância, e você mora em outro Estado, muito complicado a situação , principalmente se a escola for
extinta.
Agora, se o seu caso não é o descrito acima.. poderá tentar com a faculdade… mas … sem apresentar certificado, em regra, ficará sem o diploma.
Você poderá solicitar para a faculdade a colação de grau , acho que isso é possível, mas diploma, não.
Se o seu caso é o que eu descrevi terá que fazer novo Ensino Médio em CEEJA ou prestando Encceja, mas com a pandemia tudo parado.
O isolamento social vai se arrastar até Maio.. sendo otimista…
ok?
abraços
m dia!!! Fiz um supletivo no polo de ensino do Colégio Jardim Escola Triunfo em Itaperuna-RJ, no ano de 2013. Em 2018 o ministério público do Rio junto com a Polícia Civil do Estado fizeram uma operação sobre venda de sertificados e o Colégio Jardim Escola Triunfo foi sitado na operação. Bom eu estudei normalmente, fiz todas as provas assinei livro de presença. Fiz tudo certinho. Gostaria de saber se fui enganado e se meu sertificado expedido por essa escola e falso? já fiz até faculdade em ADM e minha graduação foi no ano de 2018 o meu diploma da faculdade não deu problema. Tenho certificado com assinaturas da diretora e secretaria e seus carimbos e gegistros tem também carimbo da Inspetora da Seeduc-RJ, Tenho histórico e Folha de publicação no DO-RJ. Aguardo seu retorno. Muito obrigado pela sua atenção.
Att: Robson da Silva
Robson da Silva,
Essa escola foi credenciada em 2002. Solicitou recredenciamento em 2006 e depois foi extinta.
De modo que em 2013 esta escola, salvo engano,não tinha autorização de funcionamento.
Provavelmente foi enganado e o seu certificado é inválido..
Eu recomendaria que fizesse um novo Ensino Médio ou via Enceeja ou via CEEJA em escola pública para não ser enganado novamente, ok?
abraços
Boa noite fizeram o histórico do meu filho sem colocar os anos que ele estudou, e já fizeram o diploma a escola disse que já era.Gostaria de saber si tem como eles resolverem isso a escola existe,implorei pra eles regularizar mas não tive resposta ,ele está prestes a si matricular na faculdade ,sendo que o diploma está em branco só consta o ensino médio.Me ajude por favor
Fabiana,
É preciso fazer a correção do documento.
Você deve escrever uma solicitação para a Secretaria de Educação do Estado e pedir a correção informando que a unidade escolar se recusa a fazer.
Faça este documento em duas vias, uma via entrega na Secretaria de Educação e a outra via protocola e guarda.
ok?
abraços
Boa Tarde, Professora Sonia !!! Estou com problemas em relação a minha conclusão de ensino médio conflitante com a conclusão do meu curso de pedagogia.
Concluí minha licenciatura agora em dezembro de 2019 porém em 03 de janeiro a faculdade me solicitou q procurasse a escola estadual onde fiz o ensino médio e questionasse pq minha minha conclusão não foi lançada no Gdae e solicitou novamente histórico e certificado de conclusão. Fui atrás e tive uma surpresa desagradável. Existia uma pendência de inglês , segundo eles ha 19 anos atrás por ter vindo de escol A técnica o qual na época era junto o ensino médio tive q fazer adaptações para concluir o ensino médio normal porém faltou a disciplina de inglês o qual só perceberam em 2007 onde invalidaram meu Gdae. Porém me entregaram um histórico em 2010 com conclusão em 2001 conforme Gdae sem efeito. Para correção do problema me fizeram fazer o tal trabalho para me darem o n. Do Gdae. Falei até com a supervisora de ensino e ela falou q ia mudar a data de conclusão para 2019 e assim fez. Estou com 2 gdae um sem efeito conclusão 2001 e um com efeito conflitando com a data de conclusão do curso de ensino superior 2019. Entrei em contato com a faculdade explicando o caso. Estou aguardando o retorno para saber o que fazer. Estou totalmente perdida. E passei em 2 processo seletivos.
Adriana, tem que seguir para o Conselho Nacional de Educação solicitando a Convalidação de Estudos.
Eu presto serviço de elaborar este documento, mas cobro honorários. Caso precise contratar meus serviços entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá Sônia, como vai? Resolvi escrever pois estou com uma duvida cruel, se conseguir me orientar, será de grande ajuda.
Conclui o ensino médio no ano de 2013 atraves do EJA, onde a prova foi realizada no estado do Rio de janeiro na escola CFAC (Centro de formação, aplicação e cultura). Atualmente moro em sp e quero começar a faculdade, porem estou com medo do meu certificado ser invalido, pois fiz varias pesquisas e descobrir algumas pessoas que tiveram o mesmo problema que o meu. No meu certificado ja consta meu historico do ensino fundamental e do ensino medio.
Sera que terei problemas ao começar o ensino superior?
Thays, vai ter problema se o seu certificado é na modalidade a distância.
Recomendo que faça CEEJA na escola Clara Mantelli .. não precisa frequentar, a escola é pública e gratuita..
ou cursar CEEJA em outra escola.. em SP há várias possibilidades. Mas SEMPRE em escola PÚBLICA.. e NUNCA em escola PARTICULAR.
OK? abraços
Olá Sônia, era aluno de uma escola em 2011, fui matriculado por transferência entre instituições de uma cidade pra outra e a escola antiga não enviou meus históricos para a nova, mas mesmo assim eu fui matriculado no ano letivo de 2012 e concluí o ensino médio nesta. Passei no vestibular e quando fui fazer a inscrição, passei na escola pra pegar o diploma e certificado de conclusão e só ali fui informado sobre o débito de documentos, a escola entrou em contato com a outra, pegou os documentos e aprontou meu Histórico e certificado de conclusão, tendo em vista que o estado estava em greve no final de 2013 e não estava podendo emitir Históricos e certificados de conclusão no momento, logo deram um praso. Para que eu fizesse a matrícula na universidade a escola disponibilizou um documento explicando o motivo e eu fui matriculado na instituição para após, quado os documentos estivessem acabados, eu só levasse até lá.
Eu era menor de idade, logo isso foi mediado por meu responsável.
Hoje maior de idade e concluindo o curso, fiz uma troca do RG recentemente e fui à faculdade para perguntar como faço pra trocar lá a xerox antiga pela versão nova e fui informado que não estão constando Certificado de Conclusão do Ensino médio e o Histórico Escolar, mas todos os demais documentos da época da matrícula (Xérox do RG, CFP, Reservista, o documento da escola estavam lá…etc).
Bem, eu levei um susto absurdo pois não sabia da situação e no portal acadêmico nunca constou débito de documento algum.
Isso foi hoje mesmo… Vou na escola ver se pego essa documentação pra ver se resolve na universidade.
Queria saber como procedo perante isso, pois aparentemente meu responsável esqueceu de falar sobre isso pra mim, e como já cursei tudo, apresentei trabalhos e sou legalmente aluno da universidade não queria ter problemas posteriores.
Desde já grato.
Josué, se você tem documentos legais de conclusão do Ensino Médio não terá nenhum problema, basta levá-los novamente na faculdade,ok?
abraços
Oi , entrei na faculdade com uma declaração de conclusão do ensino médio, cursei todo o curso ,participei do fies onde eu pago o mesmo até hj ,fiz concurso passei em alguns concursos fiz colação de grau tenho declaração de conclusão do curso.quando fui pedir depois o diploma foi pedido o diploma do ensino médio, fui até o lugar onde tinha feito e não tinha mais nada ,fui na secretaria da educação responsável e nada , lá sobre o meu diploma , e agora já adentrei em um concurso e sei que tenho que apresentar meu diploma em algum momento o que fazer …
A após descobrir que não tinha validade o diploma fiz a prova do Enem e recebi o certificado de ensino médio , mais para a faculdade tem que ser da data de quando entrei..
Mario, o que você tem que fazer é usar o certificado do Enem e solicitar para o Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.
O CNE ,em regra, vai lhe dar um Parecer favorável,com este parecer a faculdade lhe conferirá o diploma.
Você pode também constituir um advogado é impetrar uma ação judicial para que a faculdade emita o seu diploma diante do certificado conquistado via ENEM é mais rápido, mas mais caro.
ok?
Eu presto serviço de escrever o documento para o CNE com fundamentação legal e oriento como deve proceder, mas cobro honorários, caso precise entre em contato: saranha@mpcent.com.br
abraços
Prezada Sônia, estou com um problema. Terminei minha faculdade no meio de 2019. Ingressei na mesma com o meu histórico escolar. Só que quando terminei a faculdade e fui solicitar a colação de grau e depois o diploma. A faculdade me exigiu diploma do ensino médio e publicação em diário oficial, fui atrás da escola que e Centro educacional carioca, descobri que a mesma fechou. Por conta disso, fui em uma nova escola a distância para eu ir fazer as provas de conclusão do ensino médio novamente, fiz todas e peguei novas certificados( histórico, diploma e a publicação em diário oficial). Só que fiz isso em 2019 tbm e q faculdade alega que não pode aceitar minha documentação para dar entrada na minha colação de grau e meu diploma com esses certificados de 2019. Mas a faculdade já me deu um declaração de que terminei a faculdade de engenharia e estou esperando a colação em data oportuna. O que eu poderia fazer pra resolver esse meu problema, quero colar grau e pegar meu diploma q lutei com tanto sacrifico para ter. Estou fazendo concursos públicos tbm e qro mto trabalhar na minha área que tanto amo.
Por favor me ajude
Douglas , se o Ensino Médio que você concluiu pela 2a vez foi obtido por escola regular, com autorização de funcionamento pela Secretaria de Educação , você deve encaminhar para o Conselho Nacional de Educação um documento chamado Convalidação de Estudos pedindo para que o conflito de data entre o término do Ensino Médio e a data do ingresso no Ensino Superior possa ser convalidada de modo a faculdade emita o seu diploma.
Eu presto serviço para elaborar o documento, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá Sonia Aranha
Meu filho estudou em um colégio em Limeira S.P, ensino fundamental e ensino médio, no caso do ensino fundamental aparece o GDAE, no ensino médio não aparece o GDAE, porém o mesmo tem o diploma de certificação do ensino médio e histórico escolar, porem este semestre concluiu o curso no CRECI e foi aprovado, agora não querem liberar o diploma para ele porque está sem o GDAE, isto implica em ele perder o emprego na imobiliária que está trabalhando e também está no último ano da faculdade cursando. O que fazer neste caso para ter este GDAE?
Mauro, busque informações junto a Diretoria de Ensino de Limeira Rua Cesarino Ferreira 145 – Vila Piza (19) 3404-2970 ou 3404-2971 – (Equipe de Supervisão de Ensino)
Explique que o seu filho estudou no colégio tal de Ensino Médio, leve o certificado que ele obteve, leve o histórico escolar e diga que o colégio não fez o cadastro no GDAE.
GDAE é um cadastro de alunos iniciado em 2001. Se o seu filho estudou antes desta data, não tem GDAE, haviam laudas publicadas no Diário Oficial e a Diretoria de Ensino é que deve dar o visto confere no certificado.
aqui segue link a respeito do GDAE
https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/02/faq-gdae-acadmico_verso_09-01-2015.pdf
no item 35 e 36 tem a respeito do início do GDAE.
Mas se o filho estudou após 2001 e a escola tinha autorização da Secretaria de Educação tem que ter GDAE.
Exceto se o certificado de conclusão do Ensino Médio do seu filho ter sido emitido em outro Estado que não o do Estado de São Paulo.
Se for este o caso, não tem mesmo GDAE e o seu filho terá que resolver isso de um outro modo…
Eu presto serviço de analisar os documentos escolares, mas cobro honorários para a consulta. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa noite Sônia
Então
Comecei a faculdade, fiz minha matrícula e terminei o primeiro período, porém na hora de realizar a renovação me disseram que meu diploma de conclusão do ensino médio não é válido, pois a escola foi extinta e tem processos na justiça.. és uma dúvida
Eu posso fazer um EJA e terminar meu ensino médio novamente sem perder o primeiro período que eu já fiz na facul?
Victor, sim deve fazer um EJA ou prestar Encceja.
Se você é morador do Estado de São Paulo, faça CEEJA em escola pública porque é garantida e é flexível, não precisa frequentar. É ótimo.. rápido você finaliza.
Você pode também prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos as inscrições devem ocorrer em Maio de 2020 e o exame em Agosto.
CEEJA é mais fácil porque tem a todo tempo, ok?
Você pode não perder o seu primeiro período de faculdade, porque o que você fez está feito. Então, depois que obter um certificado válido …
1) Cancele a sua matrícula na faculdade.
2) Faça uma nova matrícula com um novo R.A.
3) Depois a matrícula será feita no 1o período e você vai pedir equivalência de estudos. Apresenta o seu histórico de disciplinas do 1o período e sendo dispensado você poderá iniciar ou aguardar o seu 2o período, depende da faculdade, ok?
abraços
Boa tarde !!! Sonia
Eu conclui o minha Graduação em Novembro /2017 e comecei minha Pós -Graduação em Fevereiro/2018 (EAD) e no mesmo ano que comecei a Pós foi minha colação de grau da faculdade em Abril/2019, na hora da matricula eu levei todos os documentos necessários conforme solicitado portando não tinha o diploma e sim uma declaração da faculdade dizendo que tinha concluído a faculdade em 2017.
Paguei tudo certinho e fiz o tcc, minhas notas foram ótimas, e solicitei o meu certificado da Pós Graduação no CAA no sistema deles assim que conclui, isso está até hoje desde de Abril/2019, mando e-mail solicitando umas posição do meu certificado e eles não dão prazo de quando tenho que retirar pois quando eu solicitei no dia 24/04/2019 o prazo que está no sistema 50 dias, eles alegam que é divergência na data de quando eu comecei o curso da pós com a colação de grau que fiz depois , eu não para quem pedi ajuda pois preciso do meu certificado da Pós Graduação eles não me dão uma posição
Me ajude !!!
Me ajude!
Por Favor.
Shirlei, se houver conflitos de datas você deve solicitar , via documento formal, para o Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.
Para isso precisa verificar se consta do seu diploma de graduação data anterior a do ingresso na pós-graduação.
Se a data de ingresso na pós-gradução estiver em conflito com a data de conclusão da graduação expressa no diploma de graduação, você terá que solicitar Convalidação de Estudos primeiramente para a faculdade e após para o Conselho Nacional de Educação.
Eu presto serviço de elaborar o documento, mas cobro honorários para escrevê-lo com fundamentação legal. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br enviando onde você mora e os documentos comprobatórios de conclusão da graduação e de ingresso na pós.
ok?
abraços
Professora Sonia, bom dia!
Lí recentemente, uma matéria no blog.
Fiz a matrícula no Instituto Latino de Ciência e Tecnologia, em São Paulo, com intuito de concluir o 2º Grau. Após todo o processo, recebi apenas um histórico, vindo do Rio de Janeiro.
Ao cobrar o Instituo aqui em São Paulo, pelo certificado de conclusão, foi me enviado um certificado de conclusão, vinda do estado do Pará. ( CETEC centro educacional tecnológico de Ananindeua-PA), incluso uma publicação no diário oficial do estado.
Recentemente, estou tentando em fazer cursos técnicos, mas as escolas estão pedindo nesse caso, visto confere, e eu não sei como fazer isso. qual a orientação que a Sra, poderia me fornecer? estou precisando muito desses dados, mas não consigo. No caso da instituição do Rio e do Pará, como conseguir o visto confere e no caso do Rio, como conseguir o certificado.
Por favor, me oriente, estou desesperado.
Atenciosamente,
André
André,
Veja, o Instituto Latino não mantinha escola regular em São Paulo, porque nunca foi credenciado pelo Conselho de Educação do Estado de São Paulo ou da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuar em território paulista.
De modo que aí já havia uma irregularidade
Este lugar que lhe deu um histórico do Instituto Latino e nada mais e depois de você reclamar lhe passou um certificado de escola do Pará cometeu ato ilícito.. afinal.. o que é este lugar? Trata-se de crime de estelionato, porque você deve ter pago para este lugar que diz ser o Instituto Latino e que agora é de uma escola do interior do Pará.
Bem, você foi vítima de estelionato. Recomendo que faça Boletim de Ocorrência contra este lugar que lhe deu o histórico do Rio e agora certificado do Pará.
Desista deste certificado do Pará porque você não estudou lá e não pode ter um certificado de uma escola que não estudou, caso contrário, tratar-se-á de crime de falsidade ideológica.
De modo que não é possível que a Secretaria de Educação do Estado do Pará lhe conceda o visto confere (assinar o seu certificado atestado que ele é válido, isto é, que você estou nesta escola no Pará e concluiu lá o Ensino Médio e se fosse a distância que esta escola tem credenciamento junto a Secretaria de Educação do Estado do Pará para certificar alunos paulistas e também tem credenciamento junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo)
Não há também como conseguir o certificado no Estado do Rio de Janeiro porque o Instituto Latino já fechou faz tempo.
Você foi vítima duas vezes de golpe de estilionato… espero que não tenha perdido muito dinheiro nestas transações.
De modo que você não concluiu o Ensino Médio.
O que fazer?
Curse CEEJA em escola pública paulista porque é flexível, não precisa frequentar, e portanto é rápido e resolve o seu problema de forma legal.
Em São Paulo há uma que eu recomendo no Brás Clara Mantelli, mas na cidade, há vários CEEJAs, precisa pegar informação junto as Diretorias de Ensino.
Nunca mais faça nada em escola particular porque são fajutas, isto é, não são escolas e sim vendem certificados, o que é crime previsto no Código Penal, ok?
abraços
Prof. Sônia, obrigado pela orientação. Estou vendo no momento, um supletivo rápido, duração de 3 meses. o site é . Nele 1 aula semanal, e a prova será em uma instituição em São Paulo. Será que é seguro? A atendente informou me que é validado pela secretaria da educação, fornecendo o GDAE. o que a Sra. acha desses supletivos rápidos? Obrigado pela atenção.
André,
Recomendo que faça CEEJA em escola pública.
Ou entre em contato com a Diretoria de Ensino supervisora de escolas no bairro desta escola que você indica e verifique com o órgão público oficial se esta escola é credenciada.
Recomendo veementemente o CEEJA é público, rápido e flexível… e, sobretudo, seguro.
ok?
Abraços
Bom dia Sônia,
Eu conclui o meu Ensino Médio em 2015 e comecei minha faculdade no mesmo ano ainda cursando o médio.
Concluir minha graduação em 2018/1 e agora a instituição não que me dá meu diploma.
Paguei 3 anos de Curso e eles não querem me dá devido eu ter começado em 2015, o que posso fazer judicialmente.?
Eles tiveram 3 anos para me dizer se eu poderia fazer o curso ou não, eles só vem me avisar não hora de pegar o Diploma depois de 3 anos pagos?
Me ajude!
Por Favor.
Marcela,
Você poderá solicitar Convalidação de Estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Neste caso é um processo administrativo.
Você poderá acionar a Justiça para resolver o problema, mas não é uma ação barata. Se não tiver condições financeiras poderá buscar a Defensoria Pública do seu Estado.
Caso queira tentar junto ao Conselho Nacional de Educação eu presto serviço de escrever o documento fundamentando legalmente, mas cobro honorários, caso precise entre em contato comigo por e-mail: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa Tarde Sônia?
Cursei até o último semestre na faculdade devendo apenas duas matérias, tendo que parar por motivos financeiros, anos depois ao requerer um certificado de curso me deparei com a situação de “abandono” e o curso que eu fazia foi extinto, existem dispositivos na lei para que a faculdade emita meu diploma?
Abraços!
Derival, não.. nesta faculdade sem chances..
O que dá para fazer
1) Busque uma outra faculdade com o curso igual ou assemelhado ao que você fez
2) Faça o processo seletivo
3) Sendo aprovado faça a matrícula
4) Verifique o prazo para equivalência de estudo
5) Apresente na faculdade o seu histórico escolar (das disciplinas que você cursou na faculdade anterior)
6) Apresente o conteúdo programático de cada disciplina que você cursou na faculdade anterior
(Você consegue na faculdade anterior o histórico das disciplinas cursadas e o conteúdo programático de cada uma delas)
7) A faculdade atual irá dispensá-lo das disciplinas cursadas que se assemelham com aquelas que você já fez.
8) Isso facilitará a sua vida acadêmica.
9) E se um dia precisar parar a faculdade tem que efetivar o trancamento ou o cancelamento de modo formal junto a secretaria de graduação, caso contrário, constará como abandono.
ok?
abraços