Por Fátima Schenini
O trabalho em sala de aula era insuficiente para suprir a necessidade de expressão da professora Janaína Spolidorio, que gosta de escrever e elaborar atividades didáticas. A partir da criação de um blog, ela passou a ter mais motivação e a usar as ideias exatamente como desejava. Formada em letras, com licenciatura plena em português e inglês e pós-graduação na área de informática, Janaína tem 18 anos de magistério. Professora da rede pública de São Bernardo do Campo (SP), ela reúne experiência profissional que inclui educação infantil, ensino fundamental e médio e escolas de idiomas.
Para a professora paulista, os blogs são parte da vida dos alunos naturalmente e podem influenciar também a atividade do professor, como importante ferramenta de trabalho. “O blog é um espaço virtual que pode ter a função que a pessoa desejar”, avalia. “A experiência que ele proporciona é ímpar e, certamente, pode trazer grande ampliação de conhecimentos para o professor.”
Janaína revela ter percorrido um caminho virtual tortuoso e enfrentado dificuldades até chegar ao primeiro blog. Nele estão disponíveis ideias e atividades educacionais prontas, que ela costuma elaborar, com textos de autoria própria. A maior parte do conteúdo abrange as áreas de português e de matemática, mas também há material para artes, ciências, geografia e história. As atividades não são divididas por ano, para não limitar o trabalho do professor.
Além desse blog principal, ela mantém um simplificado, que traz material dividido por tema, e o Pergunte a Janaína Spolidorio, criado para oferecer aos leitores um espaço adequado a tirar dúvidas.
Pais — Como os alunos de Janaína são pequenos, de turma de alfabetização, quem participa do blog são os pais. “Uma parte do blog, sob a categoria pedagogia, é destinada a ensinar aos pais como ajudar os filhos em casa, como melhorar a aprendizagem dos filhos e outras coisinhas mais”, diz a professora. “Se eu tivesse uma turma de terceira ou quarta série, teria planos de criar um blog participativo, orientado, no qual os alunos aprenderiam a gerenciar blogs, escrever artigos e elaborar web-episódios, entre outras coisas”, ressalta.
A professora sonha em montar um portal de recursos educacionais abertos (REA), no qual abriria um diretório de indicação de blogs “maravilhosos” de professores.
Confira o blog da professora Janaína aqui
Boa noite! Gostaria de uma grande ajuda , meu filho tem 6 anos e ingressou no 1 ano , saindo de um pré 2 totalmente lúdico e acolhedor , a professora desse ano é totalmente ao contrário!
Ele está desmotivado e agora a professora não deixa ele sentar com os amigos que ja tem afinidade, gostaria de saber se existe alguma metodologia de ensino que ela possa fazer isso !
Frida, a pedagogia possui várias concepções de educação, por essa razão é muito importante ler o Regimento Escolar e o Projeto Pedagógico da escola para saber se a proposta da escola é essa que a professora adota ou as estratégias pedagógicas são da professora.
A concepção pedagógica tradicional considera os alunos do 1o ano como já aptos a enfrentar o Ensino Fundamental e o foco é apenas a aprendizagem do conteúdo.
Ao passo que a concepção pedagógica construtivista ou assemelhadas entendem que a criança de 6 anos ainda está iniciando a adaptação na escola e irá apresentar a alfabetização e os rudimentos matemáticos de forma lúdica e construída junto aos alunos.
Então, você precisa saber qual é a proposta de alfabetização da escola do seu filho para verificar se a professora está fazendo cumprindo o que a escola determina ou ela está adotando uma proposta contrária a da escola.
Para saber terá que solicitar na escola o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar (Interno)
certo? abraços