As escolas particulares estão experimentando um momento bastante difícil com a quarentena de igual forma que o restante do comércio e das empresas de prestação de serviço como um todo.
No Estado de São Paulo oficialmente as escolas suspenderam suas atividades presenciais em 24/03, em função do Decreto nº 64.881/2020, que decretou quarentena e que está prorrogada até o 22/04. Isso significa, por hora, 30 dias de isolamento social e, consequentemente, sem aulas presenciais.
As escolas particulares de grande porte possuem, em regra, um fundo de caixa para suportar o que virá, porque evidentemente a inadimplência aumentará em função da pandemia que força (de modo necessário) o isolamento social.
Mas as escolas de Educação Infantil que em regra são menores, com menor número de alunos e com pouco ou sem capital de giro para segurar momentos de instabilidade econômica, suponho que enfrentarão grandes dificuldades, até porque como justificar o recebimento das mensalidades oferecendo EAD (ensino a distância) para bebês ou crianças pequeninhas?
Para entender melhor o que está acontecendo com as escolas privadas fiz um questionário e algumas escolas já estão respondendo. Se você leitor é mantenedor ou diretor de escola poderá ajudar-me a traçar um quadro de campo educacional. Envie as respostas para o meu e-mail : saranha@mpcnet.com.br
2) Quantos anos você mantém esta escola? Este momento de pandemia tem sido o maior desafio que você enfrentou durante todos esses anos?
3) Houve aumento de inadimplência neste período do isolamento social? Como estão as negociações financeiras com os pais dos alunos ou ainda não começaram?
4) Estamos paralisados em função da quarentena decretada pelo Governo do Estado de São Paulo desde 24/03. A sua escola a partir do dia 24/03, obrigada a suspender as atividades escolares presenciais adotou ensino a distância? Se positivo, usando quais meios eletrônicos? Essas aulas que ocorreram de 24/03 até 22/04 serão repostas ?
6) Se a sua escola antecipou as férias e o isolamento social for mantido e ultrapassar o período de 30 dias, de que forma você pensa em manter a escola ? Usando meios eletrônicos para as aulas ou pretende encerrar o ano letivo sem atingir os 200 dias letivos conforme autorização da MP n.934/2020?
7) Você considera que o setor das escolas privadas de médio e pequeno porte precisarão conseguir um aporte financeiro do Estado para conseguir vencer este momento? O que é prioritário?