O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas.
Qual é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I – Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III – Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.
Fonte: Resolução CNE/CBE n.04/2009
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Obrigada Sônia.
Vou tentar acuonar o Ministério Público, pois já falei c9m a escola, perguntei se eles já tinham cobrado da Secretaria de Educação e eles me disseram que sim, porém nada foi feito. Penso que a covrança da escola deveria sim ter sido maior, assim como a da família para com a escola. Ela já nasceu surda e nunca teve acompanhamento, na cidade em qie moro só há ela e mais outra criança de 4 anos de idade com surdez(assim fui informada) que também não está tento o acompanhamento ideal. Aqui não tem grupos ou comunidades surdas, mas estou tentando aprender LIBRAS através de redes sociais com pessoas surdas que me mandam vídeos e estão me ajudando muito. Eu tenho 20 anos, moraca no estado de São Paulo e minha irmã aqui no Ceará. Não imaginava que a situação dela na escola estava assim. Só tive conhecimento quando fui até a casa da sua professora para saber como ela estava indo na escola(a mais ou menos um mês). A escola estava fechada, mas a Secretaria de Educação funcionando. Então fui cobrar deles e agora que se iniciou a volta as aulas fui até a escola saber deles se já tinham tentado algo para melhorar a situação e fui informada de que não lhes deram atenção. Vou acionar o MP, pois isso é violação dos Direitos da Criança e do Adolescente e das Pessoas Com Deficiência.
Jacqueline, faça isso. Via o site do MP do Ceará é possível você fazer isso.
Informe o nome da responsável legal pela sua irmã, ok? Além do nome completo da escola, da direção, endereço completo todos os dados para que o MP possa intervir junto a Secretaria de Educação do Município.
Sim, ela tem direito sim.
Acho legal também alfabetizá-la em LIBRAS.. hoje com a internet ela pode ter contato .. assim que ela aprender LIBRAS a vida dela vai fluir e a partir disso conseguirá avançar ..
ok?
abraços
Olá…
Eu tenho uma irmã surda com 10 anos de idade. A escola nunca ensinou Libras para ela. Pelo que entendi, apesar de já existir a muito tempo” a AEE só vai começar a funcionar nas escolas da minha cidade agora. Eu lí que a AEE deve dar essistência para os surdos, que entre seus profissionais devem incluir:
Professor de LIBRAS,
Professos em LIBRAS,
Professor de português como segunda lingua para alunos com surdez.
A minha irmã tem direito a interprete em sala de aula. Na idade dela ela já deveria ser fluente em LIBRAS e saber ler e escrever em portuguêm-como segunda lingua. De nada a AEE vai servir para ela se não tiver um instrutor de LIBRAS para ela. Ela está na 4° série, porém não tem educação nenhuma, estão apenas passando ela de ano na escla. A escola disse que já pediu ajuda a respeito, pois os professores não são capacitados para lidar com ela,mas não obteve resposta. O máximo que consegui para ela até agora implorando muito ao Secretário de Educação foram duas horas por semana de Libras com um rapaz que sabe ensinar Libras, porém não é professor ou instrutor, mesmo que fosse bão seria o suficiente, pois ela já está muito atrasada. A AEE oferece participação ao menos três vezes na semana na sala multufuncional. E ela tem direito a interprete de LIBRAS na sala de aula.
Por favor preciso de ajuda, esxiste o direitos dos surdos, da criança com deficiência, da criança e do adolescente. Toda criança tem direito a educação.
Desde já agradeço.
Jacqueline,
Sim, a criança surda tem garantias legais para ser atendida da melhor forma:
1) A lei federal n.13.146/2015 Art 28 dirá que:
XI – formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio;
XII – oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação;
§ 2o Na disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras a que se refere o inciso XI do caput deste artigo, deve-se observar o seguinte:
I – os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras; (Vigência)
II – os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras. (Vigência)
I – incisos I e II do § 2o do art. 28, 48 (quarenta e oito) meses; (4 anos)
Somente a partir de 2019 é que será obrigatório os tradutores e interpretes de LIBRAS ter qualificação profissional com certificação.
Mas vocês já podem solicitar atendimento adequado para a sua irmã.
A criança surda é tem uma singularidade muito grande porque o fato de não ouvir depende do grau de surdez porque há uma grande diferença de crianças que nasceram surdas bilaterais, crianças que nasceram ouvindo e depois de uma certa idade ficaram surdas, e há a surdez leve, moderada e profunda.
O ensino da criança surda também é bem polêmico porque não há uma única concepção.
Há estudiosos e profissionais que consideram a oralidade o melhor caminho. Esta concepção está em desuso, mas ainda encontramos.
Há estudiosos e profissionais que consideram o bilinguismo o melhor caminho, que é ensinar LIBRAS enquanto primeira língua e o português enquanto a 2a língua, porque consideram o surdo parte integrante de uma cultura surda.
Há outros que consideram o melhor caminho o ensino a comunicação bimodal: uso concomitante de LIBRAS e da língua portuguesa.
Abaixo segue a minha dissertação de mestrado Fora e Sempre Dentro: notas críticas sobre o conceito de integração social relacionado às pessoas surdas. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252784/1/Andrade_SoniaMariaAranhaRodriguesde_M.pdf
Essa minha dissertação já tem 20 anos e de lá para cá muita coisa mudou, por exemplo, LIBRAS não era considerada na época como língua, mas agora é língua dada pela LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
Leia para entender a complexidade do que se trata a surdez.
Bem, diante disso entender que a escola pública ou privada não tem um metodologia refletida e pensada para as pessoas surdas e ainda não há um consenso de como alfabetizar as crianças surdas da melhor forma.
O que se tem visto na escola é a criança aprendendo concomitantemente a LIBRAS e a língua portuguesa. É um caminho não muito promissor, mas é o que se tem.
Eu recomendaria o seguinte:
1) Se a sua irmã não sabe LIBRA a família precisa encontrar grupos de pessoas surdas para que ela possa aprender a LIBRAS com estas pessoas e conviver para aprender. Em grupos de surdos encontrar uma professora de LIBRAS para alfabetizá-la na língua e não só.. ajudar a vocês também. A família de uma criança surda precisa aprender LIBRAS para se comunicar de forma organizada com esta criança.
2) Solicitar na escola o interprete de LIBRAS e se não obtiver resultado fazer denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado. para que ele exija da prefeitura o interprete. A denúncia pode ser feita pelo site do MP do seu Estado. Esta denúncia deve incluir o nome da aluna, a data de nascimento, quantos anos ela está nesta escola abandonada já que não tem nenhuma ajuda específica, o nome da escola, da direção, o município, e solicitar intervenção do MP junto a Secretaria de Educação do seu município.
3) Quando tiver um interprete de LIBRAS na escola é preciso que esta pessoa ensine LIBRAS para a sua irmã. Porque ninguém nasce sabendo LIBRAS, precisa aprender. Então, será preciso que a sua irmã tenha duas formações: a de LIBRAS e, ao mesmo tempo, ou concomitante, o ensino regular de português e de outras áreas do conhecimento.
No entanto, a gente aprende no social. De modo que é fundamental ela conhecer pessoas como ela para que possa aprender a língua LIBRAS e interagir com elas.
Dá uma olhada nisso.. interessante.. não conheço.. http://portugues.signaedu.com/comecou?utm_source=Facebook&utm_medium=grupo&utm_campaign=Semana%20do%20Portugu%C3%AAs&utm_term=Come%C3%A7ou&utm_content=Link
ok?
abraços
Boa Noite,
Gostei muito de ouvir as dúvidas e anseios de várias profissionais que trabalham ou que desejam entender um pouco mais desta área da ed. especial, que é o AEE.
Eu sou formada e nomeada pelo estado para trabalhar especificamente com alunos surdos. Já tenho uma longa caminhada nesta área da surdez, porém do trabalho em sala de recursos, pouco tempo, uns dois anos.
Mas as minhas dúvidas são quanto às exigências de documentação que a direção da escola e a secretaria de educação exigem que os alunos apresentem para efetuar sua matrícula e atendimento na sala de recursos, como laudo médico que comprovem sua deficiência e bem como, autorização assinada pelos alunos que concordem com este atendimento.
Eu trabalho num NEEJA, os alunos são maiores de idade, com todas as disciplinas, do E. fundamental e Médio, nos 3 turnos, somente 20 horas, auxilio eles estudarem, a partir de apostilas que abrange os conteúdos que terá nas provas, adquiridas por mim.
Por sua vez, eu atendo faz um bom tempo,10 alunos, que foram matriculados, mas no ensino regular, e que não aparecem no sistema do AEE, e me cobram para regularizar…Que no meu entendimento não compete a mim!
Então, é um jogo de empurra -empurra da direção e do poder público, pois ninguém resolve nada!
E a Nota Técnica n.04/MEC2014, afirma que a exigência de diagnóstico clínico dos estudantes com deficiência, para declará-lo como público alvo da educação especial e garantir-lhes o atendimento de suas especificidades educacionais, denotaria imposição de barreiras de ensino, configurando-se em discriminação e cerceamento de direito.
Grata pela compreensão!
Claudia, é isso mesmo. Concordo plenamente com a sua avaliação.
Não há uma exigência legal para que se apresente laudo médico. O laudo médico é importante para saber como lidar com o aluno, no entanto, não pode impedir o atendimento.
O que eu tenho recomendado… fazer denúncia junto ao Ministério Público do Estado via site do MP. Não precisa nem se identificar, coloque o nome da escola etc.. e o que está ocorrendo e solicite a intervenção. Também pode orientar os parentes dos alunos para fazerem isso. Só na base da denúncia que talvez seja resolvido.
Para você que trabalha com pessoas surdas (meu mestrado foi sobre jovens surdos) é importante o diagnóstico para pode entendê-los melhor já que , como deve saber, há uma baita diferença de alunos surdos bilaterais profundos, aqueles que nasceram surdo, aqueles que perderam a audição na infância .. há uma série de nuances mas que interferem no aprendizado. Sem contar que a metodologia também influencia porque o ideal seria eles serem alfabetizados (digamos assim) em LIBRAS e concomitante como segunda língua aprender o português o que raramente ocorre. Então, o ensino é bem trabalhoso.
abraços
Boa tarde!
Peço ajuda de vocês, pois tenho um filho que tem TEA e estuda em uma escola do período noturno, e que se diz especializada para pessoas com várias deficiências, pois esta escola é da rede municiapll,mas na prática não funciona,sendo que contrato professores sem qualificação específica,nem se que o mesmo sabe com que deficiência vai li dar,ou seja, não procura conhecer o estudo de caso de cada aluno que a equipe multidiciplina realizou.Pois existe uma pedagoga que implantou um livro no qual é seguido pelos os professores sem apoio de recurso multifuncional,pois o que se tem no momento é a sala de informática que só é usada uma vez por semana, o resto do dia da semana são improvisados! Por favor me ajude a quaem devo recorrer?.
Naila,
O procedimento deve seguir um processo:
1) Primeiro denunciar o que está ocorrendo para a Secretaria de Educação responsável por esta sala de aula
2) Depois, se não resolver, poderá acionar o Ministério Público do seu Estado. A denúncia é feita via site do MP, ok?
abraços
Boa noite! Profª Sônia, estive lendo sobre alguns casos aqui no seu portal e gostaria, se possível que a senhora me orientasse.Depois de muito tempo, passado por vários médicos descobri no ano passado que o meu filho com 13 anos tem dislexia e TDAH e foi diagnosticado.
Como ele não avançava na aprendizagem, está com defasagem de idade e série cursando o 5º ano do ensino fundamental. Ele aprendia a esquecia ao mesmo tempo. hoje ele toma ritalina e melhorou um pouco na aprendizagem. Mas ele precisa de um assistente de sala, pois ele não consegue acompanhar os demais colegas da turma.Há uma legislação específica para tal? Me ajude por favor. Aqui no município que moro em Alagoas, apenas as crianças autistas tem acompanhante(cuidadores).
Marina Cristiana, sinto muito isso estar ocorrendo com o seu filho. É um absurdo esta defasagem idade-série que já deveria ter sido corrigida.
Este é um caso que precisa de muitas coisas
1) Você pode solicitar para este ano ainda que ele seja inserido em um programa de inclusão. Primeiro o pedido é feito na escola e depois na Secretaria de Educação (se a escola for pública) e depois no Ministério Público, último recurso.
2) Em 2019 solicitar para ele aceleração de estudos em função da defasagem idade-série.
Tanto a dislexia quanto o TDAH não são livres de polêmicas quanto a atendimento mas dá para você brigar.
Você poderá usar a lei da n.13146/2015 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
E fundamentar com atos normativos, se houver, do Conselho Estadual de Educação de Alagoas. Eu não conheço, precisaria pesquisar, mas deve haver.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno mas cobro honorários, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá estou cursando magistério tenho um trabalho sobre educação especial pra fazer pode me ajudar
Olá Cintia.. mas qual o tema exatamente você vai estudar porque educação especial é muito amplo…
aguardo
Boa noite , vou apresentar um trabalho na faculdade sobre AEE, porém fiquei com a parte da apresentação , ou seja o q é AEE e a introdução , q eu peço é uma ajuda de como apresentar este , trabalho , pois sei muito pouco deste tema, obg!
Aninha, peço desculpas pela demora em lhe atender … são muitas pessoas solicitando informações e não dou conta de atender a todos com rapidez que vocês precisam.
Bem, é preciso estudar o que significa o AEE. Há muito material pelo Google.
O que é escrevi a respeito você pode seguir:
https://www.soniaranha.com.br/o-que-e-educacao-especial/
https://www.soniaranha.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva/
http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/files/portal/AEE_Apresentacao_Completa_01_03_2008.pdf
abraços
A psicopedagoga pode lecionar no AEE?
Odila, lecionar é um prerrogativa do professor formado em magistério ou pedagogia com habilitação na Ed.Infantil ou Ensino Fundamental anos iniciais ou habilitação em educação especial. Em geral psicopedagoga tem pedagogia e deve ter habilitação de lecionar, porque a psicopedagogia é uma especialização. Exceto se for psicóloga.
Olá,boa tarde
Meu filho foi diagnosticado com TDHA e imperatividade,o médico no laudo especificou que ele tem que ser acompanhado pelo AEE.
Me direcionei a escola e a mesma se recusou a atende lo, alegando q ele não se enquadra no programa por ter”apenas”TDHA.
Gostaria que você me orientasse o que devo fazer, mesmo por que ele já é repetente e não consegue acompanhar a turma, desde já te agradeço!
Adriana,
De fato o TDAH é um assunto polêmico e não está expresso de forma explícita na legislação, no entanto, eu tenho usado em minhas defesas administrativas utilizando inclusive jurisprudência porque ela existe.
Porém, nunca recomendei o AEE para aluno com TDAH porque se ele receber um tratamento diferenciado em sala de aula já é o bastante, mas precisa de flexibilizar o tempo, precisa de um ledor para ler os enunciados de problemas nas avaliações, precisa de maior tempo para entregar os trabalhos e precisa de um conteúdo flexibilizado.
Já reverti várias reprovações aqui no Estado de São Paulo de alunos com TDAH.
O que é preciso fazer:
1) Documento para a escola fazendo a solicitação não de um AEE e sim de um atendimento pedagógico específico para atender aluno com TDAH. Neste documento relatar o que ocorre, que já há uma reprovação e que ele precisa ser assistido conforme determina a jurisprudência e a legislação de ensino.
2) Se a escola nada fizer , você pode fazer a denúncia junto ao Ministério Público, por ser menor e por ser um caso de inclusão.
Dependendo do Estado que você mora é mais fácil ou não. Estado de São Paulo é bem mais fácil de conseguir auxílio, Paraná no entanto dependendo da cidade é péssimo…
Mas é preciso brigar.. depende também o ano que ele estuda.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno por escrito, mas cobro honorários para fazer isso. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa Tarde
Gostaria de saber se existe um número limite de atendimento a alunos especiais na sala multifuncional e qual o tempo máximo de trabalho com esses alunos.
Obrigada
Rosangela, não há limite atendimento de aluno. Deve haver bom senso.
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf
http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/files/portal/AEE_Apresentacao_Completa_01_03_2008.pdf
abraços
Olá
Trabalho em uma escola Municipal que possui a sala recurso. No ano de 2017 COMO PROFESSORA SO AEE atendi as crianças não dá escola que trabalhei, como também, de outros estabelecimentos de ensino da rede Municipal. Estudei me caoacitei conforme a necessidade da demanda da rede de ensino. Gostaria de orientação de como devo agir diante desta comunicação: #Que o ano letivo será iniciado a partir so dia 19 do corrente mês mais sem o funcionamento devido na AEE. No ano passado ocorreu o mesmo, outro e consegui que a sala funcionasse.Este ano preciso de uma documentação específica pra sque seja usado diante tal atitude de de desrespeito com essas crianças e famílias. ISSO É POSSÍVEL ,POIS não acho justo iniciar o ano letivo sem o funcionamento da sala recurso da qual essas crianças precisam tanto.
Elizabeth,
O procedimento é ilegal porque fere o direito fundamental de atendimento e educação de pessoas com deficiência.
1) Escreva uma denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado.
2) Você pode fazer isso pelo site do MP
3) Cite a lei federal n.13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm … Art 28.
4) Peça intervenção do MP junto a Secretaria de Educação do seu Município.
Se tiver mães para assinar junto com você o documento melhor.. quanto mais gente reivindicando mas força tem a denúncia, ok?
abraços
adorei, pois sou professora doe ensino médio, mais tenho vontade de trabalhar com aluno especial
Prfa. Sonia, Bopm dia!
Estou pesquisando sobre o AEE pois vou a partir de agora, assumir uma sala de AEE. Visitando aqui o seu blog, li alguns conceitos, mas gostaria de pedir sua ajuda, até porque nunca tive essa experiencia. Sou formada em letras, o que não tem nada a ver, eu imagino. mas acredito que se eu me esforçar vou conseguir. Diante dessa insegurança queria saber, se alguem puder me ajudar, “por onde começar?, qual o primeiro passo, em se tratando da primeira vez? (essa turma vai iniciar agora)”, Devo por exemplo, fazer uma visita as familias, conversar sobre o assunto, reunir os pais na escola, o que farei? e quanto as atividades? Estou angustiada!
Francisca , puxa.. sem formação para assumir esta responsabilidade fica difícil.
Recomendo que faça comigo um curso Direito do Aluno com Deficiência ou Necessidade Especial
http://www.centrodestudos.com.br/Ead/Aberto/DetalheCurso.aspx?Codigo=54
Fazendo o curso posso ser a sua tutora e ajudá-la a iniciar o seu trabalho, ok?
Faça o cadastro http://www.centrodestudos.com.br/Ead/Cadastro.aspx e depois a inscrição no curso. Após o pagamento o acesso ao curso é liberado e teremos contato por e-mail para que poder lhe ajudar no seu caso específico, ok? Dúvidas pode me enviar saranha@mpcnet.com.br ou sonia@centrodestudos.com.br
Aguardo você
Abraços
Quero aqui apenas agradecer por cada informações que tem nos ajudado muito.
Jucilene! Muito obrigada!!
Forte abraço!
Oi Bom dia Eu tenho um filho de 7 anos que apresenta um alto grau de inteligência a professora me indicou o A. E. E.
O que eu devo fazer.
Márcia.. AEE ? Como assim.
1) Primeiro deve ser feito uma boa avaliação para de fato caracterizar altas habilidades ou superdotação.
2) Após o diagnóstico feito por especialista e comprovado que o aluno tem altas habilidades, a escola deve atendê-lo em sala de aula regular… a professora é obrigada a dar conta dele na sala de aula.
http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI232015,21048-Alunos+superdotados+deverao+ter+atendimento+especial+nas+escolas
Em classe regular a professora deve atendê-lo e se houver um AEE na escola apenas para complementar.
Mas primeiro é saber se de fato ele é superdotado, ok?
abraços
OLÁ ! muito proveitosa suas informações
OBRIGADA!
Olá! Como faço para citar seu texto?
Obrigada!
Olá Marília, você quer dizer este post?
Basta colocar blog Sônia Aranha e o link https://www.soniaranha.com.br/o-que-e-atendimento-educacional-especializado-aee/
Abraços e obrigada!
EM PRIMEIRO MOMENTO VENHO AGRADELCER PELAS AS INFORMAÇÕES AQUI NOS CEDIDAS. OBRIGADO, SOU UM PESQUISAROR ACADÊMICO, QUE ESTOU SEMPRE BUSCANDO CONHECIMENTO, QUER DO tDivino, onde nos relacionamos com o criador, QUER nas ciências humanas, as demais áreas afins, para procurar compreender um pouco mais de nós, bem assim com a nossa função de educador. Obrigado mesmo, e creio que:com auxílio da psicologia, suas diferentes abordagens, bem assim como a neurociência, neuro-pedagogia e outras, contribuirá para chegarmos com o conhecimento as pessoas com certa dificuldades. Até a próxima, espero apreender mais e de forma recíproca.
SONIA,bom dia.
Ontem tive uma reunião na escola para receber o boletim e ficou constado que este tomou recuperação em Matemática.O que mais me admira que apesar deles terem o laudo de TDAH e memória operacional insuficiente,ele continua fazendo as provas de acordo com a turma,cujo foi colocado que são excelentes.O que não acontece com o meu neto,pois ele não tem a mesma capacidade de aprendizado , na maioria das vezes esquece o que aprendeu
Outra coisa que observei que a maioria das atividades são avaliativas ;20,0 pts de provas,colocam simuladinhos,auto avaliação que dentro do seu esforço deveria ser total e perde ponto,ensinam coisas que vão cair na prova na véspera da prova e é cobrado com se fosse responsável por ter que lembrar das atividades.Ele está no 4 ano ,o valor da recuperação é de 65 pontos em prova,escola particular,o que devo fazer?Por favor me dê uma luz? Abraços 16/09/2015.Ele estuda todos os dias com meu reforço.
Olá Telma,
Você deve entrar com um Pedido de Auxílio para Necessidade Educacionais Especiais em função do seu neto ter TDAH
É importante que no documento anexe o laudo de diagnóstico mesmo que já tenha sido entregue na escola.
Peça , neste documento , que ele precisa de um acompanhamento específico, sentar na frente da sala, ter um professor que leia os enunciados dos problemas para ele nas avaliações , que ele precisa fazer as avaliações em sala sozinho com um professor auxiliar.
Enfim.. solicite um acompanhamento específico e diga que como nada foi feito durante todo o ano letivo que não será aceito uma reprovação.
Atenção… um dos responsáveis legais é que precisam escrever este documento , exceto se você tiver a guarda do seu neto, ok?
Presto serviço de elaborar documento de defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Abraços
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