O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas.
Qual é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I – Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III – Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.
Fonte: Resolução CNE/CBE n.04/2009
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Bom dia,
Meu filho teve 2 paradas respiratórias enquanto bebê, e por conta disso ele foi apresentando algumas dificuldades e aos 4 anos foi diagnosticado pela APAE como Deficiência Mental Leve. Como minha filha mais velha já estudava num colégio particular perto de casa o coloquei no mesmo colégio, acreditando ser o melhor para ele é paralelamente fazia Fono, Fisio, TO, Psicóloga e PSICOPEDAGOGA.
Pois bem, até 3 semanas atrás eu NÃO conhecia o direito do meu filho a ter professora de apoio em sala ( nunca se quer a escola mencionou) e não ofereceram AEE, essa semana agendei reunião com a dona da escola, que foi extremamente dura dizendo que professor de apoio seria para mais de 20 alunos em sala, disse que cobraria a mais por isso é o pior, me perguntou: ” SERÁ QUE VAI VALER A PENA?”.
Estou indignada, rebati na hora sendo enérgica, tanto que no dia seguinte colocaram uma professora de apoio, mas não tem o AEE e referente aos 5 anos anteriores que meu filho não teve a real inclusão na educação por parte da escola, sendo na minha opniao eles negligentes? Vc poderia me ajudar no que tenho que fazer?
Debora Fiuza,
1) A escola não pode cobrar nenhum centavo a mais pelo apoio para aluno com necessidade educacionais especiais.
2) Você deve formalizar a situação por intermédio de um documento solicitando que seja elaborado um Plano de Atendimento Educacional Individual (lei federal n.13.146/2015, artigo 28, inciso VII)específico para o seu filho a fim de que nele esteja identificado as competências do seu filho já adquiridas, as limitações e quais estratégias pedagógicas necessárias para a superação daquele mês, bimestres e ano letivo.
Este Plano vai também escolher quais conteúdos programáticos serão adotados, porque dependendo do diagnóstico será preciso flexibilizar o currículo, isto é, nem tudo o que a turma aprenderá ele aprenderá da mesma forma e no mesmo tempo.
Se a escola se recusar ou reprovar o aluno você poderá recorrer desta decisão.
Para acionar a escola por negligência terá que constituir um advogado, mas para isso é preciso ter provas contundentes.. então, daqui pra frente tudo por escrito, registrado, com relatórios periódicos para forjar provas.
abraços
Estou com a mesma dúvida que a Jessica,porém,após pesquisar muito na net,percebi que para quem deseja atuar com alunos de necessidades especiais,de forma direta, a pós em AEE(Atend. Educ. Especial.)nos permitiria uma prática efetiva em salas de recursos multifuncionais.Por isso estou decidindo por essa,uma vez que desejo me especializar no atendimento a esses alunos. Entendo o curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL,mais como a TEORIA (como forma de abranger a visão do profissional de educação, nesta modalidade inclusiva) e o de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,como as “vias de fato”, ou seja, as mãos a obra, a formação especializada para atuar em salas especializadas. Estou optando por este último e pretendo fazer,em conjunto,algum curso de nos permitiria uma prática efetiva em salas de recursos multifuncionais.Por isso estou decidindo por essa,uma vez que desejo me especializar no atendimento a esses alunos. Entendo o curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL,mais como a TEORIA (como forma de abranger a visão do profissional de educação, nesta modalidade inclusiva) e o de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,como as “vias de fato”, ou seja, as mãos a obra, a formação especializada para atuar em salas especializadas. Estou optando por este último e pretendo fazer,em conjunto,algum curso de LIBRAS,já para abrir o meu caminho. Depois,pretendo fazer alfum curso de Braille e ,aos poucos, ir aumentando a minha capacitação nesta área de atendimento especializado. Será que pude ajudar? Bom,esta é apenas a visão que estou formando,após algumas e insistentes leituras,a fim de conceber a resposta para essa mesma dúvida. Espero que eu esteja certa,para não prejudicar o meu investimento de tempo e recursos.,já para abrir o meu caminho. Depois,pretendo fazer alfum curso de Braille e ,aos poucos, ir aumentando a minha capacitação nesta área de atendimento especializado. Será que pude ajudar? Bom,esta é apenas a visão que estou formando,após algumas e insistentes leituras,a fim de conceber a resposta para essa mesma dúvida. Espero que eu esteja certa,para não prejudicar o meu investimento de tempo e recursos.
Olá, poderia me explicar a diferença entre educação especial e atendimento educacional especializado? eu sou graduada em Letras Português e agora quero fzr pós, mas não sei qual das duas escolher
Jessica, no meu entendimento a educação especial é a concepção de inclusão,o modo de conhecer a respeito dos diferentes modos de vida e como a educação os alcança.
O atendimento educacional especializado é uma estratégia pedagógica que faz parte da educação especial.
Então, acho que é a educação especial (mais amplo) e o atendimento é uma estratégia a ser usada.
ok?
abraços
Olá profª Sonia, ótimas informações sobre o AEE. Tenho percebido, infelizmente, que muitos professores da educação básica de todo o Brasil, inclusive alunos recém formados em cursos de pedagogia, ainda desconhecem o AEE e as atribuições dos profissionais do AEE. Gostaria sugerir um post com 12 importantes atribuições do professor de AEE que irá ajudar tanto aos pais quanto a professores da sala de aula regular a entender melhor o papel desse profissional: http://institutoitard.com.br/atendimento-educacional-especializado-o-guia-completo/
Parabéns pelo seu Blog! Abraço.
Professora Sônia, tenho um filho de 7 anos, que foi diagnosticado como Asperger, TEA leve. Ele faz acompanhamento com fonoaudiologa e psicóloga, no contraturno. Ele estuda em uma escola pública, e na mesma tem uma sala de AEE. Ele tem o acompanhamento em sala de uma segunda professora também. Minha dúvida é, ele é obrigado a frequentar a sala de AEE no contraturno? Pergunto porque está complicado pra mim levar ele em todos os atendimentos no contraturno sem afetar meus compromissos, uma vez que preciso trabalhar, pois não tenho nenhum auxílio financeiro . Além disso, meu filho não gosta da professora do AEE, e a mesma deixa muito a desejar. Por isso tenho dado prioridade aos atendimentos com dono e psicóloga. Grata
Camila eu recomendo que você verifique junto a Secretaria de Educação do seu Município se a frequência no AEE afeta a frequência regular.
O que ocorre é que ele não participando do AEE e tiver dificuldade no aprendizado a escola dirá que o aluno não está atingindo os objetivos porque não frequenta o AEE.. este é o maior problema.
Mas verifique, e também faça um documento explicando o motivo pelo qual não poderá mais levar o seu filho no AEE , com cópia para a direção e cópia para o Conselho Tutelar, assim você justifica que não se trata de negligência, mas de impossibilidade financeira de seguir com esta proposta pedagógica, afinal você tem que trabalhar e não tem quem possa levá-lo e buscá-lo do AEE.
ok?
abraços