A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, trata no Capítulo V da Educação Especial, definindo-a por modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para pessoas com necessidades educacionais especiais.
Estende-se a todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior.
Destina-se a garantir condições para acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Todo aluno com deficiência tem direito à educação na rede regular de ensino.
Fonte: Todos Juntos por uma Educação Inclusiva
————————————————————————————————————————————
Leia também:
O que é Atendimento Educacional Especializado (AEE) ?
Boa tarde, Profa. Sonia Aranha
Minha irmã descobriu recentemente, no início deste mês que minha sobrinha sofre de Discalculia. Ela sempre apresentou dificuldades nas matérias de exatas. Como ela sempre estudou em escola pública, e bem sabemos das dificuldades das escolas públicas por falta de professores, entre outros, achávamos que as dificuldades dela era explicado porque a base de formação dela estava comprometida. Na expectativa de tentar ajudá-la, no ensino médio, a minha irmã, com muitas dificuldades, transferiu-a para uma escola particular. Ela ganhou uma bolsa de estudo filantrópica no primeiro ano do ensino médio, mesmo assim, ela não conseguiu atingir notas nas disciplinas de exatas e reprovou. Ela perdeu a bolsa e minha irmã transferiu-a para outro colégio. Então, ela cursou novamente o primeiro ano e passou com muitas dificuldades. Neste ano, de 2018, já cursando o segundo ano, a coordenadora do colégio, chamou minha irmã na escola e pediu que a minha sobrinha passasse por uma avaliação psicológica. Também, com dificuldades, a minha irmã procurou orientação psicológica e, a profissional submeteu a minha sobrinha a diversos testes e por fim, no laudo, ficou comprovado que ela sofre de Discalculia. A minha irmã entregou o laudo na escola, no início deste mês. Nesta ocasião, a minha sobrinha, novamente, estava já fazendo as avaliações de recuperação e até os exames. Nesta semana, ela foi até ao colégio para saber dos resultados – ela, novamente, ficou reprovada nas disciplinas de matemática, física e química. A minha irmã procurou a escola para saber mais informações, orientada pela DE de SP. A pergunta é: a partir de tudo que foi apresentado aqui, como ficaria a situação de minha sobrinha. Existe alguma forma de recorrer? No aguardo e desde já, grata pela atenção e por tantas informações que você tem disponibilizado nas mídias sociais. Grande abraço. Werr
Werr Lucilaine ,
Sim é possível recorrer.
Se são do Estado de São Paulo tem que correr porque o tempo está esgotando-se.
Da ciência da reprovação vocês terão 10 dias corridos para interpor o Pedido de Reconsideração.
Mas as escolas estão fechando em função das festas então precisa ver quando a escola fecha e quando retorna para não perder o prazo.
O Pedido de Reconsideração deve ser feito apresentando a questão da distorção idade x série que está ampliando.. e as repetidas reprovações e da escola não ter contribuído já que se trata de um caso de discalculia que não foi assistido..
Se o Pedido foi indeferido ,daí entra com o Recurso na escola mas endereçado para a DE
Isso tudo se forem do Estado de São Paulo.. sigam a Deliberação CEE-SP n.155/2017
Leia https://www.soniaranha.com.br/reprovacao-o-que-fazer/
ok?
AEE atendimento educacional especializado se trabalha como? O que trabalhar com o aluno? Jogos , encaixes, serrações de objetos? Ou alfabetização? Quem da o diagnóstico?
Sara,
Leia: RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf
https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_9_poker_v7.pdf
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=vBt58ktphSE
Quem dá o diagnóstico? Depende do caso: pode ser um psiquiatra, neurologista, psicólogo, fonoaudióloga, enfim… pode ser médico ou outros profissionais da saúde.
As atividades pedagógicas depende da especificidade do caso e da idade e sim engloba alfabetização, matemática, ciências, geografia e história, artes , enfim… todo o conteúdo programático dosado de acordo com o caso.
att
Gostaria de saber o que a e e e sala de recursos qual diferencia
Dorcas, olá , segue para você http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192
abraços
gostaria de sugestões para trabalhar com alunos incluso
Maria José, como assim? Qual especificidade do aluno? Déficit de Atenção? Autista? Hiperativo? Cada um tem uma especificidade e um modo de ensinar.. então depende…
Aguardo..