Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e das privadas NÃO ESTÃO MAIS AGUENTANDO ESTUDAR !!!
Estão adoecendo: depressão, ideação de suicídio, síndrome do pânico, ojeriza de ir para a escola.
Por qual motivo? O que está acontecendo?
Na minha observação, porque tenho uma sobrinha-neta na 2a série do Ensino Médio em escola pública período integral, a dinâmica da metodologia de ensino é a seguinte:
- 21 (vinte e uma) disciplinas a estudar, incluindo as disciplinas do tal itinerário obrigatório;
- início da aula 7h30 e término 16h30;
- Com 1 hora de almoço;
- Não há período de descanso, somente aulas, em sua maioria expositivas;
- Conteúdos complexos, embora críticos, mas que sem o tempo necessários de reflexão, caem no vazio;
- Avaliação é oferecida durante uma semana, com 5 disciplinas por dia, cujas duração é de 2 horas;
- Além disso, no Estado de São Paulo tem a Prova Paulista que é obrigatória, em forma de teste com 40 a 45 questões, envolvendo todas as disciplinas;
- Não há momento de reflexão, momento orientado de estudos, somente aulas;
- Não há teatro, música, ginástica de qualquer tipo, momentos de descontração, apenas aulas sejam expositivas ou no laboratório;
- Férias em Julho: 15 dia. (escola pública integral do Estado de São Paulo)
É um verdadeiro massacre. Não há teoria pedagógica que defenda uma metodologia de ensino da forma como está sendo aplicada.
Por outro lado, os alunos de escolas privadas também estão sendo submetidos ao mesmo tipo de massacre: várias disciplinas, inúmeras avaliações exaustivas e o que é pior, reprovam por décimos, o que não ocorre na escola pública.
OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NÃO AGUENTAM MAIS !!! QUEREM VIVER!!
É PRECISO DE TEMPO ! É PRECISO DESACELERAR! É PRECISO TEMPO PARA VIVER!
Muitos alunos do Ensino Médio não querem mais cursar o Ensino Médio e já querem seguir para o Ensino Superior que tem muito mais sentido para eles, uma vez que no Ensino Superior estudam as áreas que escolheram estudar.
Como os alunos do Ensino Médio não tem voz, nem na escola pública, muito menos na escola privada, porque a gestões escolares NÃO SÃO DEMOCRÁTICAS e atendem muito mais o sistema (no caso das públicas) e do mercado (no caso das privadas) alguns alunos sucumbem e desistem, o que é outro baita problema porque a obrigatoriedade escolar vai até os 17 anos, portanto, são obrigados a irem para uma escola que detestam … daí o corpo berra e cai com depressão, síndrome do pânico, ideação de suicídio e infelizmente com o suicídio.
SERÁ QUE É POSSÍVEL A ESCOLA SER UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA SALUTAR , ALEGRE E PRAZEROSA?
SERÁ QUE É POSSÍVEL UMA ESCOLA OBJETIVAR O ALUNO E NÃO O SISTEMA ?
SERÁ QUE É POSSÍVEL UMA ESCOLA PARCEIRA QUE PROMOVA VIVÊNCIAS AMOROSAS E ACOLHEDORAS?
Na minha utopia educativa respondo que sim, é possível, razão pela qual sempre lutei e lutarei CONTRA O SISTEMA que massacra jovens brilhantes e os transformam em seres medíocres, medrosos e apáticos.
ESCOLA TEM QUE PROMOVER VIDA E NÃO MORTE!!