Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você deverá seguir a Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revoga todas as Deliberações anteriores (Deliberação CEE-SP n.120/2013,127/2014,128/2014). (texto atualizado em 15/10/2017)
Então, o que está a valer no Estado de São Paulo é a Deliberação CEE-SP n.155/2017.
Saiba mais aqui
Procedimentos:
a) Ter ciência da retenção;
b) A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 10 dias corridos (por isso, cuidado com o final de semana, porque não são úteis e sim corridos) para entrar com Pedido de Reconsideração;
c) O pedido (elaborado em duas vias uma entrega e outra protocola) é endereçado para a Diretora Pedagógica e não é feito em formulário da escola, o aluno ou seu responsável devem fazê-lo sozinho afinal está em busca de uma reparação e é preciso escrever um pedido que defenda o aluno solicitando a sua aprovação;
d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva, porém este prazo será suspenso durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes;
e) Se a escola perder o prazo de 10 dias (descontados os das férias ou recesso) o deferimento do pedido ocorrerá automaticamente segundo a Deliberação CEE-SP n.155/2017 , Art 22, § 4º:
§ 4º A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.
f) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;
g) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar poderá entrar com Recurso em um prazo de 10 dias ;
h) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;
i) A escola encaminhará o pedido de Recurso em um prazo de 05 dias para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios descritos no Art.23 da Deliberação CEE-SP n.155/2017 ;
j) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 15 dias para dar a devolutiva;
l) A decisão da D.E. será informada aos pais pela escola em prazo de 5 dias a partir do recebimento da devolutiva da D.E.
m) Se a decisão da D.E. mantiver a reprovação, os pais poderão entrar com Recurso Especial endereçado ao Conselho Estadual de Educação, mas só se houver um fato novo, discriminação, não cumprimento do Regimento Escolar ou da legislação vigente. O Recurso Especial será interposto na Diretoria de Ensino após 5 dias da ciência da devolutiva.
n) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 5 dias para encaminhar para o CEE.
o) Se houver divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino , prevalecerá a da DE até a manifestação do CEE.
Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos alunos , mas ele deverá ser solicitado até 10 dias após a ciência da reprovação . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.
Fiquem atentos.
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ATENÇÃO, ESTE POST FOI ATUALIZADO EM 2017 EM FUNÇÃO DA NOVA DELIBERAÇÃO CEE-SP N.155/2017 – PARA O ESTADO DE SÃO PAULO
Presto serviço de elaboração de documento de defesa do aluno e o acompanhamento do processo, mas cobro honorários,ok? Caso precise,entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Minha filha foi reprovada por 3 materias, 0,5 em historia, 0,5 em matematica e 1 ponto em ciencias, e no primeiro trimestre, ela esteve doente e com atestado medico faltou as aulas por uns trinta dias, quanto retornou as aulas tinha perdido as provas mensais. Ja no periodo das provas unificadas, ela as fez, mas a orientacao da escola me informou que ela so faria essas provas, tendo entao ficado sem essa nota alem de trabalhos e etc… Voce acho que isso pode ser determinante ?
Olá Fernanda,
Sim pode, por isso que a Diretoria de Ensino ou o órgão competente irá analisar a documentação da escola visando saber se o processo foi adequado. Se não foi , ela solicitará para a escola a revisão da decisão,ok?
Abraços
No caso de perda do prazo para entrega da documentacao do aluno por parte da escola ( que seria de 5 dias apos protocolado pedido de recurso feito pelos responsaveis na propria escola) para a diretoria de ensino , o que pode acontecer ? Isso pode beneficiar o aluno ?
Obrigada
Olá Fernanda,
Sim de certa forma acaba favorecendo o aluno, afinal a escola não cumpriu a Deliberação CEE n.11/96.
Mas penso que a Diretoria de Ensino se deterá mesmo nos fatos relatados e na análise dos documentos. Veja bem , a Diretoria de Ensino só modificará um resultado se ao analisar a documentação da escola notar que houve erro no procedimento.
Se o procedimento que a escola fez ( recuperação paralela, recuperação contínua, reunião periódica com os pais, avaliações de acordo com o que estabelece o Regimento Escolar e Projeto Pedagógico, atividades complementares, enfim…) estiver correto a Diretoria de Ensino manterá a decisão da escola, ok?
Abraços
Boa noite ,obrigada pelo retorno, o colegio fica no estado de sao Paulo município de diadema ,obrigada ,muito obrigada mesmo !
Que Deus abençoe sempre ! Abraços .
Os prof. Dele tem muito carinho,e falaram que e um aluno muito esforçado ! So que a direção que me informou que ele nao teve e nao terá nenhum tratamento especial e muito menos inclusao !
Mesmo ela tendo ouvido os relatos que ele teve dificuldades em :
Atenção ,impulso,pensamento desorganizado,leitura ,escrita,redação,interpretação,problema de matemática vira um problema,prova de certativa péssimo resultados,etc .
Agradeço a atenção ! Obrigada .
Prof. Sônia ,boa noite ,
Meu filho foi diagnosticado com tda e deficit de processamento auditivo central ,levei todos os laudos,chegou ultimo dia de aula tive a noticia que ele estava reprovado,consegui uma reunião so dia 25/01/2013 com os prof. Ele me disseram que ele e um bom aluno,mas térmita dificuldade em organizar os pensamentos ,ele fez simulados e tirou zero ,foi retido.
Perguntei sobre como foi o tratamento que teve ,me disseram que foi normal como de todos,afinal tda neo e motivo dele ter tratamento diferenciado muito menos inclusao ,
Tenho uma grande duvida um aluno com tda e dpac tem algum direito,somos de sao Paulo ,foi correta a reprovação sabendo que o aluno tinha dificuldade inclusivo relataram todos os problemas que esta relacionados com tda ,obrigada me ajuda por favor ,obrigada
Parabéns ! Por nos ajudar !
Olá Regina, você mora em que lugar?
Leia os posts que eu escrevi a respeito:
https://www.soniaranha.com.br/meu-filho-tem-deficit-de-atencao-e-agora/
https://www.soniaranha.com.br/projeto-de-educacao-de-necessidades-especiais/
A criança ou adolescente com déficit de atenção necessita de uma educação especial e para ela deve ser oferecido um projeto de educação de necessidades especiais sim.
Você deve entrar com um pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino ou órgão que supervisiona a escola ,se vc for do Estado de São Paulo facilita porque há uma legislação específica para isso, ok?
Me informe qual é o Estado que mora para eu lhe dar mais detalhes.
Abraços
Profª Sonia, gostaria de ajuda, moro no Rio de Janeiro, estou tendo um problema no colegio onde minha filha cursa o 3ºano ensino medio, foi diagnosticada com TDAH fez terapia, medicação, e a psicologa entrou em contato com o colegio e o cordenador não aceito o diagnostico dado e nada mudou a respeito, não teve um olhar, uma ajuda, mesmo sabendo que ela estava tendo problemas e dificuldades no colegio, enfim, no final do periodo, chegou o boletim dizendo que ela estava de recuperação, mas precisaria tirar notas acima de 8,00 para ser aprovada, então o diretor cedeu uma nova prova (inclusive a todos os alunos da sala que estavam na mesma situação que eram aproximadamente 13 alunos), bom, ate então estudamos, dei todo o suporte necessario para estudar e atingir a meta, nesse meio tempo, antes das provas finais, houve a colação de grau, com recebimento de canudo e tudo mais (inclusive tenho fotos desse momento) CONCLUSÃO, ela não conseguiu atingir a media, e foi reprovada. Fui no colegio pedi revisão das provas, ele alega que vai demorar porque os professores não etão disponiveis pra ser feita a revisão, e detalhe ele diz que ja foi enviado todas as informações para a secretaria de ensino, e provavelmente sera dificil mudar essa situação, como faço pra ajudar minha filha?
Att. Lucy
Olá Lucy, entre com recurso na Diretoria Regional que supervisiona a escola da sua filha.
Alegue a retenção em terminalidade de curso , que é o 3o Médio.
Explique toda a situação.
No site da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há no menu um link para página que consta as regionais , basta procurar com o nome da escola da sua filha ou bairro para saber.. Ou ligue lá para saber .
O recurso é dirigido para o Dirigente Regional e não mais para a escola.
Eu não conheço os trâmites do Rio de Janeiro mas penso que segue semelhante aos daqui de São Paulo.
Se o Dirigente Regional mantiver a retenção você entra com recurso no Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro,ok?
É o único jeito de tentar reverter a situação.
E o que a escola alega é balela … sempre há possibilidade de fazer o recurso mesmo se os dados (que eu duvido) já foram entregues para a Secretaria de Educação.
Forte abraço
Profª Sônia, meu filho ficou retido no 1º ano, na escola (particular) que ele estuda, mas que pago com muito sacrifício. No mês de novembro pedi transferência para uma escola municipal, para 2013 sendo para o 2º ano.
Pois até o momento não tinha a informação que meu filho reprovaria, nem da escola e nem da professora.
Sendo que falava diariamente com a professora da escola. Bem, ele reprovou por notas, mas não fui informada sobre a data e nem que ele teria que fazer avaliações de recuperação. Simplesmente a professora passou as provas e não me informou. Ele nem pode estudar. Ele não sabe ler com perfeição, ou seja le com bastante dificuldade. Mas nºs sabe além de 0 – 100.
Enfim, foi me entregue pela orientadora da escola a avaliação descritiva, pois para escola municipal não há avaliação por notas. Nesta avaliação feita pela professora, diz que meu filho não está apto a frequentar o 2º ano nesta instituição (na particular).
Levei a avaliação para a escola municipal e fui informada que como a avaliação veio como não apto ele deverá permanecer no 1º ano. (mas não tem vaga para o 1º ano.)
Hoje sexta-feira a orientadora da escola particular pediu para mim comparecer na escola para falar com ela e professora. Fui informada que fizeram um conselho e que iriam fazer a avaliação para meu filho poder frequentar o 2º ano na outra escola. Mas querem que eu assine como se eu estivesse solicitando a aprovação dele para o 2º ano. Há algum problema em eu assinar este documento. Poderá no futuro haver algum problema no histórico.
E se não há problema em assinar este documento; como foi decidido em conselho, e não por mim, so fui informada, tem algum problema em eu assinar e assumir a “culpa”…?
O que faço.?
Desculpe mas não sei mais com quem falar.
Prezada Beatriz,
A escola foi negligente e quer passar a responsabilidade para você.
1) Não assine nada. Se o Conselho de Classe resolveu aprovar o seu filho é o Conselho que assume a responsabilidade. Peça para a orientadora educacional a ata do Conselho de Classe para que vc saiba o parecer do Conselho.
2) Se a escola disser que sem a sua assinatura seu filho ficará retido, vc denuncie a escola junto a Diretoria de Ensino. Me envie e-mail contato@www.soniaranha.com.br que eu mesma escrevo para você a denúncia e o pedido de recurso ao Dirigente Regional.
3) Veja bem… esta escola particular não está agindo profissionalmente. Se o seu filho não atingiu os objetivos da série ele deve ficar retido, mas isso deve ser provado pela escola: quais foram as estratégias pedagógicas que foram feitas para promover o seu filho? Quais foram os momentos de recuperação paralela? Quantas reuniões foram feitas com os pais para informá-los da dificuldade que o aluno estava encontrando? Se a escola responder todas estas questões a contento e juntamente com a filha consideraram que o mais adequado para a criança seria a retenção mesmo diante da Resolução CNE/CBE n.07/2010 que recomenda a não retenção nos 3 (três) primeiros anos do ensino fundamental.
Então, em um momento repete o aluno e no momento seguinte aprova para resolver o problema de vaga?
Isso não é procedimento pedagógico.
4) Assinando ou não o documento não interfere no histórico do seu filho. No histórico segue como aprovado pelo Conselho e mais nada.
5) Quanto a vaga: se não houver vaga para o 1o ano na escola municipal escreva uma carta para o Conselho Tutelar dizendo que na escola municipal X vc conseguiu vaga para o 2o ano, mas que seu filho ficou retido no 1o ano e que vc precisa de uma vaga. O Conselho exigirá que a escola arrume uma vaga para o seu filho.
6) Você precisa saber quais são as dificuldades que o seu filho apresenta e se são dificuldades absolutamente normais, isto é, próprio da idade diante do processo de início de alfabetização ou se há algo mais. A escola deveria ter lhe informado a este respeito.
Então, se ele ficar retido no 1o ano o Conselho Tutelar arrumará uma vaga para ele na escola que vc matriculou, creio eu.
Se ele for aprovado no 2o ano vc deverá acompanhá-lo de perto e explicar para a professora que ele ainda está em processo de alfabetização, mas eu tenho a impressão que é este o entendimento da escola municipal.
Beatriz se tiver mais dúvidas entre novamente em contato, ok?
Forte abraço
Bom dia Profª Sônia, li atentamente aos comentários acima, e resolvi pedir a sua ajuda. Tenho um filho de 16 anos que está cursando o 1º ano do ensino médio em Guarulhos, infelizmente muitas coisas aconteceram no ano de 2012 em relação ao seu aprendizado x escola x comportamento, tivemos um problema bastante sério em meados deste ano, resumidamente, ele se envolveu em uma discussão onde o centro era um de seus colegas de sala, para a nossa surpresa e da escola o alvo após este episódio (mais precisamente no dia seguinte), passou a ser o meu filho, deixaram bem claro que o “pegariam”, então a diretora sabidamente pediu que ele se afastasse por uns dias do colégio, isto causou uma série de problemas, pois estávamos no final do mês de junho, temendo pela sua integridade fisica optamos pela sua saída do colégio até que tudo ficasse calmo,e ele pudesse retornar ao mesmo. Fiz a matricula em outro colégio, suas notas eram todas azuis, o que supostamente não o prejudicaria em relação à outra escola quanto ao aprendizado. Infelizmente não foi o que aconteceu, tendo o conhecimento de que em 2006 foi diagnosticado dum TDA, fiz questão de esclarecer ao novo colégio que este processo acontecia em seu interior (apesar de não falarmos à respeito com ele, pois nunca quis que ele usasse isto como muleta para suas falhas), além do fato dele estar deixando uma escola que adorava e que adaptou muito bem, depois do episódio no colégio anterior ele ficou arredio e retrospectivo e não se adaptou de forma alguma ao novo colégio, fui sinalizado no 3º bimestre de que suas notas haviam caido e tomei minhas providencias, coloquei uma professora particular em Matemática (segundo a escola era a unica matéria onde poderia haver comprometimento do ano letivo), qual foi a minha surpresa quando ao final do 4º bimestre recebi a notícia de sua repetencia, não sou nem um pouco desligada, e questionei o novo colégio a este respeito,:
– Não acredito que ele foi reprovado, tomei todos os cuidados e fiquei em contato constante com vocês, o que houve,? Agora pego o boletim dele e recebo a notícia de que repetiu em 7 matérias inclusive espanhol, ( matéria esta que havia cursado apenas 6 meses no colégio anterior e que sua média era 8,0 nos dois primeiros bimestres, e no novo esta disciplina vem desde o ensino fundamental 1), como pode, o que faço agora?
Bem, a educadora repensou e decidiram deixa-lo de recuperação em 4 matérias, sendo que ele fará estas provas com todo este histórico relatado acima, 2 de cada vez entre 19 e 20/12, estou apreensiva, pois não aceito esta reprovação de maneira alguma, não fui ausente, a escola sabia quem e porque estava sendo matriculado neste novo colégio, tinha conhecimento de que estava encontrando problemas de adaptação, e , que infelizmente, houve um episódio deprimente na minha opinião, ele foi chamado de burro em sala de aula pela proprietária da escola, claro não posso ser negligente ao relatar, foi chamado de “burro” por uma questão de colocação errada de palavras por parte da mesma, em brincadeira em sala de aula com outro participante jogou o estojo dele em um terreno e nesta hora com toda a confusão ela soltou esta observação no mínimo, erronea”.
Ah, proposito, para piorar a antiga escola mentiu para mim, pois em momento algum eles tinham a intenção de retorno do meu filho ao colégio, isto deixou a situação ainda pior do que já estava.
Desculpe o discurso todo, mas se não fosse desta maneira creio que ficaria difícil para a Sra. me ajudar
Prezada Mônica, lhe passo as informaçõs por e-mail,ok?
Abraços
Sim Sônia, é em Santo André – São Paulo, também acho que as escolas sempre querem se livrar dos problemas e serem uma instituição autocrática, agradeço o retorno e responderem em breve, abraços Milene
Profª Sonia, segundo a escola que meu filho estuda, ele apresentou dificuldade de aprendizagem, eles encaminharam em primeiro momento para a Fonoaudióloga, por apresentar problema na oralidade, foi realizado o processamento auditivo, com alteração leve, durante ainda o ano escolar, a coordenadora pedagógica sugeriu uma escola chamada Kumon para trabalhar o raciocínio lógico e avaliação psicológica. Com tantos auxílios, nada consegui entender o que a escola esteve fazendo para dá-lo estrutura, sugeriram também oficinas pedagógicas, ele participou no primeiro semestre, mas no segundo não conseguiu com tantos acompanhamentos. Não consegui identificar mais nada de ajuda em relação à escola. Então eles reteram ele no segundo ano, a sra acha que devo requerer reconsideração para ele pelo menos fazer a recuperação? Agradeço desde já att. Milene
Olá Milene,
É seu direito e de seu filho recorrem de uma decisão. A escola não é superior as leis democráticas brasileiras, portanto, o ECA diz em seu artigo 53 (salvo engano) que é direito da criança pedir reavaliação.
De modo que você poderá entrar com pedido de reconsideração se for em São Paulo há uma deliberação n.11/96 específica, em outros Estados eu não conheço mas o expediente é o mesmo, ok?
Agora o resultado é difícil de ser alterado porque as escolas são bem difíceis… infelizmente.
Se for do Estado de São Paulo me avise. abçs
prof Sonia hoje eu fui chamada na escola para conversar e a pedagoga me deu uma boa notícia: ela falou que o Conselho analisaram o caso do meu filho e elas vão dar recuperaçao para ele ser classificado para a 6 séria
obrigada pela suas orientaçoes me ajudaram muito!
Regiane! Maravilha!
Agradeço você compartilhar conosco esta vitória!
Forte abraço
Sonia eu moro em Santa Rita do Passa Quatro SP Sonia eu sei que posso por ele no estado que eu consigo a reclassifiçao dele mas como tem mais mae com essa duvida com o SESI porque achamos injusta a postura do SESI porque quando o aluno a nao conseque notas eles ficam falando para procurar outra escola porque lá ele nao tem o pefil do SESI entao que dizer que o SESI nao tem inclusao. As outras maes tem medo de reclamarem e a escola persequir o aluno obrigada pela sua ajuda
prof Sonia meu filho tem TDAH ele reprovou dois anos,esse ano 2012 o conselho me informou que ele ia reprovar de novo eu nao aceitei pois falei pra elas que ele ia ficar muito defasado pra sua idade com 14 anos na 5 serie mas elas me relataram que e melhor para seu rendimento no proximo ano o problema e que meu filho falou que nao vai mais estudar se ele reprovar nava mente sem falar que ele esta arrasado
mais depois que li sua orientação procurei me informar na escola mas ainda estou com duvidas pois ele estuda no SESI e o regulamento e diferente de outras escolas la não tem delegacia de ensino A escola tem o laudo do TDAH e não foi feito nada para ajudar no seu rendimento la nao tem recuperaçao por favor me oriente no que devo fazer
Regiane, para lhe responder tenho, necessariamente , que saber qual é o lugar que vc mora. Sem essa informação fica difícil ,ok?
Aguardo
BOA TARDE, SONIA
REFERENTE A TODAS AS INFORMAÇÕES QUE OBTIVE ACIMA, FICO MUITO TRISTE, POR NÃO TER ESSE CONHECIMENTO; POIS QUANDO SOUBE QUE MEU FILHO FOI RETIDO TENTEI A RECONSIDERAÇÃO NA ESCOLA PARTICULAR QUE PAGO COM MUITO SACRIFÍCIO, MAS NÃO ME INFORMARAM SOBRE ESSA LEI, E QUE NÃO TINHA MAIS JEITO O CONSELHO DECIDIU E PRONTO.
SEI QUE MEU FILHO NÃO LEVOU A SÉRIO ATÉ CERTO PONTO, MAS SENDO O POPULAR FICOU MUITO MARCADO NA ESCOLA, NÃO PASSO A MÃO NA CABEÇA REFERENTE AO QUE ESTÁ ERRADO, MAS SEI QUE ELE SE ESFORÇOU PARA PASSAR IRIA FICAR DE RECUPERAÇÃO EM TRÊS MATÉRIAS PRECISAVA DE POUCOS PONTO PARA PASSAR E CONSEGUIRIA.
MAS POR MOTIVOS PESSOAIS DE UM PROFESSOR QUE NEM CONTAVA COM ELE NESSE PROCESSO DE RETENÇÃO, EM UMA REUNIÃO QUE FUI DA ESCOLA CONVERSAR COM ELE A RESPEITO DO MEU FILHO ME CONTOU UMA HISTÓRIA QUE MEU FILHO HAVIA RESPONDIDO MAL, SÓ PORQUE FOI AO BANHEIRO E DEMOROU SENDO QUE O MESMO SE LOCALIZA NO ANDAR DO TÉRREO, ENTÃO CHAMOU ATENÇÃO NA FRENTE DE TODOS, MEU FILHO REALMENTE RESPONDEU, SÓ QUE ELE FOI AO BANHEIRO DEPOIS DA EXPLICAÇÃO EM SALA, O PROFESSOR DEU UMA PAUSA E ELE APROVEITOU PARA IR, SENTI UMA MÁGOA DO PROFESSOR QUE ME FALOU QUE ERA AMIGO DO MEU FILHO ATÉ ESTE FATO E QUE SE ELE PRECISASSE DE ALGUMA COISA PODIA ESQUECER QUE ELE AGIRIA COMO PROFESSOR. E EXATAMENTE NESSA MATÉRIA DESSE PROFESSOR QUE NÃO CONTÁVAMOS CONTRIBUIU PARA A RETENÇÃO DELE, SENDO QUE ENTREGOU TODOS OS TRABALHOS QUE ELE PEDIU E NÃO FOI O SUFICIENTE PARA PASSAR, FALTOU UM PONTO FOI PARA O CONSELHO E NÃO ACEITARAM PASSAR, AS MATÉRIAS QUE ELE FICOU DAVA PARA PASSAR DE ANO CONSEGUIRIA AS NOTAS E O OBJETIVO DE NÃO FICAR RETIDO, SEI QUE ELE TEM QUE TER RESPONSABILIDADE COM OS ESTUDOS, MAS NÃO DERAM A CHANCE SE QUER, TANTO É QUE TEVE PROFESSOR QUE FICOU MUITO CHATEADO COM ESSA DECISÃO, SENTI QUE A DECISÃO JÁ ESTAVA TOMADA, A ESCOLA NÃO ME ORIENTOU A RESPEITO DESSA RECONSIDERAÇÃO, PEDI PARA DEIXÁ-LO DE RECUPERAÇÃO E SE CASO NÃO ALCANÇASSE AÍ SIM NÃO TERIA MAIS JEITO. AGORA O PRAZO JÁ EXPIROU O QUE FAÇO???
TEM ALGUMA ESCOLA QUE FAZ RECLASSIFICAÇÃO?
FICO CHATEADA POR PAGAR E NÃO TER O DIREITO NEM DE SABER DESSA LEI…
AGRADEÇO POR ESTE CANAL DE ACESSO, E DESCULPA O DESABAFO, MAS SERÁ QUE CONSIGO MUDAR ISSO, AS AULAS JÁ COMEÇARAM E TENTEI CONVERSAR NA ESCOLA NOVAMENTE, MAS NÃO OBTIVE SUCESSO.
FORA A DESMOTIVAÇÃO DO MEU FILHO, NEM TEM VONTADE!!!
MAIS UMA VEZ NÃO QUERO DEFENDÊ-LO, MAS SE EU TINHA E TENHO ESSE DIREITO PORQUE A ESCOLA NÃO ME FALOU, ME ORIENTOU???
ATENCIOSAMENTE,
LEILA
Querida Leila, a questão aí é a do direito. Seu filho, como vários adolescentes , podem ter um comportamento de confronto , no entanto, o direito de solicitar reconsideração ou entrar com recurso é dado por lei, não só pela Deliberação CEE-SP n.11/96 ,mas também pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Caminhos possíveis:
1) Pedir reclassificação em uma outra escola. O procedimento é o seguinte: a escola precisa contar com esse recurso no Regimento Escolar. Ela matricula seu filho na série e depois de alguns dias oferece uma avaliação e o reclassifica para o ano seguinte.
2) Ir até a Diretoria de Ensino que supervisiona a escola de seu filho e explicar que não sabia do expediente de reconsideração e recurso ,pois não foi avisada pela escola, e que agora que soube gostaria de entrar com pedido de recurso direto na Diretoria de Ensino.
Não há outro meio para reverter a situação.
Caso não consiga, uma mudança de escola sempre ajuda, principalmente, se ele está desanimado. Se ficar na mesma escola você deve se aproximar da Orientadora Educacional para que ajude o seu filho a vencer este ano letivo.
Qualquer dúvida ou outras orientações estou por aqui.
Abraços
bOA tARDE,
gOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA ENTRAR COM UM RECURSO CONTRA A RETENÇÃO DA MINHA FILHA NO 2 ANO DO ENSINO MEDIO, SEGUNDO A ESCOLA POR NOTAS. oCORRE QUE NEM EU NEM ELA FOMOS A REUNIAO DO FINAL DE ANO, ESTAVAMOS TRABALHANDO, TIVE QUE AGUARDAR A ESCOLA REABRIR APOS O RECESSO PRA SABER SE MINHA FIHA PASSOU E REMATRICULAR ELA, ELES FALRAM QUE ELA TINHA FICADO RETIDA POR NOTAS. QUESTIONEI O BOLETIM DELA, ELES MANDARAM EU ENTRAR NO SITE QUE AS NOTAS ESTAVAM LA, FIQUEI POR 15 DIAS ENTRANDO NO SITE E A MENSAGEM QUE DA E QUE A ESCOLA NAO COLOCOU AS NOTAS DELA. MINHA PERGUNTA E A SEGUINTE A ESCOLA NAO EH OBRIGADA A ME FORNECER O BOLETIM???, PORQUE ELES ALEGAM QUE SO ATRAVES DO SITE POSSO PEGAR!!!!, QUER DIZER ESTOU TENTANDO A 15 DIAS E COM ISSO O PRAZO PARA ENTRAR COM O RECURSO VAI ACABANDO, E ELES ME INFORMARAM QUE O RECURSO TEM QUE SER DIRETO NA DELEGACIA DE ENSINO NAO NA ESCOLA. ISSO PROCEDE?, EM MINHA DEFESA CASO PERCA O PRAZO PARA O RERCURSO POSSO ALEGAR QUE ATE O MOMENTO NAO CONSEGUI VER O BOLETIM DA MINHA FILHA E NEM FOI COLOCADO NO SITE, IMPRIMI ATE A PAGINA, ONDE MOSTRA QUE A ESCOLA NAO FEZ LANÇAMENTO DE NOTAS PRA ELA. FICO NO AGURADO. GRATA
DAGNA
PS. A ESCOLA FICA EM SÃO PAULO (GUARULHOS)
Dagna, a escola de sua filha é pública?
Então, a Deliberação CEE n.11/96 permite o pedido de reconsideração e recurso , ocorre que o prazo já expirou.
Mas faça o seguinte: vá até a Diretoria de Ensino Regional que supervisiona a escola de sua filha e explique a situação que eles saberão lhe dizer se é ainda possível você entrar com pedido de recurso ,ok?
Abraços!
Depois de sua orientação, procurei a escola do meu filho o o pedido de revisão do resultado final e consegui que o conselho mudasse de opinião e meu filho passou de ano.
Obrigado pela orientação.
Que boa notícia Serginaldo!
Sempre que precisar venha fazer visitar o blog, pois estarei o ano todo postando assuntos de interesses dos pais.
Forte abraço e sucesso nesse 2012!
Cara professora Sônia,
venho te agradecer por ter me orientado e e esclarecido todas as minhas dúvidas sobre a escola ter reprovado meu filho no 2o ano do Ensino Fundamental por causa das faltas. Não sei se você se lembra que me passou um documento alegando que eles não poderiam reprová-lo, pois relatei a doença de constipação e justifiquei todas as faltas.
Lhe serei grata para sempre. Eles fizeram novas avaliações e pediram algo que provasse a problema de constipação e levei a xerox do prontuário do posto de saúde eles não tiveram alternativa e ontem já recebi a transferência dele para cursar o 3° ano do Ensino Fundamental.
Muito obrigado, estarei sempre orando para que o Senhor Jesus lhe dê graça ,paz e bençãos sem medidas . Mais uma vez OBRIGADO POR TUDO…..
UM ABRAÇO GRANDE.
Querida Aylla, agradeço de coração!
Fico feliz que os meus conhecimentos ajudaram o seu filho a ser aprovado como deveria!
Parabéns para você que foi atrás e buscou. “Bata e a porta se abrirá”, não é verdade?
Muito sucesso para vocês em 2012!
Olá prezados !
Boa tarde !!
Encontrei este site “folhando” na net, pois estou passando por algo parecido com o que está escrito acima.
Meu filho foi “considerado” pelo conselho de classe como repetente, digo isto, pois logicamente não concordo com tal decisão. Fui até a escola no dia para pegar o resultado e me senti muito mal ( juntamente com meu filho ). Estávamos estudando as matérias dadas com dificuldade pela cordenadora pedagógico, aproximadamente desde meados do mês de setembro, com 2 aulas particulares/semana, existiu um gráfico crescente no interesse de uma forma geral por parte dele, chegando no final realmente em questão de NOTA não conseguiu atingir, porém, o que me dói profundamente, é que a cada vez que lembro do meu pequeno querido esforçado, é a expressão ao ler o edital. Após tantos dias, em cima de livros, apostilas, professora particular, então eu pergunto, onde está o critério ?? Fui franca e clara no dia com o conselho : Vocês são desumanos sim !!!!
Quanto as perguntas do Sr. Heitor acima, respondo :
-quanto tempo seu filho estudava as matérias nas quais foi reprovado? Em média 2 dias antes de cada prova.
-qual era seu comportamento nas aulas? Sempre um menino tranquilo, inclusive o próprio conselho confirmou isto !
–quantos livros leu? frequentava a biblioteca? Entregava 2 livros por bimestre, onde a exigência era 1, sempre gostou de ler.
-era um elemento participativo no contexto das aulas? Sim, bastante participativo na maioria das disciplinas, e na grande maioria com nota superior a 9.0.
–era frequente? Teve 1 falta em português e 2 em matemática durante o ano todo, comprovados em boletim.
Diante de uma repetência temos a oportunidade única de discutirmos, pais , escola, professores, supervisores e dirigentes políticos de discutirmos a questão de forma Pedagógica e não meramente jurídica.
Resposta : Exatamente isto, quem o conselho pensa que é ? Deus ? Uma entidade acima de qualquer coisa ou de qualquer pessoa, ou mesmo da família ou dos alunos ??
Fui com a proposta de conversarmos, mas todos estavam irredutíveis, com uma empáfia no olhar, dignos de pena … e logicamente, não deram a mínima para minha solicitação, tendo em vista tudo isto, iremos entrar com RECURSO !!
E a todos que puderem ler isto, NÃO DESISTAM, não deixem que outros digam ou julguem seus filhos ( nem digo injustamente, pois na verdade para mim, ninguém pode nos julgar, somente Deus ), porém, corram atrás dos interesses reais de suas famílias e de seus filhos !! E boa sorte à todos.
Atenciosamente,
Adriana Socorro
E quando uma criança apresenta Déficit de Atenção, consegue se expressar muito bem, tem um bom acompanhamento familiar, porém tem dificuldade na realização das provas, ficou de recuperação, fez quatro provas no mesmo dia (de acordo com o que foi proposto pela escola) não conseguiu passar em duas matérias (português e inglês), a direção da escola não quis reconsiderar.
Isso cabe o recurso?
Olá Maria Silvana, cabe recurso sim.
Sempre há a possibilidade do recurso porque ele é um direito de contestar os critérios avaliativos adotados. De modo que você siga os procedimentos listados aqui no neste post, ok?
Abraços
Cara Professora Sonia,
Sou professor da rede pública com experiência no ensino básico e por isso me sinto bem à vontade para lhe propor que reflitamos sobre a necessidade de incutir em nossos alunos o desejo e também a responsabilidade de estudar. Nosso maior desafio é formar cidadãos dispostos a lutar pelos seus direitos e encarar suas responsabilidades. A minha reflexão se dirige então ao seu post ‘o que posso fazer meu filho repetiu’. Veja ali não se propõe que os pais procurem saber o motivo pelo qual seu filho repetiu, uma atitude a meu ver muito importante. Proponho algumas questões para reflexão:
-quanto tempo seu filho estudava as matérias nas quais foi reprovado?
-qual era seu comportamento nas aulas?
-quantos livros leu? frequentava a biblioteca?
-era um elemento participativo no contexto das aulas?
-era frequente?
Diante de uma repetência temos a oportunidade única de discutirmos, pais , escola, professores, supervisores e dirigentes políticos de discutirmos a questão de forma Pedagógica e não meramente jurídica.
Grato pelo seu tempo.
Abs
Olá Prof.Heitor , agradeço a sua visita e sua contribuição. Penso que você complementou o meu post, porque não era a minha intenção escrever a respeito do bom comportamento de um estudante. Isso, a meu ver já foi dito e com muita propriedade, por muitos educadores.
A minha intenção com o post era outra, dizer aquilo que não se diz e que a escola sempre escamoteia: o direito que pais e alunos (e aí não depende do comportamento ser bom ou ruim) possuem enquanto cidadãos de recorrer de uma decisão do Conselho de Classe.
Quando fui diretora enfatizava para os alunos (penso que contribuindo para a formação de cidadãos) o direito que tinham de pedir reavaliação (ECA) caso não compreendessem os critérios avaliativos adotados e para os pais apresentava, já no início do ano letivo, a Deliberação N.11/96 destacada no calendário escolar para que tivessem ciência. Em contrapartida, os deveres também eram apresentados aos alunos a partir do estudo do Regimento Escolar que é efetivamente a primeira “lei”, digamos assim, que o aluno tem contato. Lá estão todas as regras de convivência, os deveres e direitos de todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.
De modo que a legislação educacional sempre fez parte do meu trabalho de docente e de direção. Lembro-me que tanto eu como os professores não nos sentíamos constrangidos quando algum pai entrava com processo de recurso na Diretoria de Ensino. Nada é mais penoso (e você sabe disso) do que reter um aluno e ,portanto, compartilhar essa responsabilidade com a Diretoria de Ensino era uma experiência muita rica: se estivéssemos corretos como achávamos, teríamos uma confirmação da boa condução de nosso trabalho e se estivéssemos equivocados (porque não nos sentíamos livres de cometer algum tipo de engano), saberíamos como corrigí-lo. Assim sempre saíamos enriquecidos de um processo de recurso.
Penso , portanto, que o seu comentário , que apresenta os deveres, complementa o meu post, que enfatiza os direitos, e é essa complementaridade que nos faz , alunos e educadores, cidadãos a cada novo dia.
Forte abraço