Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você deverá seguir a Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revoga todas as Deliberações anteriores (Deliberação CEE-SP n.120/2013,127/2014,128/2014). (texto atualizado em 15/10/2017)
Então, o que está a valer no Estado de São Paulo é a Deliberação CEE-SP n.155/2017.
Saiba mais aqui
Procedimentos:
a) Ter ciência da retenção;
b) A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 10 dias corridos (por isso, cuidado com o final de semana, porque não são úteis e sim corridos) para entrar com Pedido de Reconsideração;
c) O pedido (elaborado em duas vias uma entrega e outra protocola) é endereçado para a Diretora Pedagógica e não é feito em formulário da escola, o aluno ou seu responsável devem fazê-lo sozinho afinal está em busca de uma reparação e é preciso escrever um pedido que defenda o aluno solicitando a sua aprovação;
d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva, porém este prazo será suspenso durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes;
e) Se a escola perder o prazo de 10 dias (descontados os das férias ou recesso) o deferimento do pedido ocorrerá automaticamente segundo a Deliberação CEE-SP n.155/2017 , Art 22, § 4º:
§ 4º A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.
f) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;
g) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar poderá entrar com Recurso em um prazo de 10 dias ;
h) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;
i) A escola encaminhará o pedido de Recurso em um prazo de 05 dias para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios descritos no Art.23 da Deliberação CEE-SP n.155/2017 ;
j) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 15 dias para dar a devolutiva;
l) A decisão da D.E. será informada aos pais pela escola em prazo de 5 dias a partir do recebimento da devolutiva da D.E.
m) Se a decisão da D.E. mantiver a reprovação, os pais poderão entrar com Recurso Especial endereçado ao Conselho Estadual de Educação, mas só se houver um fato novo, discriminação, não cumprimento do Regimento Escolar ou da legislação vigente. O Recurso Especial será interposto na Diretoria de Ensino após 5 dias da ciência da devolutiva.
n) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 5 dias para encaminhar para o CEE.
o) Se houver divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino , prevalecerá a da DE até a manifestação do CEE.
Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos alunos , mas ele deverá ser solicitado até 10 dias após a ciência da reprovação . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.
Fiquem atentos.
——————————————————
ATENÇÃO, ESTE POST FOI ATUALIZADO EM 2017 EM FUNÇÃO DA NOVA DELIBERAÇÃO CEE-SP N.155/2017 – PARA O ESTADO DE SÃO PAULO
Presto serviço de elaboração de documento de defesa do aluno e o acompanhamento do processo, mas cobro honorários,ok? Caso precise,entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Continuacao
Faltou informar que ela foi retida na 8 serie e nunca repetiu antes.
Tambem tenho todos os relatorios dos professores particulares. Onde fala que a mesma tem conhecimento da materia, porem fica nervosa nas provas.
Obrigada
Bom dia prof. Sonia
Tenho uma filha de 13 anos que foi retida (sexta-feira) agora em uma escola particular aqui em Sao Paulo.
Ela foi para recuperacao final em portugues, geografia e matematica.
Sendo que foi para final de portgues por 0,50. A media é 6 e por 0,25 ela ficou com 5,5.
Ela é uma menina que nao tem falta, as outras materias fechou com notas boas.
Porem a recuperacao é a materia do ano todo e as provas foram em 03 dias, sendo que geografia foi dividida a prova em dois dias.
Geografia ela precisava tirar 7,00 e conseguiu 4,00, porem entregou uma lista de exercicios junto com a prova.
Matematica é o problema maior, porem ela vinha tendo aulas particulares desde setembro/15.
As aulas particulares recebou um relatorio, onde mostra a evolucao dela.
Cheguei a mandar os relatorios para a escola.
O problema é que ela fica nervosa na prova e comeca a chorar de nervoso.
Falei tudo isso com o coordenador, porem a resposta foi o conselho é unanime.
Tambem tenho maes que acompanharam o esforco dela, pois ela ia estudar na casa de amigas. E todas as maes sempre dizendo do esforco dela.
Gostaria de saber se posso entrar com recurso, pois tenho conviccao que a pressao da escola, colaborou com o mau desempenho dela nas provas.
Aguardo um breve retorno.
Obrigada
Adriana, sim
Entre com Pedido de Reconsideração . Vco tem até o dia 17/12 ou 18/12 e dependendo da escola até 21/12 ou 23/12.. depende se a escola fecha ou não.
Então o tempo é curto
O Pedido de Reconsideração é endereçado ao Diretora da Escola
Vc só terá uma devolutiva em meados de Janeiro e se for indeferido vc entra com o Recurso junto a Diretoria de Ensino que supervisiona a sua escola.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno, mas cobro honorários para fazer isso.
Se precisar entre em contato saranha@mpcnet.com.br mas tem que ser rápido.
Saiba quando a sua escola fecha.. fecha tudo secretaria..
Porque em tese você tem 10 dias corridos .. cai no dia 20/12.. então necessariamente terá que interpor no dia 18/12. Verifique se a escola está aberta, caso contrário terá que entrar no dia 17/12.
Não pode perder o prazo, caso contrário, não tem mais chance, ok?
abraços
Boa tarde professora Sonia, eu estudo em uma escola estadual em Mongaguá SP, e lá eles não tem recuperação, tiveram ocorridos esse ano que eu tive que faltar na escola devido uma cirurgia de um familiar e pelo processo de separação dos meus pais, ou seja, tive que passar um tempo no Rio de janeiro com meu pai por causa da minha guarda, na minha escola eles passaram um “trabalho relâmpago” que seria fazer 24 trabalhos em 20 dias em manuscrito (oque minha mãe achou muito errado) fui até a diretora explicar que eu estudo de noite na ETEC da minha cidade e a tarde trabalhava, e por conta disso não teria tempo de fazer manuscrito e a resposta da diretora foi: Trabalho é pra dar trabalho. E hoje recebi a notícia de uma das minhas professoras dizendo que eu iria repetir devido as faltas (sendo que fiz todos os trabalhos na data de entrega) você acha certo eu entrar com o recurso?
Thayana, você tem direito de entrar com recurso dado pela lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.
Além disso há as Deliberações CEE-SP n.120/2013 e suas alterações n.127 e 128/2014.
Então você tem direito ok?
Faça o Pedido de Reconsideração , porém do dia que souber da reprovação tem 10 dias corridos para ingressar com o Pedido endereçado para a diretora da sua escola . Mas como a escola entra em recesso terá apenas essa semana após saber se de fato reprovou.
Se você é menor tem que ser algum responsável legal por você.
Ilma Sra
____________________
Diretora da _________ .
Pedido de Reconsideração
Eu ________________ portador do CPF _______________ brasileiro, residente à rua ___________
do município de ___________, responsável legal pelo aluno __________________ regularmente matriculado no __________ ano Ensino Médio, na ________________ localizada à rua _________________
de mesmo município de Monguaguá, venho interpor este Pedido de Reconsideração para que V.Sa intervenha junto ao Conselho de Classe e reverta essa minha reprovação no _ ano do Ensino Médio. Este meu pedido está de acordo com a lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III e as Deliberações CEE-SP n.120/2013 e 127 e 128/2014.
Histórico (aqui seu responsável conta o que aconteceu e o motivo pelo qual quer ser aprovado)
Subscrevemo-nos na presente data reiterando protestos de estima e consideração.
Monguaguá, dezembro 2015.
_____________________
nome e CPF
ok!
Abraços
Boa tarde prof Sônia!
Estou muito preocupada, minha filha e bolsista em uma escola particular em BH. Foi reprovada em 2013 pois estávamos com muitos problemas familiares e acho q isso atrapalhou ainda mais seu desempenho. Esse ano está no 8o ano e teve dificildadesxem algumas matérias, terminou o ano com 43pontos em Matemática 47 em inglês, 50 ciências e 51 história. No Colégio do pode fazer a recuperacao em 3 matetias, e o Conselho de classe quem vai decidir seção da ou não. Queria sua opinião porque ela é muito esforçada e muito ansiosa . Já consultou com psicólogos e psicopedagoga e não iagnosticaram nada de errado. Mesmo sempre em contato com a escola ela não tem atenção a mais dos professores. Ela pode ser reprovada? O Conselho não ajuda a pelo menos eliminar a matéria de inglês que é estrangeira p que ela tenha oportunidade de fazer a recuperacao?
Abraco
Kellen , sim ela pode ser reprovada dependendo do Regimento Escolar.
Depende muito do Conselho.. antigamente sim atualmente eles estão bem mais rigorosos e muitas vezes injustos.
Tanto Inglês, como Artes ou Matemática tem o mesmo valor pois fazem parte da Matriz Curricular da escola.
Se reprovar recorra pela lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III , ok?
abraços
Bom Dia Prof° Sonia.
É possível ,mesmo aprovada por nota pela escola particular em Campinas,pedir a retenção de minha filha.Pois a mesma possui TDA,PAC,Distúrbio de linguagem,esta sendo tratada com fonos ,neuropediatra.Sabemos que não terá estrutura para um 3°anodo fund I,por isso o pedido de rete-lá ,para q este próximo ano junto com todos estes tratamentos ela absorva as informações necessárias e preencha a lacuna da alfabetização que esta bem crítica.Ela pode ser considerada inclusão?Como pedir o PDI?Como evitar futuras reprovações no caso dela prosseguir para o 3°ano?Agradeço pela ajuda ,
por seu blog e trabalho de nos iluminar no caminho destas crianças que são muitos incompreendidas nas escolas.
Juliana,
Difícil, difícil.. mas fiz um recuso para escola no Rio de Janeiro e consegui e estou com um caso em processo solicitando o mesmo.
Os Pareceres do Conselho de Educação do Estado de São Paulo são contrários . Eles dizem para seguir mas com assistência que uma inclusão deve ter.
Sim , sua filhinha é um caso de inclusão.
Pode pedir PDI sim.
Para evitar reprovações nas séries mais adiantas é preciso todos os anos levar laudo médico atualizado com CID , e solicitação de PDI, de avaliações assistidas , de formas diferenciadas de avaliação.. enfim…é garantir o princípio constitucional da isonomia.. ela tem direito igual aos demais porém para atingí-lo ela precisa de tratamento diferenciado.
ok? abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Prezada Sônia.
Entendi perfeitamente sua proposta e intenção. Não entrar no mérito da reprovação, mas , sim, informar à sociedade os caminhos legais que existem para quem quiser e julgar justo recorrer.
Já ajudei duas famílias a recorrerem e obtive sucesso. Estou auxiliando mais um caso. Proponho a reflexão à família, mas é um julgamento que não nos cabe aqui, apenas à família e à escola.
Obrigada pelo trabalho bacana!
Profa. Bia Buganeme
Beatriz, é isso!
Eu acho que todos tem o direito de recorrer dado pela lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III e para mim direito é direito , não há nada a ser discutido.
De modo que faço muitos recursos em defesa do aluno que é o elo mais fraco do processo.
70% consigo reverter a reprovação sendo que desses 30% na própria escola e o restante na Diretoria de Ensino.
Acho que as escolas devem compreender que contestar critérios avaliativos não é brigar , mas um direito de compreender o motivo pelo qual uma reprovação está ocorrendo e se ela é justa.
Legal que você faz o mesmo trabalho!
Assim, de forma pedagógica, vamos ensinando as escolas a apurar seus métodos avaliativos.
Abraços e obrigada de visitar o blog e deixar aqui o seu comentário!
professora Sônia boa noite.
Muito interessante sua contribuição passando informações a quem precisa. Tenho uma criança que está no 3 ano fundamental
no sesi/belo horizonte.Tem dificuldades na matemática e fará prova de recuperação final.Porém nas outras matérias ele já conseguiu aprovação. De acordo com a pedagoga será melhor que ele repita o 3 ano mas eu como pedagoga discordo da opinião dela. não acredito que uma reprovação será a melhor solução para ele e portanto estou fazendo de tudo para a sua aprovação pois acredito que posso direciona-lo aos profissionais competentes para sanar suas dificuldades,mesmo porque é somente na matemática.preciso saber sua opinião.obrigado
Glaucia , o entendimento da Resolução CNE/CBE n.07/2010, artigo 30 é para não ter reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental.http://blog.centrodestudos.com.br/resolucao-no-7-de-14-de-dezembro-de-2010/
Então, você justifique com esse argumento.
Se houver a reprovação faça Pedido de Reconsideração endereçado para a direção.
Infelizmente no Estado de Minas não há um ato normativo que discipline o processo de recurso como temos aqui em São Paulo, mas a lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III diz que é direito da criança contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.
Então, se a escola indeferir o seu pedido vc entra com Recurso. O problema é .. entrar onde com o Recurso? Eu não sei se é na Superindentência que supervisiona a escola ou é direto no Conselho.
Peço para se informar e se conseguir essa informação peço para me contar e eu poder divulgar aqui no blog.. porque estou penando para interpor um Recurso no Rio de Janeiro.. os outros Estados é bem difícil .. então se conseguir informações de Minas .. nossa eu gostaria de saber, ok?
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Boa tarde!prof.sonia
Por favor me responda estou mto angustiada
Meu filho foi retido no 3° ano EM e a doze anos estuda no mesmo colegio,ele ficou em 6materias, mas no decorrer do ano o colegio estava ciente q ele estava passando por problemas psicológico e familiares e sempre sofreu c a timidez e tambem mto disperso, compareci diversas vezes no colegio resssltando o ocorrido e conversando c os prof.sempre foi um otimo aluno e nao faltava nunca mesmo assim o colegio deixou ele retido ate mesmo pelo conselho e se eu tivesse condiçoes de ter feito a formatura dele e estuvesse c as mens.em dia ele passaria entreg.hj a solic.de reconsideração…quais as chances de reverter essa sutuaçao te agradeço desde ja.
Adriana, difíceis..
Mas cada caso é um caso ..
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno e tive surpresas de casos que não considerava ter muitas chances e ganhar e o contrário também..
Então é difícil de dizer.. a priori pelo o seu relato não é fácil você terá que ganhar no Pedido de Reconsideração que é o passo junto da escola .. se a escola não der tem que encontrar uma falha na escola senão é impossível.
Caso precise entre em contato saranha@mpcnet.com.br abraços
Boa tarde!
Meu filho tem 15 anos, reprovou o 7º ano, reprovou o 8º ano e está praticamente reprovado novamente pela segunda vez o 8º ano.
Porém desde o 1º ano do fundamental ele apresenta dificuldade no aproveitamento e acompanhamento na sala de aula…
Sempre tomei as lições dele oralmente e sempre respondia com coerência as repostas corretas…
Agora depois de todo esse tempo e com 15 anos de idade e após 2 reprovas descobrimos que ele tem dislexia… porém ainda falta fechar o diagnóstico.
Já passou com oftamo, otorrino, fonoaudiologa, psicolóloga e neuro.
A Fono vendo a situação do meu filho e conversando na escola viu que ele tem muita dificuldade e fez um relatório “diagnosticando” a dislexia e solicitando ao colégio que fizessem a partir de outubro (4º bimestre) provas orais o qual ele conseguiria se sair bem melhor do que em provas escritas.
O colégio do meu filho não o fez, devido o laudo ainda não ter saído.
O que penso é que se fosse descoberto antes meu filho teria tido chances de ter passado todos esses anos que reprovou e não estaria com a autoestima baixa.
A minha pergunta é … poderia eu estar recorrendo para que meu filho não reprove novamente o 8º ano… e tendo a parti dai condições de ter novas oportunidades de avaliação a partir do ano que vem?
Obrigada por estar nos auxiliando…
Fabiane,
Sim, pode recorrer é direito do seu filho lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III
Depende do Estado há : Estado de São Paulo Deliberações CEE-SP n.120/2013 e 127 e 128/2014 que disciplinam o processo do Recurso porém tem prazo rigoroso de 10 dias a partir da ciência da reprovação.
https://www.soniaranha.com.br/deliberacoes-de-recurso-contra-reprovacao-escolar-no-estado-de-sao-paulo/
Estado de Santa Catarina tem dois dia para recorrer. https://www.soniaranha.com.br/recurso-contra-reprovacao-escolar-em-santa-catarina/
Estado do Paraná https://www.soniaranha.com.br/estado-do-parana-e-o-recurso-contra-a-reprovacao-escolar/
Outros Estados eu desconheço ato normativo que discipline o processo de recurso.
Então , direito tem.
Suas chances são maiores ou piores dependendo de como você consegue identificar as falhas da escola em relação ao seu filho. Chances de 70% de reverter , mas cada caso é um caso.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato por e-mail saranha@mpcnet.com.br (urgente porque estamos correndo atrás do tempo.)
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Sônia ,boa noite!
Minha filha foi reprovada no colegio que estuda desde o infantil nunca teve problemas com notas sempre foi uma aluna dedicada e estudiosa porém a escola não tinha o primeiro ano do ensino médio quando o criaram foi uma esperiencia negativa para ambas as partes ou seja os alunos foram feitos de cobaia com a maioria com notas inferiores a media e pais preucupados.Sou uma mae presente sempre estou conversando com os professores para ter um resultado positivo agora a surpresa me chamaram no colegio e falaram que minha filha foi reprovada sem direito a recuperaçao em matematica fisica literatura e historia depois da avaliaçao do conselho sem sequer ter acesso as notas e questionamento da prova. Na escola o aluno so pode fazer recuperaçao em 3 materias e tem q ter no minimo 40% dos pontos distribuidos ao longo do ano e obter 60 para passar sem recuperaçao.Minha filha obteve 57 em fisica e literatura 51 em historia e 34 em matematica sendo reprovada sem direito a fazer recuperaçao.Ano passado fiquei sabendo quque uma aluna iria ser reprovada porem a professora deu pontos para ela passar de ano.A minha filha esta muito chateada pois estudou muito para conseguir passar e tivemos essa surpresa.Sônia com a sua ajuda queri saber o que posso fazer para reverter esse acontecimento.
Obrigada!!
Denis,
A lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III concede direito ao aluno a contestar critérios avaliativos em instâncias superiores. Então você pode recorrer, o que não significa que consiga reverter a reprovação.
Para conseguir reverter a reprovação é preciso provar que a escola falhou na aplicação do Regimento Escolar ou no cumprimento da legislação, caso contrário não se consegue.
Você deve escrever documento para a direção Pedido de Reconsideração.
Agora depende muito do Estado. No Estado de São Paulo há as Deliberações e os prazos são rigorosos .
Não sei qual é o seu Estado mas se for de São Paulo tem 10 dias corridos para interpor o Pedido e se for de Santa Catarina tem apenas dois dias.
Pois bem, outros Estados não tem nada. .. então é bem mais difícil porque as escolas não estão acostumadas a serem questionadas.
Se você for boa de briga siga porque é preciso ter fôlego para enfrentar o processo que termina só em final de janeiro e dependendo segue mais adiante.
Reprovar no 1o Médio é comum, infelizmente. É um ano bem duro e os alunos estranham muito os conteúdos porque são bem complexos e o volume também é muito alto.
Mas se você considera que a escola falhou e tem como provar isso daí é direito da sua filha recorrer, ok?
Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa, mas cobro honorários e não garanto êxito, mas garanto um documento bem fundamentado. Caso precise entre em contato saranha@mpcnet.com.br urgente! porque até 18/12 as escolas fecham para o recesso de final de ano.
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Muito obrigada pela atenção!
Olá!
Minha filha ficou de recuperação final em 6 matérias. O colégio é o objetivo SP. Me antecedendo aos fatos levando em conta que nas duas primeiras provas da rec. tirou 0 e 1.5. Posso recorrer caso ela repita? Ela é esforçada, presente, porém mto tímida, o que atrapalha seu desempenho. Houve uma melhora, mas devido a ansiedade e nervosismo não está conseguindo tirar nota, embora esteja estudando muito. Posso entrar com recurso caso seja reprovada? ela tem 17 anos, está no segundo ano do ensino médio. Repetiu a quinta série. Sou bastante presente na vida escolar dela, sempre vou a escola conversar mas percebo uma certa inabilidade dos professores em lidar com a timidez dela. Considero que as nota baixas tb se deveram aos professores. que foram negligentes.
Andrei, sim, pode recorrer
Deliberações n.120/2013, 127 e 128/2014 https://www.soniaranha.com.br/deliberacoes-de-recurso-contra-reprovacao-escolar-no-estado-de-sao-paulo/
Cuidado com os prazos. Você tem 10 dias corridos para interpor o Pedido de Reconsideração endereçado para a direção da escola após ter ciência da reprovação.
Se a escola comunicar a reprovação no dia 17/12 você terá que entregar correndo no dia 18/12 caso a escola entre em recesso.
Precisa saber quando a escola entra em recesso. Tem escola que a partir de 18/12 fecha tudo.. tem escola que fica aberta até 22/12 ..
Bem, se o resultado sair na semana do 14 ao 18.. a escola só irá lhe responder em final de janeiro se for negativa você entra com Recurso na Diretoria de Ensino e receberá a devolutiva em fevereiro..
Um inferno porque vocês ficarão em suspensão até lá.
Recorrer é direito mas o resultado depende muito da escola, ok?
Eu presto serviço de escrever a defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato,ok? saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa tarde Sonia,
sou uma estudante do 9º ano fundamental e fiquei de recuperação. No entanto eu vou viajar perdendo o dia da prova de recuperação. minha mãe foi na escola e a diretora falou que tenho q tentar passar pelo conselho. (fiquei em 1 materia) Na minha escola nao tem prova de 2ª chamada da recuperação.. e agora o que eu faço para passar? tenho algum recurso?
Maria Eduarda,
Escola pública ou particular?
Qual é o seu Estado?
abraços
Queria professora Sônia, no 30 de novembro de 2015 (segunda) a diretora pedagógica e a professora do 3 ano de meu filho Raphael decidiram reter ele. Fui na escola Sesi Caxias – RJ e fui comunicado, mas o meu filho ainda estava fazendo prova de recuperação , inclusive no momento da reunião , ele estava fazendo prova.
Além disso meu filho fez as provas do 3 trimestre e na outra semana seguinte veio a prova de recuperação, não teve uma aula revisão. Meu filho diz que a prova são mais difíceis e detalhe quem aplicou a prova em varias vezes, foi a inspetóra que fica nos corredores . Esta professora é tradicional , eu questionei com a pedagoga no meio do ano ,( nesta reunião eu relembrei o fato e ela disse que não se lembrava). A escola é constutivista.
A professora diz que as atividades extras valem ponto, mas quando eu pego as provas, a nota é em função dos acertos.
O que devo fazer? posso colocar na justiça comum?
Olá Elias,
Preciso saber quando foi que você soube da reprovação?
Na Justiça não resolve. Os juízes não gostam de decidir questões de escola ,exceto se for caso de inclusão não assistida.
O caminho é um Pedido de Reconsideração junto a direção da escola e depois tentar Recurso junto ao Conselho Estadual de Educação que aí no Rio é mais difícil porque não há um ato normativo que discipline o processo do Recurso. Aqui em São Paulo tem, mas aí não.
No entanto, é direito do aluno pela lei federal n.8069/90,artigo 53, inciso III.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno, mas cobro honorários para escrever os dois documentos.
Abraços
Ola Sonia. Tenho gemeos que estudam no sesi caxias rj no 3 ano do ensino fundamental. Hoje dia 30 de novembro de 2015, fui informado que vao reter um dos meninos. Olha o problema. Eles ainda estao fazendo recuperacao,a professora e trdicional, a nota e dada somente pela prova, nao USA outro tipo de avaliacao que vale nota . Nao ocorreu nenhuma aula de recuperacao, apos a prova ,vem imediatamente a prova de recuperacao. Quem olha os alunos de recuperacao e a inspetora e ela fica de olho, a professors nao tira duvidas Para meu filho. Parece que ela quer reprovar, me deu odio o tratamento dado a filho de 8 anos. O resultado official ainda nao saiu. O que devo fazer.
Elias,
O Sesi é uma escola do século passado e difícil de lidar.
Você tem o direito de recorrer dado pela lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III, mas é difícil de conseguir reverter uma reprovação porque o sistema de avaliação do Sesi é assim expresso no Regimento e no Estado do Rio de Janeiro não há um apoio da Secretaria de Educação para com processos de recurso.
Mas você pode tentar.
Eu presto serviços de elaborar a defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato saranha@mpcnet.com.br
abraços
Bom dia!!!
Gostaria de matar uma dúvida…se a média da escola é 6,0…trimestral….portanto fecha com 18, a criança tirou em um dos trimestre uma nota vermelha, porém ela conseguiu recuperar no trimestre seguinte e no seguinte….contando os 18 pontos para aprovação….por ela ter uma nota vermelha em um dos trimestres é obrigada a fazer recuperação final? Por favor …preciso urgente de uma resposta…pois na quarta o mandarei a escola…será um dia depois do conselho…..fico no aguardo
Obg
Mila, isso depende do sistema de avaliação adotado pela escola e expresso no Regimento Escolar.
Cada escola é autonoma para escolher o seu sistema de avaliação.
Tem escolas (infelizmente atualmente são poucas) que tem sistema de avaliação qualitativo e por processo então se no processo o aluno avançou ele é aprovado.
Tem escolas (infelizmente a maioria) que tem sistema de avaliação quantitativo e por média, então não importa o processo e sim o produto que é a pontuação final. Se o aluno não atingir não importa que tenha avançado está reprovado.
A recuperação final também depende da escola.
Então, o que estiver expresso no Regimento Escolar da sua escola é o que está valendo e nada pode intervir nisso porque cada escola tem direito de escolher e cada família tem o direito de escolher a escola que achar mas próximo de sua visão de mundo e de seus ideais, ok?
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Olá boa noite,
Meu filho esta para ser reprovar numa escola particular de Presidente Prudente -SP, as apostila não estão terminadas completamente
sempre correndo na hora das provas as perguntas finais sempre ficou para trás as vezes a prova é no outro dia e eles nem terminava as matérias assim dificultando o estudo dele e ainda como não bastasse tudo isso os professores fica conversando com aluno de outras classes na hora da prova,Mais triste ainda que meu filho esta se sentido mal com a professora de português pq ela pula ele na hora de corrigir as lições…ele esta super mal com tudo isso oque eu faço a agoro?
Por favor me ajuda, só tem essa semana de aula…
Sandra,
Você pode fazer o seguinte:
1) Escrever um documento para a direção da escola para que o Conselho de Classe analise com carinho o caso do seu filho.
2) Se porventura ele reprovar você segue as Deliberações CEE-SP n.120/2013, 127 e 128/2014 que dizem respeito ao processo de Recurso. Ao saber da reprovação você tem 10 dias corridos para entrar com Pedido de Reconsideração para a direção da escola. Ela só lhe dará uma devolutiva no final de janeiro em função do recesso de professores (infelizmente a deliberação é claramente a favor da escola) e depois se a direção mantiver a reprovação você entra com Recurso junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente.
3) É fácil reverter uma reprovação? Não. Para que seja revertida é preciso defender a tese de que a escola está errada e seu filho certo. Isso significa dizer que é preciso que a escola não tenha feito o que o Regimento Escolar dela diz ou tenha ferido alguma lei geral. Se isso ocorreu as chances são melhores.
4) Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa do aluno. Ano passado consegui reverter 70% caso tenha interesse entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Na verdade, a dúvida era sobre uma escola que vai fechar. Ela pode repetir o aluno no último ano de funcionamento?
Victor,
O que tem a ver uma coisa com a outra? Nada.
A escola pode fechar e pode reprovar aluno.
O aluno tem que ter sido aprovado por nota ou frequencia para ser aprovado e se não será reprovado mesmo que a escola feche.
Enquanto a escola está aberta ela segue a norma ,ok?
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Digamos que a escola repita o aluno e vá fechar no mesmo ano, ele já está tendo que procurar outra escola. Isso influencia?
Victor, não.. ser reprovado não dificulta encontrar vaga em outra escola.
Não sei se entendi direito .. mas não influencia, ok?
abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01
Olá Sônia ! Fiz a carta a punho sobre o pedido de retenção da minha filha no 2 ° ano do ensino fundamental e levei para a diretoria pedagógica e pedi pra ela assinar mas ela se recusou e falou que eu tinha que ter feito a carta para a supervisora da secretaria de ensino mas ela ficou com a carta mas não assinou e fiquei sabendo por minha filha que ela responde as provas porque a professora le da as respostas das prova para ela copiar por isso só tem notas boas mas como acompanho ela é sei das dificuldades que ela tem sabia que ela não seria capaz de está realizado às provas sozinha , eu tenho um laudo médico da Fonodiologa relatando que teve uma melhora significativa na fala mas que foi observado dificuldades na escrita e que precisa continuar com o tratamento , Qual procedimento devo fazer quanto a isso ? Por favor me ajude pois minha filha não consegue ler e escrever só consegui realizar as atividades com o auxílio da professora em casa com o auxílio dos pais não tem condições de ir para o 3° ano do ensino fundamental.
Olá Viviane,
Se a direção disse que não é com ela, recomendo que escreva documento para a supervisora de ensino como orientou a direção.
Faça o documento em duas vias e protocole uma via e guarde. Se não der para entregar para a supervisora em mãos encaminhe por correio em AR para ter o comprovante de envio, ok?
Diga que a reprovação é necessária porque sua filha tem necessidades educacionais especiais e precisa de um atendimento específico e de mais tempo para conseguir aprender.
Eu presto serviço de elaboração de documento de defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso queira contratar meus serviços entre em contato por e-mail ok?
Abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01