Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você deverá seguir a Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revoga todas as Deliberações anteriores (Deliberação CEE-SP n.120/2013,127/2014,128/2014). (texto atualizado em 15/10/2017)
Então, o que está a valer no Estado de São Paulo é a Deliberação CEE-SP n.155/2017.
Saiba mais aqui
Procedimentos:
a) Ter ciência da retenção;
b) A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 10 dias corridos (por isso, cuidado com o final de semana, porque não são úteis e sim corridos) para entrar com Pedido de Reconsideração;
c) O pedido (elaborado em duas vias uma entrega e outra protocola) é endereçado para a Diretora Pedagógica e não é feito em formulário da escola, o aluno ou seu responsável devem fazê-lo sozinho afinal está em busca de uma reparação e é preciso escrever um pedido que defenda o aluno solicitando a sua aprovação;
d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva, porém este prazo será suspenso durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes;
e) Se a escola perder o prazo de 10 dias (descontados os das férias ou recesso) o deferimento do pedido ocorrerá automaticamente segundo a Deliberação CEE-SP n.155/2017 , Art 22, § 4º:
§ 4º A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.
f) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;
g) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar poderá entrar com Recurso em um prazo de 10 dias ;
h) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;
i) A escola encaminhará o pedido de Recurso em um prazo de 05 dias para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios descritos no Art.23 da Deliberação CEE-SP n.155/2017 ;
j) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 15 dias para dar a devolutiva;
l) A decisão da D.E. será informada aos pais pela escola em prazo de 5 dias a partir do recebimento da devolutiva da D.E.
m) Se a decisão da D.E. mantiver a reprovação, os pais poderão entrar com Recurso Especial endereçado ao Conselho Estadual de Educação, mas só se houver um fato novo, discriminação, não cumprimento do Regimento Escolar ou da legislação vigente. O Recurso Especial será interposto na Diretoria de Ensino após 5 dias da ciência da devolutiva.
n) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 5 dias para encaminhar para o CEE.
o) Se houver divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino , prevalecerá a da DE até a manifestação do CEE.
Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos alunos , mas ele deverá ser solicitado até 10 dias após a ciência da reprovação . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.
Fiquem atentos.
——————————————————
ATENÇÃO, ESTE POST FOI ATUALIZADO EM 2017 EM FUNÇÃO DA NOVA DELIBERAÇÃO CEE-SP N.155/2017 – PARA O ESTADO DE SÃO PAULO
Presto serviço de elaboração de documento de defesa do aluno e o acompanhamento do processo, mas cobro honorários,ok? Caso precise,entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Minha filha por ser repetente no 2º ano do ensino médio (tem alguma chance de ganhar bolsa no exterior? Obrigada
Juçara, como assim? Bolsa do quê? Ofertada por quem? Preciso de mais dados.. aguardo.
Oi, me chamo Lucas e estou no primeiro ano do ensino médio e estou morando em Belém do Pará e as aulas aqui começaram em maio e só teve duas semanas de aula pois logo já entrou em greve, e eu quero me mudar para Campo Grande MS minha cidade natal mas eu não tenho a nota do primeiro bimestre para estudar lá sendo que eles já entraram no segundo bimestre, e me disseram se eu for pra lá sem a nota do primeiro bimestre eu reprovou direto, mas eu estou com uma duvida eu me inscrevi no IFPA e se eu passar vo começar o primeiro ano em maio e terminarei o primeiro bimestre ate julho, e se eu for para Campo Grande só com a nota do primeiro bimestre sabendo que eles já estariam entrando no terceiro bimestre será que eles me aceitariam só com a nota do primeiro bimestre? E no caso eu perderia o segundo bimestre … Aguardo pela resposta !!!
Lucas, infelizmente estes procedimentos quem resolve é a escola e sua rede de ensino.
De modo que não tenho como lhe ajudar porque não sei as regras da escola de Campo Grande, tampouco as do Belém.
Não há um regra geral ok?
Cada Estado e cada rede segue uma regra.
Vou ficar lhe devendo esta.
Bom dia !
Profª Sônia !
Estou mais como desabafo , pois não sabia que tinha tantas pessoas que passavam por essas situações.
Estou em Belo Horizonte, minha filha estuda em uma escola particular desde do 1ª ano ( bolsista ),suas notas sempre foram boas e a partir do 6ªano começou ter dificuldades em matemática e inglês,está cursando o 7ª ano e tem 12 anos, desde então sempre no inicio do ano ela já fica dizendo que vai reprovar com medo das dificuldades , ao falar em prova fica apavorada e cheia de urticárias ( toda empolada de nervoso ) e tive que leva-la ao psicológo , neste ano deu uma melhorada neste sintoma mas apareceram outros, falta de ar,e nervosismo, estudo com ela procuro tranquilizar a situação , ma é dificil , ela é muito esforçada , estuda mas na hora do resultado da prova se decepciona, questiona principalmente o professor de inglês que explica totalmente na lingua estrangeira o que ainda dificulta, as recuperações intermediárias a cada semestre ( são dois ) e um final , que graças á Deus á final nunca foi necessário.
Mas pergunto sofrendo antecipado,pelos depoimentos que li,é justo o aluno perder todo o ano por causa de uma ou duas matérias no qual tem dificuldade. tentei dialogar com coordenadora pedagógica , sem me identificar, sobre a situação de dificuldades , o retorno foi que já havia conversado com o professor de inglês,sobre o que fazer pois teria mais mães relatando a mesma situação.
O Que eu gostaria era mais compreensão dos professores em relação aos alunos e suas dificuldades, e não somente aos números.
Obrigado , Viviane Rodrigues
Bom Dia!
Profa. Sonia…
Tenho um filho com tdah e a escola não esta sabendo lidar, ele esta traumatizado com a escola, estou tentando transferi-lo de escola, gostaria de fazer uma carta a delegacia de ensino, pois só irei manda-lo pra a escola quando consegui a transferencia, pois so de falar que ele tem que ir a escola ele ja começa a ficar apavorado e com febre, gostaria que me enviasse algum modelo..
Att.
Adriana
Olá Adriana,
Ilmo Sr.
_____________________
Dirigente Regional de Ensino – DE ________
DENÚNCIA
Eu _________________, portadora do CPF ________, residente à rua _________, município __________ responsável legal pelo aluno ___________________ regularmente matriculado na __________________ no ano _______do ensino ____________ venho denunciar a escola que não atendeu o meu filho portador de trantorno de déficit de atenção com hiperatividade em suas necessidades educacionais.
Relato: (aqui vc faz o seu relato)
Subscrevo-me na presente data
________________ data
___________________ assina
———————————————————————————————————-
Você pode também constituir um advogado para analisar o caso e dependendo acionar judicialmente a escola por negligência ou desrespeito a política de inclusão.
Abraços
Professora, meu filho cursou o 8º ano e ficou com uma DP de ciências. A escola em questão está puxando muito o ensino por conta de Etec e outros, ele passou para o 9º ano e já no primeiro bimestre está com muita dificuldade de Física, Química e Matemática…Não posso mudar de escola por causa da DP. Vc teria alguma sugestão, pois como ele não acompanha está muito desmotivado.
Andre, vc já tentou uma outra escola que o reclassificasse para o 9o ano?
Porque se vc pedir transferência ele ficará reprovado no 8o ano. A nova escola o matricularia no 8o ano aplicaria uma avaliação e se ele atingir os objetivos o aprova no 9o ano.
Será preciso encontrar a escola que tenha em seu Regimento Escolar a reclassificação.
O expediente é legal ,previsto na lei federal n.9394/96.
O problema é encontrar a escola adequada e que garanta a reclassificação.
É o que posso pensar no momento…
Muita atenção e alerte-o de que poderá ser reprovado no 9o ano caso fique desmotivado por muito tempo, ok?
abraços
Sônia, aluno de 15 anos e meio cursou o 1o ano EM avaliado por áreas e foi retido em duas áreas: matemática (restrito) e ciências da natureza (parcial); o projeto prevê que será retido na série no caso de restrição em 2 áreas; os professores da área de ciências da natureza, como prevê projeto, confeccionaram proposta de reavaliação inteiramente prática ainda que seja uma escola estadual e sem nenhuma aula de laboratório (maquetes, vídeos, jogos, experimentos, pesquisa,…) ao que o aluno respondeu confeccionando SETE dos DEZ trabalhos práticos, por não saber realizar o restante; apresentou os trabalhos separadamente (ainda que tenham falado sobre área) para cada professor das disciplinas da área, em diferentes salas, onde as professoras de Química e Biologia consideraram razoáveis as tarefas em função de o aluno estar nervoso durante a apresentação, mas no entanto a parte de Física não foi atendida no tocante aos trabalhos práticos (talvez se tivessem assistido a apresentação juntos pudessem achar a Física na Biologia e na Química) pois era a confecção de um vídeo enfatizando vetores e várias outras situações do conteúdo; o professor de Física foi quem confeccionou a proposta de recuperação para a área, mas ocorre que o já citado professor não dava aulas para o aluno em questão, o contato que teve com o aluno foi somente na reavaliação de um tipo de proposta nunca trabalhado antes com o aluno; em função do Conceito Parcial de Aprendizagem nesta área o aluno foi retido na série, pois foi considerado inapto na matemática, a qual nada prática listou 5 conteúdos para a reavaliação, dos quais o aluno acertou todas as questões de 3 conteúdos(funções de 1o e 2o, porcentagem e conjuntos), no entanto a professora, digo mal intencionada, priorizou o conteúdo mais difícil (logaritmos) num total de 80% da prova, ou seja, mesmo que soubesse muito bem 4 conteúdos, seria reprovado se não soubesse 1 dos 5.
Tive reunião com a Coord Pedag da Escola q não alterou o definido pelo conselho, apesar de reconhecer as falhas da escola no tocante a laboratórios; perguntaram-me de minha intenção depois da reunião ao que respondi transparentemente, mas a autocrítica inexiste, enquanto o corporativismo alimenta as combinações para reprovação (falo sobre isso porque fui professora na escola e em inúmeros momentos tive que comprar discussões em favor de alunos) e não só nessa escola, é uma prática velada e inominável ao meu ver.
Estou em momento de junção de documentos para protocolar um processo de Reconsideração junto à Coord Regional de Educação, já agendado, gostaria que você sinalizasse considerando o caso e com que argumentações mais posso ainda juntar e que tipo de documento confecciono contendo a argumentação.
Espero que tenha sido clara e aguardo seu breve retorno, pois tenho agendado para semana de 09/03 com a Coord Regional de Educação p apresentar o caso.
Conto com seu parecer.
Grata!
Jasiva, infelizmente muitos professores não compreendem o conceito de avaliação, recuperação ..
Bem, o argumento é lei federal n.8069/90 , artigo 53, inciso III que dá direito ao aluno contestar critérios avaliativos.
No seu caso o processo é de Recurso junto ao órgão competente.. é provável que tenha que seguir até o Conselho Estadual de Educação (CEE) porque em seu Estado suponho não deve haver um ato normativo que discipline o recurso de resultado de avaliação final.
O que vc tem que apontar no seu documento de recurso são as falhas da escola em relação ao Regimento Escolar. Porque o que rege a escola é o Regimento, então, vc deve encontrar falhas de procedimentos da escola.
Você deve também encontrar nos atos normativos do CEE fundamento para a sua defesa, sobretudo, ao que tange o processo de recuperação.
O que é importante não é a concepção de educação porque cada rede escolar ou escola são autônomas para optarem pela forma de ensinar, por isso que o argumento tem que se apoiar, necessariamente, na falha regimental da escola.
Eu presto este serviço de escrever o Recurso ,caso precise estou à disposição, mas cobro honorários para fazê-lo, ok? Se precisar entre em contato saranha@mpcnet.com.br
Abraços
Bom dia
Profa. Sônia
Me chamo Jaciara,Moro em Chapadinha-Ma.
estudo em escola pública..to bem triste,pois na minha escola,querem me deixa reprovada em matématica..fiquei de recuperação,só que o professor ñ compareceu no dia marcado,pra fazer a recuperação..e não fez…ele me deixou reprovada,com uma media 6..Posso fica reprovada?e os meus direitos?
Jaciara, que coisa heim?
1) Posso ficar reprovada? Pode se o Regimento Escolar disse que reprova em um único componente curricular.
Se vc ficar reprovada terá que pedir para um responsável legal seu (se vc for menor de idade) escrever um documento de Recurso contra o resultado da avaliação final endereçado ao diretor da escola.
Se o diretor da escola mantiver a sua reprovação daí segue com outro documento para a Secretaria de Estadual de Educação se a escola for estadual ou municipal.
Tem que tentar o recurso ok?
Boa tarde Profa. Sonia
Estou indignada….Minha filha Paloma, 17..passou de serie, para o 3º ano, e hoje 03/03/2015 ela é chamada na diretoria e informada que foi retida, e para se direcionar a sala do 2º ano!!!
O que devo fazer professora, por gentileza? Não consegui ir de imediato na escola, pois estou em experiencia no ,eu trabalho.
Obrigada
Fernanda, que coisa heim?
Qual é o Estado? Escola pública ou particular?
Bem, você deve escrever um Pedido de Reconsideração endereçado a Direção da Escola e se mantiverem a reprovação entre com Recurso junto a Secretaria de Educação.
Faça isso com urgência ok?
Eu presto este tipo de serviço mas cobro honorários, caso precise entre em contato comigo saranha@mpcnet.com.br
Abraços
Bom dia!
Fiz uma recuperação de inglês e só tinha apenas 7 questões e a prova da recuperação estava valendo 9,0 e eu tinha que tomar 5. a Media total é de 20 pontos, ou seja, 5 para cada unidade. ( são 4 unidades) e todos os outros professores fizeram uma prova valendo 10 ( uns com 10 questões e outras com 20 ) e a professora de inglês fez a prova valendo 9,0 e deu 1,0 de qualitativo (sendo que nem a todo mundo ela deu esses 1,0 ponto) se a prova valeu 9.0 eu tenho que tomar 4,5 pra passar ou tenho realmente que tomar 5,0? ela pode fazer isso? ( colocar a prova valendo menos de 10?) Salvador-Bahia
Júlia não tenho como opinar … eu teria que ler o que está expresso no Regimento Escolar para saber como ocorre o sistema de avaliação da sua escola, ok? Vou ficar lhe devendo essa!
URGENTEEEEEEE!
Bom dia! tenho 17 anos e 11 meses rs
Eu estudo no colégio deputado manoel novaes ( Salvador Bahia).
Eu fiz recuperação de algumas matérias, sendo elas ( Quimica, Historia, inglês, filosofia, Matematica) e no dia do resultado recuperação eu pedi correção de 3 materias, porque você pode pedir a revisão da recuperação até 3 materias ( eles disseram que ia corrigir, depois do carnaval ) . A pergunta é o seguinte a professora de filosofia me colocou na recuperação, eu fiz e passei na recuperação, só que quando cheguei no colegio eles disseram que fui reprovada nesta materia por não ter nota de 3 unidade, sendo que nas outras materias tenho todas as notas. É correto o professor colocar pra fazer a recuperação sendo que eles vão reprovar mesmo assim? to desesperada porque eu estudei para essas materias e Houve isso na materia de filosofia. se eu iria perder por falta na disciplina o correto não era eles avisarem antes de eu fazer a prova? ( eu estudei pra materia e fiz a recuperação como a professora pediu e tomei mais que a metade da nota. Posso recorrer? eu posso fazer dependencia de 3 materias, porem perdi em 3 e tem essa historia ai de filosofia, que agora está como se eu estivesse perdido em 4 e nao da pra fazer a dependencia. me responde pf ( desculpe o desespero é que eeu não quero repetir o 2º ano do ensino medio )
Olá Maria, pode recorrer.
1) Peça para a sua mãe escrever um Pedido de Reconsideração para a direção da sua escola.
2) Depois se a escola mantiver a reprovação, peça para a sua mãe escrever Recurso para o Núcleo Regional de Educação que supervisiona a escola http://institucional.educacao.ba.gov.br/nre.
3) Se ainda não der certo vc pode Pedir para a Ouvidoria ou para o Conselho Estadual de Educação.
Baseie-se na lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III que diz que a criança e o adolescente tem direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.
Abraços
oi bom dia, meu nome é Italo, moro em Caxias – MA estudo na escola C.E. Thales Ribeiro Gonçalves ..
gostaria de saber . Em quantas matérias são permitidas e para o Conselho de classe e qual a media mínima pra Aprovaçao ?
Italo, tudo depende da escola. Cada escola é autônoma para escolher o seu sistema de avaliação.
Algumas optam que se o aluno ficar em três componentes curriculares poderá ir para o Conselho, mas se ficar de quatro ou mais não fica reprovado direito.
Enfim. são muitas possibilidades .
A média também é escolha da escola. Tem escola que opta por 5,0, outras por 6,0 outras por conceitos enfim..
As escolas perante a lei federal 9394/96 são autônomas para escolherem o seu projeto pedagógico ok?
Abraços
meu filho repetiu o 2 ano ensino médio e eu perdi o prazo para solicitar a reconsideração por escrito, fiz mas foi verbalmente por ser escola particular ele tem direito a reclassificação?
Obrigada pelas informações!
Olá, boa tarde!
Moro no Ceará e minha filha ficou retida em 4 disciplinas. Pedi uma outra prova e, a contra gosto, ficaram de aplicá-la no último dia antes do início do próximo período letivo. Para que eu não tenha mais tempo de recorrer.
Questiono o resultado por saber que minha filha não merecia ser reprovada.
O caso é o seguinte: ela sempre estufou em escola particular com o ensino bem avançado, nunca reprovou, sempre teve bom comportamento e sempre cumpriu com os prazos e exigências da escola.
Até o mês de maio ela estudou em uma escola particular e então levei-a para estudar um termo na Nova Zelândia. Retornamos em outubro, então a matriculei em uma escola pública para evitar gastos com fardamento e livros, já que estávamos tão perto do fim do período letivo. A escola pública, a princípio, se recusou a recebê-la alegando a falta de notas. A escola da NZ entregou apenas um certificado. Então a CREDE, órgão responsável, interferiu e disse q a escola deveria aceitar de acordo com a LBD.
Ela frequentou todas as aulas, fez todas as atividades, recebeu diversos elogios e no dia que divulgaram o resultado a secretaria me informou que ela havia reprovado em todas as matérias! Cabe ressaltar que alguns professores nunca compareceram na aula. Pedi para ver as provas e o coordenador me trouxe 2, pedi para que ela refizesse a prova e ele voltou escoltado por alguns professores revoltados e de repente apareceram mais duas disciplinas que ela teria ficado de recuperação mas que não haveria provas. Apenas trabalhos que alegaram q foram avaliados e que ela não teria atingido a nota.
Insisto na realização da prova e eles me disseram que fariam, mas que não adiantaria nada! Que eu não tinha como comprovar que ele teve a frequência necessária e que o certificado da escola da NZ não valia.
Me sinto injustiçada, pois além de saber que ela tem mais conhecimento do que a maioria dos alunos que acabaram sendo aprovados, sei que tem outras qualidades morais que Tbm devem ser avaliadas.
A impressão que eu tenho é que minha filha está sofrendo uma represália por a escola ter sido obrigada pela CREDE a matricula-la.
Ela já esta estudando no ano seguinte em uma escola particular, pois o período letivo iniciou antes de o período da escola pública encerrar.
Seria um dano para a vida escolar e um dano psicológico ela ter que mudar de sala, para um ano anterior diante dos colegas. Ainda mais sabendo que foi o ano que mais estudou e evoluiu. Algumas dificuldades apareceram em decorrência de uma diferença de conteúdo, mas acredito que ela deveria ser reavaliada como um todo!
Gostaria muito de saber sua opinião.
Concordo com você Fernanda,
Faltou sensibilidade da escola e profissionalismo da direção que é a responsável para conduzir este processo.
Vc sabe me dizer se o CEE do Ceará tem ato normativo que discipline o recurso contra a reprovação de avaliação final?
Se tiver consiga para segui-lo.
Se não tiver faça o seguinte:
1) Escreva um Pedido de Reconsideração endereçado a direção da escola
2) Se mantiverem a reprovação
3) Escreva um Recurso para o CREDE que supervisiona esta escola
4) Se o Recurso for negativo, faça outro para o Conselho Estadual de Educação.
Conforme o processo segue vá anexando o documento anterior a fim de formar um processo mesmo.
Use a lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III que diz que o aluno tem direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores, ok?
Eu escrevo esses documentos, caso precise entre em contato mas cobro honorários ok? saranha@mpcnet.com.br
Abraços
Desculpa o erro, meu nome: Maria Rosa.
Olá Prof. Sonia.
Minha filha estuda em uma escola particular, médio e técnico. Se formou em administração e ficou em dependência em duas matérias, química e matemática. Conseguiu nota em química e ficou em dependência em matemática. Fiquei muito triste, pois fiz tudo que estava ao meu alcance, contratei uma pessoa para um reforço de final de ano, enfim, foi tempo perdido, pois não conseguiu a média necessária que seria 6.
Hoje, a escola me chamou para esclarecimentos e me informaram sobre as dificuldades que minha filha vem tendo na matéria e reunindo o conselho de classe, chegaram ao consenso de que não poderia reaver uma classificação e que a resposta final seria reprová-la mesmo. Mas ao mesmo tempo que me informaram sobre esta impossibilidade, eles insistiam para que se eu quisesse uma reconsideração, “até então, não sabia deste decreto, até porque a escola nunca nos informou sobre isso” que era um direito meu, só soube disso através do seu blog. Pois bem, diante desta certeza, eu não via mais motivo nenhum em querer esta reconsideração até porque deixei bem claro que pelo visto seria mais uma perda de tempo e fui pra casa. Chegando em casa, logo meu telefone tocou, era o coordenador; outra pessoa, dizendo que seria interessante que eu fizesse uma carta de reconsideração e que eu levasse minha filha na escola no outro dia para que uma pessoa acompanhasse ela na revisão da prova de exame, tirasse as dúvidas e consequentemente “acho”, que iriam dar mais uma oportunidade a ela. Na conversa disse a eles que mesmo que dessem uma nova oportunidade, que jamais ela tiraria nota 6, IMPOSSÍVEL, até porque ela sempre foi mal em matemática, sempre teve dificuldades. Chego a pensar que minha filha tem défice de atenção, pelo menos em exatas, pois desde o primeiro ano ela tira notas baixíssimas.
Na conversa com eles, levantei uma suspeita de que ela já vem arrastando esta deficiência desde o primeiro ano, devido um professor que não era bem visto pelos alunos, não como pessoa; ele erá ótimo, mas em ter dificuldades em passar matéria (matemática), os alunos não conseguiam acompanhá-lo. Precisou depois de várias reuniões e reclamações de pais, a escola tirou o professor. Com este professor, ela ficou o primeiro ano todo. Mas, penso que com isso os alunos só tiveram atraso “perderam o fio da meada”; pois pelo que entendo, matemática é um ciclo de métodos básicos para toda a matéria em si.
Uma dúvida me surgiu agora, quem seria a melhor pessoa a detectar um défice de atenção, seria eu ou a escola? Eu acho minha filha inteligente, em outras questões corriqueiras do dia a dia, gosta muito de ler, educada, de bom comportamento em classe; “até um pouco tímida”, sabe inglês quase que fluente, já foi viajar para o exterior, teve pouquíssimas faltas, exceto quando estava doente, foi muito bem no TCC, excelente em redações e muito boa em humanas.
Tudo isso aconteceu hoje e amanhã, a levo para esta nova reavaliação. Sei que deveria lhe enviar esta carta depois das reavaliação.. Mas, diante de tudo que lhe escrevi, o que mais me atenta é a questão de suas dificuldades na matéria, todas as notas são baixíssimas, desde o primeiro ano e tenho plena certeza que se a escola levar o mesmo método de média 6, ela certamente será reprovada.
Não sei se soube me expressar bem e deixar os assuntos bem esclarecidos. Mas se houver algum ponto em questão que possa me ajudar e me direcionar, ficaria desde já muitíssima agradecida e obrigada pela disposição em colocar um modelo de carta de consideração, pois amanhã estarei enviando para escola e pelo que li nas suas matérias, a escola terá 10 dias contados a partir da data de entrega, ou terão que dar como aprovada.
Um abraço!
Olá Maria Rosa,
1) É direito da sua filha vc interpor o Pedido de Reconsideração de formalmente e por escrito para a escola.
2) Ao receber o Pedido de Reconsideração a escola terá 10 dias para lhe responder.
3) Se a escola mantiver a reprovação vc entra com Recurso para o Dirigente de Ensino Regional e vc leva na escola e a escola encaminha para a Diretoria de Ensino (DE)
4) A escola terá 5 dias para encaminhar o Recurso para a DE
5) E a DE terá 15 dias para responder.
Quanto ao déficit de atenção, leve a sua filha eu um neuro para que ele faça uma avaliação, ok?
Abraços
Minha duvida é a seguinte: minha filha cursou o 8 ano em um colégio particular em 2014. No final do ano, ao sair o resultado, vi que ela ficou reprovada em uma matéria(historia). Procuramos o diretor da escola e a professora responsável pela disciplina mas não conseguimos reverter a reprovação. Estou com dificuldades financeiras e mao posso mais pagar escola particular
Consegui uma vaga no município mas não pude fazer a matrícula pq o município não aceita crianças em dependência. Minha filha esta apta a cursar o nono ano mas com dependência em história
O que faço? Não posso mais pagar colégio particular
Angelica, qual é o Estado e cidade?
Aguardo.
Olá, sônia,
sou de Recife-PE e na data de hoje o colégio realizou a entrega dos resultados e falou que minha sobrinha do 4º ano (ensino fundamental) havia reprovado. Ela ficou com média anual 5,5 em português e 5,5 em matemática e, assim, foi pra recuperação final nessas 2 matérias, mas não atingiu a média 6,0 do colégio.
você acha que essa situação pode ser revertida?
Carla, se será revertida ou não é difícil de dizer ,mas ela tem direito de recorrer segundo a lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.
Entre com Pedido de Reconsideração endereçado ao diretor da escola , se ele mantiver a reprovação entre com Recurso junto a Secretaria de Educação.
Presto serviço de elaborar o documento mas cobro honorários para isso. Caso precise , entre em contato saranha@mpcnet.com.br ok?
Abraços
Escola publica.
Moro em caracol!
Ja recorri na justiça, tou esperando resposta!
Tem alguma lei q me proteje professora?
Ruan, não sei lhe dizer .. eu precisaria ter mais detalhes do caso enfim.. vamos aguardar o que diz a Justiça não é?
abraços
meu filho nao foi bem na prova mais foi bem na recuperaçao pois mesmo assim a professora deu uma nota baixa para ele e reprovou o que fazer,
Andreia recorrer já fez isso? Qual é o Estado?