No próximo mês de dezembro até meados de fevereiro conviverei novamente, via blog, com pais paulistas guerreiros.
Incansáveis na busca do direito de seus filhos , fizeram uma peregrinação pela internet até encontrar informações que permitissem uma saída diante da reprovação eminente.
Enviaram inúmeros comentários via este blog e o blog do CentrodEstudos , enviaram e-mails , alguns me telefonaram , outros contrataram os meus serviços para elaborar as peças deste processo : o Pedido de Reconsideração e o do Recurso.
Foram à escola para entregar documentos, foram à Diretoria de Ensino em busca de informações.
Se chocaram com as negativas, se alegraram com a virada de mesa.
Mas lutaram pelos direitos de seus filhos por considerarem que a reprovação não seria um caminho educativo.
Dos casos que atendi diretamente no ano passado foram 70% de alunos aprovados diante do Pedido de Reconsideração sem necessitar do Recurso.
Dos casos que foram para Recurso 10% conseguiram vitória, 10% o pedido foi negado e 10% seguiram para o Conselho Estadual de Educação.
Não vi nenhum caso que fosse sem fundamento. Todos continham uma boa razão. A maioria dos alunos estudam em anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio e foram reprovados em duas ou três disciplinas, mas por décimos. Outros casos diziam respeito a inclusão que não foi feita ou foi feita de modo incorreto.
Os casos mais difíceis de serem revertidos são os que envolvem a reprova por faltas, frequência menor do que 75%. Mas mesmo assim um aluno conseguiu ser aprovado pelo pedido de reconsideração.
É possível, então, concluir que vale a pena , diante de uma reprovação, fazer uso da Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revogou todas as anteriores.
Ela permite que o Conselho de Classe reveja com mais calma o processo daquele aluno específico, a partir de um pedido que pode iluminar alguns pontos que não foram considerados na hora do Conselho de Classe geral.
É um momento muito educativo para todos os envolvidos, permitindo que compreendam melhor suas responsabilidades:
– para os pais fica a lição de que é preciso acompanhar de perto o desempenho de seus filhos registrando todas as reuniões com coordenação por escrito; encaminhando de imediato o filho para outros profissionais se a escola solicitar; encaminhando de imediato para a escola os laudos médicos, ficando com os originais;lendo e tirando cópia do Regimento Escolar e compreendendo como se dá o sistema de avaliação da escola e, por último, solicitando um programa de educação com necessidades especiais para alunos que possuem uma especificidade: hiperativos, TDAH, DA, síndrome de dow, lesão cerebral, surdez parcial ou total, síndrome de pânico, síndrome de asperger, etc…
– para os alunos fica o aprendizado de que é preciso estudar mais , mas o que é estudar mais? É apenas se organizar, ter disciplina e um método de estudos a ser seguido. Estudar é disciplina , é ter um método organizativo e sistemático que possibilite avanços. O aluno também precisa conhecer os direitos e deveres que constam do Regimento Escolar e , sobretudo, como é o sistema de avaliação adotado pelo colégio para poder prever melhor os resultados.
– para os professores um processo de reconsideração e recurso faz com que a reprovação seja compreendida como instrumento pedagógico, cujo objetivo é o avanço do aluno frente os objetivos pretendidos, mas ter claro que o melhor caminho é a análise do processo, com propostas diferenciadas de ensino que contribuam com alunos que possuem uma especificidade de modo de pensar e agir. Reprovar aluno por décimos é um método arcaico e que não contribuirá com a construção de conhecimentos posteriores. Avaliação punitiva e seletiva não se faz presente na lei federal n.9394/96 e, tampouco, em atos normativos dos Conselhos de Educação.
– para os gestores fica a lição de que é preciso presidir os Conselhos de Classe com maior apuro. Investigar melhor os casos para que não se cometam erros. Uma reprovação significa um ano de investimentos jogados na lata do lixo, um ano de vida de uma criança ou adolescente que se foi, um ano de perspectivas frustradas. De modo que reprovar só é possível quando há uma consenso entre todos os envolvidos de que a reprovação é o melhor caminho a ser percorrido no sentido de alavancar competências e habilidades imaturas. Reprovar um aluno por duas vezes no mesmo ano é incompetência . Não há aprendizagem sem o ensino, portanto, ao avaliar a aprendizagem se está , ao mesmo tempo , avaliando o ensino. Quando há uma reprovação de aprendizagem o ensino também está sendo reprovado.
Esta Deliberação CEE-SP n.155/2017 revogou todas as anteriores. Espero que os Conselhos Estaduais de Educação de outros Estados também disciplinem esta matéria que , a meu ver, é democrática e tem um sentido pedagógico relevante para todos os envolvidos.
————————————————————-
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo.
depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
boa noite
minha filha estuda no colégio militar ficou reprovada em matemática por 0,07 decimo, tentei vários argumentos para eles passarem ela mais não obtive exito tivemos um motivo grave de doença na família, e não dei a atenção que ela merecia, por esse motivo ela não conseguiu alcançar a media.
onde posso recorrer para tenta com que ela passe de ano pois sinto que não e justo pois nas ouras ela tirou notas boas
e justo uma criança de 10 anos reprovar tendo capacidade de segui em frente.
e infelizmente as regras do militar são muito rígidas
att
deina
Professora Sonia,
Meu filho foi reprovado no primeiro ano do ensino médio, no estado de São Paulo. A direção disse que o conselho não o aprovará na reconsideração e pediu para eu pedir entrar direto com o recurso. Como fica isso?
Obrigada
A escola pode me reprovar por falta por cada matéria? o certo não é pelo total de tudo ?
9 ano escola publica estado de sp ..
Na minha escola se a pessoa ficar de recuperação final em 1 matéria e não for fazer a prova ela reprova ,perdi a prova mas eles não têm segunda chamada e me reprovaram por 1 matéria
OLÁ minha filha estuda em uma escola publica de minas gerais e de acordo com a escola ela foi reprovada em duas materias ingles e quimica ela esata no 3ano do ensino medio. No final do ano 2016 fez vestibular e passou em 3 º lugar ,AGORA JA FUI NA ESCOLA E ELES FALAM QUE ELA DEVE USAR O ENEM PARA SE FORMAR MAS NAO CONCORDO ELA QUER ENTRAR NA FACULDA DE ONDE DEVO RECORRER ?Ja Fiz ate pre matricula na faculdade onde ela passou paguei metade do valor.
Boa tarde sonia , segunda minha mãe vai ir com esse modelo lá explicando etc
e vc falou dessa reclassificação como funciona ? to no 9ANO oitava serie
ano q vem iria pro 1
Eu vou fazer o pedido
vc tem algum modelo ?
Leandro, segue:
A
Ilm. (a) Sr. (a) __________________
Diretora da Escola ____________________
P E D I D O de Reconsideração
Eu , ____________________,portador do RG ____________ residente a rua ____________________ município ___________ responsável legal pelo (a) aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no ________ ________ no ________do Ensino ___________, venho mui respeitosamente ,solicitar a V.Sa, pedido de reconsideração do resultado de avaliação final do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) à luz da legislação lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III e da Deliberação CEE n.120/2013 e suas alterações n.127/2014 e n.128/2014 (essa parte final se for do Estado de São Paulo… outros Estados não use)
Histórico:
Conte o motivo pelo qual quer a reconsideração. o que aconteceu …
Na certeza de que poderer contar com V.Sa na análise do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) revertendo o resultado da avaliação final é que subscrevo-me na presente data aproveitando esta oportunidade para reiterar a V. Sa os protestos da minha mais elevada estima e consideração.
nome
Data:
é minhas notas tbm tá tudo horrível mesmo assim se eu entrar com recurso consigo reverter isso ?
Bom dia Sonia
Fui reprovado por frequência insuficiente fiquei sabendo hoje
Mas o motivo de tanta falta é que tenho diabetes tipo 1 cronica
a escola já sabe desde o ano passado com laudos
POSSO RECORRER? estado de sp escola publica
se poder como faço ?
Leandro , pode recorrer, já passei o modelo para você em outro comentário seu…
Mas não é fácil reverter uma reprovação por falta.
Dependendo do ano que você estuda você poderá solicitar uma reclassificação em 2017 , isso é previsto em uma RESOLUÇÃO SE Nº 20, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1998 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Use esta Resolução,ok?
abraços
Sou de Cachoeiro de Itapemirim – ES., onde meu meu filho de 14 anos que à 12 anos e meio estuda com a mesma turma em uma escola particular de nossa cidade, soube nesta manhã, que o mesmo que estava indo para o 9º ano, ficou reprovado em 02 (duas) matérias, onde ao passar o resultado pro mesmo, fica impossível aqui explicitar a situação emocional que estamos passando ele… Tem Jeito? Tentei te ligar, mas não consegui falar. Obrigada MESMO.
Sandra, não estou atendendo o telefone nesses dias em função do volume de ligações e não consigo atender a todos, infelizmente.
No Espírito Santo não há ato normativo que discipline o recurso ,mas você pode tentar usando a lei federal n.8069/90,artigo 53, inciso III.
Primeiro faz o Pedido de Reconsideração na própria escola e se for indeferido você entra com Recurso e daí está o problema porque não havendo ato normativo que discipline o recurso fica sem saber onde interpor o Recurso, mas tente o Conselho Estadual e ao mesmo tempo o Ministério Público, ok?
abraços
Sonia, meu filho ficou de recuperação em 6 matérias , ele passou em 4 das 6 , nessas 2 , foram 1 por um ponto e outra por meio ( 0,5 ) , e segundo a funcionária da diretoria , ele não teve direito a ir para o conselho de classe, isso procede ? Realmente não tem direito ?
Mesmo a escola tando ciente do problema de saúde que teve nesse ano letivo.
Vania, sim procede dependendo do Regimento Escolar. Leia o Regimento no capítulo de Avaliação e Recuperação.
Agora, o problema de saúde, dependendo do problema, pode caracterizá-lo como aluno com necessidades educacionais especiais e daí sim é possível reverter a reprovação.
ok?
abraços
Ola boa tarde!
Estou com um problema…
Minha filha fez esse ano o 2° grau Tecnica em ADM ultimo ano…minha filha tinha muitas faltas em ed.Fisica…mais como passei por uma cirurgia na bexiga e fiquei acamada…ela foi minha acompanhante e adispensaram da diciplina…porem ela ficou em DP em matematica…rec em Espanol e econoMia… ela ficou retida entrei com um pedido de recurso…no dia seguinte…Entreguei na mão do diretor, onde o mesmo protocolou e carimbou, ficando com uma das vias, me pediu para aguardar a reunião conselho e continuar com os preparativos da formatura.Minha filha entrou em contato com a professora de espanhol no Facebook pela mensagem privada, pedindo que a ajudasse liberando a recuperação antes da reunião do conselho, ela liberou e minha filha participou da prova de recuperação fazendo um trabalho exigido por ela e uma prova oral aplicada dentro da unidade escolar em sala de aula com os demais alunos, só que a mesma não apresentou a nota do trabalho e da prova e não alterou a nota na lista de “notas” sendo que afirmou que ajudaria no que disse preciso com a matéria dela, por causa dessa professora, depois do último conselho minha filha continou retida pois a mesma não representou a recuperação com as notas da minha filha, ela ocultou a recuperação, que seriam a prova oral e o trabalho.Foi muito constrangedor pois liberaram todos os alunos inclusive os que estavam com pedido de recurso para a festa de colação de grau onde estavam presentes familiares e amigos que presenciaram a participação desses alunos sem uma decisão do conselho, e depois de tudo isso, no presente momento, alegaram que a minha filha estava retida, me ajude, não sei o que fazer.Penso em entrar com um novo recurso pela secretaria da educação e com um mandado de segurança,estou no caminho certo?
Carmen Ramos, onde você mora? No Estado de São Paulo?
Se for você já entrou com o Pedido de Reconsideração e que foi indeferido. Agora é interpor o Recurso endereçado para a diretoria de ensino, ok?
Não há muito a ser feito exceto seguir o trâmite.
Se você não for do Estado de São Paulo fica mais difícil a situação porque não há onde recorrer mas poderá tentar fazer o Recurso e seguir para o Ministério Público ajudar em arbitrar isso.
Sua filha não participou da celebração de formatura, se tivesse participado e depois reprovado poderia acionar a Justiça.
ok?
deixei um pedido de auxílio ontem, mas tenho mais uam dúvida se a direção reprovar meu filho no 2º ano do ensino médio mesmo com meu pedido de rever a reprovação, ele estuda eme scola particular, aonde devo recorrer , moro no paraná!!
Bom dia, gostaria de saber como devo proceder no meu caso: Reprovação por falta, sendo está injusta porém é minha palavra contra a da professora, mas todos os alunos da turma notaram que haviam equívocos e confusão em suas contagens de faltas.
Sou aluno do terceiro ano em Geografia.
fui aprovada em 3 vestibulares, inclusive na puc, chegue a fazer a mateicula ei a pagar o primeiro mês da faculdade, mas reprovei em três matérias na escola, como passei em vestibular tenho como recorrer pra que eu possa pegar o diploma de conclusão do ensino médio?
Olá eu estou reprovada em 2 matérias português e biologia, porém eu precisava de 6 em inglês mas só fiquei com 5, posso ser reprovada por um ponto?
Estou no 1 ano do ensino médio.
Sou do Rio de janeiro.
Nome da escola é CAIC EUCLIDES DA CUNHA a escola é estadual.
Boa noite Professora Sônia!
Gostaia de uma opinião sua sobre um caso que envole o meu filho que está no 8 ano: Ele está sendo retido por não atingir a média em 3 disciplinas: matemaica, inglês e geografia. Acredito que sua reprovação vai lhe causar atrasos em sua formação ao invés de ser uma forma ideal para alavancar sua aprendizagem em um tempo futuro. Digo isso porque acompanho sua vida escolar. O que devo fazer?
Boa noite Profa Sônia.
Minha prima foi na reunião do filho dela para saber o resultado final, ele está no 3° ano do fundamental, chegando lá a professora informou à ela que estaria retendo o menino porque ela podia fazer até 4 retenções na sala e, estava em dúvida entre ele e outro menino. No final resolveu pelo filho dela. Motivo o outro não tem família e reprová-lo seria como um castigo. A professora já havia até dito para o meu primo que ele tinha sido aprovado. Até o boletim está rasurado no local onde se coloca o resultado final. Estava aprovado e a passaram corretivo e mudaram para retido. A média dele é 5. O q fazer? Falei para minha prima entrar com recurso.
A média escolar em 4 bimestres é 5, minha namorada ficou com 19,3 em matemática no final do 3° ano do Ensino Médio, sendo que precisava de 20, há algo que possamos fazer para ela não reprovar?
Bom dia profa. Sônia,
Meu filho está no 5º ano fundamental, pegou recuperação em uma unica matéria, ele irá fazer a recuperação desta matéria, caso ele não consiga a nota para passar ele pode ser reprovado de acordo com as deliberações do MEC ou outras instituições?
aguardo seu retorno,
obrigada.