No próximo mês de dezembro até meados de fevereiro conviverei novamente, via blog, com pais paulistas guerreiros.
Incansáveis na busca do direito de seus filhos , fizeram uma peregrinação pela internet até encontrar informações que permitissem uma saída diante da reprovação eminente.
Enviaram inúmeros comentários via este blog e o blog do CentrodEstudos , enviaram e-mails , alguns me telefonaram , outros contrataram os meus serviços para elaborar as peças deste processo : o Pedido de Reconsideração e o do Recurso.
Foram à escola para entregar documentos, foram à Diretoria de Ensino em busca de informações.
Se chocaram com as negativas, se alegraram com a virada de mesa.
Mas lutaram pelos direitos de seus filhos por considerarem que a reprovação não seria um caminho educativo.
Dos casos que atendi diretamente no ano passado foram 70% de alunos aprovados diante do Pedido de Reconsideração sem necessitar do Recurso.
Dos casos que foram para Recurso 10% conseguiram vitória, 10% o pedido foi negado e 10% seguiram para o Conselho Estadual de Educação.
Não vi nenhum caso que fosse sem fundamento. Todos continham uma boa razão. A maioria dos alunos estudam em anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio e foram reprovados em duas ou três disciplinas, mas por décimos. Outros casos diziam respeito a inclusão que não foi feita ou foi feita de modo incorreto.
Os casos mais difíceis de serem revertidos são os que envolvem a reprova por faltas, frequência menor do que 75%. Mas mesmo assim um aluno conseguiu ser aprovado pelo pedido de reconsideração.
É possível, então, concluir que vale a pena , diante de uma reprovação, fazer uso da Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revogou todas as anteriores.
Ela permite que o Conselho de Classe reveja com mais calma o processo daquele aluno específico, a partir de um pedido que pode iluminar alguns pontos que não foram considerados na hora do Conselho de Classe geral.
É um momento muito educativo para todos os envolvidos, permitindo que compreendam melhor suas responsabilidades:
– para os pais fica a lição de que é preciso acompanhar de perto o desempenho de seus filhos registrando todas as reuniões com coordenação por escrito; encaminhando de imediato o filho para outros profissionais se a escola solicitar; encaminhando de imediato para a escola os laudos médicos, ficando com os originais;lendo e tirando cópia do Regimento Escolar e compreendendo como se dá o sistema de avaliação da escola e, por último, solicitando um programa de educação com necessidades especiais para alunos que possuem uma especificidade: hiperativos, TDAH, DA, síndrome de dow, lesão cerebral, surdez parcial ou total, síndrome de pânico, síndrome de asperger, etc…
– para os alunos fica o aprendizado de que é preciso estudar mais , mas o que é estudar mais? É apenas se organizar, ter disciplina e um método de estudos a ser seguido. Estudar é disciplina , é ter um método organizativo e sistemático que possibilite avanços. O aluno também precisa conhecer os direitos e deveres que constam do Regimento Escolar e , sobretudo, como é o sistema de avaliação adotado pelo colégio para poder prever melhor os resultados.
– para os professores um processo de reconsideração e recurso faz com que a reprovação seja compreendida como instrumento pedagógico, cujo objetivo é o avanço do aluno frente os objetivos pretendidos, mas ter claro que o melhor caminho é a análise do processo, com propostas diferenciadas de ensino que contribuam com alunos que possuem uma especificidade de modo de pensar e agir. Reprovar aluno por décimos é um método arcaico e que não contribuirá com a construção de conhecimentos posteriores. Avaliação punitiva e seletiva não se faz presente na lei federal n.9394/96 e, tampouco, em atos normativos dos Conselhos de Educação.
– para os gestores fica a lição de que é preciso presidir os Conselhos de Classe com maior apuro. Investigar melhor os casos para que não se cometam erros. Uma reprovação significa um ano de investimentos jogados na lata do lixo, um ano de vida de uma criança ou adolescente que se foi, um ano de perspectivas frustradas. De modo que reprovar só é possível quando há uma consenso entre todos os envolvidos de que a reprovação é o melhor caminho a ser percorrido no sentido de alavancar competências e habilidades imaturas. Reprovar um aluno por duas vezes no mesmo ano é incompetência . Não há aprendizagem sem o ensino, portanto, ao avaliar a aprendizagem se está , ao mesmo tempo , avaliando o ensino. Quando há uma reprovação de aprendizagem o ensino também está sendo reprovado.
Esta Deliberação CEE-SP n.155/2017 revogou todas as anteriores. Espero que os Conselhos Estaduais de Educação de outros Estados também disciplinem esta matéria que , a meu ver, é democrática e tem um sentido pedagógico relevante para todos os envolvidos.
————————————————————-
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo.
depósito no Banco Itaú -Ag.1370- c/c 05064-1
por favor me ajuda me orienta a fazer alguma coisa pois não sei o que fazer e também não quero ficar reprovada ficar no segundo ano novamente por favor se puder responder urgente agradeço!
eu faço segundo ano do ensino médio só que ano passado também fazer segundo ano porém eu fiquei em recuperação em 7 matérias passei em 4e foi para dependência com três matérias Porém esse ano a diretora do colégio me disse que eu tinha reprovado e vou fazer um do ano novamente eu gostaria de saber se tem alguma coisa que eu posso fazer algum recurso por quê Ela me reprovou eu estou fazendo segundo ano novamente eu vou fazer 17 anos
Eduarda… onde você mora? escola pública ou particular?
Mas convenhamos não foi a diretora que lhe reprovou.. ela não tem esse poder.. não é?
Você ficou reprovada em três matérias é isso?
Aguardo
Sonia, eu falei pessoalmente com o diretor hoje
ele me disse que o 9 ano só faz se os pais assinar o documento dos termos da escola para mim fazer a prova
ele disse que não recomenda eu fazer isto
pois eu vou terminar a escola como se tivesse pulado o 9 ano
e não teria terminado o ensino fundamental
ai não poderia ingressar em faculdade etc
mas ele disse se eu quiser mesmo
meus pais vai lá assina é eu faço em março a prova
Matheus, a reclassificação no 9o ano é complicada mesmo.. fica sem o certificado do ensino fundamental..
Não é que não poderia ingressar na faculdade.. faz fica um problema aí que eu não sei como resolve.
Siga o modelo – pede para a sua mãe ou pai fazer assim:
À
Direção da EE …………………..
Assunto: Reclassificação
Eu, (nome da mãe ou do pai), portadora do RG _________ , brasileira, residente ________n._______
bairro _________, município de __________, responsável legal pelo aluno Matheus……………. ,
regularmente matriculado no ano letivo de 2017, no 9o do Ensino Fundamental na EE …………… , localizada – à R.____________ , n. ________ , em mesmo município, interponho este Pedido de Reclassificação.
Sabemos que há um impedimento para reclassificação no 9o ano do Ensino Fundamental para o 1o ano do Ensino Médio, no entanto, o Parecer CEE-SP n. 169/14 diz: “(..) deve tomar as providências para a reclassificação do aluno, nos termos da legislação vigente.” De modo que se o Conselho Estadual de Educação autorizou a reclassificação do 9o ano para o 1o ano Médio deve haver um modo de não deixá-lo sem a certificação do Ensino Fundamental e não prejudicar a sua vida acadêmica futura.
Na certeza de poder contar com o deferimento deste meu pedido, subscrevemo-me na presente data
……………., 10 de fevereiro de 2017
___________________________
assinatura
ok?
Vamos ver o que o diretor diz. Abraços
preciso muitissimo de ajuda!! estou tentando concluir o 3º ano do ensino medio no entanto fiquei de recuperação em 4 matérias, materias estas que apresento enorme dificuldades de aprendizado e ja foi ate mesmo constatados pelos meus professores de respectivas materias. no entanto, como tenho menos de 18 anosnão posso apelar por outros meios para sair deste tormento que é a recuperação. como faço parra não ter que passar por todo o processo de fazer o 3º ano mais uma vez.
estou desesperada e parece não haver muitas saidas para mim. 🙁
S.S.
Já tentou o EJA – Educação de Jovens e Adultos somente do 3o ano do Médio? Esta é uma boa saída. Em 6 meses você termina.. Busque em escola pública (não em particular porque a maioria é ilegal)
Já fez o Pedido de Reconsideração? Tente .. de repente os professores reconsideram .. .
Mas acho que a saída é o EJA porque vc já tem 18 anos, ok?
abraços
Liguei lá na escola, a coordenadora me disse que 9 ano não faz reclassificação
somente do 1 pra cima que vai fazer
ela tá certa?
Matheus, sim.. de certo modo.. mas tente o que eu propus em outro comentário…
OK vou ligar amanha de tarde na escola e irei perguntar se no regimento tem a reclassificação
Ai se tiver e só eu pedir ? ai automaticamente vou para 1 do ensino médio ?
E o seguinte , eu estou perdida , por favor me ajude eu n sei oq fazer , 0ra resumir a estoria foi assin
Eu fui buscar as notasno final do ano e ver onde eu fiquei ,
Ai a professora e a secretaria virou pra mim e falou VOCE FICOU EM REDAÇÃO E MATEMATICA , ate ai ok , fiquei feliz pq achei q ia ficar em umas 5 , rs rs n sou muito boa aluna , mas sou muito queta , entao n atrapalho a aula nem faço diferença na vida de ninguém la , boooommm
Ai eu fiz a recuperação de redação de matematica e no final quando eu fui pegar os resultados eu me deparei com um (Conservada )
E todos os outros da minha sala passaram , todos , maconheiros repetentes todos
Eu estou no 9 ano , vou pro primeiro no caso
Eu falei com a diretora e sabe oq ela me disse ?
Disse q eu tinha ficado em 4 materias e q eu faltei duas provas , e q por isso eu n passei
Ah ! E tanbem me disse q se eu tivesse ido sem estudar como todos os outro e so marcasse presença de prova e tivesse tirado 0 eu teria passado 😉
To com tanto odio , foi tao enjusto , agora tou aq depresiva a unica da sala q perdei no nono ano , primeiro dia de aula querendo morrer
Agatha Olivera , mas que coisa? Onde você mora?
Aguardo para lhe dar uma orientação ok?
abraços
tem como eu fazer a reclassificação ?
Matheus, você terá que fazer a solicitação na escola que está matriculado, se na escola não tiver a reclassificação prevista em Regimento, terá que verificar em outra escola que tenha, ok?
abraços
Piracicaba interior de sp
Boa noite, eu estou desesperada, reprovei o 3° ano, eu quebrei o pé e fui tirada dá escola após a vice diretora não ter passado meu atestado para os demais… Quando voltei eles simplesmente me colocaram em outro número, teve pessoas que tinham menos frequência q eu, sem nota, e com DP, é simplesmente foram aprovados mesmo sem atestado, já eu tive a grande decepção de ser reprovada, minha mãe recorreu, mas gostaria de saber como vou saber se conseguir ou não o recurso
Agradeço desde já.
Olá Sonia
Eu fui reprovado o fim de 2016 estava no ( 9 ano de tarde escola publica) fui reprovado por ter muitas faltas é notas abaixo da média
to fazendo o 9 ano de novo de manhã
eu ainda posso fazer alguma coisa algum recurso?? fazer o mesmo ano de novo é mt ruim
Matheus,
Hummm onde você mora? Você não me disse?
Aguardo
Estou enfrentando um drama terrível que eu achei que tinha dependência para o 5o ano mas não tem me disseram na Secretaria de Educação que não tem na Secretaria de Educação de serão que eu tinha que convocar todas as mães que os alunos foram reprovados eu comuniquei a site mais nenhuma delas quiser aí eu já gastei o que tinha e o que não tinha o que podia para poder reverter essa história e não consigo eu gostaria mui respeitosamente saber da doutora o que eu posso fazer por que minha filha está em com dependência duas matérias matemática história e a escola particular não tem como dar essa dependência porque dizem que aqui no Rio de Janeiro não existe dependência para o 5o ano antiga quarta série O que eu faço por favor me responda o que que eu posso fazer se eu posso colocá-la numa escola que tenha quinto ano e e através do aprendizado dela se pode passar a menina no meio do ano para sexto ano que que eu posso fazer Me ajuda
Vera, é o seguinte:
Não há dependência para o 5o ano.
No 5o ano se reprova ou se aprova.
Não há nada a ser feito em relação a dependência.
O que dá para fazer:
1) Reclassificação na escola pública do 5o ano para o 6o ano. Verificar com a escola pública se eles tem este expediente no Regimento Escolar;
2) Entrar com Pedido de Reconsideração na escola que reprovou a aluna e depois com Recurso.. não é fácil reverter uma reprovação mas poderá recorrer usando a lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.
ok?
abraços
Estou passando por um problema, cursei o 7° período da faculdade que é estagio 1, durante esse período aconteceu uns problemas financeiros e consequentemente de saúde e tive algumas faltas no estagio, mas sempre relatei o que estava acontecendo ao supervisor e coordenador do curso, mais disseram que ia conversar e resolver essa pendência para que eu pode-se pagar esses dias que faltei posteriormente, mas para minha surpresa agora que estou no final do período fui informado que já estou reprovado ! sem ter nem uma explicação, ou melhor, disseram que obtive a nota suficiente do estágio mesmo cumprido todas as atividades propostas durante o período que fiz o estágio.
queria saber o que posso fazer para reverter essa situação, pois foram 330 horas, e não posso perde além de atrasar o curso 6 meses aguardo uma resposta obrigado.
Olá, profª Sonia!
Meu filho cursou o 9º ano em 2016 em uma escola particular em SP .Lá não há recuperação paralela, apenas exame final e anual que ocorreu nos dias 26 e 27/01/2017. Ele ficou de Quimica e Fisica ( que compõe a matéria Ciencias no boletim) não passou no exame final e tirou 7,0 no exame anual, porém juntando com a média anual ficou com a nota 5,9, sendo assim reprovado no 9º ano por 0,1 décimo em apenas esta matéria.
A escola agiu dentro da Lei?
Fabile , provavelmente…
Depende do Regimento Escolar da escola que pode escolher o sistema de avaliação.
Mas você poderá recorrer ok?
Primeiro você faz o Pedido de Reconsideração e depois o Recurso caso seja indeferido o Pedido de Reconsideração.
Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Mas cobro honorários.
Abraços
Olá,minha filha está no 3 ano do ensino médio e reprovou em geo e artes sendo q artes ficou com cpa,posso recorrer ,mesmo que ela não aprove mas queria que pudesse recuperar só as matérias que nao aprovou!
Se poder me ajudar agradeço muito
Valdirene dos Santos, sim pode recorrer. Recorrer é direito do aluno, mas se resultará em êxito daí não se sabe, ok?
Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa do aluno Pedido de Reconsideração e depois Recurso, mas cobro honorários para fazer isso.
caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá eu gostaria de saber o seguinte, eu fiquei de recuperação final em APENAS UMA MATÉRIA sociologia, no 1 ano do ensino médio, e não teve prova, somente eu precisaria assinar e como o diretor disse eu já teria passado, porem não foi como o esperado, eles não me passaram. existe alguma possibilidade de eu rever esse caso??
Pâmela Stéfany, sim faça o Pedido de Reconsideração e depois o Recurso se negarem.
Eu presto serviço de escrever a defesa do aluno , mas cobro honorários. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Precisa recorrer porque ficar reprovada apenas em sociologia é o fim..
abraços
Bom dia! Tenho uma dúvida. É o seguinte: Concluí o meu curso de serviço social agora em dezembro e fiz a dependência de uma matéria do semestre anterior e fiquei reprovada por apenas 1 ponto, sendo que fui aprovada em todas as disciplinas, TCC, Estágio, enfim, tudo. Tenho como recorrer, conversar na faculdade i que seria possível fazer, porque recebi uma proposta de emprego e estou impossibilitada por não possuir o número do CRESS. Será que a faculdade teria alguma alternativa como entregar um trabalho para conseguir esse ponto ou até mesmo disponibilizar um certificado de curso provisório para que eu possa apresentar nessa vaga de emprego? Aguardo ansiosa pela orientação. Muito obrigada.
´´É possível, então, concluir que vale a pena , diante de uma reprovação, fazer uso da Deliberação CEE-SP n.127/2014. (altera a Deliberação CEE-SP n.120/2013)
Ela permite que o Conselho de Classe reveja com mais calma o processo daquele aluno específico, a partir de um pedido que pode iluminar alguns pontos que não foram considerados na hora do Conselho de Classe geral.´´
-Isso se aplica mesmo tendo entrado no mes de ferias do final de ano-.(estou sem interrogaçao).
Pois, eu fui com meus pais a escola(estou no 1ano do ensino medio), e simplismente disserem que eu iria reprovar de ano e que nao teria problema porque ainda tenho 17anos.Acho isso muito injusto, pois, ja repeti de ano antes por problemas pessoais, e me esforçei para passar, simplesmente por falta de descaso e atençao terei que repetir o ano novamente. Preciso de uma orientaçao , desde ja obrigada.
Karynna,
Onde você mora?
Quando soube da reprovação?
Preciso saber porque no Estado de São Paulo e Santa Catarina há prazos.
Aguardo
meu filho ficou reprovado em biologia e ingles no 2 ano do ensino medio ele pode fazer o 3 ano e pagar as disciplina que ele fikcou em horario oposto?
Alberto, depende da escola. Se a escola que ele reprovou oferece a progressão parcial/dependência sim.. mas caso contrário, não.
Outra possibilidade é fazer reclassificação em um outra escola. O aluno é matriculado na série da reprova, depois de 30 dias a escola aplica uma avaliação se ele atingir os objetivos ele é reclassificado para a série seguinte.
ok?
abraços
Boa tarde!
Meu filho esta com 11 anos e foi retido pela segunda fez – 3 e 5 ano. Como a escola nao soube me explicar o que esta acontecendo, resolvi procurar ajuda junto a uma neurologista, onde após avaliaçao junto a psicopedagoga obtivemos o diagnostico de Defite de Atençao.
A Dra de imediato solicitou a revisao da retençao junto a escola, emitiu uma carta para a mesma com diagnostico e tratamentos que serao necessarios medicaçao e terapia, além de aulas de reforço. Todavia, nao sei como proceder, pois a escola so voltará a funcionar no dia 1/02.
Liguei na Secretaria de Educaçao, porém nao souberam me infomar como devo prosseguir.
Somos de Curitiba/PR, gostaria de esclarecimentos para que quando for a escola estaja preparada e ciente dos direitos do meu filho.
Desde de ja muito obrigada.
Rosana,
1) A escola tem direito de reprovar o aluno caso o mesmo não atenda o Regimento Escolar. Cada escola é autônoma para adotar o sistema de avaliação que lhe convier;
2) Se o diagnóstico de Déficit de Atenção foi feito depois da reprovação é bem difícil de conseguir reverter a reprovação porque a escola alegará que não assistiu o aluno porque não sabia do D.A.
3) Se o diagnóstico foi realizado antes da reprovação e apresentado na escola a tempo da escola assistir o aluno como devia mas a escola não fez, daí sim as chances de reverter a reprovação são boas.
Paraná não tem ato normativo do Conselho Estadual de Educação que discipline o processo de recurso.
Então, será preciso primeiro interpor o Pedido de Reconsideração na escola e se negado ir para a Ouvidoria conforme informo neste link aqui https://www.soniaranha.com.br/estado-do-parana-e-o-recurso-contra-a-reprovacao-escolar/
ok?
abraços