1) Relaxe !
Crianças em casa sob a sua responsabilidade (seja você mãe, pai, tia, avó,etc.) durante um bom tempo requer uma boa dose de relaxamento, isto é, deixar as coisas, quaisquer que sejam elas, de lado e focar literalmente nas crianças.
2) Brincar de cozinhar
Uma brincadeira educativa e que as crianças adoram é ir para a cozinha. Fazer bolo ou biscoitos é uma experiência muito bacana para qualquer idade porque envolve o aprendizado da química. Isso mesmo: mistura de materiais, temperatura e transformação. Mas além da química também ocorre o aprendizado da matemática por intermédio das quantidades e medidas que constam na receita. Há ainda a leitura da receita propriamente dita e a dos rótulos dos ingredientes. Depois aprender a esperar o tempo da cozedura e o tempo do esfriamento para comer o bolo que pode ser de laranja, fubá, milho, limão , mas também a brincadeira de cozinhar pode ser com bolinho de chuva,pão de pata, pão de queijo, pão ou pizza, uma delícia!
3) Brincar de ver nuvens no céu
Nada mais gostoso do que deitar de peito pra cima para ver as nuvens no céu e descobrir os desenhos que formam. Pegue um cobertor e vá para o quintal com as crianças. Se morar em prédio e o apartamento contar com sacada dá para sentar e olhar para o céu ou descer no pátio e estender o cobertor e deitar sobre ele. O mais bacana é ir para um gramado , mas não tendo um por perto o jeito é ficar no pátio de cimento mesmo. Todos de barriga pra cima a olhar o céu de nuvens e a mostrar, um para o outro, as figuras que as nuvens formam. Durante a brincadeira pode também contar para as crianças como é que as nuvens são formadas e depois, quando fizer um chá da tarde, mostrar para as crianças a chaleira e a evaporação da água. Um bom ensino de ciências!
4) Brincar de ver as estrelas
Outra coisa boa de fazer nas férias é deitar fora de casa com cobertor e tudo o mais e ficar olhando as estrelas. Tem que escolher uma noite sem lua para que as estrelas possam ser vistas. Mostrar o Cruzeiro do Sul e também as Três Marias. Isso é fantástico! Se a cidade impedir de ver as estrelas é uma pena , porque não há nada mais gostoso do que ver o céu com quem a gente mais ama e ensiná-las a imaginar o universo infinito.
5) Brincar de casinha ou de escolinha
É muito importante as brincadeiras de faz de conta para o desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso arrume um canto de sua casa que possa virar uma casinha ou uma escolinha. É bom contar com uma lousa pequena , mesinha e cadeirinhas o resto as crianças imaginam. Ah ! Deixe com elas algumas roupas de adulto , também sapatos de salto e alguma maquiagem …as meninas adoram!
6) Brincar de ver a vida minúscula
Se puder compre umas lupas , uma para cada criança, e saia pelo quintal a ver a vida minúscula.As crianças e você se surpreenderão com a quantidade de vida que encontrarão: formigas de diferentes tamanhos, joaninhas e outros bichinhos. Peça depois para que cada criança desenhe o que encontrou no quintal. Se morar em apartamento tudo bem, faça no pátio do prédio.
7) Dia do circo
O dia do circo é muito bacana porque cada criança fará um personagem do circo: animais, bailarina, o acróbata , o equilibrista, o mágico e o palhaço. Arrume as fantasias que podem ser feitas de papel crepom e chame os amiguinhos. Faça a pipoca, indispensável para um dia de circo memorável!
8) Noite do pijama
Convite uns amiguinhos para passar a noite em sua casa. Coloque na sala vários colchões para que possam dormir todos juntos. Faça várias guloseimas porque é uma noite de pijama: refrigerante, biscoitos, bolos, sorvete. As crianças irão brincar, conversar e, provavelmente, dormirão muito tarde.
9) Pular Corda, Pular Elástico e Amarelinha
Ninguém pula mais corda como antigamente. Então, é preciso abrir esta oportunidade. Compre uma boa corda e ensine as crianças a pular: uma em uma ponta , outra na outra, batendo a corda e uma terceira pulando. Tem foguinho e tudo o mais . Aquele que errar o pulo troca de lugar com aquele que está a bater a corda .Pular elástico é mais difícil, já requer bastante habilidade, porque há várias etapas. O elástico é aquele tipo branco e uns 2 metros são suficientes. Outra brincadeira ótima é a boa Amarelinha. Esta é também para todas as idades e serve também para meninos e meninas.
10) Jogos de tabuleiro
São ótimos para noites de inverno , possibilitam que várias crianças joguem ao mesmo tempo com você e o mais importante é que são excelentes para ensinar a seguir regras e a lidar com a frustação quando o êxito não é alcançado.
11) Batalha Naval
Nada como jogar Batalha Naval antes de dormir. Compre bloquinho quadriculado e desenhe de um lado os navios, porta aviões , etc.. e de outro deixe para assinalar o que conseguir afundar. Os meninos adoram !
12) Jogos on-line
Claro que não esqueci que estamos no século XXI e que há inúmeros jogos on-line para todas as idades. Minhas sobrinhas netas adoram, por isso é a primeira coisa que buscam quando chegam em minha casa. Jogos de Meninas: os de culinária, os de troca de roupa, os de fazer maquiagem. Há também os jogos para vencer as barreiras que são muito interessantes. Basta um computador com acesso a internet e pronto.
13) Desenhar e pintar
Delícia é poder desenhar e pintar. Derrube sobre a mesa vários lápis de cor e de cera com papéis sufite e deixe que se divirtam. Tinta guache é também uma boa opção . Pintar com pincéis ou com as mãos . É preciso , no entanto, prepará-los com uma camiseta velha .
14) Hoje é dia de contar história
Quem tem criança por perto é recomendável contar com uma pequena biblioteca de livros infantis. Recomendo para os bem pequenos toda a Coleção Gato e Rato de autoria do Eliardo e Mary França e para os maiores a coleção Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado. Ler para eles e deixá-los ler: na rede , se tiver uma; deitados em suas camas de barriga pra baixo; em poltronas na sala de estar ou debaixo de alguma árvore, o que seria o ideal, não?
15) Brincar de trava língua, adivinhas e criar línguas diferentes
A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha; nem a aranha arranha a jarra nem a jarra arranha a aranha.
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
O que é o que é …
Trocar todas a vogais por i , depois por o e depois por u repetindo a frase:
O sapo não lava o pé, não lava porque não quer!