A escola não é um universo paralelo.
A escola pertence ao país e neste país, cujo nome é República Federativa do Brasil, há uma Constituição que é a nossa lei maior, a lei máxima.
A Constituição ilumina todas as demais leis, atos normativos e Regimentos Escolares.
O que está escrito na Constituição deve ser cumprido, isso se ainda estivermos vivendo em plena democracia. Estamos?
Pois bem, a Constituição Federal apresenta-nos alguns princípios que devem ser garantidos por quaisquer escolas, a saber
1 – Direito de ir e vir Art.5 , inciso XV:
De modo que o direito de ir e vir deve ser resguardado exceto nos casos de guerra ou, quando se tratar de menor, haja um perigo iminente, fora isso, o aluno tem o direito concedido pela Constituição Federal de sair da sala de aula sem ser impedido pelo professor.
Não foi conferido ao professor o poder de restringir a liberdade de ir e vir de seus alunos.
Em geral, o professor impede o aluno de ir ao banheiro ou mesmo de ir até o bebedouro.
Primeiro que é um absurdo ter que expor diante de toda a classe sua necessidade fisiológica. É preciso dizer em alto e em bom tom: ” — Professora, posso ir ao banheiro?” Para depois receber um alto e bom “—NÃO!” Daí, alguns poderão urinar ou defecar na calça, o que traz um enorme constrangimento e, por conta disso, muitos pais estão a impetrar ações indenizatórias contra professores e, em geral, os juízes estão dando ganho de causa ao reclamante.
É CLARO que em ambiente coletivo é preciso que seja estabelecido ordem: a de falar, a de sair e entrar em sala, a de ouvir, enfim… Mas além de ser necessário, em função de se tratar de educação social, ensinar os alunos as regras básicas de convivência, é imperativo que isso seja feito de forma a não impor sofrimento ao aluno , principalmente quando estamos a tratar de alunos pequenos,sobretudo porque estamos no século XXI e não no XIX.
2. Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro. Quando isso ocorre, muitos tem buscado socorro na Justiça para que este constrangimento e sofrimento sejam reparados.
Há muita jurisprudência a respeito, abaixo um caso de indenização do Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul a título de ilustração:
Enquanto exerci a profissão de professora de anos iniciais, jamais impedi meus alunos de saírem da sala de aula. Eles não precisavam dizer-me onde iam. Com este procedimento estabelecemos uma relação de confiança mútua. Tínhamos uma plaquinha na porta e se ela estivesse virada, sabíamos que havia alguém fora da sala e todos respeitavam o melhor momento de sair de modo a evitar que vários alunos deixassem a sala ao mesmo tempo.
Sempre funcionou. Deixo a dica.
Olá Sônia Aranha,
Bom, eu tenho 13 anos e estou cursando o 9°ano, estudo em uma escola pública em Minas Gerais. No início do ano não tínhamos um Professor de Português, e perdemos muitas aulas por este motivo, enfim, agora temos um mas ele não explica matéria, não deixa os demais alunos irem ao banheiro ou ir beber água, e quando a gente pede para ir ele grita com a gente e algumas vezes ele faz uma ocorrência, por essas atitudes dele nenhum aluno respeita ele e as notas só estão caindo.
O que devemos fazer?
Ketley,
Você que é menor, nada poderá fazer, mas sim e apenas seus responsáveis legais.
Reunir os responsáveis legais dos alunos, solicitar uma reunião com a direção para explicar o que está ocorrendo e como é possível resolver o problema, ok?
abraços
Estou com um probleminha de uma senhora aposentada que se diz pedagoga aqui do Paraná especificamente em Pato Branco, se ela ver algum aluno no corredor do colégio ela questiona e manda o aluno voltar para a sala de aula hoje mesmo eu com 13 anos com o nariz escorrendo o professor me liberou para ir no banheiro e ela me questionou o porquê eu sai da sala e eu tive que mostrar o ranho para ela se não ela me mandaria para sala. oque eu poderia fazer?
André.. que situação… peça para um responsável legal seu escrever um documento para a direção explicando o caso e solicitando uma mudança de postura da profissional de rigorosa para mais flexível, afinal ainda estamos a viver uma uma democracia, ok?
Oi, na minha escola tem um professor de matemática que não deixa os alunos beber água ou ir ao banheiro. Segundo ele agente tem que aprender a ter disciplina.
Ele está correto?
Na última aula com ele eu pedi para ir bebe água, ele não deixou dizia que no dia ninguém ia sair. Após eu pedir tanto e dizer que era o meu direito ele autorizou eu sair.
Essa atitude dele é correta? Oq posso fazer a respeito?
Vinícius, não. Entendo que o professor quer manter uma ordem na classe então limitar a saída é importante. Entre uma aula e outra dá para sair e tomar água. Também é possível levar uma garrafa de água para a sala evitando sair. Há o intervalo para ir ao banheiro.
Mas se o aluno tiver muita vontade que é impossível segurar por algum problema de saúde , efetivamente o professor não deve impedir porque se trata da dignidade humana.
Leia a Constituição Federal, sobretudo o Art.5o. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
Boa noite, eu estudo no período noturno na escola Olavo Hansen e durante a tarde faço curso técnico na ETEC, é um trajeto longo e cansativo pois preciso percorrer quase 2,5 km, pegar o trem e ainda pegar ônibus até concluir esse percurso, eu chego em cima da hora na escola o portão fica aberto até 19h10 e eu chego se td der certo com os transportes públicos nesse horário ou 19h05 o grande problema é…eu preciso ir no banheiro quando eu chego, porém na minha escola os banheiros são trancados as 19h e tds os dias eu preciso implorar e justificar pra poder ir no banheiro não chega a ser É humilhante, levei o caso até a direcão da escola e o diretor simplesmem me falaram da um jeito de chegar mais cedo. O que posso fazer a respeito disso legalmente ele esta certo ?
Aluna Fernanda , faça denúncia desta situação junto ao Ministério Público do seu Estado. Você faz isso no site do MP. Se você é menor de idade um responsável legal deverá fazer o relato para o MP e depois solicitar que o MP emita contra a escola um Termo de Ajuste de Conduta, porque o procedimento da escola fere a sua dignidade.
ok?
abraços
Boa noite.
Meu filho foi impedido de sai da sala de aula pela a professora de p bebe água.
Pois a msm quistionou q estava fazendo chamada escola.
Achei surpe errado,pois como meu filho msm falou ela já tinha chamado o nome dele e msm assim não lá não a liberou, e ele pediu p uma outra auxiliar q fica no pátio a TBM não deixou, então ele começou a chora de sede,só quando ele chorou essa auxiliar levou ele p bebe água, que lê satisfeito com um copo d água ela obrigou ele bebe mas um a força. Foi na escola reclamar fui surpreendido mal atendida pela orientadora da escola. O q tevo fazer,pois isso pode corre novamente pois se não de uma basta agora essas pessoas pode maltrata mais ainda não só o meu filho mas tbm as outras crianças.
Joseania,
Faça um documento para a Secretaria de Educação que supervisiona a escola denunciando os maus tratos, insira os dados pertinentes.
Outra medida que você poderá fazer é ir até o Conselho Tutelar.
A criança é pessoa de direito. E pessoa de direito especial por ser criança e indefesa.
É direito fundamental e humano proteger a vida, a saúde, a dignidade humana, dentre outros.
ok?
abraços
Na escola publica a minh o aluno só pode ir uma vez ao banheiro ou agua antes e depois do recreio e no recreio não importa o quanto tenha que ir a menos que esteja passando mal e errado?
Raquel, junte vários alunos, façam um documento, todo mundo assina e faça denúncia do que está ocorrendo junto ao Ministério Público do seu Estado (via site) e aguarde providências.
ok?
abraços
boa noite meu filho pediu a professora para ir ao banheiro e ela nao autorizou e ele acabou urinando na sala e os coleguinhas rindo dele sendo q ela faz isso com todos os alunos gostaria de saber com qual petiçao ou como devo agir o recreio e 10:30 e a aula termina 12:00 depois do recreio ela nao permitem q eles saiam da sala pra banheiro ou agua e meu filho e especial nao consegue aguentar hj foi constrangido como devo agir ja falei na secretaria mas ninguem tomou providencias
Leticia,
Impedir o aluno de ir e vir, sobretudo, impedir de ir ao banheiro, fere a dignidade humana.
Você pode denunciar a conduta da escola, na pessoa da direção, para o Conselho Tutelar e solicitar uma intervenção. Caso não consiga, poderá denunciar a escola junto ao Ministério Público.
ok?
abraços
Bom dia! Minha filha tem 9 anos e estuda em um colégio particular aqui no Rio de Janeiro . Ontem na hora que estava fazendo um teste pediu a professora para ir ao banheiro sendo impedida pela mesma de ir. Ela se segurou ao máximo mas acabou se urinando na sala . Ela ficou tão constrangida que quem avisou a professora foi um coleguinha da classe . A professora se quer mandou um bilhete pela agenda onde é o meio de comunicação mais direto que temos . Minha filha está super constrangida . Vou hoje ao colégio para conversar com a diretora mas queria saber se a professora poderia ter agido desta forma . Desde já agradeço.
Ana Carolina, a professora agiu de forma incorreta. leia a respeito:
https://www.conjur.com.br/2001-fev-22/crianca_impedida_ir_banheiro_urina_roupa
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/06/aluna-e-impedida-de-ir-ao-banheiro-durante-prova-e-urina-na-sala-de-aula.html
abraços
Prezada Sônia
Estou com problemas na escola do meu filho, meu menino tem 4 anos e nasceu com hemorragia cerebral, graças a Deus é uma criança perfeita com apenas uma leve quase imperceptível falha de coordenação na perna esquerda, enfim o matriculados na escola sem qualquer problema, após 2 semanas de aula minha esposa compareceu à uma reunião de pais e chamou a professora para falar individualmente, acabou que minha esposa comentou sobre os problemas no nascimento e desse dia em diante a escola procura ocasião para tira-lo da escola alegando que ele é uma criança especial, enfim o cúmulo do desrespeito e falta de preparação e bom senso, mas enfim o levamos para uma avaliação em uma escola especial por indicação da diretora, resultado, ele foi examinado por profissionais que disseram que ele é uma criança normal, a diretora teve de engolir e aceitar todavia percebo pouco caso para com ele, um outro ponto que necessito de instrução, meu filho tem 4 anos com uma leve perda de coordenação onde se torna muito difícil ir ao banheiro sem algum apoio, a escola se recusa a ajudar alegando que é norma da escola e vale pra todos, hoje meu filho chegou em casa completamente sujo e assado, o que posso fazer a respeito?
Cleber,
A escola é obrigada a assistir seus alunos.
No caso do seu filho ele tem uma deficiência, mesmo que leve, mas que neste momento dos seus 4 anos, precisa ser assistido.
Os médicos diagnosticaram a normalidade do ponto de vista cognitivo, mas indicaram que este leve perda de coordenação precisa ser assistida pelo menos nesta fase de idade que ele tem?
Seria bom, porque qual um laudo você poderá exigir da escola que ele tenha um acompanhamento ao banheiro. Sem isso a escola vai se recusar a assistí-lo.
Eu recomendaria o seguinte:
– um laudo médico do pediatra ou do neurologista dizendo que a coordenação dele ainda requer ajuda para ir ao banheiro e que ele terá que ser assistido neste aspecto… se tiver outras limitações mesmo que leves ou moderadas pedir ao médico que coloque.
– com este laudo solicitar por escrito (em duas vias, uma entrega e a outra protocola e guarda) atendimento específico que o caso exige.
Diante disso se a escola se recusar ou se ela justificar que não tem quadro profissional para isso e que precisa que você pague um valor extra você poderá acionar o Conselho Tutelar para intervir na escola ou mesmo o Ministério Público.
Mas sem laudo médico que diga do que se trata este coordenação comprometida levemente e que indique o auxílio você não vai conseguir nada.
Infelizmente as escolas não querem nenhum tipo de problema e estão a cada dia que passa mais excludentes.
Outra possibilidade e mudar de escola para uma mais humana e inclusiva, ok?
Eu presto serviço de fazer a defesa do aluno por escrito, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Estudo numa escola do (Rio Grande do Sul), e permitido ir ao banheiro só durante o recreio e até mesmo beber água. Isso está certo??
Alex, não está certo. A escola está ferindo o princípio de dignidade humana.
Denuncie no Conselho Tutelar , por escrito, junte vários alunos e faça isso coletivamente, quanto mais alunos conseguir melhor… e se o CT nada fizer pegue o abaixo-assinado e faça denúncia junto ao Ministério Público, ok?
Ok obrigado pela atenção
Professora Sonia a diretora do meu colegio, diz que so podemos ir ao banheiro após esta em sala no recreio e na saida… eu posso adverter algo a ela?
Edmilson, pode dizer que restringir a ida ao banheiro é ferir a dignidade humana, afinal, não é possível impedir o organismo de ir ao banheiro para fazer suas necessidades!!! É um absurdo. Isso é impor tortura, constrangimento físico aos alunos. Faça denúncia junto ao Ministério Público ou Conselho Tutelar.
ok? abraços
Olá, eu sou estudante do ensino fundamental 2, minha prof de literatura NUNCA deixa nenhum de nós sairmos da sala durante sua aula pois ela diz que o recreio serve para isso e me prejudica bastante na maioria das vezes. Poderia me falar que argumento poderei dizer a ela quando ela negar? Obrigado!
Gabrielle, você poderá alegar que entende o ponto de vista da professora e que ela está correta,porém se o aluno precisa ir ao banheiro, ela não pode impedi-lo, porque caso o faça, estará ferindo a dignidade do aluno, já que nem sempre é possível aguentar os 50 minutos ou 100 minutos de aula para ir ao banheiro.
ok?
abraços
olá Sônia tudo bem? Estou tendo grandes problemas na escola pois:
a escola está deixando as portas dos banheiros trancadas, abrindo somente na segunda e quinta aula, e muitos alunos estão necessitando ir e eles não abrem (só abrem em situações de “emergência” mas até eles pegarem as chaves, abrirem as portas leva tempo, oque pode ocasionar “acidentes”, e quando falamos para eles que isso é errado eles dizem que não irão mudar os regulamentos da escola, oque poderíamos fazer a respeito disso?
Outra coisa que está acontecendo é que, na ultima quarta feira algum aluno derrubou o bebedouro da escola, porém eles suspenderam uma sala inteira por conta desse aluno, só que desde que isso aconteceu eles não tem deixado bebermos água, inclusive um colega meu foi beber agua e uma das monitoras segurou ele e negou o pedido dele de beber agua, e como moramos no interior é muito quente aqui, então temos muita cede, só que a escola está nos negando o pedido de beber uma simples água
Só para tirar uma duvida, outra coisa que ocorre na minha escola é a nota atitudinal, muito importante na sua média pois vale até 5 pontos na nota final, porém quando se é suspenso você perde toda sua nota atitudinal, e como dito anteriormente uma sala inteira foi suspensa sem ter um mínimo de culpa, e graças essa suspensão a sala inteira provavelmente ficara com notas vermelhas, e será muito dificil recuperar essas notas, gostaria saber se isso é correto por parte da escola, criar sistemas avaliativos e suspender uma sala inteira
grato pela resposta e passar bem
Luan,
A direção está ferindo o direios fundamentais da dignidade humana garantidos em nossa Constituição.
1) Quanto as portas fechadas do banheiro e bebedouro sem água – elaborem um texto com o nome da escola, endereço da escola, nome da direção da escola, relatem o que está ocorrendo, e assinem . Quantos mais alunos assinarem melhor. Se forem menores de idade (- 18 anos) é bom que alguns responsáveis legais assinem também. Na assinatura coloquem o nome completo legível e o RG. Façam a denúncia para o Ministério Público do seu Estado. Isso pode ser feito no site do Ministério Público. Anexe o documento com as assinaturas. Peçam ao MP que intervenham.
2) Na mesma denúncia façam um item 2 que é a questão da suspensão que não está sendo garantido o direito da ampla defesa e do contraditório. O aluno é suspenso
sem que os pais sejam chamados, o Conselho de Classe e o aluno ouvido a fim de que possa se defender e com isso há um grande prejuízo pedagógico em função da
nota atitudinal.
ok?
abraços
Oi, boa noite
sou aluna da escola E.E Dr Américo Marco Antonio
a direção da escola proibe os alinos de usar o banheiro durante as aulas, e até beber agua
somos proibidos de sair da sala de qualquer maneira
inclusive ja sofri constrangimento na escola por não ter uma camiseta da instituição.
Gostaria de saber se tenho direito de comparecer a secretaria da educação e deununciar por esta atitude da escola com os alunos,
desde ja, agradeço
Gabrielly,
Sim, faça isso por escrito. Você pode também fazer a denúncia junto ao Conselho Tutelar e se não houver providências faça diretamente ao Ministério Público do seu Estado por intermédio do site deles. Mas é um responsável legal seu que deve fazer isso se for menor de idade, ok?
abraços
Professora Sonia, sou professor dos anos finais e médio! Concordo com a lei, pois todos nós temos o direito de ir ao banheiro, tomar água…. Para não ficar muito chato para mim, só não autorizo a saída de alunos nas 1ª e 4º aulas, exceto quando ele tem atestado médico. Pois as escolas em sua maioria são muito rígidas nessa questão. Isso faz com que muitos professores, ainda contra suas vontades, impedem o aluno de sair. Por conta disso há professores. para se ter boa imagem diante à gestão, nunca deixam os alunos saírem e acaba sobrando pra mim. Mesmo sendo a 3ª aula ou última abro mão e acabo autorizando. No entanto, há alunos que nunca pedem ou dificilmente pedem enquanto há outros que tumultuam direto para ir ao banheiro… e são sempre os mesmos. Esse problema tem deixado-me sufocado diante aos que tumultuam! Queria uma dica para sanar esse problema! Obrigado.
José Paulino…
Bacana você ter esta preocupação, porque infelizmente os professores não têm, o que é muito constrangedor ser professor e não conhecer e, por isso, não garantir,a Constituição Federal e seus princípios.
O direito de ir e vir é um princípio constitucional forjado democraticamente em 1988. A Constituição Federal é a maior lei do país e rege (ainda,eu suponho) a conduta de TODOS os cidadãos, incluindo professores e escolas.
Então, deveria ser uma questão pacífica garantir o direito de ir e vir que é um direito fundamental, o de fazer suas necessidades biológicas: fazer xixi, cocô e beber água.
Quando fui professora de anos iniciais do Ensino Fundamental, eu combinava com os alunos que aquele que quisesse ir ao banheiro fosse, sem pedir para isso (acho muito constrangedor anunciar em voz alta “posso ir ao banheiro?”, ora, todo mundo precisa saber que o aluno vai ao banheiro?) até porque no meio de uma explicação, eu era interrompida pensando que lá vinha uma pergunta boa sobre o assunto que estava sendo explanado e me deparava com: “posso ir ao banheiro?” puxa .. que frustração..
Então, combinei com os alunos que não me pedissem para sair, que saíssem, mas que deixassem na tabuleta que eu fiz e coloquei no trinco da porta, registrado: aluno fora da classe. Assim, todos saberíamos que havia aluno fora e se um estivesse fora, outro não podia sair.
Uma tabuleta, pendurada no trinco da porta, porta fechada, ou em outro lugar na frente: aluno fora da classe e no verso todos na classe .
O que sai vira a tabuleta aluno fora da classe e quando retorna vira novamente todos na classe . Assim, eu conseguia dar continuidade a aula sem interrupções de “dá licença” .. “posso ir ao banheiro” . O aluno saia e voltava e pronto. A regra era: um aluno fora, ninguém sai. Assim evitava que dois alunos saíssem ao mesmo tempo. Exceto os casos excepcionais.
Com esta estratégia pedagógica eu ensinava: 1) respeitar o combinado; 2) autonomia; 3) exercício democrático.
Ao mesmo tempo, o representante de classe poderá marcar em uma folha quem saiu da sala naquela aula e no final entregar para o professor. Assim terá um controle e se o aluno sai muitas vezes da sala em conversa particular verificar o motivo… fulano .. você está saindo muito da sala de aula.. está com algum problema?
Tem aluno que tem cistite, bexiga comprometida, doenças intestinais.. doenças crônicas ou temporárias que constrangem.De modo que a maioria não conta o que está a sofrer, porque se falar, ainda pode sofrer constrangimento mesmo de professor. Então, verificar se o aluno sai muito de sala pode ser um motivo para um papo a respeito de: doenças ou se não está gostando da aula ou da escola, se está com algum outro problema. .. enfim.. tentar entender o motivo de tanta saída da sala de aulas e der dados para tomar providências.
Então, é importante observar o comportamento dos alunos por intermédio de registros e o representante de sala pode ajudar nisso.
Claro, há alunos que gostam de dar uma volta e é até bom que dê a volta para aliviar tensão, cansaço e etc, principalmente aulas de final de período.
O comportamento dos alunos não é igual durante todo o período de aula.
1) Aulas iniciais em geral são as melhores para serem lecionadas e às 2a e 3a feiras. As de 6a feiras são as piores;
2) As que ocorrem depois do intervalo já contam com uma agitação na sala de modo geral;
3) As que ocorrem depois de aulas de Ed.Física ou Artes também;
4) As de final do período, porque o aluno já está cansado de tanto ouvir professor falar. .e infelizmente a maioria das aulas são expositivas, apesar desta estratégia pedagógica ser a menos indicada para os alunos atuais;
5) E aulas duplas que são super cansativas;
6) Finais de semestre.
Todas essas aulas acabam gerando vontade de sair da sala.. para arejar.. tem aluno que é mais sensível ou menos adaptável do que outros.
Dependendo da escola você tem ainda que contar com um ambiente também ruim: carteiras duras, carteiras não flexíveis de ajuste para alunos mais altos ou muito baixos.. enfim… prejudicando também a concentração, sem contar com o calor, luminosidade etc…
De modo que TUDO influencia no comportamento dos alunos em sala de aula, porém isso não é levado em consideração nas avaliações, por exemplo. O que é um absurdo porque sabemos (cientificamente) que a aprendizagem para ocorrer depende de muitos fatores,por isso que se diz avaliar o TODO, incluindo aí também o ensino.
Adotar práticas democráticas são estratégias difíceis inicialmente, mas depois os alunos aderem.
Início do ano elaborar com os alunos um Contrato Pedagógico é uma estratégia bem interessante, contendo regras para saídas fora da sala de aula, dentre outras coisas. É uma ação pedagógica democrática que ensina o aluno a conviver em um ambiente dentro de um Estado Democrático e de Direito (se bem que atualmente isso não corresponde a verdade).
Você pode em conjunto com a classe (leve algo já pré-estruturado) as regras de convivência semestral, isto é, valendo para o 1o semestre e renove para o 2o semestre. Depois passe tudo impresso com cópia para cada aluno e cada aluno assina um contrato particular, aderindo as regras que foram escolhidas pela maioria da classe.
E depois, os alunos que não estão cumprindo as regras coletivas, você poderá conversar com o aluno a partir deste Contrato.
É um modo também muito bom de resolver conflitos de convivência e os alunos gostam, porém é difícil inicialmente a sua implantação, principalmente porque é uma iniciativa de um único professor e não um projeto pedagógico de toda a escola.
Jeito para garantir a Constituição Federal tem,só é preciso vontade política do professor e da escola para agir de acordo com a legalidade.
ok?
abraços
Profa. Sônia, tudo bem? Boa noite.
Meu filho tem 6 anos e essa semana ele reclamou que pediu para a professora dele ir ao banheiro algumas vezes e ela sempre dizia que não, ele disse que foi na hora do recreio, reclamei via agenda e ela disse que tinha o orientado porque a auxiliar de limpeza estava passando pano no chão, mas mesmo assim nessa situação ela poderia pedir para a criança esperar? E se a criança não aguentar segurar? O fato é que eu perguntei para ele afirmando que ela tinha o orientado que não poderia devido o chão úmido, tentei confundir ele para ele afirmar que tinha sido por esse motivo do chão úmido, e mesmo assim ele continua dizendo que ela não deixou e que outros coleguinhas tinham ido. Como devo proceder nessa situação? Obrigada por sua orientações.
Vivian, é escrevendo um documento para a direção da escola informando o ocorrido e pedindo providências sobretudo orientação para a professora permitir , sempre, o aluno ir ao banheiro, ok?
abraços
Então a história é a seguinte, no meu colégio só não pode ir no banheiro na 1ª e 4ª aula, eu estou no 3º ano e tenho 18 anos, na 2ª aula pedi pra profª para ir ao banheiro e ela negou, eu disse que ia do mesmo jeito e acabei indo, agora ela quer me processar por desrespeito a funcionário público, o que devo fazer? Devo contratar advogado e processar por danos morais ou algo do tipo?
Will Arantes, que situação… a professora quer lhe processar porque você foi no banheiro? Fim do mundo isso, heim? Se você puder , contrate um advogado.
abraços
Bom Dia,
se o tema e banheiro de escola, gostaria de saber se existe alguma lei ou regras que proíbe o aluno a usar o banheiro de professor ?
Eu estava na quadra em abertura de um campeanado, existe um banheiro que a 12 anos que eu estudo nunca funcionou.
então fui para outro banheiro que são utilizados pelo alunos no dia a dia, o banheiro estava ocupado porque estava lavando. Então fui correndo para o banheiro do professor e juro que não demorei 3 minutos, e ao sair a vice-diretora me questionou com tom de arrogância que não devo usar o banheiro de professor ! ela ficou mas brava quando eu perguntei se a existe uma lei que me proíbe e eu disse ainda que vou procurar a secretaria de educação. ai ela me levou para sala dela e disse que se senti-o emaçada quando eu falei que vou procurar a secretaria de educação.
e queria me dar uma suspensão de 3 dia por questão de uso do banheiro masculino por 3 minutos.
obs: vale ressaltar que professores usam banheiro dos alunos também.
o que você pode me orienta ?
Matheus claro que não há lei para isso!! Nem lei para dividir banheiro de aluno, de funcionário e de professor!!
Olha Matheus está difícil de viver no país ultimamente.
As pessoas intolerantes, as pessoas sem paciência, as pessoas sem usar o bom senso.
Isso tudo devido a um momento delicado que vivemos do ponto de vista político e econômico.
As pessoas com os nervos a flor da pele.
Final de ano em escola piora muito as relações.
1) Se ela não lhe deu suspensão, recomendo que deixe por aí porque o ano está terminando e evitar transtornos é o melhor que devemos fazer neste momento.
2) Se ela lhe deu suspensão e se você for menor, pedir para seu responsável legal, escrever documento de modo formal (digitado) para a Secretaria de Educação ou para uma Ouvidoria e explicar o ocorrido solicitando intervenção e a retirada da suspensão.
ok?
abraços
Bom dia minha filha tem nove anos.
E está com infecção na urina.
Mandei um recado na agenda pedindo a professora que liberasse a criança pra ir ao banheiro se ela precisasse a professora foi grossa ao meu responder e me disse que não recebeu nenhuma carta médica que descrevesse a necessidade da minha filha de. Ir ao banheiro.
Ela até pedi pra professora deixar ela ir,e a mesma diz que não. Que é pra esperar a hora do intervalo.
Gostaria de saber o que faço a respeito.
Obrigada
Aline, isso é um absurdo.
Escreva documento em duas vias, uma entrega e a outra via protocola e guarda, endereçado para a direção da escola informando o ocorrido e explicando que esta atitude da professora fere o direito à dignidade do Art 5o da Constituição Federal, além de ser desumano.
Que você pede para a direção orientar a professora a permitir a ida de sua filha ao banheiro em qualquer tempo, caso contrário, você processará a escola (responsabilidade civil é da escola em cuidar e proteger a sua filha) por constrangimento a menor impúbere.
A Lei Federal nº 8.069/90, fornece as diretrizes para a proteção ao respeito e à dignidade da criança e do adolescente, estabelecendo na primeira parte do artigo 17, esse direito em três subtipos, quais sejam: direito à integridade física, direito à psíquica e direito à moral.
ok?
abraços