A escola não é um universo paralelo.
A escola pertence ao país e neste país, cujo nome é República Federativa do Brasil, há uma Constituição que é a nossa lei maior, a lei máxima.
A Constituição ilumina todas as demais leis, atos normativos e Regimentos Escolares.
O que está escrito na Constituição deve ser cumprido, isso se ainda estivermos vivendo em plena democracia. Estamos?
Pois bem, a Constituição Federal apresenta-nos alguns princípios que devem ser garantidos por quaisquer escolas, a saber
1 – Direito de ir e vir Art.5 , inciso XV:
De modo que o direito de ir e vir deve ser resguardado exceto nos casos de guerra ou, quando se tratar de menor, haja um perigo iminente, fora isso, o aluno tem o direito concedido pela Constituição Federal de sair da sala de aula sem ser impedido pelo professor.
Não foi conferido ao professor o poder de restringir a liberdade de ir e vir de seus alunos.
Em geral, o professor impede o aluno de ir ao banheiro ou mesmo de ir até o bebedouro.
Primeiro que é um absurdo ter que expor diante de toda a classe sua necessidade fisiológica. É preciso dizer em alto e em bom tom: ” — Professora, posso ir ao banheiro?” Para depois receber um alto e bom “—NÃO!” Daí, alguns poderão urinar ou defecar na calça, o que traz um enorme constrangimento e, por conta disso, muitos pais estão a impetrar ações indenizatórias contra professores e, em geral, os juízes estão dando ganho de causa ao reclamante.
É CLARO que em ambiente coletivo é preciso que seja estabelecido ordem: a de falar, a de sair e entrar em sala, a de ouvir, enfim… Mas além de ser necessário, em função de se tratar de educação social, ensinar os alunos as regras básicas de convivência, é imperativo que isso seja feito de forma a não impor sofrimento ao aluno , principalmente quando estamos a tratar de alunos pequenos,sobretudo porque estamos no século XXI e não no XIX.
2. Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro. Quando isso ocorre, muitos tem buscado socorro na Justiça para que este constrangimento e sofrimento sejam reparados.
Há muita jurisprudência a respeito, abaixo um caso de indenização do Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul a título de ilustração:
Enquanto exerci a profissão de professora de anos iniciais, jamais impedi meus alunos de saírem da sala de aula. Eles não precisavam dizer-me onde iam. Com este procedimento estabelecemos uma relação de confiança mútua. Tínhamos uma plaquinha na porta e se ela estivesse virada, sabíamos que havia alguém fora da sala e todos respeitavam o melhor momento de sair de modo a evitar que vários alunos deixassem a sala ao mesmo tempo.
Sempre funcionou. Deixo a dica.
Bom dia me tire uma dúvida meu filho tem 16 falta13 delas todas na escola eles dizem q é pq meu filho tá saindo muito pr fora da sala q é pr ir ao banheiro ou o bebedouro estará serto eles colocarem tanta falta assim o aluno na escola pq isso estar me prejudicando .
Lais, as faltas significam horas/aula. Se o aluno está na sala de aula e antes do professor fazer a chamada ele sai da sala por qualquer motivo e o professor lhe chamar e não estiver na sala, recebe falta.
Se, por outro lado, está na sala de aula, mas não presta atenção na chamada, leva falta.
Então, o aluno pode estar na escola, mas se não atender a chamada fica com falta.
Essa é a regra escolar, ok?
abraços
Professora, boa tarde.
Sobre o acesso dos pais a escola. Oqbuebtemos hoje de legal que ampare uma mãe na adaptação escolar, no acesso a escola.
Aqui na minha cidade tanto as publicas, como a escola privada proibe os pais de entrar na escola.
Para mim não faz sentido. Enquantonum hospital é obrigatório e nehum outro lugar o mebor entra sem os pais, escolas proíbem… mas na escola não conhecemos os outros professores, funcionários, muitas vezes no começo do ano nem a própria professora… ao passo que já exite inúmeras escolas que os pais entram, fazem adaptação respeitosa.
O que temos ai… A escola pode me proibir de entar. Meus filhos 7 e 9 anos estudam em uma escola municipal aqui em Bauru SP.
Fabiana,
Não é possível permitir que todos os pais tenham acessam a escola.
Se a escola é grande não há como saber quem são os pais.
E a restrição de acesso ocorre para a própria segurança dos alunos.
De modo que a escola pode proibir a entrada de pais, exceto em momentos de reuniões.
Não é ilegal, ok? abraços
Oi,eu to preocupada porque o tempo tá passando, eu vi os seus comentários e me deu uma esperança meu filho foi reprovado em 3 materias sendo, que ele veio de outra escola e foi o 1 ano dele em contato,que quando ele foi transferido logo veio a pandemia ,gostaria de saber se tem algo a fazer,me ajude por favor.
Monica, depende.
Se você é do Estado de São Paulo, perdeu o prazo porque para recorrer da decisão da escola tem prazo de 10 dias corridos a partir da ciência da reprovação e se a escola indeferir dá para recorrer a Diretoria de Ensino.
Se for de outro Estado não tem prazo, mas já estamos iniciando o ano letivo de 2023 e será difícil a escola neste momento rever a reprovação, e o pior , em outros Estados as Secretarias de Educação e seus Conselhos de Educação não intervém.. mas se quiser tentar, tente.
abraços
Oi,eu to preocupada porque o tempo tá passando, eu vi os seus comentários e me deu uma esperança meu filho foi reprovado em 3 materias sendo, que ele veio de outra escola e foi o 1 ano dele em contato,que wuando ele foi transferido logo veio a pandemia ,gostaria de saber se tem slgo a fazer,me ajude por favor.
Monica, depende.
Se você é do Estado de São Paulo, perdeu o prazo porque para recorrer da decisão da escola tem prazo de 10 dias corridos a partir da ciência da reprovação e se a escola indeferir dá para recorrer a Diretoria de Ensino.
Se for de outro Estado não tem prazo, mas já estamos iniciando o ano letivo de 2023 e será difícil a escola neste momento rever a reprovação, e o pior , em outros Estados as Secretarias de Educação e seus Conselhos de Educação não intervém.. mas se quiser tentar, tente.
abraços
O aluno tem o direito constitucional de ir ao banheiro. O professor tem o direito a ser respeitado como autoridade máxima na sala de aula, pelo papel e dever que exerce. E deve exercê-lo com zelo. Isto faz parte da sua dignidade enquanto professor, que diga-se é tão “esculhambada” nos dias atuais. Acabam sendo direitos conflitivos e é necessário bom senso para tratar a situação. Acredito que presta um desserviço à educação quando configura a questão apenas como o “direito” de uma das partes, como se não houvesse uma relação em pauta.
Meu caro não tenho paciência para ficar discutido o óbvio ululante.
Tal qual a lei da gravidade, não precisa acreditar nela, mas poderá sofrer seus efeitos caso queira testá-la.
Quer impedir o aluno de ir ao banheiro? Faça isso, mas se seu aluno fizer suas necessidades fisiológicas em sala de aula e seus responsáveis legais acionarem a Justiça contra o professor este será levado diante do juiz e se este assim entender sentenciará o professor por responsabilidade civil (dano moral). Não precisa discutir comigo, discuta com a Justiça.
O juiz não vai querer saber que a escola é uma bagunça, que o aluno mente e não vai ao banheiro e sim foliar pelo pátio, e que a direção mandou… Ora, o juiz está lidando com um profissional da educação entendendo que este deva saber de seus deveres..
Então, diferentemente do seu comentário, o meu alerta é também para os professores para que não se encontrem processados.. Ao invés de defender o sistema perverso que mói a classe trabalhadora, se rebele, mas não contra o aluno e sim contra o sistema, caso contrário, poderá ser moído por ele.
Leia.. artigo do Conjur, não é de minha autoria,assim não poderá alegar que estou sendo parcial.. Aliás, sempre serei parcial na defesa do aluno porque como pedagoga que sou, o aluno é o meu objeto de estudo.. sorry…
https://www.conjur.com.br/2001-fev-22/crianca_impedida_ir_banheiro_urina_roupa
At.te
Que se cumpra a Constituição, ponto e fim!!
A situação da escola pública deve ser Bandeira de luta
Olá Sônia, eu sou aluna e gostaria de tirar uma dúvida, em minha escola eles criaram um cartão de passe para que a gente use ele pra poder ir ao banheiro ou beber água, cada professor fica com 2 desses cartões, sem esse cartão o aluno ñ pode sair da sala até o outro voltar.
Nathaly, não é ilegal este procedimento assim é um modo de ocorrer muito movimento nos corredores ou nos banheiros… pelo seu relato não consigo identificar problema aí… mas precisa analisar este procedimento no dia-a-dia…
Passei por esta situação com minha filha hoje, inclusive minha filha recebeu advertência, pois saiu da sala após ter pedido porc 3 vezes para ir ao banheiro pq estava muito apertada e foi negado pelo professor. Conclusão chegou em casa encharcada de urina e com irritação na virilha. Pense: adolescente 15 anos O professor fez o papel autoritário com perfeição 🤬
Sou professora dos anos iniciais em rede pública e prezo pela dignidade humana.
Telma, isso…
parece que os professores não entendem o óbvio ululante e justificam alegando a mim que eu não sei o que é escola de periferia.. quer dizer que a dignidade humana dos alunos das escolas particulares é respeitada, mas dos da periferia não?
Veja o que é luta de classe!!! Ao vivo e a cores!!
Se tu és rico… tem a Constituição cumprida, mas se tu és pobre… nada… a Constituição é rasgada!!
E ficam bravos comigo…
Ah! Tenham dó…
A sua filha passou por constrangimento sem necessidade.. e parabenizo-a pelo trabalho de ser de fato professora ensinando na prática a garantir as cláusulas pétreas da nossa Constituição.
abraços
Olá!! Como vou saber se o aluno vai ao banheiro para passar ou fumar maconha , para enrolar a aula ou outras coisas mais? É muito complexo este deixar ou não ir ao banheiro. Principalmente em escolas públicas!!!
Darlon, mas não é um problema seu se o aluno sai da classe e vai fumar maconha.. este é um problema da direção da escola e da Secretaria de Educação… Você não pode, enquanto professor, impedir todos porque supostamente considera todos mentirosos .. é como se estivesse violando o princípio constitucional da presunção de inocência…
A Constituição Federal diz em seu artigo 5o, LVII que todos serão considerados inocentes até que se tenha sentença condenatória. Se isso vale para o penal, vale também para todas as demais esferas da nossa vida em sociedade.
Eu não posso, a priori, considerar meus alunos maconheiros e que seu pedido de ir ao banheiro é uma mentira para sair e bagunçar no pátio, ou ir namorar , ou fumar maconha.. e por esta razão impeço a todos de ir ao banheiro durante a minha aula.
O que o professor não consegue entender é que a direção e a Secretaria de Educação tem que resolver o problema da indisciplina dos alunos e não impedi-los de ir ao banheiro.
E se um aluno bacana estiver muito apertado e a regra é a de impedir a todos de ir ao banheiro e justamente na sua aula um aluno faz suas necessidades fisiológicas em sala de aula?
Penso que o corpo docente tem que discutir este assunto seriamente junto a direção escolar e encontrar meios para modificar a relação entre corpo docente e discente.
Existem (atualmente poucas é verdade) experiências muito bem sucedidas em escolas que deixaram de ser uma prisão e iniciaram um trato humanizado com os alunos como diz a melhores teorias pedagógicas … A escola Amorim Lima é uma destas experiências que deve ser conhecida: https://amorimlima.org.br/
Leia também o artigo do Conjur https://www.conjur.com.br/2001-fev-22/crianca_impedida_ir_banheiro_urina_roupa
At. te
Bom dia!
Me tire uma dúvida, por favor, meu filho está no pré 2 eu posso ir na escola assitir uma aula dele? E outra a professora, falou para terceiros que meu filho é muito agitado na sala, e essa fala chegou aí meu ouvido, não gostei porque a vida escolar do meu filho só diz respeito a escola e a mim. Como proceder sobre esse episódio?
Roziane,
A escola tem critérios. Se a escola permitir de você assistir a aula, terá que permitir para todos os pais e isso tumultuaria a rotina de sala de aula.
O que você poderá fazer é conversar primeiro com a professora. Marcar uma reunião com ela, dizer do que você soube por intermédio de outra pessoa e que você gostaria que comentários a respeito do seu filho gostaria que fossem feitos apenas a você que é a responsável legal por ele.
Caso o procedimento continue você deve buscar a direção, pode fazer por escrito, informando o que ocorreu, informando que fez reunião com a professora e que mesmo assim não houve mudança e que você pode uma intervenção junto a professora, ok?
abraços
oi, eu estudo em uma escola pública do estado de São Paulo, na minha escola, não podemos ir ao banheiro n aula antes do intervalo, na aula depois do intervalo e na última aula antes de ir embora, eles não deixam a gente entrar sem uniforme ( eles não dão o uniforme) compramos. todo dia na entrada a direto faz todo mundo mostrar o uniforme antes de entrarmos, eu sou aluna nova aqui, eles trancam o banheiro depois do intervalo pra ninguém usar, uma vez me trancaram lá dentro e o inspetor falou que ia me deixar lá como castigo, que eu entrei no banheiro para ” provocar” ele. HOJE dia 19, um dos superiores da direção entrou nas salas para avisar que vamos ter que pedir papel higiênico para os inspetores toda vez q fomos ao banheiro, aí eles dão um pedaço pra gente usar, quais as leis que posso usar contra tudo isso?
Lurdes, peça para o seu responsável legal denunciar a conduta da escola ao Ministério Público do seu Estado para que este faça intervenção na escola e junto a Secretaria de Educação.
A denúncia poderá ser feita junto ao site do Ministério Público e de forma anônima, mas deve ser relatado todas as condutas que a escola está fazendo.
ou http://mpeduc.mp.br/mpeduc/www2/conheca/conheca_modelo
Outra medida que pode ser feita concomitante é denúncia junto ao Conselho Tutelar e a própria Secretaria de Educação.
ok?
abraços
Hoje me encontro extremamente indignada, pela segunda vez no mês minha filha chegou em casa com outra roupa após ter se mijado , 6 anos a professora a impediu de ir ao banheiro, amanhã vou na escola não sei nem o que vai ser, por que estou extremamente revoltada, minha filha não quer ir pra escola após receber essa humilhação, os amigos rindo, tô muito revoltada
Ludimila,
Você pode iniciar com um documento por escrito para a direção tomar providências que podem ser substituir a professora ou mudar a sua filha de classe, por exemplo e interromper esta regra de impedir a criança de ir ao banheiro.
Se não resultar, você poderá denunciar junto ao Conselho Tutelar ou se ainda não resolver relatar todo o ocorrido incluindo a solicitação para a direção e Conselho Tutelar sem êxito para o Ministério Público do seu Estado, ok?
abraços
Passei pra pesquisar sobre o uso do banheiros. Combinamos eu e a turma de ir ao banheiro todos juntos. Mas isso não impedia deles sentirem necessidades e poderem usar o banheiro. O diretor reclamou que eu estava errada. Que eu estava matando aula. Sair confesso… fiquei arrasada. Faço isso pra que o andamento das atividades não sejam interrompidas constantemente.
Professora, também fico revoltada que as escolas impedem seus alunos de usarem o banheiro… é o fim do mundo … fere a dignidade da pessoa humana … A AULA DEVE SER INTERROMPIDA… NÃO É REGIME MILITAR .. É AULA EM ESCOLA … os alunos precisam poder ir ao banheiro, tomar água, conversar , brincar, lanchar ..ESCOLA NÃO É CAMPO DE CONCENTRAÇÃO!!
Não é mesmo ou não?
Mas também não e parque de diversão.Alguns alunos pedem pra ir ao banheiro, pra ficar passeando pela escola. Escola não é campo de concentração mas tem regras a serem cumpridas. Não sou a favor que os professores impeçam os alunos de ir ao banheiro mas tudo tem que ser com ordem e decência, senão vira bagunça.
Margarett, falou tudo .. tem que ter ordem , óbvio… mas como eu tenho dito …
Se não houver prudência, o professor e a escola serão responsabilizados pelo dano moral que o aluno vier a sofrer.
Leia https://www.conjur.com.br/2001-fev-22/crianca_impedida_ir_banheiro_urina_roupa
At. te
na minha escola ficamos das 14:15 até as 21:15, sendo 8 aulas de 45 min cada. Podemos usar o banheiro apenas em 3 aulas, tomamos ocorrência por não usar uniformes(mesmo sem ter ou ter só 1), Eles da coordenação tratam nós alunos muito mal e com falta de respeito! Estudamos no estado de São Paulo, e gostaríamos de saber em que órgão temos que reclamar e pedir apoio por que não sabemos, vc poderia nos ajudar?
Luiz,
Você poderá reclamar na Ouvidoria da Secretaria de Educação https://www.educacao.sp.gov.br/institucional/ouvidoria/
Também poderão elaborar um documento e enviar para a Diretoria Regional de Ensino. Cada escola é supervisionada por uma Diretoria e depende de onde a escola está localizada.
Entre em contato comigo por e-mail: saranha@mpcnet.com.br para eu poder ajudá-los melhor.
abraços
Bom dia, minha escola tem professores que não deixam usar o banheiro quando pedem, dizem que é pq algumas pessoas pedem e vão passear pela escola e por isso um faz pra todos pagarem, com isso está prejudicando minha saúde, tô com infecção urinária por não poder usar o banheiro quando sinto necessidade, isso pode acontecer?
Débora, não, não pode ocorrer.
Você sendo menor de idade, peça para um responsável seu legal fazer a denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado , pode fazer online.. ok?
abraços
Eu entendo que tem muitas crianças /adolescentes que só querer sair pra passear mas agr proibir de ir ao banheiro jamais eles estão totalmente errados já aconteceu com migo eu estava menstruada e a professora nb deixou eu ir ao banheiro d jeito nenhum eu expliquei a ela que estava nos dias e ela mesmo assim nn deixo , o engraçado é que se fosse ela , ela poderia sair né pq ela pode mas o aluno nn nn entendi ela
Sônia, minha escola é de tempo Integral (07:35 a 17:00), e durante alguns dias aboliram regras um pouco rígidas. Em que, durante 09:30 até 12:00 é proibido ir ao banheiro, e aliás, tem um indivíduo, quem sair da sala, qualquer aluno que sair para o Banheiro têm que assinar uma ocorrência. Pois Está extremamente apertado e exigir o Banheiro para fazer suas utilidades. Como posso aplicar, denunciar por esse tipo de acontecimento?
Carlos, pegue alguns alunos e denunciem de forma coletiva para a Ouvidoria da Secretaria de Educação e também para o Ministério público do seu Estado.. tudo é feito online.. pode ser até anônimo, ok? Ou coloquem alunos do colégio tal… e denunciem que estão violando o Art. 5o da Constituição Federal princípio constitucional da dignidade da pessoa humana ao impedirem o uso do banheiro e que são punidos para usar o banheiro o que é um ABSURDO!!
ok?
Hoje meu filho chegou da escola dizendo que a coordenadora falou que não será permitido o uso de perfume pelos alunos na escola, porque as salas são climatizadas e ao fechar a porta o cheiro fica muito forte dentro da sala. Isso pode? Proibir o aluno de usar perfume??
Fran, bom… nunca vi isso no Brasil, apenas na Noruega porque lá como tudo é fechado e com ar condicionado, ninguém usa perfume pelo motivo exposto pela coordenadora da escola do seu filho.. Faz sentido…
Acho que usar pouco perfume não há problema, mas quando se está em ambiente fechado, usar muito pode ocasionar problemas de alergia …
Faz sentido… então , não há lei que proíba a escola de pedir aos alunos que não usem perfume por conta do ambiente fechado e com ar condicionado…
ok?
abraços
O aluno pode sair a qualquer momento da sala de aula e também da unidade escolar? Ou apenas da sala de aula?
Não permitir que o aluno saia da escola também fere a constituição?
Em caso positivo, de quem é a responsabilidade se algo acontecer ao menor?
Entendo que “prender” o aluno na sala de aula não é e nunca será a solução, mas infelizmente dependendo da realidade da escola – por exemplo, naquelas em que há muitos conflitos, discussões e brigas entre os alunos, acabamos “controlando” a saída do aluno ao banheiro, pedindo pra aguardar o colega voltar se não tiver apertado, etc.
O professor acaba se tornando refém, se cumprir o que está na lei pode ter problemas e se não cumprir, também.
Maria, a Constituição Federal tem que ser cumprida em quaisquer realidades escolares, fim, the end, ponto final… não há discussão quanto a isso.
Esta é atitude de país civilizado que preza por sua democracia e forma cidadãos responsáveis e não fascistas.
Vamos aos seus questionamentos..
1) O aluno não pode sair a qualquer momento da sala de aula, mas se precisar ir ao banheiro para SANAR AS SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, pode!! Uma questão de dignidade da pessoa humana, princípio constitucional, Art.5o da CF/88.
2) O aluno que possui AUTORIZAÇÃO expressa, por escrito, de seus responsáveis legais, permitindo a sua saída sozinho ou acompanhado de um familiar da unidade escolar, PODE sair.
3) Se o aluno tem AUTORIZAÇÃO expressa de poder sair da unidade escola sozinho e a escola impede, sim, fere a Constituição Federal, porque o aluno tem direito de ir e vir e o responsável legal AUTORIZOU a saída do aluno. Por qual motivo a escola impediria? Caso contrário, não estamos falando de escola e sim de prisão, cárcere.. aliás , falta pouco para algumas escolas chegarem neste nível… outro dia, recebi uma consulta de um pai que o diretor da escola colocou um revólver na cabeça dele (do pai) quando este foi questionar a expulsão de seu filho, aluno da escola… já viu como é que está o nosso país? Só falta voltar a palmatória…
4) A escola TEM, NECESSARIAMENTE, que resolver o problema dos conflitos de outra forma. O corpo docente, juntamente com a direção escolar PRECISAM encontrar saídas PEDAGÓGICAS para tratar os conflitos!!! Não dá para impedir o aluno de ir ao banheiro, ou colocar cadeado no banheiro, ou determinar horário para ir ao banheiro. JAMAIS em escola particular ocorrerá procedimento tão absurdo como estes.
Se falta pessoal de apoio para ajudar na vigilância dos alunos, denuncia a Secretaria de Educação junto ao Ministério Público. Peça apoio dos pais, enfim… Há inúmeros trabalhos científicos que poderão ajudar a respeito de como mediar e conciliar conflitos. Peçam consultoria para direções que saibam lidar com isso .. por exemplo, a escola Amorim Lima de São Paulo lida muito bem com as questões, mas de modo pedagógico.
O professor acaba se tornando refém, se cumprir o que está na lei pode ter problemas e se não cumprir, também. Não…
O professor terá problemas se NÃO CUMPRIR O QUE ESTÁ DETERMINADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Peita a direção…porque não cumprir a Constituição pode lhe dar um processo judicial na cabeça .. o que é muito pior…
ESCOLA AMORIM Lima https://amorimlima.org.br/
https://escolastransformadoras.com.br/escola/emef-desembargador-amorim-lima/
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/08/politica/1465413699_392780.html
abraços
A minha escola ”criou” uma nova regra, agora não é permitido ir ao banheiro ou beber água fora dos horários. Tenho 6 aulas e só é permitido sair na segunda e quinta aula. Queria saber se poderíamos estar fazendo algo em relação, já questionamos e a coordenadora disse que eles não estão proibindo ninguém, sendo que os professores foram alertados para não deixar. Sem contar que não pode sair no intervalo que têm de uma aula para a outra e a minha sala tem quase 50 alunos, querendo ou não, perdemos tempo da aula se a todo momento um aluno interromper o professor para pedir permissão para fazer NECESSIDADES.
Ana Clara,
Junte a turma e faça denuncia junto ao Ministério Público do seu Estado , faça isso no site do MP.
Esclareçam que são alunos da escola tal e o que está ocorrendo e que não sabem o que fazer com esta proibição porque não é possível ser impedido de ir ao banheiro quando sentirem necessidade.
ok?
abraços
Boa tarde
Meu filho estuda em um colégio particular, está no 1° ano e um dia ele chegou em casa todo sujo de coco,a professora dele, fala pros alunos que não deixa direto sair por que tem alunos que fica passeando pela escola, a escola não é grande, banheiro fica do lado da sala. Minha esposa conversou com a professora e pediu pra ela quando meu filho pedir pra ir no banheiro é pra deixar pois realmente ele quer ir no banheiro. Ok, passou. Hoje agora fui buscar ele na escola e ele estava com roupa trocada, perguntei pra ele, ele falou que pediu ora fazer xixi a professora não deixou pois ele já tinha ido fazer, mas não foi suficientes. Ele fez xixi na roupa na sala de aula, teve que trocar toda roupa dele. Amanhã terá uma reunião, minha esposa quer conversar com a Diretora da escola, pois já é a segunda fez que a professora coloca limites pra ir ao banheiro
Fabiano, você pode processar a escola porque a professora está a causar constrangimento ao seu filho, o que seria o último recurso. Para isso, basta fazer a denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado contando o que aconteceu por duas vezes e que não é possível tolerar. Você pode pedir ao Ministério que notifique a escola com um Termo de Ajuste de Conduta.
ok?
att
Boa noite tudo bem ? Moro numa cidade de 40 mil habitantes do Sul de MG , minha tem de 08 anos e estuda numa escola municipal ,nas primeiras semanas de aulas ela chegou da escola reclamando que a professora nao deixou ela ir no banheiro depois do intervalo alegando que so podem ir 3 x na estadia da escola . Mandei um recado reclamando falando dos “direitos do art5 cf” a professora nao gostou. Na outra semana minha filha questionou comigo da turminha dela nao poder brincar no parque da escola segundo ela a monitora que fica com as crianças nesse periodo alegou que eles ja sao grandinhos para usufruir dos brinquedos alem dos proprios nao poderem correr nem ter outras brincadeiras do tipo ; ou seja estao destinados todos os dias no intervalo a ficarem somente numa sala com jogos . Eu marquei uma reuniao com toda coordenaçao da escola , ficaram de resolver mas nao foi solucionado o que devo fazer nesse caso?
Luana,
Denuncia a escola junto a Ouvidoria da Secretaria de Educação do município e não havendo manifestação favorável , faça denúncia no Ministério Público do seu Estado. Você faz isso no site do Ministério Público.
Criança tem que ir ao banheiro sem restrição, tomar o seu lanche e brincar e ser respeitada em seus direitos.
abraços
Boa tarde, minha escola tem horário de funcionamento dos banheiros, além de que no horário de aula, só temos 1 banheiro feminino e 1 masculino, ja precisei várias vezes beber água ou até mesmo utilizar o banheiro e estava fechado, isso pode acontecer?
Lyriél, não pode acontecer. Você e seus colegas de escola façam denúncia sobre o que está acontecendo para o Ministério Público do seu Estado pedindo que o MP intervenha junto a Secretaria de Educação responsável por sua escola para resolver este problema.
ok?
abraços