Tenho recebido muitas perguntas de jovens adultos angustiados com o seguinte problema:
– Fizeram o Supletivo/Ensino Médio, em geral, à distância;
– Pagaram todas as mensalidades;
– Receberam o certificado do Ensino Médio.
Mas ao prestar o vestibular e serem selecionados no ato da matrícula na faculdade se deparam com um grande pesadelo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido.”
Se forem do Estado de São Paulo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido e seu nome não consta do GDAE.”
Coloque-se nesta situação!
Mas tem casos piores:
Você ingressa no Ensino Superior, termina o curso, pagou todas as mensalidades e na hora de receber o seu diploma de graduação é informado pela secretaria da faculdade:
“ Não podemos conferir-lhe o diploma porque o seu certificado de ensino médio não é válido.”
Estes casos relatados acima não são exceções. São vários casos iguais a estes que são relatados aqui no blog e fico pasma e me pergunto: como é que há tanta escola de supletivo de ensino médio,na modalidade à distância fajuta?
Diante do pesadelo, estes jovens adultos saem em busca de informação: o primeiro passo é ir até a escola. Mas cadê a escola? Sumiu. Não há como entrar em contato porque a escola encerrou as atividades deixando-os a ver navios.
Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o conteúdo à distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era, na verdade, um pólo de ensino à distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.
Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.
Neste caso, o juiz expediu ofício ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.
De modo que se você está vivendo esta mesma situação, entre em contato, posso ajudá-lo, seja analisando o seu caso para lhe orientar. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
vi também esse ceeja , como funciona é válido ? Grato
Boa tarde Prof
então te mandei uma pergunta que estudei no colegio brasileiro(cobra) tenho o certificado e meu nome saiu no DORJ e parece que também tem o visto confere , eu estudo no curso de aviação civil da anhembi morumbi nível bacharelado , pego meu diploma meio no ano que vem , até agora ninguém disse nada do meu certificado , mas eu quero me precaver , vou começar no meio do ano que vem o eja na escola pública , liguei lá e a atendente disse que demora 1 ano e meio o nível do ensino médio . Está correto ?
Fernando,
Hummmm, este colégio COBRA tem problemas, mas se no seu certificado consta o visto confere (carimbo do SEEDUC e assinatura do inspetor escolar) significa que é válido, além da publicação no Diário Oficial.
Acho a ideia de fazer EJA em escola pública é válida, mas vc terá que enfrentar um outro problema que é a data do do término do ensino médio será posterior a data de ingresso na faculdade. Daí a faculdade alegará que não vai poder emitir o diploma.
Bem, o que fazer?
1) Melhor ter um certificado válido em escola pública do que um suspeito.
2) Se a faculdade engrossar você impetra mandado de segurança e daí eu acredito que o juiz mandará a faculdade emitir o diploma porque você terá um certificado válido de escola pública, ok?
O tempo de demora do EJA e seis meses para cada ano, então, serão 1 ano e meio , correto.
abraços
Olá Profa. Sônia, esclareça uma dúvida por favor sou formada no ensino médio desde 1992 e no colegial em 1995 pela Escola Publica, E.E. Rui Bloem.
Já fiz uma faculdade privada e pós graduação pela FGV.
Estou interessada em fazer via EAD uma Univerdidade pública um curso de licenciatura, mas é necessário ter a nota do Enem para seguir via SISU, como devo proceder por gentileza?
Desde já obrigada pela atenção.
Alessandra, nossa.. na minha infância morei perto desta escola Rui Bloem, salvo engano fica próxima da Av. Rubem Berta? Se não for tem o mesmo nome…
Enfim…
Com este novo Governo o ENEM é um incógnita. Ninguém sabe se continuará e se continuar o que será feito dele. O mesmo vale para o SISU.
Não sei lhe dizer neste momento. ..
Vou ficar lhe devendo essa.. abraços
Boa noite, conclui meu ensino médio no Colégio Poli, em Campo Grande MS, no ano de 2012. Em 2014 comecei a faculdade sem problemas com o certificado, mas agora tenho uma dúvida quanto a concurso público de nível médio, no edital eles pedem certificado de conclusão em uma instituição reconhecida pelo MEC, mas a escola em que fiz o supletivo só tem inscrição na Secretaria Estadual de Educação do meu estado. Será que isso é um empecilho para assumir vaga em concurso público que exige o reconhecimento do MEC? Existe algo a se fazer caso seja negada minha posse?
Clovis, não, nada a ser feito. O edital é que manda no concurso. Se não cumprir o edital está fora.
Precisa verificar se o colégio que o certificou tinha autorização de funcionamento na época da emissão do certificado e se tem o visto confere da Secretaria de Educação do seu Estado. É isso que importa.
O MEC supervisiona ensino superior ..
abraços
Boa tarde, professora!
Estou com problemas de aceitação do meu histórico escolar de estabelecimento extinto da Secretaria de Educação/Bahia.
Estou em curso técnico em SP e o Colégio exige o Visto Confere no meu histórico, mas entendo que como o histórico foi emitido pela própria Secretaria de Educação, ela não está dando visto confere no documento emitido pela escola, não é? Não tenho como pegar o histórico na escola para que a SEE dê o Visto Confere pois a escola não existe mais.
No meu documento tem a assinatura e o carimbo do diretor do NRE e da Secretária. É aceito pela SEE de SP?
Hidson,
Veja, o que é preciso ter para que as escolas do Estado de São Paulo aceitem:
1) Certificado de Conclusão do Ensino médio com visto confere da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
2) Histórico Escolar
3) publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.
Fora isso não haverá aceitação.
Não tendo todos esses documentos será preciso entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia para que forneça o certificado. Somente o histórico não dá, ok?
abraços
Boa noite!
Conclui o meu 2° grau em uma escola que teve vários problemas administrativos, inclusive um incêndio, cheguei a pegar o meu histórico escolar más não retirei o diploma do ensino médio, anos depois tentei buscar o meu diploma e a secretária informou que não encontrava nenhuma informação minha, não me importei pois já estava com a formação de nível superior pois com o histórico escolar fornecido pela escola consegui me formar na faculdade e retirar o meu diploma emitido por uma instituição federal.
A minha dúvida é, irei prestar concurso para nível superior, quando chegar na fase de investigação de vida pregressa a banca pede informação de onde concluiu o ensino médio, posso eu ter algum problema caso eles entrem em contato com essa maravilhosa escola e não consiga nenhuma informação sendo que todos os documentos exigido no edital eu terei inclusive o diploma de nível superior.
João
O que está escrito no edital é o que será pedido.
Se no edital estiver que será preciso apresentar certificado de conclusão do ensino médio.. terá que apresentar, porém se não estiver escrito isso e somente o diploma de curso superior é o que você vai apresentar, ok?
abraços
ESQUECI DE FALAR , EU ESTUDEI EM SP E DEPOIS ME LEVARAM PARA FAZER A PROVA NO RJ
Boa noite ,
meu caso é o seguinte :
Meu certificado do nível médio é do RJ do colégio brasileiro (cobra) que foi cassado em 2008 , conclui em 11/02/2008 e meu certificado e meu nome no DO são de 31/03/2008 pelo que vi a escola foi cassada em 11/04/2008
pelo que vejo com o certificado parece tudo em ordem , vou informar o que está escrito na parte de trás :
tem assinatura do diretor credenciado , diretor mantenedora e mais na parte inferior está assim ÓRGÃO DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL escrito assim , SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO , SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO , COORDENADORIA DE SUPERVISÃO EDUCACIONAL , COORDENADOR DE CONTROLE ESCOLAR , COM CARIMBO E ASSINATURA DO JAIME MORAES FILHO , ISSO SERIA O VISTO CONFERE ? POSSO FICAR TRANQUILO ?
Fernando,
Parece que este carimbo do órgão fiscalizador é o tal visto confere.
Se tem o carimbo o certificado é válido.
ok?
abraços
oi , conclui o 3 ano do ensino com dependencia em uma materia em colegio particular, como comecei a trabalhar deixei os estudos de lado , agora resolvi fazer uma faculdade , porém não lembro de materia nenhuma , posso refazer o ensino medio ?
Marcely, vou reformular a sua afirmativa:
– não conclui o 3o ano médio em função de uma dependência.
Você deve pegar o seu histórico escolar, levar na Secretaria de Educação do seu Estado e verificar o EJA – Educação de Jovens e Adultos (se vc for maior de 18 anos) para cursar apenas a disciplina que está faltando, ok?
Daí será necessário apenas cursar esta matéria e não o 3o ano médio todo novamente.
ok?
abraços
Desculpe, não mencionei. No meu certificado está o visto confere com assinatura, a metropolitana da secretaria, a data da publicação no D.O.
Filipe , se no seu certificado tem o visto confere, o certificado é válido!
Abraços
Boa tarde, tudo bem… Estou para ser promovido na MB me solicitaram o certificado e histórico de ensino médio. Só que fiz o 1 e 2 ano numa escola particular na qual verifiquei que não tinha autorização para estar em funcionamento, logo, não é válido. Só que 2 anos seguintes fui terminar o 3 ano e a escola aceitou todos os meus documento ( nessa época eu nao sabia ainda que a escola do 1 e 2 ano não eram valido). terminei , me deram o certificado com todos os carimbos e assinaturas solicitadas , me publicaram no D.O e sei que essa escola é regularizada pelo MEC. Pergunta: Existe alguma possibilidade de ter alguma pendencia na minha documentação que me impeça de ser promovido… Muito obrigado.
Filipe, se o certificado tiver o carimbo da Secretaria de Educação (não do MEC porque o MEC é responsável pelo ensino superior) o certificado é válido, ok?
abraços
Olá, boa noite!
Me ocorreu um problema com o meu certificado de conclusão do ensino médio, ele não foi registrado pois não consigo consultar, porque a escola não estava apta por diversas irregularidades, porém consegui concluir a minha graduação de nível superior e ter o meu diploma emitido por uma instituição federal, a minha duvida é se eu buscar realizar a prova do Enem para solicitar a formação do nível médio a minha graduação será anulada.
Preciso saber pois pretendo prestar concurso para nível médio e tenho receio caso venha ser aprovado, eu seja eliminado por causa do certificado irregular.
João… há um problema :as datas de término do ensino médio e término do ensino superior não seriam compatíveis…
Se você fez a inscrição do ENEM 2016 e indicou que quer o certificado faça , pegue o certificado e use-o para o concurso público sem usar a graduação. A questão é que se você não fez a inscrição para o ENEM 2016 não sabemos se com este novo Governo o ENEM continuará ou será modificado, afinal, quem orientou o ENEM para conceder certificado de conclusão do Ensino Médio foi o Governo Dilma na gestão do Ministro Haddad. É muito possível que esse caráter do ENEM seja eliminado como todas as demais políticas de inclusão.
Agora, mesmo que você faça o ENEM, sempre haverá um problema de diferença de datas dos certificados e de fácil constatação: a data do certificado será superior a data do diploma do ensino superior o que qualquer analista lhe questionará a respeito do motivo desta discrepância.
O mais correto seria você impetrar um mandado de segurança para regularizar a sua vida acadêmica porque você corre o risco de um dia ter problemas.
Caso precise de indicação de advogado me informe o Estado em que mora,ok? Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
BOM DIA
EU ESTUDEI NO RIO DE JANEIRO POIS MORAVA LA E AGORA VIM MORAR EM SÃO PAULO QUER DIZER QUE MEU DIPLOMA NÃE É VALIDOOOOOOOOOOO,SE EU MORAVA LA O QUE FAZER EU FIZ SUPLETIVO LÁ
E COMO FICA MEU CASO AGORA ENTREI NA FACULDADE E ONDE ALGUNS AMIGOS MEUS QUE MORARAM LA JA CONCLUIRAM E JA ESTÃO FORMADO,ESTOU FAZENDO NUTRIÇÃO ENTÃO MEU DIPLOMA É SUPLETIVO EU MORAVA LA E NAO É VALIDO!?
Maria Victoria,
Para valer o seu certificado em qualquer Estado da Federação é preciso ter visto confere.
O seu certificado deve ter o carimbo da SEEDUC e mais assinatura .
Pronto. Valerá no Estado de São Paulo,ok?
abraços
Boa noite,
Gostaria de saber o que fazer, eu fiz o ultimo ano do ensino médio na escola Eureka, a escola tinha o nome de Aprovação, no centro da cidade de Canoas/RS, eu tinha aulas presenciais uma vez por semana durante 6 meses.
No final do curso o meu certificado veio com o nome da escola Eureka da cidade de São José/SC.
Atualmente faço faculdade e já tive que trancar a mesma duas vezes pelo motivo que meu certificado consta como “anulado” que não é válido.
Estou tendo muitos problemas por isto e preciso me formar na faculdade até ano que vem…
o que eu faço?
Desde ja agradeço muito sua ajuda.
Magali Maldini …
O Colégio Eureka tem uma série de problemas.
O PARECER CEE/CEB N.º 27/09 diz que este colégio não tem autorização de funcionamento no Estado do Paraná e provavelmente não tenha também no RS.
De modo que a sua situação é difícil… acredito que terá que buscar a Justiça.
Se tiver condições financeiras poderá constituir um advogado , caso contrário, buscar a defensoria pública, ok?
Se precisar de um advogado em Canoas para lhe atender entre em contato para que eu possa lhe indicar,ok? : saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa tarde, em 2014 fiz o supletivo do ensino médio a distância pela escola Papa Mike localizada em Osasco/SP, fui até a escola, fiz a matricula e paguei as parcelas, me entregaram uma apostila a qual eu estudei e fiz a prova, ao receber o certificado percebi que o mesmo era do RJ, até então não dei muita importância, e agora depois de dois anos estou prestes a ingressar no ensino superior, e vi na internet que a escola que emitiu o histórico / certificado, emitiu vários diplomas falsos.
A escola papa mike me encaminhou o certificado e a publicação no diário oficial no rio de janeiro. Como faço para confirmar a idoneidade deste documento?
Aguardo retorno.
Att,
Fernanda;
Fernanda,
1) A tal Papa Mike não é uma escola , pode acreditar nisso. É uma intermediária que não podia intermediar certificado de um outro Estado. De modo que a operação é totalmente ilegal. Para confirmar isso ligue para a Diretoria de Ensino de Osasco (11) 2284-8100 e peça informação sobre a Papa Mike. Certamente a DRE dirá que não se trata de uma escola autorizada pela Secretaria de Educação.
2) Faça boletim de ocorrência para registrar que você foi enganada.
3) Se puder faça denúncia junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo informando o ocorrido.
4) Dependendo da escola que consta em seu certificado é mais ou menos fácil de resolver. Tem casos que há solução e outros que não há. Tudo depende da escola. Você terá que entrar em contato com a SEEDUC 21 2333-0612 Certificação, Diplomas, Escolas Extintas para saber se o seu certificado é válido e pedir um visto confere.
5) Por último você poderá tentar acionar a Justiça ou fazer novamente o EJA – Educação de Jovens e Adultos para obter um certificado válido , mas faça em escola pública porque particular a maioria sequer é escola, ok?
abraços
ola fiz a muitos anos atraz o ensino medio e reprovei fazendo em um colegio extinto agora, nao tenho como ir a cidade desse colegio,nem tenho ninguem la que possa ir a secretaria da educaçao de la pra mim, ja passei em faculdade e nao tive problema porem começo do ano uma outra faculdade diz que nao tenho visto porem no meu certificado diz dispensando de visto e vi no site do mec que essa cidade ms dispensa mesmo o visto, porem acho que vi algo negativo sobre o colegio recente no google. estou com receio de entrar em outra faculdade e pagar e dizerem a mesma coisa ou ganharem dinheiro 4 anos e no fim nao me darem certificado, porem fui enganada eu devo refazer no seja de minha cidade o supletivo enquanto faço a faculdade para garantir que se algo houver nao terei problemas ja q nao posso ir a cidade revalidar mas o meu medo eh nao passar no seeja e nem no enem para ter nova certificaçao, e ter que pagar caro em outro colegio e de novo estudar apos tantos anos esse curso eh complicado , terei problemas em refazer o 3 ano junto com o começo da faculdade so por receio do meu certificado dar problema? nao posso pagar advogado estou perdida sobre como devo proceder
Laura, sim terá problemas.
Bem, você pode buscar a Defensoria Pública do seu Estado para lhe ajudar nesta questão da regularização do seu certificado.
Provavelmente seu certificado é válido, mas você terá que buscar informações:
1) Entrar em contato por telefone e e-mail com a Secretaria de Educação do Estado de sua escola original.
Explicar para eles o que está acontecendo e dizer se é possível você pegar um visto confere.
2) Depois é que se nada conseguir , buscar a Defensoria Pública para impetrar mandado de segurança.
Se você já tem diploma de uma outra faculdade fica bem mais fácil conseguir resolver este problema.
ok?
abraços
Oi… Dr. Boa noite. Primeiramente muito obrigado pela ajuda e prestatividade.
Bom, vou dar uma resumida pra vc tentar entender. Eu cursei até a metade do ensino médio em escola pública, devido a divergências no horário e outro curso profissionalizante que fazia na época, acabei trancando os estudos. Em 2006 indicado por outras pessoas, que já cursavam a faculdade, acabei cursa um curso de educação a distância. A escola era em São Paulo. Fiz as provas. Paguei as taxas. Parecia tudo certo. Daí a surpresa, quando recebi o certificado, ele tinha o registro de Santa Catarina, onde descobri que era a sede da escola. Quando questionei o fato, me disseram de se tratar de um curso a distância e que não necessariamente a sede precisaria ser nesse estado, já que o certificado era valido em todo território nacional.
Bom, então… Peguei o certificado que vinha com uma publicação em diário oficial de SC, publicação verdadeira, pq conferir na época e levei na faculdade, (UNINOVE). Acreditando que se não fosse válido eles não aceitariam, logo na matricula. Eles examinaram e não questionaram. Mesmo sendo requisitos ter o número da lauda. Até o momento a publicação em diário oficial serviria, é o que pensava até essa semana. Dai devido aos meus horários de estágios não coincidirem com os meus dois serviços, fiz duas paralisações na faculdade. Ambas com revisão e analise curricular. Em nenhum momento ao longo desses 5,anos de curso e dois de paralisação, nunca fui notificado ou questionado sobre a documentação. Porem ao término do meu curso de Enfermagem em julho desse ano, o sistema da escola pede até 60 dias para entrega do diploma. Pq agora e a fase onde eles analisam todos os aspectos. E o visto ” Confere” e um deles…
Daí veio a minha preocupação e até um pouco de desespero, será que eles podem barrar a entrega do meu diploma?
A escola chama-se CEJABRASIL. Eles me enviaram alguns documentos onde eles alegam que os certificados por eles entregues eram validos , pq eles tiveram essa autorização de 2005 á 2010. E que a não constatação do visto ” Confere” e por que eles tiveram um sinistro ( com BO ) e com declarações da Secretaria d Educação alegando que era da escola toda a responsabilidade em entregar os certificados com validade nacional.
Então até agora não venceu o prazo de verificação, mais não consegui dormi direito só em pensar que perderia tudo .
Desde já agradeço.
Alexandre,
Hummm… não sei muito bem como funciona Santa Catarina. Nunca atendi casos de lá, em geral são do Rio de Janeiro.
No entanto o que tenho certeza é que nenhuma escola de outro Estado pode certificar alunos do Estado de São Paulo, exceto se tiverem autorização de funcionamento fornecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Claro que existem pessoas que moraram em outros Estados e lá estudaram e se mudam para o Estado de São Paulo, mas daí para provar a validade do certificado as Secretarias de Educação dão o visto confere. No Estado de São Paulo não precisa porque há o GDAE que é um sistema informatizado que gera um registro para todos os alunos.
CEJABRASIL tinha autorização do Conselho Estadual de Santa Catarina pelo Parecer CEE-SC nº 362/2005, até 6 de dezembro de 2010.
Se o seu certificado consta data de antes de 2010 , já é alguma coisa.
Bem, um aluno impetrou mandado de segurança para pode ingressar no concurso público e conseguiu leia o processo:
http://tj-sp.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/182380130/apelacao-apl-27739720148260108-sp-0002773-9720148260108/inteiro-teor-182380138
De modo que acho que será concedido o diploma ,mas se não for você já tem base para impetrar um mandado de segurança.
Caso precise posso indicar advogado competente para este tipo de caso, mas vamos torcer para estar tudo ok porque é uma ação cara.
Abraços
Olá, gostaria de concluir o ensino medio, vi nesse site, vc sabe me dizer se ele é confiavel? http://diplomadoensinomedio.blogspot.com.br/2014/07/diploma-ensino-medio-so-pague-apos.html
obrigado
Edson, não tenho como lhe opinar a respeito porque não conheço .. seria uma leviandade de minha parte avaliar sem conhecer, não é mesmo?
O que eu afirmo é que :
1) Procure a Secretaria de Educação do seu Estado e pergunte se se trata de uma escola ou não.
2) Recomendo sempre que faça EJA em escola pública, garantia de certificado válido.
3) Não há milagres.
4) É preciso ESTUDAR para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. É preciso ter apostilas, avaliações e estudo, caso contrário, é fraude, ok?
Abraços
Olá! ! Conclui o ensino médio em 2013 a distância em sp, depois de muito trabalho consegui localizar meu certificado em outro lugar com outra pessoa que dizia que a escola tinha fechado que teve problemas, bom, esse certificado veio em nome de uma escola do Rio de Janeiro, estou muito preocupada gostaria de fazer faculdade mas não sei se o certificado vale ou não. Por favor quem procurar? onde eu posso verificar a validade do certificado? Obrigado!!
Maria Helena,
Não o certificado não é válido.
Recomendo que faça EJA em escola pública para ter garantias de certificado válido em São Paulo e que não gaste dinheiro à toa.
Se tiver condições financeiras para constituir um advogado e tentar validar este certificado posso lhe indicar um advogado especialista neste assunto específico mas é uma ação cara e dependendo da escola as chances são baixas de conseguir êxito.
De modo que se eu fosse você faria EJA em escola pública e em São Paulo há várias escolas que oferecem essa modalidade de ensino, ok?
abraços
Profª Sônia, boa tarde!
Primeiro gostaria de parabeniza-la pelo excelente trabalho! Foi o único local onde encontrei alguma direção quanto ao assunto.
Como muitos que aqui comentaram, minha namorada concluiu o EJA na modalidade EAD pelo Centro Educacional Futura do Rio de Janeiro no ano de 2009.
Ela recebeu o Diploma com selo de autenticidade, o histórico escolar e teve seu nome publicado no DO do estado do Rio de Janeiro na seção de “Publicações a Pedido” como formada no Ensino Médio, desta última possuímos a cópia autenticada emitida pela Imprensa do Estado do Rio de Janeiro.
Ela terminou sua graduação na Faculdade Anhanguera de Osasco-SP esse ano, dia 17/08/2016 colou grau, até o momento não surgiram problemas administrativos, porém temos esse “fantasma” rondando nossos pensamentos, pois seu diploma ainda não foi emitido pela faculdade.
Dentro de sua experiência e conhecimento de diversos relatos, qual sua opinião? Devemos nos preocupar?
Desde já agradeço a atenção no assunto!
Aguardo ansioso seus comentários!
Abraços!
Heberson
Olá Heberson,
Observe no certificado. Se tiver o carimbo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro , com a Metropolitana e assinatura, está tudo correto, porque este é o visto confere.
Se não tiver este carimbo.. daí é problema porque ela não terá o GDAE (que é apenas para alunos do Estado de São Paulo) e a faculdade não terá como emitir o diploma.
O Centro Educacional Futura tinha credenciamento para funcionar na sede http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/par/2005/P%2005%20130.pdf em 2006.
Além disso possui autorização de funcionamento em julho de 2009 http://www.colegiofutura.com.br/declaracao.pdf
Veja, mas tudo se refere ao Rio de Janeiro e não a São Paulo.
Então, se tiverem problemas terão que solicitar o visto confere no certificado para o SEEDUC e se não conseguirem posso indicar advogado para vocês, ok?
É isso! abraços
AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui
depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01